268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Desemprego

Coronavírus

Taxa de desemprego no Reino Unido cai para 4,7%

No trimestre em análise, foram contabilizadas menos 553.000 pessoas empregados com recibo de pagamento salarial do que em fevereiro do ano passado, o que reflete o efeito da pandemia de Covid-19.
Desemprego

Plataforma combate inatividade depois dos 55 anos

Para fazer face ao envelhecimento, ao isolamento e à inatividade por desemprego ou reforma das pessoas com mais de 55 anos, plataforma dá a esta população a oportunidade de se manter ativa.
Desemprego

Taxa de desemprego cai em março para 6,6%

Em março, população desempregada diminuiu 3% em relação a fevereiro de 2021, tendo aumentado 4,9% por comparação com março de 2020, segundo o Instituto Nacional de Estatística
Coronavírus

Desemprego maior em Lisboa do que no Porto 

Primeiro ano de pandemia marcado por um aumento de 37,5% do número de inscritos no IEFP em Lisboa. No Porto, o aumento foi de 18,5%. No país, houve um aumento do desemprego em metade dos municípios.
Tecnologia

Fomos à primeira loja Continente sem caixas /premium

3877
Abre na quarta-feira o primeiro Continente com sensores que veem o que tira da prateleira. No final, basta sair. Fomos ver como é que funciona e contamos como foi criado com tecnologia portuguesa.
Segurança Social

Número de prestações de desemprego atinge recorde

O número de beneficiários registados em abril aumentou 32,3% face ao mesmo período de 2020 e 0,3% comparando com o mês anterior. É o número mais elevado desde 2015 (273.164 beneficiários).
Desemprego

Desempregados inscritos descem 2,1% em abril

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu em abril pela primeira vez desde há cinco meses. Ainda assim, no mês de abril estavam registados 423.888 desempregados.
Instituto Nacional Estatística

360 mil desempregados entre janeiro e março

A taxa de desemprego no primeiro trimestre foi de 7,1% — diminuiu 3,5% em relação ao trimestre anterior e aumentou 3,5% relativamente ao primeiro trimestre de 2020.
Coronavírus

Pandemia afetou mais de metade dos migrantes

Desde o início da pandemia, 55,8% dos migrantes viu os seus rendimentos mensais diminuídos, 53% sofreu um impacto negativo na sua atividade profissional e 32,4% estão em situação de desemprego.
OCDE

Desemprego na OCDE cai para 6,5% em março

O Canadá e a Colômbia foram os países onde o desemprego mais caiu em março, uma tendência quase generalizada para os membros da organização. Em Portugal, a taxa de desemprego desceu para 6,5%.
Coronavírus

Brasil. Taxa de desemprego atinge os 14,4% 

O número de desempregados no país foi estimado em 14,4 milhões de pessoas e até ao final de fevereiro, havia 85,9 milhões de pessoas trabalhando de forma regular, com contrato.
Gabinete de Crise

“Há profissões que vão deixar de existir”

O professor de economia Pedro Brinca defende que a pandemia acelerou vários processos de transformação do mercado laboral e acentuou as desigualdades. A requalificação é o grande desafio.
Desemprego

Desemprego fixa-se nos 8,1% na zona euro em março

De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, a taxa de desemprego da zona euro fixou-se nos 8,1% e a da UE nos 7,3%. Em março estavam 15,520 milhões de pessoas desempregadas na União Europeia.
Desemprego

Desemprego aumentou em 2020 em Portugal e na UE

O desemprego aumentou em Portugal de 6,5% em 2019 para 6,9% em 2020, mantendo-se abaixo da média da União Europeia (7,1%). A região do Algarve foi a que registou a maior taxa no país.
Coronavírus

Costa e Silva: país enfrenta crise muito grave 

O especialista lembra que estão 430 mil desempregados inscritos nos centros de emprego, um número que poderá aumentar. António Costa e Silva defende ainda a criação de um portal da transparência.
Coronavírus

Um ano de Covid-19 duplicou desemprego no Oeste

Na região Oeste o número de desempregados inscritos no centro de emprego aumentou: em fevereiro de 2020 estavam inscritos 7.761 desempregados, no mesmo mês deste ano eram quase 12 mil.
IEFP

Desemprego registado atinge níveis de 2017

Após a quarta subida consecutiva, o desemprego registado no IEFP atingiu em março o valor mais elevado desde abril de 2017. O aumento é transversal a vários segmentos da população.
Coronavírus

Covid-19. Algarve com impacto desproporcional

A pandemia de Covid-19 está a ter um "impacto absolutamente desproporcional" na região do Algarve, devido a ser uma região "muito dependente da atividade turística".
OCDE

OCDE recomenda taxar mais o consumo /premium

319
Diretor de estudos da OCDE defende que, na fase da retoma, Portugal suba a tributação sobre o consumo em vez de taxar mais o rendimento (mesmo o dos mais ricos). Apoio no desemprego deve ser alargado.
Tecnologia

