Desemprego

Estados Unidos da América

EUA. Subsídios de desemprego em mínimos de 50 anos

Já a média dos pedidos de subsídio de desemprego durante o último mês, um indicador mais fiável da evolução do mercado laboral, caiu em 500 pedidos, para 214.250.
Desemprego

Emprego no imobiliário cresceu 19,1% num ano

A taxa de desemprego voltou a diminuir para 6,7% e está em mínimos de 2004. Emprego cresce mais entre as mulheres e trabalhadores com mais de 65 anos. Imobiliário tem crescimento mais expressivo.
Espanha

Desemprego em Espanha é o mais baixo desde 2008

O número de desempregados em Espanha registados nos centros dos Serviços Públicos de Emprego baixou em 27.141 pessoas em julho, fixando-se em 3,13 milhões de desempregados no total.
Alemanha

Alemanha. Desemprego cai para níveis de 1990

A taxa de desemprego na Alemanha desceu para 5,1% em julho, o nível mais baixo registado num mês de julho desde a reunificação alemã em 1990.
Desemprego

Desemprego no mês e junho foi de 6,7%

A taxa de desemprego homóloga recuou em junho para os 8,3% na zona euro e para os 6,9% a União Europeia, com Portugal a registar a segunda maior quebra entre os Estados-membros.
Desemprego

Rio associa queda do desemprego a baixos salários

"Sendo positivo a taxa de desemprego baixar, temos de saber analisar os dados porque, em termos de competitividade da economia portuguesa, estamos a fazê-la por baixos salários", disse Rui Rio.
Desemprego

Desemprego anual pode ficar abaixo das estimativas

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destacou a diminuição "muito significativa" da taxa de desemprego, admitindo que a taxa anual poderá ficar abaixo da estimada pelo Governo.
Desemprego

Taxa de desemprego cai para 7% em maio

O INE reviu em baixa e confirmou a taxa de desemprego de maio nos 7%, menos 2,1 pontos percentuais que há um ano, mas o crescimento da população ativa no último ano desapareceu quase por completo.
Espanha

Desemprego em Espanha desceu para 15,28% 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, o número de pessoas com trabalho subiu 469.900 no segundo trimestre do ano, o que significa um aumento "histórico".
IEFP

38 mil novas inscrições nos centros de emprego

Um total de 38.662 desempregados inscreveu-se em junho nos serviços de emprego de todo o país e foram colocados a trabalhar 7.218 desempregados inscritos.
Desemprego

Inscritos no IEFP atingem mínimo em 16 anos

Centros de emprego registaram em junho número 332,4 mil desempregados, o número mais baixo dos últimos 16 anos. Número de junho representa queda de 20,5% face ao mesmo mês de 2017.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Jovens estão a abandonar mercado laboral  

146
FMI diz que dois terços da redução do desemprego jovem no euro resulta de menos jovens no mercado de trabalho, apenas um terço à criação de emprego. Jovens são o grupo em maior risco de pobreza.
Grécia

Desemprego na Grécia sobe face a março

A taxa de desemprego na Grécia cifrou-se em 20,2% em abril, mais uma décima do que em março e menos 1,5 pontos percentuais do que no mesmo mês de 2017.
Desemprego

Desemprego baixa na OCDE mas sobe em Portugal

A taxa de desemprego nos países da OCDE baixou uma décima em maio fixando-se nos 5,2% da população ativa, mas com Portugal a contrariar a tendência.
Desemprego

Portugal com 4.ª maior quebra da UE no desemprego

O maior recuo homólogo na taxa de desemprego foi observado em Chipre (de 11,4% para 8,4%), na Croácia (de 11,3% para 8,9%), na Grécia (de 22,1% para 20,1%, em março) e em Portugal (de 9,2% para 7,3%).
Desemprego

Taxa de desemprego terá subido para 7,3% em maio 

A estimativa provisória da taxa de desemprego em maio é de 7,3%, tendo aumentado 0,1 pontos percentuais face a abril, divulgou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
BCE

Sindicatos deviam empenhar-se em tornar bolo maior /premium

A economista alemã defende, em entrevista, que os sindicatos têm de procurar o consenso na negociação coletiva: "devem empenhar-se mais em tornar o bolo maior, e menos em retirar o máximo do bolo."
IEFP

IEFP. Número de desempregados cai para mínimo 

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu para 350.174 no mês de maio. É preciso recuar quase 16 anos (até agosto de 2002) para encontrar um número mais baixo do este.
Tesla

Tesla despede mais de 3.000 empregados

A Tesla está a "amadurecer" como fabricante de automóveis. Já percebeu como regularizar a produção do Model 3 (aparentemente) e agora prepara-se para afastar funcionários que estavam a mais na linha.
Atualidade

