Liderar é criar impacto positivo, mas dar o exemplo!

É transformar, ambicionar, mas acima de tudo gerar ação!

Liderar é criar impacto nas equipas, entregar valor aos negócios no presente e no futuro!

Porque liderar é motivar! Para que as equipas sigam os seus líderes há que ter uma liderança positiva, fazer o caminho em conjunto, orientar, criar, entregar valor e ser disruptivo.

Quando lideramos, há que ir em grupo para irmos longe, há que avançar, conduzir e descomplicar!

Ter uma mente problem solver, orientando a melhor abordagem de resolução de problemas e situações complicadas!

Quando pensamos em liderança, sabemos que o que faz a diferença é termos ou sermos um bom líder e não um mau líder.

O que distingue um bom líder de um mau líder?

Os bons líderes acima de tudo dão o exemplo e criam equipas coesas e unidas, promovem o espírito de equipa e estão sempre disponíveis para as suas equipas! Os bons líderes praticam estes 20 passos:

  1. Partilham informação, conhecimento e o mérito dos seus colaboradores;
  2. Ouvem a sua equipa e ajudam a mesma;
  3. Planeiam e criam o plano com a equipa, para que haja compromisso de grupo;
  4. Confiam na sua equipa, delegam e ensinam;
  5. Valorizam as suas equipas e reconhecem a mesma;
  6. Criam empatia com todos à sua volta e promovem o bem-estar;
  7. Vestem a camisola das organizações onde trabalham e sentem-se realizados a nível pessoal e profissional e ensinam a sua equipa a fazer o mesmo;
  8. Fazem mentoria e coaching;
  9. São exigentes e curiosos e promovem esse espírito na equipa, fazer sempre mais e melhor;
  10. Gerem bem o tempo e ensinam a equipa a gerir prioridades;
  11. Definem prioridades, objetivos e monitorizam os mesmos;
  12. Focam-se nos resultados e na entrega e garantem que a sua equipa sabe os objetivos que tem para realizar;
  13. Sabem tomar decisões e ensinam a equipa a tomar decisões, mais vale uma má decisão do que não decidir;
  14. Elogiam e demonstram apreço pela sua equipa;
  15. Festejam em grupo e motivam;
  16. São gratos;
  17. Fazem muitas perguntas;
  18. São éticos;
  19. São felizes e transmitem felicidade para a equipa;
  20. São bons seres humanos e acreditam que todos na sua equipa possuem um dom e um papel importante!

São os 20 pontos acima que distinguem os bons líderes dos maus líderes.

Acima de tudo liderar é acreditar em si, no seu valor e no valor dos outros.

É fazer aos outros o que gostamos que nos façam a nós, é ouvir, permitindo que todo o grupo atinja os seus objetivos, no menor tempo, com o menor custo e a melhor qualidade, mas de forma feliz e realizada!

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Liderar é pelo exemplo, é ser positivo e criar harmonia!

Resumindo, os bons líderes criam outros líderes!

Nádia Miranda é doutorada em Engenharia Informática. Autora dos livros “Women in Tech e não só!” e “Kids Tech!”

O Observador associa-se à comunidade Portuguese Women in Tech para dar voz às mulheres que compõe o ecossistema tecnológico português. O artigo representa a opinião pessoal do autor enquadrada nos valores da comunidade.