Desemprego

Desemprego

Número de desempregados caiu 15% em março 

Em março, registaram-se menos 59.559 pessoas sem trabalho face ao mesmo período de 2018 e a descida foi principalmente acentuada no Alentejo. Há 144.884 pessoas desempregadas há mais de 12 meses.
Angola

Taxa de desemprego sobe para 28,8% em Angola

101
A taxa de desemprego em Angola cresceu 8,8% nos últimos dois anos, atingindo 28,8% da população ativa, indica Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano.
Desemprego

Beneficiários de prestações de desemprego caem 6%

O número total de beneficiários de prestações de desemprego foi de 177.130 em março, uma redução de 5,9% face ao período homólogo e de 3,1% comparando com o mês anterior.
Comissão Europeia

Falta de recursos limita combate ao desemprego

Bruxelas destaca "forte redução" do desemprego igual ou superior a 12 meses em Portugal mas refere que ainda há desafios a superar devido à falta de capital e recursos humanos limitados.
Desemprego

Subsídio cortado a quase quatro mil desempregados

434
As anulações de subsídio de desemprego aumentaram quase 70% num só ano. O motivo principal do corte é a falta de comparência a convocatórias do centro de emprego.
Desemprego

Desemprego recua em fevereiro na zona euro e UE 

Portugal registou em fevereiro uma taxa de desemprego de 6,3%, abaixo dos 7,6% homólogos. As taxas de desemprego mais baixas foram observadas na República Checa, Alemanha e Holanda.
Brasil

Brasil. Desemprego sobe para 12,4%

No setor privado houve uma perda de 496 mil vagas, enquanto no setor público foram 453 mil empregos a menos. Já o grupo dos desalentados (desempregados que não procuram trabalho) inclui 4,9 milhões.
Instituto Nacional Estatística

Desemprego cai para o valor mais baixo desde 2002

142
A taxa de desemprego manteve-se nos 6,6% em janeiro, mantendo-se inalterada face a dezembro, e terá caído para os 6,3% em fevereiro, segundo a estimativa do INE.
Saúde

As quatro coisas que mais preocupam os portugueses

Dos portugueses inquiridos no estudo "Riscos que Importam", 63% revela que a sua maior preocupação é "ficar doente ou com uma deficiência" e de seguida fazer face a todas as despesas mensais (44,5%).
Desemprego

UE. Desemprego na UE cai para valores mais baixos

A taxa de desemprego foi de 7,8% no primeiro mês do ano, estável face a dezembro. Em Portugal, a taxa de desemprego foi de 6,7%, uma subida de uma décima na variação mensal face a dezembro.
Desemprego

Taxa de desemprego cai para 6,6% em dezembro 

Segundo o INE, a taxa de desemprego encontra-se "menos 0,1 pontos percentuais que o valor do mês anterior, igual ao valor de três meses antes e menos 1,3 que no mesmo mês no ano passado".
Brasil

Desemprego sobe no Brasil e atinge 12,7 milhões

A percentagem de desemprego no Brasil registada entre novembro de 2018 e janeiro deste ano equivale a um aumento de 318 mil pessoas nesta condição,
IEFP

Quase metade dos desempregados não têm subsídio 

470
Em janeiro, havia 164 mil pessoas sem subsídio de desemprego. Entre estes desempregados havia 6.700 famílias em que ambos os elementos do casal estavam desempregados.
Desemprego

Prestações de desemprego caem 2,9% em janeiro

O subsídio de desemprego foi atribuído a 156.083 pessoas, menos 0,9% face a janeiro de 2018. Já o subsídio social de desemprego inicial abrangeu 8.389 beneficiários.
Desemprego

Desempregados inscritos diminuem 15,6% em janeiro

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego foi de 350,8 mil em janeiro, menos 15,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado, mas mais 3,5% comparando com dezembro.
Ordem dos Farmacêuticos

Desemprego de farmacêuticos abaixo da média 

Segundo o estudo, feita pela Ordem dos Farmacêuticos, a taxa de desemprego é a mais baixa entre os profissionais com menos de 30 anos, não ultrapassando os 2,8%.
Desemprego