IEFP e Google dão 3 mil cursos digitais gratuitos

1448
A Google, em colaboração com o IEFP e a APDC, vai oferecer três mil cursos a desempregados. O objetivo é dar competências digitais e capacitar futuros trabalhadores, diz a ministra do Trabalho.
Noticiário

7h. Pobreza. Um terço da população trabalha

254
O estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conclui que 60% dos trabalhadores estão em situação de pobreza. Desemprego, doença e divorcio são os principais fatores para a miséria.
Estados Unidos da América

EUA. Subsídio de desemprego com aumento de pedidos

Apesar da campanha de vacinação e da recuperação económica norte-americana, o número de inscrições para subsídio de desemprego nos EUA subiu para 744 mil na semana passada.
Desemprego

Desemprego aumenta para 8,3% na zona euro

De acordo com o Eurostat, a taxa de desemprego aumentou, em fevereiro de 2021, para os 8,3% na zona euro e para 7,5% na União Europeia, face ao mesmo período do ano passado.
Desemprego

Taxa de desemprego mantém-se nos 6,9% em fevereiro

120
Desemprego manteve-se inalterado em fevereiro face a janeiro nos 6,9%, apesar do prolongamento do confinamento. Já a taxa de desemprego jovem recuou 1,4 pontos percentuais e está nos 21,6%.
Resposta Pronta

Empresas sem apoio Covid. "Vão falir e vão fechar"

Jorge Pisco, presidente da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, fala em "discriminação". Governo aponta como motivo a não existência de histórico de comparação de quebra.
Trabalho

Desemprego jovem: a pandemia justifica tudo?

186
Assim se frustra toda uma geração, das mais formadas, que entra no mercado de trabalho e vive em intermináveis cascatas de contratos temporários, sem qualquer estabilidade laboral nem financeira.
Subsídio de Desemprego

Beneficiários de desemprego aumentam 35,9%

Fevereiro registou um aumento do número de beneficiários de prestações de desemprego face ao mesmo período do ano anterior. Comparando com o mês de janeiro, o número de apoiados desceu 1,4%.
Coronavírus

RSI. Quase 3 mil novos beneficiários num mês

Entre janeiro e fevereiro foram 2.841 os novos nomes a juntar à lista de beneficiários do RSI. No total são 100.174 as famílias a usufruir desta prestação — desde abril de 2019 que não eram tantas.
IEFP

Número de casais desempregados sobe 29,5% 

De acordo com o IEFP, do total de desempregados casados ou em união de facto, 13.798 (8,5%) têm também registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito como desempregado no serviço de emprego.
Desemprego

IEFP. Desemprego sobe 1,8% para 431 mil inscritos

Em fevereiro, estavam inscritas 431.843 pessoas nos centros de emprego, uma subida de 1,8% face a janeiro. Desde agosto que o Algarve não registava uma quebra em cadeia do desemprego.
Desemprego

Isabel sustenta família de cinco com 400 euros

1909
Isabel Aguiar trabalhava num restaurante quando a pandemia a atirou para o desemprego, obrigando-a fazer chegar 400 euros até ao final do mês para sustentar uma família de cinco.
Fact Check

António Costa defendeu o desemprego?

Publicação alega que primeiro-ministro defendeu o desemprego em tempo pandémico. Discurso existiu, mas em 2017. Trata-se de uma gafe.
Subsídio de Desemprego

Provedoria pede solução para desempregados

A Provedoria de Justiça pediu uma solução para as pessoas cujo subsídio de desemprego terminou até 31 de dezembro de 2020 e que foram excluídas da medida que prolonga por mais seis meses o apoio.
Desemprego

Taxa de desemprego sobe para os 7,2% em janeiro

INE estima que a taxa de desemprego em janeiro tenha subido 0,4 pontos percentuais para os 7,2%. Taxa de desemprego dos jovens foi estimada em 24,6%.
Coronavírus

Número de desempregados com subsídio disparou 49% 

A pandemia fez disparar o número de desempregados que são subsidiados, após quebras que aconteciam desde 2017. Além da subida do desemprego, o prolongamento dos subsídios ajuda a explicar a evolução.
Migrações

Imigrantes pedem ajuda para voltar aos seus países

O desemprego, as dificuldades económicas e o agravamento da situação de vulnerabilidade são os principais motivos pelos quais imigrantes em Portugal pedem ajuda para regressar aos seus países.
DECO

Deco recebeu 30.100 pedidos de ajuda em 2020

Os 30.100 pedidos de ajuda em 2020 por parte de famílias sobre-endividadas são motivados por desemprego, perda de rendimentos, precariedade laboral ou por negócio que correu mal.
Coronavírus

Norte. 157.668 desempregados inscritos em janeiro 

A região Norte contabilizou 157.668 pessoas inscritas nos centros de emprego, representando um aumento de 4,8% comparativamente a dezembro de 2020. Mais de metade são mulheres.
CGTP

Mais de 136 mil precários perderam o emprego  

Mais de 136 mil trabalhadores com vínculos precários perderam em 2020 o emprego, onde mais de metade são mulheres. Medidas do Governo não foram suficientes, acusa CGTP.
Desemprego

