Oiço com muita frequência esta pergunta. Como tens tempo para tudo? Para quem não está disposto a gerir bem o seu tempo e a definir bem as suas prioridades, parece que é tarefa impossível. Mas não é! Nem sempre é fácil ter tempo para tudo, exige muita organização, mas uma boa gestão de tempo permite que consigamos gerir a nossa agenda diária, agenda esta profissional e pessoal. Definido o que é urgente e prioritário diariamente. O meu primeiro livro Women in Tech e não só, aborda também esse tema de uma forma clara.
Quem me conhece sabe que acredito na liderança positiva. Liderar é pelo exemplo, pelo foco na entrega e nos objetivos das organizações, mas também uma questão de motivação.
Liderar é criar impacto positivo, mas acima de tudo dar o exemplo!
É transformar, ambicionar e gerar ação!
Liderar é criar impacto nas equipas, entregar valor aos negócios no presente e no futuro!
Para que as equipas sigam os seus líderes há que ter uma liderança positiva, fazer o caminho em conjunto, orientar, criar, entregar valor e ser disruptivo.
Mas para ser bom líder há que ser uma pessoa equilibrada e feliz. Só assim o líder consegue ter tempo para cumprir os objetivos profissionais, mas também os seus pessoais. Um líder que consiga equilibrar este dois mundos é um líder completo. Ser um bom líder e ser feliz dá muito trabalho, porque manter o equilíbrio entre os dois mundos e fazer essa boa gestão de tempo, implica rigor e disciplina.
Os líderes não são máquinas, são pessoas e precisam de ter o seu espaço criativo para criar, para definir estratégias; ou seja, se o líder é o comandante de um barco ele deve olhar para o barco que lidera e saber as rotas possíveis a fazer para não meter o barco à deriva e em tempestade salvar o barco para atingir os objetivos propostos.
Os líderes têm de ter tempo para si, para a sua família e seus hobbies. Têm de saber escolher o que os acrescenta, o que os motiva, para conseguirem com sucesso serem bons profissionais. Não perdendo nunca o foco e entregar valor às organizações. Um líder que não entregue, que não atinja os objetivos que lhe foram pedidos nos prazos solicitados e com qualidade vai sentir -se frustrado. Mas um líder só entrega, se tiver consigo a sua equipa.
O que distingue um líder que consegue criar uma equipa de alta performance de outro líder que simplesmente só tem uma equipa?
É a sua capacidade de motivar, de estar com a sua equipa em todos os momentos, de os ouvir, de definir estratégias em conjunto e arregaçar as mangas para ajudar o todo. Uma equipa é a soma de todas as partes!
Deixo aqui alguns dos fatores que fazem a diferença:
1.Capacidade de motivar a equipa;
2.Definição de estratégias com a equipa;
3.Definição de um plano de ação com a equipa;
4.Ouvir a equipa;
5.Garantir que a equipa está alinhada e focada nos mesmos objetivos e planos;
6.Identificação, alinhamento e compromisso;
7.Foco na entrega;
8.Espírito de equipa;
9.Resiliência;
10.Autonomia.
A peça basilar é motivar a sua equipa, ser humano, dar o exemplo e criar autonomia, os bons líderes criam outros líderes e estão atentos ao que a equipa precisa para desempenhar a sua função. Os bons líderes, definem estratégias, têm visão, são empreendedores e têm capacidade para fazer a mudança, entregam resultados e preparam as equipas para o amanhã, pois os mercados estão em constante mudança.
Formar a sua equipa, apoiar, criar em conjunto e ajudar na construção é fundamental, porque para liderar temos de ter uma liderança positiva.
Só se atingem resultados se Liderar for motivar, criar e alcançar!
O Observador associa-se à comunidade PortugueseWomeninTech para dar voz às mulheres que compõe o ecossistema tecnológico português. O artigo representa a opinião pessoal do autor enquadrada nos valores da comunidade.