Taxa de desemprego mantém-se nos 6,7% 

109
A taxa de 6,7% no quarto trimestre é inferior em 1,4 pontos percentuais ao do trimestre homólogo de 2017, correspondendo à taxa mais baixa da série iniciada no primeiro trimestre de 2011.
Desemprego

Desemprego deverá ter recuado para 7% em 2018

Em 2019, o desemprego deverá voltar a cair até 6,3%. Isto poderá dever-se ao abrandamento esperado para a atividade económica e o facto de o mercado de trabalho estar a entrar numa nova fase.
Desemprego

Portugal com maior recuo do desemprego jovem

153
O desemprego nas pessoas com menos de 25 anos recuou, em Portugal, para os 17,6%. A Letónia foi o país com o maior recuo homólogo no desemprego jovem em dezembro, de 17,0% para 10,8%.
Desemprego

Taxa de desemprego nos 6,7% em dezembro

A taxa de desemprego terá ficado nos 6,7% em dezembro, de acordo com a estimativa provisória publicada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu em alta a taxa apurada em novembro também para os 6,7%.
Condução Autónoma

Apple despede e Google agradece

Em causa não estão telemóveis ou sistema de busca, mas sim a condução autónoma. A Apple, cujos lucros têm vindo a encolher, despediu 200 técnicos. A Google agradeceu e pode contratar uma parte.
Desemprego

Número de desempregados inscritos no IEFP diminui

Ao longo do último mês de 2018, inscreveram-se nos serviços de emprego de todo o país mais de 40 mil desempregados, número inferior ao do mesmo mês de 2017.
Política Científica

Investigadores no desemprego fazem apelo à FCT

532
Dar lugares a muito mais investigadores sem experiência do que a seniores criou um problema: quem é que vai orientar o trabalho dos primeiros? Grupo de 500 investigadores enviou uma proposta à FCT.
África

São Tomé entre países com mais desemprego

261
São Tomé e Príncipe está entre os países da África Central com as mais altas médias de desemprego de 2000 a 2015, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Itália

Desemprego em Itália desce para 10,5% em novembro

Os números de novembro de 2018 contrariam a tendência dos últimos dois meses, em que o universo de pessoas desempregadas tinha aumentado: chegou a 25 mil desempregados.
Desemprego

Desemprego na zona euro recua para mínimo de 7,9%

Esta é a primeira baixa na zona euro desde setembro. O desemprego recuou quer face aos 8,7% do mês homólogo de 2017, quer na comparação com os 8% de outubro.
Desemprego

Desemprego manteve-se nos 6,6% em outubro

O INE reviu em baixa a estimativa provisória divulgada há um mês. Para novembro, a estimativa provisória aponta para que a taxa de desemprego de novembro volte a ficar nos 6,6%.
União Europeia

Juncker defende seguro de desemprego com limites

Presidente da Comissão Europeia defende um seguro de desemprego na União Europeia (UE) para responder a crises económicas inesperadas, mas apenas quando os Estados-membros efetuem reformas nacionais.
Estados Unidos da América

EUA. Taxa de desemprego sobe para 3,9% em dezembro

Taxa de desemprego nos EUA foi de 3,9% em dezembro de 2018, aumentando face aos 3,7% registados em novembro. Por outro lado, é a terceira vez desde 2009 que valor do aumento dos salários supera os 3%.
Alemanha

Desemprego na Alemanha sobe para 4,9% em dezembro

A taxa de desemprego na Alemanha foi de 4,9% em dezembro de 2018, uma subida de 0,1 pontos percentuais face a novembro. O número de desempregados alcançou os 2,210 milhões nesse mês.
Jaguar

Jaguar Land Rover pode despedir mais 5.000 em 2019

Ainda sem Brexit, a indústria automóvel britânica avança rumo ao precipício. Um dos maiores fabricantes locais, a Jaguar Land Rover, admite um corte de mais 5.000 postos de trabalho em 2019.
Desemprego