Prestações desemprego. Beneficiários sobem 36,9%

"Em janeiro de 2021 registaram-se 245.058 prestações de desemprego, revelando um acréscimo de 1,5% face ao mês anterior e de 36,9% tendo em conta janeiro de 2020", revelou a Segurança Social.
Desemprego

Número de desempregados sobre 32,4% em janeiro 

No final de janeiro estavam registados nos serviços de emprego 424.359 desempregados, o que equivale a um aumento de 5,5% face a dezembro e de 32,4% em relação a janeiro do ano passado.
Desemprego

Número de desempregados em máximos de maio de 2017

O número de desempregados inscritos aumentou, em janeiro, 32,4% face ao mesmo mês de 2020 (mais 103.801) e 5,5% em relação a dezembro (mais 22.105 pessoas sem trabalho). 
Subsídios

Subsídio de desemprego prorrogado a 13 mil pessoas

As prorrogações dos subsídios de terminados depois de 31 de dezembro e em janeiro de 2021 "estão a ser pagas no corrente mês". Já foi feito o pagamento a "mais de 95% dos beneficiários" até dia 15.
Açores

Açores lança programa para desempregados 

O Governo dos Açores vai lançar um novo programa de formação para desempregados e ativos que estejam sem ocupação, onde se pretende "implementar uma nova geração de programas de formação".
Emprego

Commerzbank vai despedir 10.000 trabalhadores

O segundo banco comercial alemão vai despedir 10.000 trabalhadores até 2024, dos quais 80% até ao final de 2023. O banco espera regressar ao lucro operacional no final deste ano.
Desemprego

Desemprego em 2020 nos 6,8%, abaixo das previsões

Número de pessoas em subutilização do trabalho ascendeu a 750 mil no quarto trimestre do ano passado. Governo estimava chegar ao final de 2020 com 8,7% de taxa de desemprego, mas número ficou abaixo.
Coronavírus

Apoio extra acessível depois de subsídio social

O Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores está disponível para os beneficiários do subsídio social de desemprego cuja prestação terminou a partir de janeiro de 2021.
Desemprego

Desemprego sobe para 8,3% na zona euro 

Em dezembro de 2020 a taxa de desemprego foi de 8,3% na zona euro, face à de 7,4% de dezembro de 2019, e de 7,5% na União Europeia, segundo o Eurostat.
Desemprego

Desempregados devem continuar a procurar emprego

125
O IEFP recomenda que os beneficiários do subsídio de desemprego continuem a procurar emprego mesmo durante o confinamento e lembra que o atendimento presencial é possível com agendamento.
Desemprego

Número de desempregados inscritos sobe 29,6%

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 29,6% em dezembro em termos homólogos e 1,0% face a novembro.
Desemprego

Saúde e desemprego: maiores riscos a curto prazo

De acordo com o relatório anual sobre riscos globais do Fórum Económico Mundial, as doenças infecciosas e problemas de subsistência são as ameaças que mais inquietam líderes económicos e políticos.
Desemprego

100 mil em formação não contam para o desemprego

Em novembro, cerca de 108 mil pessoas estavam em programas de formação do IEFP, não contando para o desemprego oficial. Número de inscritos nestes planos subiu 32% em dois meses.
CP

CP recusa assumir contrato de 20 trabalhadores

Contratos da Servirail, de prestação de serviços de refeições e alojamento, passaram para a CP após denuncia do contrato com a Servirail. Trabalhadores poderão não conseguir subsídio de desemprego.
Desemprego

Macau. Maioria dos desempregados vem dos casinos

Foram contabilizados de setembro a novembro 11.600 desempregados, a maioria no setor do jogo, fortemente atingido pela pandemia de Covid-19.
Coronavírus

Desemprego no Brasil bate novo recorde na pandemia

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o desemprego registou um aumento de 38,6% desde maio. Há, no entanto, mais pessoas empregadas em relação a outubro.
Desemprego

Beneficiários de desemprego aumentam 40,3%

Em novembro, o número de beneficiários de prestações de desemprego cresceu 40,3% face ao período homólogo. É também um acréscimo de 2,3% em relação a outubro.
Estados Unidos da América

Wall Street abre em alta apesar do desemprego 

Verificou-se uma subida do índice Dow Jones de 0,44% para 30.285,32 pontos e o Nasdaq avançou de 0,69% para 12.745,91. O número de pedidos de subsídios de desemprego também aumentou.
Desemprego

Número de desempregados sobe 30,2% em novembro

De acordo com o relatório do IEFP, no final de novembro, estavam registados nos serviços de emprego 398.287 desempregados, número que aumentou na generalidade menos nos Açores, que baixou em 0,5%.
Economia

Subsídios de desemprego. Prorrogar será automático

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que as pessoas que tenham subsídios de desemprego a acabar em 2021 "não precisam de fazer nada".
Coronavírus

Saúde e desemprego serão desafios pós-pandemia

Costa e Silva considera que a área da saúde "é um grande desafio" e juntou o tema do desemprego como "uma das coisas mais importantes" com que Portugal se vai confrontar no pós-Covid-19.
Deficientes

