No caminho que estamos a percorrer até às eleições europeias, existem organizações, instituições públicas e até mesmo grupos informais a realizar um trabalho extraordinário na sensibilização dos jovens para uma participação cívica mais ativa. Mais do que nunca esta sensibilização e mobilização são fundamentais para capacitar os jovens relativamente ao impacto e importância que a democracia tem no seu dia a dia. É essencial que esta sensibilização e capacitação se fortaleça no futuro e se torne mais efetiva, em particular nas escolas e associações, contribuindo para uma maior consciencialização cívica e política dos jovens.
A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis deixou de ser apenas a porta-voz das associações juvenis de base local e regional, tornando-se também num importante impulsionador da participação cívica entre os mais jovens. Projetos como “Associativismo Juvenil – Escola de Cidadania e Voluntariado”, “Associativismo Juvenil – Escola para a Igualdade” ou ainda a “Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude” posicionam a FNAJ como uma organização central na definição de políticas públicas para a juventude.
Com estas eleições europeias, a FNAJ ganha destaque através do projeto “Democracy 4 Youth”, cofinanciado pelo Parlamento Europeu. Este projeto visa sensibilizar os jovens para a participação ativa e o exercício pleno da sua cidadania, promovendo o empoderamento e a intervenção social por meio da literacia política, incentivando uma maior participação dos jovens nas eleições europeias. No âmbito deste projeto, a FNAJ está a realizar um roadshow pelo país com o seu Infobus da Cidadania, que passará pelos 18 distritos. Esta iniciativa tem um forte impacto nos jovens, contribuindo significativamente para a promoção da cidadania.
“Praça do Luxemburgo” é outro dos projetos que merece destaque nesta caminhada para as eleições europeias. Uma iniciativa que surgiu da ideia de três amigos (Milton Nunes, David Ferreira da Silva e David Gil Gonçalves) que se juntaram para criar uma tertúlia, inicialmente digital, sobre políticas europeias. “Praça do Luxemburgo” baseia-se na organização de debates/sessões informativas informais sobre a União Europeia. Pretende sensibilizar os jovens para a importância de participar nas eleições europeias, tendo já percorrido várias cidades do país. Um projeto inovador e bem idealizado que tem conquistado a atenção e interesse de muitos jovens.
O trabalho das instituições públicas, como o IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude através da Campanha “Walk the Talk – Eleições Europeias” ou a Agência Erasmus + com o “Roadshow Eleições Europeias 2024” é também importante nesta caminhada.
“Democracy 4 Youth” e “Praça do Luxemburgo” são dois projetos que merecem referência atualmente. Se por um lado a “Praça do Luxemburgo” surge de um grupo informal e nos mostra como aqueles que a fundaram estão comprometidos em cultivar o sentimento europeu no nosso país, por outro, “Democracy 4 Youth” revela-nos o papel exemplar que as organizações de juventude devem ter na promoção da cidadania e da democracia.
Existe muito trabalho a ser feito, mas estes dois exemplos fazem-nos crer que enquanto país e sociedade estamos no caminho certo. Que a intervenção social e política são a melhor forma de contribuir para um país mais coeso, moderno e solidário.