Há 30 mil vagas de emprego sem candidatos

322
Dados do ministério do Trabalho fornecidos ao Correio da Manhã revelam que comércio e restauração são áreas onde há mais anúncios sem resposta, apesar dos mais de 300 mil desempregados.
Brasil

Desemprego no Brasil recua para 11,6% em novembro

Embora os números tenham indicado uma ligeira melhoria, a maior parte dos postos de trabalho gerados está no mercado informal, onde houve um aumento de 528 mil pessoas a trabalhar por conta própria.
Desemprego

Número de desempregados cai para metade

108
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego foi de 334,9 mil em novembro, menos de metade do registado em setembro de 2013, durante a crise económica.
Subsídios

Valor máximo do subsídio de desemprego sobe 17€

O valor máximo do subsídio de desemprego vai aumentar 17,15 euros no próximo ano, para 1.089,4 euros, segundo cálculos com base na inflação de novembro publicada pelo INE.
Desemprego

Grécia. Desemprego cai para 18,6% em setembro

A taxa de desemprego na Grécia caiu para 18,6% em setembro, menos três décimas do que no mês anterior e 2,2 pontos percentuais do que no mesmo mês de 2017.
Eurostat

Desemprego recua em outubro na zona euro

A taxa de desemprego recuou, em outubro, na zona euro e na União Europeia, com Portugal a registar a 4ª quebra homóloga. A Reública Checa e a Alemanha são os países da UE que registam a menor taxa.
Brasil

Taxa de desemprego no Brasil cai para 11,7%

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,7% no trimestre móvel encerrado em outubro, uma queda de 0,6 pontos percentuais face aos 12,3% registados de maio a julho.
Instituto Nacional Estatística

Taxa de desemprego cai em setembro para 6,6%

Em setembro, a taxa de desemprego foi de 6,6%, registando um mínimo desde 2002 e coincide com a estimativa apresentada há um mês. Em termos homólogos, reduziu 2 décimas comparativamente com 2017.
Desemprego

INE diz que desemprego se mantém nos 6,7%

A taxa de desemprego manteve-se nos 6,7% no terceiro trimestre, igual ao trimestre anterior, mantendo o valor mais baixo da série iniciada no primeiro trimestre de 2011, divulgou o INE.
Desemprego

Desemprego sobe pela primeira vez desde 2016

A taxa de desemprego subiu pela primeira vez desde fevereiro de 2016 para 6,9% em agosto, divulgou o Instituto Nacional de Estatística, que reviu assim em alta a estimativa provisória divulgada.
Espanha

Desemprego em Espanha baixa para 14,55%

O desemprego em Espanha no final do terceiro trimestre de 2018 foi de 14,55%, menos 164,1 mil pessoas que no segundo trimestre, havendo agora 3,3 milhões de pessoas em situação de desemprego.
Desemprego

Número de desempregados inscritos desceu 17,1%

O número de desempregados inscritos nos serviços de emprego em setembro era de 338.935, uma descida de 17,1% face ao mesmo mês de 2017 e um aumento de 0,2% em relação a agosto.
Volkswagen

Novas emissões de CO2 vão despedir 100.000, diz VW

Entre os fabricantes tradicionais, o Grupo VW é quem mais está a investir nos eléctricos. Porém, o seu CEO não gostou do “aperto” do CO2 e ameaça com desemprego. Segundo ele, mais de 100.000.
Desemprego

Prazo para renegociar com Pietec acaba esta sexta

Trabalhadores em risco de desemprego na Pietec, em Santa Maria da Feira, têm de decidir até esta quinta-feira às 23h59 se aceitam novo contrato em laboração contínua.
País

Desemprego. Multinacionais oferecem melhor futuro

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos faz uma avaliação do regresso dos trabalhadores ao mercado de trabalho e da oportunidade económica após o encerramento de empresas.
São Tomé e Príncipe

São Tomé procura "saídas" do desemprego

Em São Tomé, Zito, Selsiley, Mister, Ed, Mauro e Nelson lutam contra a atual situação económica e política do país e esperam uma mudança já nas próximas legislativas de 7 de outubro.
Desemprego