2020 com mais pessoas deficientes desempregadas

Estudo concluiu que no primeiro semestre de 2020 havia 13.270 pessoas com deficiência inscritas nos centros de emprego. São também as mais afetadas pela pandemia ao verem a sua assistência reduzida.
Explicador

"Economia portuguesa está desajustada"

No Explicador, Miguel Coelho, economista e especialista em finanças, antecipa consequências da pandemia na economia: "O grande drama vai ser o desemprego estrutural."
Economia

OCDE. Taxa de desemprego cai para 7,1%

A OCDE salientou que as recentes quedas do desemprego "devem ser interpretadas com cautela", uma vez que refletem principalmente o regresso ao trabalho de pessoas nos Estados Unidos ou no Canadá.
PSD

PSD alerta para dificuldades dos jovens

O PSD considerou que "os jovens portugueses são, entre os jovens europeus, dos que mais tarde saem de casa dos seus pais" e Portugal tem das taxas de desemprego jovem mais elevadas.
Desemprego

Taxa de desemprego sobe na zona euro para 8,4%

Entre os jovens de menos de 25 anos, a taxa de desemprego aumentou para 17,5% na zona euro em outubro face aos 17,4% de setembro e para 18,0% na União Europeia face aos 17,9%, no mesmo período.
Coronavírus

UE. Portugal recebe primeiros 3 mil milhões

896
A Comissão Europeia entrega a Portugal esta terça-feira a primeira tranche do programa SURE, em que a Comissão subsidia salários. No total, o país recebe 5,9 mil milhões ao abrigo deste mecanismo.
Desemprego

Desemprego caiu 0,4% em outubro

Taxa de desemprego está 1% acima da de 2019. A economia produziu menos 5,7% no terceiro trimestre do que no mesmo período de 2019, mas recuperou 13,3% face ao segundo trimestre.
Desemprego

Brasil. 14,6% da população está desempregada

O órgão de estatísticas do Governo brasileiro sublinhou que foi a mais alta taxa de desemprego registada entre julho e setembro na série histórica iniciada em 2012.
Orçamento do Estado

OE. As 33 medidas e 2 polémicas da especialidade /premium

As propostas mais polémicas — Novo Banco e portagens — ficaram para o fim e dividiram o Parlamento, mas há dezenas de medidas aprovadas que têm impacto nas famílias, nas empresas e no Estado.
Desemprego

Norte. Mais 28.685 desempregados desde fevereiro

De acordo com as estatísticas oor concelho do IEFP, consultadas hoje pela Lusa, a região Norte contabilizou em outubro um total de 153.022 pessoas inscritas no desemprego, 58% das quais mulheres.
Coronavírus

Danone anuncia 2.000 despedimentos em todo o mundo

155
A Danone foi mais afetada pela Covid-19 do que outros concorrentes, em especial pela sua forte presença em produtos destinados à restauração, como a água mineral, principalmente em pequenos formatos.
Desemprego

Prestações de desemprego sobem 41,8%

Por idades e comparando com outubro de 2019, continuam a registar-se acréscimos das prestações processadas em todos os grupos etários, sobressaindo os grupos mais jovens.
Arte

Espetáculos em Portugal com quebras de 87%

A Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos alerta para o impacto do "agravamento das medidas nas últimas semanas" e para um eventual novo "confinamento social".
Coronavírus

Aumento do desemprego juvenil é "dramático"

Entre março e setembro deste ano, "o desemprego juvenil [entre os 15 e os 24 anos] aumentou muito mais rapidamente do que o desemprego em geral, porque aumentou de 14,9% para 17,1%".
Desemprego

Desempregados "invisíveis" têm impacto no consumo

606
Em Portugal, há cerca de 40 mil pessoas desempregadas que recebem apoio mas não entram nas estatísticas oficiais. Desempregados "invisíveis" têm impacto de 15 milhões de euros no consumo.
África do sul

África do Sul. Taxa de desemprego supera os 30%

A taxa de desemprego na África do Sul voltou a bater um recorde durante o terceiro trimestre deste ano, tendo chegado aos 30,8%. É a mais alta registada desde o início da série trimestral, em 2008.
Desemprego

Desemprego sobe para os 9% em França

França registou um aumento da taxa de desemprego de mais 1,9 pontos percentuais no terceiro trimestre, situando-se agora nos 9%. Em termos homólogos, o desemprego foi seis décimas mais elevado.
Orçamento do Estado

Siza está "extremamente preocupado" com desemprego

O ministro da Economia descarta a renovação de moratórias bancárias a partir de setembro de 2021. E reconhece estar "extremamente preocupado" com o desemprego. Discotecas e bares têm apoios majorados.
Coronavírus

População desempregada dispara 45% em três meses

1195
Em julho, agosto e setembro a população desempregada disparou 45,1%. O INE diz que se trata do maior aumento desde 2011. Portugal tem agora 404 mil desempregados e o último trimestre pode piorar tudo.
Desemprego