75 mil perdem o emprego por causa dos eléctricos

131
A indústria alemã, em peso, está apostada na mobilidade eléctrica, com os construtores a investirem milhões nesta tecnologia. Um estudo chama agora a atenção para a perda de 75 mil postos de trabalho.
Zona Euro

Alemanha defende seguro de desemprego europeu

O ministro das Finanças alemão defendeu a criação de um seguro de desemprego europeu que complementasse as prestações de cada país em situações de crise económica.
Grécia

Desemprego na Grécia cai para 20,1% em março

A taxa de desemprego na Grécia caiu em março para 20,1%, menos cinco décimas face a fevereiro e menos dois pontos percentuais face ao mesmo mês de 2017.
Desemprego

Taxa de desemprego continua em queda

Portugal registou, em abril, o terceiro maior recuo homólogo na taxa de desemprego da União Europeia, tendo o indicador baixado na zona euro para um novo mínimo desde dezembro de 2018 (8,5%).
Alemanha

Alemanha. Desemprego cai para 5,1%

A taxa de desemprego na Alemanha desceu para 5,1% em maio, o nível mais baixo desde a Reunificação em 1990 e menos duas décimas do que em abril.
Brasil

Desemprego no Brasil subiu para 12,9%

O desemprego no Brasil subiu para 12,9% nos três meses terminados em abril, aumentando 0,7 pontos percentuais face ao valor registado entre novembro e janeiro.
Desemprego

Número de desempregados inscritos no IEFP diminui

103
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 16,6% em abril, face a igual mês de 2017, para 376.014 pessoas, caindo 4,4% face ao mês anterior, segundo dados divulgados pelo IEFP.
Desemprego

Taxa de desemprego na OCDE manteve-se em 5,4% 

A taxa de desemprego nos países desenvolvidos manteve-se estável pelo terceiro mês consecutivo em 5,4% da população ativa, informou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Desemprego

Taxa de desemprego cai para 7,9% no início do ano

População desempregada continua em diminuição, mas o número de empregados manteve-se quase inalterado. É preciso recuar até 2008 para encontrar taxa de desemprego mais baixa.
Desemprego

Desemprego. Portugal com 4.º maior recuo em março

Portugal registou, em março, a quarta maior quebra percentual na taxa de desemprego homóloga -- de 9,7% para 7,4%. Na zona euro, a taxa de desemprego recuou, em março, para os 8,5%.
Desemprego

Desemprego: taxa deve cair para 7,4% em março

Os números do desemprego mantém a tendência de descida. Depois de nova queda confirmada em fevereiro, para 7,6%, as estimativas do INE apontam para 7,4% em março.
Brasil

Brasil. Desemprego atinge 13,7 milhões de pessoas

Desemprego no Brasil em março atingia 13,7 milhões de pessoas. A taxa das pessoas que procuraram emprego, mas sem sucesso, foi estimada em 13,1% no primeiro trimestre de 2018.
Alemanha

Alemanha. Taxa de desemprego cai 5,3% em abril

O número de desempregados na Alemanha, no mês de abril, desceu 185 mil pessoas face ao mesmo mês do ano passado e 74 mil face a março. Número de pessoas com emprego e a descontar aumentou em março.
Subsídio de Desemprego

Número de desempregados com subsídio caiu 10,5% 

O número de desempregados a receber subsídios caiu 10,5% em março, face ao mesmo mês de 2017, e desceu 1,3% relativamente a fevereiro, para os 188.210, divulgou a Segurança Social.
Vieira da Silva

Desemprego. Ministro destaca "notícia positiva"

Pela primeira vez em dez anos, o número de desempregados inscritos no IEFP ficou abaixo 400 mil. Vieira da Silva considerou que é "simbólico" e uma "notícia positiva".
Desemprego

Inscritos no centro de emprego abaixo dos 400 mil

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 16,6% em fevereiro, face a 2017. Segundo o IEFP, é preciso recuar a agosto de 2008 para encontrar um valor mais baixo do que este.
Reino Unido

Reino Unido. Taxa de desemprego cai para mínimo

No Reino Unido, a taxa de desemprego caiu para 4,2% no final de 2017 e início de 2018. Entretanto, os salários médios aumentaram 2,8% em fevereiro deste ano face ao mesmo mês de 2017.
Grécia

Desemprego na Grécia cai para 20,6% em janeiro

A taxa de desemprego na Grécia caiu para 20,6% em janeiro, menos duas décimas face a dezembro e menos 2,6 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2017, foi esta quinta-feira anunciado.
Moçambique