União Europeia. Desemprego cai para 6,8 %

A taxa de desemprego recuou, em agosto, para os 8,1% na zona euro e os 6,8% na União Europeia (UE), com Portugal a registar a quarta maior descida homóloga, segundo o Eurostat.
Brasil

Desemprego no Brasil baixa para 12,1% em agosto

A percentagem de desempregados em território brasileiro é 4% menor do que aquela fixada no trimestre anterior encerrado em maio, com cerca de 529 mil pessoas a menos.
Desemprego

Desemprego estável em 6,8% mas há menos empregos

A taxa de desemprego manteve-se estável em agosto, de acordo com dados provisórios, mas o número de desempregados terá aumentado, o número de empregos diminuído e a população ativa está a cair.
Desemprego

Número de inscritos no centro de emprego cai 19%

O número de desempregados inscritos nos serviços de emprego totalizou em agosto 338.147, uma descida de 19% face ao mesmo mês de 2017, mas um aumento de 2,3% em relação a julho.
França

Merci, Mr. Macron /premium

370
É o desempregrado que tem pensar em primeiro lugar o que pretende fazer da sua vida. Vivê-la por si ou à conta de outrem? O que Macron disse não é simpático, pode não garantir votos, mas é sério.
Emmanuel Macron

Macron dá conselho polémico a jovem desempregado

O presidente de França aconselhou um jovem jardineiro a mudar de área para procurar emprego. E garantiu que "basta atravessar a rua", provocando fortes críticas, da direita e da esquerda.
Comissão Europeia

"Melhoria espetacular" do desemprego em Portugal

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, destacou, na reunião de "rentrée" do Eurogrupo, em Viena, a "melhoria espetacular" da situação do desemprego em Portugal.
Desemprego

UE. Portugal tem 3.ª maior quebra de desemprego

A taxa de desemprego homóloga recuou em julho para os 8,2% na zona euro e para os 6,8% na União Europeia, tendo Portugal registado a terceira maior diminuição face a julho de 2017.
Função Pública

Milhares de precários integrados no Estado

O ministro Vieira da Silva, reagiu aos dados do Instituto Nacional de Estatística sobre o desemprego e falou ainda sobre Programa de Regularização de Vínculos Precários na Administração Pública.
Governo

Governo destaca descida da taxa de desemprego

O Governo destacou a "boa situação no mercado de trabalho", devido à queda da taxa de desemprego para 6,8% em junho, a mais baixa desde setembro de 2002.
Desemprego

Desemprego no valor mais baixo desde 2002

A taxa de desemprego caiu para os 6,8% em julho, de acordo com a estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística, o mesmo valor registado em junho.
Estados Unidos da América

EUA. Subsídios de desemprego em mínimos de 50 anos

Já a média dos pedidos de subsídio de desemprego durante o último mês, um indicador mais fiável da evolução do mercado laboral, caiu em 500 pedidos, para 214.250.
Desemprego

Emprego no imobiliário cresceu 19,1% num ano

A taxa de desemprego voltou a diminuir para 6,7% e está em mínimos de 2004. Emprego cresce mais entre as mulheres e trabalhadores com mais de 65 anos. Imobiliário tem crescimento mais expressivo.
Espanha

Desemprego em Espanha é o mais baixo desde 2008

O número de desempregados em Espanha registados nos centros dos Serviços Públicos de Emprego baixou em 27.141 pessoas em julho, fixando-se em 3,13 milhões de desempregados no total.
Alemanha

Alemanha. Desemprego cai para níveis de 1990

A taxa de desemprego na Alemanha desceu para 5,1% em julho, o nível mais baixo registado num mês de julho desde a reunificação alemã em 1990.
Desemprego

Desemprego no mês e junho foi de 6,7%

A taxa de desemprego homóloga recuou em junho para os 8,3% na zona euro e para os 6,9% a União Europeia, com Portugal a registar a segunda maior quebra entre os Estados-membros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)