Despedimentos coletivos. Pior registo desde 2014

Entre janeiro e setembro, foram despedidos quase 5.400 trabalhadores em processos de despedimento coletivo. O número é o pior desde 2014, o último ano da troika. Lisboa é a região mais afetada.
Cultura

Fundo de apoio à Cultura com 1700 candidaturas

A Gestão dos Direitos dos Artistas anunciou, em abril, um fundo para apoiar os profissionais da cultura, artistas e técnicos. Entre 19 e 30 de outubro mais de 1700 candidaturas foram submetidas.
Coronavírus

Alemanha. Novas restrições custam 19 mil milhões

Novas medidas para conter pandemia não têm um custo apenas em euros. Também implicam o corte de cerca de 600.000 empregos, indicam estimativas dos institutos económicos alemães.
Desemprego

Desemprego fixa-se em 8,5% na zona euro

A taxa de desemprego fixou-se nos 8,5% na zona euro, uma subida de 1% em termos homólogos. Havia, em setembro, 13.612 milhões de desempregados na zona euro.
Desemprego

Taxa de desemprego sobe em agosto para os 8,1%

A taxa de desemprego aumentou 8,1% em agosto, mais 17, pontos que no período homólogo em 2019, mas sofreu uma descida em setembro, de 0,4 pontos percentuais.
Fact Check

Merkel disse que tinha "pena" dos portugueses?

Publicação aparece escrita sobre a imagem da chanceler alemã como se fosse ela a autora de um texto que fala em emigração e salários em Portugal por oposição ao apoio que o Estado dá aos refugiados.
Desemprego

Desemprego. Número de beneficiários cresce 37%

O número de beneficiários de prestações de desemprego aumentou 37,2% em setembro face ao período homólogo. O número de desempregados com subsídio social de desemprego também subiu para 8,2%.
Desemprego

Casais desempregados aumentam 19.2% em setembro

O número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados foi, no final de setembro, de 6.382, ou seja, mais 19,2% (o equivalente a 1.030 casais) do que no mês homólogo.
Desemprego

Número de desempregados sobe 36,1%

133
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 36,1% em setembro em termos homólogos e 0,2% face a agosto, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Comentário

"CIP vê sinais vitais na evolução da economia"

Edgar Caetano, jornalista de Economia, detalha o inquérito da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) a quase 600 empresas. "Há uma crença de que a crise vai passar, não se sabe é quando".
Orçamento do Estado

OE2021. PIB cai 8,5% este ano e sobe 5,4% em 2021

A proposta do orçamento revê a estimativa de PIB deste ano, aproximando-a das previsões feitas por várias organizações. Para 2021, o Governo confia na recuperação do turismo para alavancar economia.
Orçamento do Estado

Subsídio de desemprego terá mínimo de 505 euros

201
Socialistas ficam aquém das exigências de Bloco de Esquerda e PCP, mas devem avançar com aumento do subsídio mínimo de desemprego em cerca de 70 euros.
Exportações

Exportações e desemprego aumentam no Norte

As exportações da região Norte "dispararam em 95% entre abril e julho de 2020" superando o crescimento da média nacional. No entanto, o número de desempregados aumentou 20%.
Resposta Pronta

Aumentar Salário Mínimo. "Parece-nos extemporâneo"

343
"A economia não se gere por decretos", diz António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, que defende que não é o momento para falar em aumentos "significativos" de salários.
Desemprego

PCP e BE propõem alargar subsídio de desemprego

PCP e BE propõem o alargamento do acesso do subsídio de desemprego e do subsídio social de emprego, reduzindo o prazo de garantia, ou tempo mínimo de trabalho para ter direito a esta prestação social.
Competitividade

Fórum de Competitividade longe de compensar quedas

A análise conclui que a recuperação entre julho e setembro "foi tímida", ao "contrário do que era inicialmente esperado".
Desemprego

40 concelhos podem atingir desemprego acima de 15%

108
Cotec e Universidade Nova prevêem, para dezembro, 30,2% de desemprego em Albufeira. Setúbal e Vila Real deverão ser os distritos com mais concelhos acima de 15%. Portugal deverá ter 10,2%.
Desemprego

Taxa de desemprego sobe em julho para os 7,9%

A taxa de desemprego aumentou em julho para 7,9%, mais 0,6 pontos percentuais do que em junho e mais 1,4 pontos do que no mesmo mês de 2019.
Desemprego

Taxa de desemprego em agosto sobe para 8,1% 

Criação de emprego manteve-se em agosto, mas foi insuficiente para contrariar a destruição de postos de trabalho. A taxa de desemprego subiu para 8,1% indicam números provisórios do INE.
Resposta Pronta

Aumento do desemprego? "Governo não preveniu"

Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP, queixa-se de não ter sido ouvida pelo governo e considera que os mecanismos anunciados não garantem a subsistência dos trabalhadores.
Impostos

IRS. Receita aguenta mais 100 mil desempregados /premium

Os trabalhadores não qualificados, que menos recebem e que pouco ou nada pagam de IRS, são também os que mais sujeitos estão ao desemprego. O problema não está no IRS, está em tudo o resto.
Fact Check

Há 400 mil desempregados sem subsídio?

