A Educação é um pilar fundamental da sociedade, formando as futuras gerações e equipando-as com o conhecimento e as competências necessárias. À medida que a tecnologia continua a evoluir a um ritmo sem precedentes, a transformação digital e a inteligência artificial (IA) apresentam desafios e oportunidades significativos para a Educação.

A “desigualdade digital” é um dos desafios. Enquanto alguns alunos podem ter acesso à tecnologia mais recente e à internet de alta velocidade, outros não têm acesso a esses recursos. Esta desigualdade pode criar disparidades de desempenho entre alunos de origens diferentes, com impacto no seu futuro. É importante que os Governos promovam a redução dessa desigualdade digital e garantam que todos os alunos têm acesso aos mesmos recursos e oportunidades.

O relatório mais recente da OCDE (Education at a Glance 2022) refere o progresso significativo na melhoria da Educação em Portugal na última década, porém, também menciona que há desafios na redução da desigualdade entre os alunos, uma vez que aqueles que provêm de ambientes mais desfavorecidos têm resultados significativamente mais baixos do que os seus colegas. A OCDE recomenda ainda que Portugal alinhe as práticas e o currículo para dar maior ênfase ao pensamento crítico, resolução de problemas e literacia digital. (A proporção de jovens e adultos com competências na área das TIC está ainda abaixo da média da OCDE.)

A atribuição dos kits da “Escola Digital” (com computador e acesso à internet) a todos os alunos do ensino básico e secundário, em Portugal, no âmbito do PRR para a transformação digital na Educação, foi um passo importante. Todavia, é preocupante o facto de muitos desses equipamentos não terem ainda sido atribuídos, bem como não haver informação concreta sobre a sua utilização em contexto escolar, nem sobre o impacto nas aprendizagens dos alunos.

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Atualmente, o principal desafio é a necessidade de acompanhar o ritmo acelerado da mudança tecnológica. Os métodos de ensino tradicionais podem ter sido eficazes no passado, mas poderão não ser mais suficientes, num mundo onde a tecnologia está a evoluir a um ritmo exponencial. Os professores e escolas precisam de ser capazes de se adaptar às novas tecnologias e encontrar formas de as integrar, motivando e atualizando os alunos.

A IA, por exemplo, vai mudar a Educação e revolucionar a maneira como aprendemos e ensinamos, com a sua capacidade de analisar grandes quantidades de dados e promover experiências de aprendizagem personalizada para os alunos. A personalização do ensino será, porventura, um dos aspetos em que a IA tem mais potencial para apoiar o trabalho dos professores e fomentar a aprendizagem dos alunos.

Além de desafios, existem preocupações sobre o impacto da IA no setor da educação, especialmente quando se trata de privacidade dos dados e de direitos de autor, bem como da introdução de preconceitos nos modelos de base. Relativamente à privacidade, é determinante que professores e dirigentes implementem medidas robustas de identidade digital e proteção de dados. (À medida que os sistemas de IA captam e analisam grandes quantidades de dados dos alunos, há um risco de que esses dados possam ser usados inapropriadamente, ou vulneráveis a ciberataques.)

Acredito que nenhuma tecnologia pode substituir o papel de um bom professor. Porém, ignorar a existência de IA ou de plataformas de IA como o ChatGPT, e não as utilizar para potenciar o ensino e trabalho dos professores, terá impacto negativo na Educação, em especial, nos alunos e na sua preparação para o futuro, onde a IA será uma realidade.

A História tende a repetir-se. Perante uma tecnologia disruptiva há duas hipóteses: ignorar e proibir ou aceitar e potenciar. Discussões semelhantes aconteceram no passado, com a utilização das calculadoras científicas ou dos computadores na Educação.

É necessário garantir a integração de tecnologia na sala de aula e na aprendizagem dos alunos, para potenciar as suas competências de pensamento crítico, comunicação, literacia digital e tecnológica (incluindo de relacionamento com as novas ferramentas de IA que farão parte do seu futuro!).

A transformação digital e a IA podem, e devem, ser usadas para melhorar a Educação, garantindo a sua implementação de forma responsável e equitativa. Apesar do progresso dos últimos anos, a verdade é que ainda muito há a fazer, no presente, para que todos os alunos tenham acesso a uma educação para o futuro.

P.S.: Se ainda não sabe o que é o ChatGPT, ou como usar a IA incorporada nas ferramentas digitais, ou o que é “prompt engineering”, comece a ler sobre o tema. O mundo está a mudar e, mais uma vez, a adaptação à mudança será a característica mais importante da espécie humana!

Education Skills Lead, Microsoft Western Europe

‘Caderno de Apontamentos’ é uma coluna que discute temas relacionados com a Educação, através de um autor convidado.