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse que existem 600 mil desempregados em Portugal, dos quais 400 mil sem acesso ao subsídio. Só que os dados oficiais não confirmam nenhum destes dois números.
Fact Check

Fevereiro teve "menor desemprego de sempre"?

A líder parlamentar do PS disse que, antes da pandemia, a taxa de desemprego (de 6,4%) foi a menor "de sempre". Mas os dados do INE revelam que já houve taxas menores — em 2003 e antes.
Desemprego

Desemprego. Beneficiários aumentam 39% em agosto

O número de desempregados com prestações de desemprego registou um aumento homólogo de 39% em agosto, para 224.568. Já o número de beneficiários do subsídio de desemprego foi em agosto de 193.313.
Desemprego

Mais desempregados inscritos no Algarve

A região do Algarve registou em agosto o aumento homólogo mais elevado do número de desempregados inscritos nos centros de emprego, ao subir 177,8%, para 20.425, segundo dados divulgados pelo IEFP.
Desemprego

Casais de desempregados aumentam em agosto

O número de casais com ambos os elementos inscritos nos centros de emprego aumentou 17,5% em agosto face ao mesmo mês de 2019, para 6.456.
Desemprego

Número de desempregados volta a subir em agosto

131
O número de desempregados em agosto voltou a subir, ultrapassando já os 409 mil. Algarve continua a ser a região mais afetada face a 2019, mas em relação a julho recuperou 10,6%.
Brasil

Desemprego bate recorde no Brasil: 14,3%

O desemprego no Brasil afetava 14,3% da população ativa em agosto, percentagem que aumentou devido à pandemia de Covid-19. Já são 13,7 milhões de pessoas desempregadas, no total.
Espanha

Espanha com mais 30 mil desempregados em agosto

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha aumentou em 29.780 pessoas em agosto, atingindo um total de 3.802.814.
Desemprego

Ex-inativos fazem desemprego subir para 8,1%

Com o fim do confinamento, muitos cidadãos que eram considerados inativos passaram a estar disponível para o trabalho e procurar ativamente emprego, o que se refletiu no aumento da taxa de desemprego.
Noticiário

8h. Desemprego jovem supera 25%

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Comissão Europeia

Bruxelas empresta 5,9 mil milhões para o emprego

870
Comissão Europeia propõe que sejam concedidos a Portugal 5,9 mil milhões de euros em empréstimos (com "condições favoráveis") ao abrigo do programa SURE, de apoio ao emprego e mitigação do desemprego.
Desemprego

Emprego no turismo recupera mas "não se nota" /premium

Desemprego recuperou 3,5% no alojamento e 12,6% no Algarve. Só que os sindicatos denunciam "artimanhas" das empresas para não contratar. E os patrões admitem despedir. A lenta retoma pós-confinamento.
Desemprego

PS admite estar preocupado com o desemprego

O PS defendeu o reforço das "medidas que estão em curso", para além de apoiar a salvaguarda dos postos de emprego que existem.
CDS-PP

CDS. Taxa de desemprego não pode ser relativizada

O líder do CDS afirma que "aumento do desemprego, apesar de não ser uma surpresa, não pode ser relativizado" e considera que "há uma grande diferença entre o país de Costa e o país que encosta."
Desemprego

Rui Rio. Desemprego é "mais alto de certeza"

122
Líder do PSD diz que os números de desemprego são mais altos do que anunciado pelo IEFP e que só dentro de dois meses serão claros. Sobre a "teia" disse que em Reguengos há "PS em todo o lado"
Subsídio de Desemprego

Prestações de desemprego aumentam 39% em julho

237
O subsídio de desemprego registou um aumento de 45,4% em termos homólogos. Já o número de beneficiários do subsídio social de desemprego aumentou 97.6%.
Resposta Pronta

Empresários? “Trabalhadores é que são as vítimas"

233
O líder da UGT, Carlos Silva, considera "inaceitável que muitos empresários estejam a fazer rescisões" depois do layoff simplificado e que é essencial que "o dinheiro da Europa venha rapidamente". 
Desemprego

insolvência da Azincon deixa 150 no desemprego

A Comissão Concelhia do PCP de Vila do Conde, no Porto, denunciou que cerca de 150 trabalhadores da têxtil Azincon ficaram no desemprego, depois de empresa ter apresentado um pedido de insolvência.
Desemprego

Número de desempregados sobe 37% em julho

266
Dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional revelam que há 407.302 inscritos nos centros de emprego, uma subida de 37% em julho face ao mesmo mês de 2019 e de 0,2% em relação a junho.
Angola

Desemprego em Angola sobe para 32,7%

238
A taxa de desemprego no segundo trimestre de 2020 em Angola aumentou 4% face ao período homólogo do ano passado, estimando-se em 32,7% e em cerca de 4,7 milhões de desempregados.
Sob Escuta

Decisão sobre salário mínimo não é "tomada agora"

Ouça aqui a entrevista na íntegra ao ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. O número 2 do governo acredita numa recuperação económica em 2021 e 2022.
Coronavírus

Trump corta um terço da ajuda aos desempregados

Presidente dos Estados Unidos apresentou o novo plano de ajuda económica, mas está longe de ter apoio. Prolongou ajuda aos desempregados no tempo, mas cortou um terço ao valor total.
Desemprego

Segunda vaga poderá elevar taxa de desemprego

A consultora EY estima que, caso haja uma segunda vaga da pandemia de Covid-19 em Portugal, a taxa de desemprego no país possa atingir os 17,6% no final do ano, segundo um estudo divulgado.
Estados Unidos da América

EUA. Pedidos de subsídio de desemprego abrandam

O número de 1,19 milhões de novos pedidos, menos 249 mil que na semana anterior, está abaixo das previsões dos analistas, que apontavam para 1,4 milhões de novos pedidos.
CGTP

CGTP. Dados do desemprego não refletem aumento

"Os dados hoje divulgados não refletem o grande aumento verificado, já que, apesar da gradual reabertura da atividade económica, muitos desempregados não são assim classificados pelo INE", diz a CGTP.
Portalegre

Centro comunitário de Portalegre fecha

118
A presidente da Associação de Pais e Amigos do Centro Social e Comunitário de São Bartolomeu, Ana Salomé de Jesus, considera que esta situação foi provocada por "desleixo" e que a pandemia é desculpa.
Resposta Pronta

"Tudo incluído" cresce no Algarve 

135
João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve, confirma: a pandemia provoca quebra de 60% a 70% na taxa de ocupação da hotelaria.
Zona Euro

Zona Euro. Taxa de desemprego sobe para 7,8%

A taxa de desemprego na zona euro atingiu 7,8% em junho, uma ligeira subida face a maio deste ano, num total de 12.685 milhões de pessoas desempregadas.
Resposta Pronta

Desemprego? "Há aqui uma realidade incerta"

Taxa de desemprego subiu para 7% em junho. Ana Paula Marques, professora do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho e investigadora na área do emprego, analisa o impacto da pandemia.
Desemprego

Felgueiras. Autarca preocupado com desemprego

"Percebemos que o Governo está atento à nossa indústria, (...) mas é preciso criar medidas para ajudar as empresas e as famílias que estão em situação de desemprego", disse Nuno Fonseca
Desemprego

Pandemia custou 1.700 empregos por dia desde março

209
Desde março a população empregada em Portugal perdeu 155 mil pessoas, ou – em média – 1.700 pessoas por dia. Ministro da Economia vê o copo meio cheio e fala em "mais ofertas de emprego" em junho.
Rui Rio

Rio: Taxa de desemprego ainda "é uma incógnita"

Rui Rio questiona impacto do fim do layoff nos números do desemprego e diz que números divulgados "não refletem a realidade". O social-democrata defende ainda medidas específicas para o Algarve.
Direto ao Assunto

"A um empresário até os talheres lhe vão buscar"

O estado da Nação aos olhos de um empresário e gestor. Gustavo Paulo Duarte é diretor-geral de uma grande empresa de transportes e da ANTRAM. Uma analise ao actual momento do país.
Coronavírus

Norte. Aumento no desemprego e exportações a cair

O número de desempregados da região Norte aumentou em 23,4% (29.600 pessoas) em maio e as exportações caíram em abril 42,3% devido à Covid-19.
Coronavírus

EUA. Pedidos de apoio ao desemprego voltam a subir

Mais 1,4 milhões de pessoas pediram apoio ao desemprego na semana passada, um aumento face à semana anterior. Subida resulta do encerramento de várias atividades em alguns estados.
Economia

Depois do coronavírus - o que resta da economia?

337
O aumento do desemprego é uma das consequências mais visíveis da crise trazida pela pandemia. Para combater o cenário, especialistas defendem a necessidade de mais e diferentes apoios sociais.
Desemprego

EUA recuperam emprego mais rápido que nós. Porquê? /premium

2552
Os EUA recuperaram 7 milhões de empregos durante a pandemia enquanto Portugal soma desempregados. O que é que podemos aprender com os americanos? E o que é que vai ser difícil mudar?
Desemprego

UGT alerta para possível agravamento do desemprego

UGT alertou para possibilidade de agravamento do desemprego nos próximos meses. Estima-se que entre, de janeiro a maio de 2020, se tenham perdido 200 mil empregos.
Coronavírus

Reino Unido. Taxa de desemprego mantém-se nos 3,9%

O número de trabalhadores assalariados com emprego a tempo inteiro, no Reino Unido, caiu em 649.000 pessoas, nos três meses concluídos em junho, permanecendo a taxa de desemprego estável nos 3,9%.
Desemprego

Brasil. Pedidos de seguro de desemprego não param

Brasil registou em junho 653,1 mil pedidos de seguro de desemprego, um aumento de 28,4% face ao mesmo período de 2019. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com mais pedidos.
Coronavírus

CDS-PP defende "choque de tesouraria" 

Presidente do CDS-PP defende que o Governo tem de "injetar liquidez" e fazer "um choque de tesouraria" na economia para evitar ter de gastar mais dinheiro mais tarde e destruir o setor dos serviços.
Desemprego

Algarve. Desemprego sobe mais de 200%

148
Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) diz que situação é "complicada e "preocupa". Mas há sinais de retoma: 85% dos hotéis reabriram em junho ou reabrem agora em julho.
Resposta Pronta

"Mais de 20 mil pessoas podem ficar desempregadas"

António Sampaio de Mattos, Presidente da Associação de Centros Comerciais, critica o novo regime de rendas variáveis nos centros comerciais. Ouça aqui. 
Desemprego

INE. Taxa de desemprego cai em maio

A taxa de desemprego desceu para 5,5% em maio, menos 0,8 pontos que em abril e menos 1,1 pontos que no mesmo mês de 2019.
Macau

Macau. Taxa de desemprego sobre ligeiramente 

A taxa de desemprego de Macau entre março e maio sofreu uma ligeira subida devido à crise causada pela pandemia da Covid-19. A população empregada fixou-se em 394.600 pessoas.
Coronavírus

CDS: ministra do Trabalho devia preparar-se melhor

Ministra do Trabalho afirma que a curva da evolução do desemprego é descendente. O líder do CDS alerta-a para o alargamento do layoff simplificado em vez de fazer "afirmações irresponsáveis".
Coronavírus

Menos 21 mil empresas pediram renovação do layoff

O Governo revela que 89 mil empresas pediram a renovação do lay-off. O simplex para licenciar lares clandestinos deve arrancar esta semana.
Resposta Pronta

Shoppings. "Restrições podem levar ao desemprego"

O presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, António Sampaio de Mattos, não entende as restrições onde "tudo funcionava dentro das regras" e teme um impacto financeiro no sector.
Economia

Efacec. Governo fará tudo o que for preciso

370
Secretário de Estado da Economia diz que o Governo "adotará todas as medidas necessárias" para proteger a Efacec, empresa detida por Isabel dos Santos e envolvida numa reestruturação acionista.
Coronavírus

Declaração de queda de rendimentos entregue hoje

Em abril, foi proibida a suspensão do fornecimento de água e energia elétrica a consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20%.
IEFP

Número de pessoas sem emprego disparou 34% em maio

165
Há quase 409 mil inscritos no IEFP, mais 103 mil do que no ano passado. Os dados dizem respeito ao mês de maio e mostram que foram os menos qualificados que estão a ser mais afetados.
Coronavírus

Brasil. Pedidos de subsídio de desemprego aumentam

Em maio, o Brasil registou 960.258 pedidos de subsídio de desemprego, num aumento de 53% do número registado em igual mês de 2019. Face a abril houve um aumento de 28,3%.
Coronavírus

OCDE sinaliza subida recorde da taxa de desemprego

Taxa de desemprego na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico aumentou 2,9 pontos percentuais em abril para 8,4%. Número de pessoas desempregadas subiu 18,4 milhões para 55 milhões.
Emprego

Suplementar. 11 medidas para o bolso das famílias /premium

140
São quase mil milhões em apoios às famílias e aos rendimentos encurtados pela pandemia. Do layoff com salários mais altos (e um complemento), aos trabalhadores a recibos e ao abono. As mudanças.
Coronavírus

Desempregados inscritos mais do que duplicaram

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego mais do que duplicou em abril, face ao mesmo mês do ano passado, em 74 municípios portugueses, devido à pandemia.
Coronavírus

Taxa de desemprego nos EUA baixa para 13,3% 

Os analistas esperavam que a taxa de desemprego subisse e ficasse perto de 20%, numa altura em que muitas empresas estavam ainda encerradas devido às medidas de confinamento para conter a pandemia.
Coronavírus

Desemprego. Figueira da Foz com evolução grave

135
Figueira da Foz é o município de Coimbra com a "evolução mais grave e preocupante" no que diz respeito aos efeitos da pandemia Covid-19 no desemprego, tendo um em cada quatro desempregados da região.
Cabo Verde

Desemprego em Cabo Verde diminui em 2019

Em 2019, a taxa de desemprego em Cabo Verde foi de 11,3%, uma redução de 0,9% em relação a 2018 e o valor mais baixo registado nos últimos nove anos consecutivos.
Coronavírus

Número de empregados na Alemanha cai 0,5%

O número de empregados na Alemanha para cerca de 44,8 milhões em abril, menos 210.000 ou 0,5% em relação ao mesmo mês de 2019. Foi a primeira vez que este valor caiu desde março de 2010.
Coronavírus

Desemprego fixa-se nos 7,3% na zona euro

Na zona euro, a taxa de desemprego avançou face à de 7,1% de março, mas ficou abaixo da de 7,6% registada em abril de 2019. Na União Europeia, os 6,6% de abril comparam-se com os 6,4% de março.
Desemprego

Inativos ocultam verdadeiro desemprego de 8%

Taxa de desemprego pode ser mais alta do que a revelada pelo INE porque há pessoas sem emprego que foram contabilizadas como inativas dado não poderem procurar ativamente trabalho.
A página está a demorar muito tempo.