Doença da banana deixa 700 pessoas sem emprego

700 trabalhadores ficaram sem emprego devido ao encerramento da empresa que produzia banana no distrito de Monapo, Moçambique. Na sequência da doença da banana foi interdita a sua circulação.
Eurostat

Desemprego recua na zona euro e UE

O desemprego recuou na zona euro e União Europeia. No conjunto dos 28 Estados-membros, a taxa de desemprego recuou para os 7,1% em fevereiro.
Desemprego

Desemprego diminui para 7,8% em fevereiro

Taxa de desemprego mantém tendência de descida, mas descida acontece devido à redução da população ativa. Houve menos 2,4 mil pessoas empregadas em fevereiro.
Empresas

Solvay dispensa 90 funcionários em Portugal

Uma reestruturação na Solvay vai resultar na eliminação de 600 postos de trabalho, 90 dos quais em Portugal. O grupo anunciou em comunicado que 500 pessoas vão ser transferidas de Paris.
Banco de Portugal

Economia abranda e desemprego cai até 2020

O Banco de Portugal atualizou as projeções para a economia portuguesa relativas ao período 2018-2020. Prevê um crescimento económico, mas algum amortecimento que não penalizará o emprego.
Sociedade

Três novas causas de endividamento das famílias

O desemprego voltou no primeiro trimestre a ser a principal causa do endividamento das famílias. Mas há três novas causas: apoio aos pais, passagem à reforma e negócios mal sucedidos.
Eurostat

Taxa de emprego aumentou 1,6% na UE e zona euro

A taxa de emprego aumentou na zona euro e na União Europeia. Em Portugal, no quarto trimestre de 2017, o emprego subiu 3,2% em termos homólogos e 0,7% face ao período entre julho e setembro.
Emprego

Apoios do IEFP criaram 12.450 postos de trabalho

A medida Contrato-Emprego, em que o IEFP apoia empresas que contratam desempregados, criou 12.450 postos de trabalho. 80% dos contratos apoiados são contratos de trabalho sem termo.
Legislação Laboral

Precariedade atinge um terço no setor privado

A precariedade atinge um terço dos empregados no setor privado, o valor mais alto registado na última década e meia. Portugal tem a terceira taxa mais elevada de contratos não permanentes na UE.
Desemprego

Desemprego. Portugal com quarta maior quebra na UE

Portugal registou a quarta maior quebra do desemprego na União Europeia em janeiro. A taxa de desemprego diminuiu em todos os Estados-membros.
Desemprego

Despesa com prestações de desemprego cai 9,1%

A despesa com prestações de desemprego caiu 9,1% e a despesa com pensões e complementos desceu 1,1% em janeiro, em termos homólogos.
Empresas

UE. Portugal recorre mais a contratos a prazo

Os contratos a termo e outros vínculos atípicos representavam 22,2% do total de empregados no final de 2017, valor que mantém Portugal no topo dos países da UE que mais faz este tipo de contratos.
Desemprego

Desemprego sobe 2,9% face a dezembro

De acordo com os dados do IEFP, o desemprego caiu 16% em janeiro face ao mesmo mês de 2017, mas subiu 2,9% em relação ao mês de dezembro.
Segurança Social

Financiamento deve passar por alteração da TSU 

Um dos principais problemas do financiamento da Segurança Social é o facto de a TSU incidir apenas no salário. Um estudo sobre o setor dos serviços aponta quatro propostas alternativas.
Desemprego

Prestações de desemprego caíram 13,1% em janeiro

O número de desempregados a receber subsídios caiu 13,1% em janeiro, face ao mesmo mês do ano passado, e subiu 3,8% relativamente a dezembro de 2017.
Desemprego

Desemprego na OCDE desce para 5,5% em dezembro

A taxa de desemprego no conjunto da OCDE está pela primeira vez desde 2008 abaixo do nível pré-crise, tendo descido para 5,5% em dezembro, menos uma décima do que em novembro.
Ranking Escolas 2017

O que têm os rankings a ver com desemprego?

166
O que têm os rankings das escolas a ver com o desemprego? Nada. E esse é que é o problema. Porque, grave mesmo, é que nunca foram aproveitados para aquilo que de facto deviam servir.
Desemprego

Taxa de desemprego ficou abaixo dos 9% em 2017

A queda de 0,4 pontos percentuais no último trimestre fez descer o desemprego para os 8,9% na média do ano, permitindo superar as estimativas mais recentes do Governo, que antecipavam uma taxa de 9,2%
Desemprego

INE divulga taxa de desemprego em 2017

INE divulga as Estatísticas do Emprego do último trimestre de 2017 e a respetiva taxa anual. Analistas estimam ter ficado nos 8,9%, valor abaixo da previsão do Governo de 9,2%.
Desemprego

Portugal com a 3ª maior queda no desemprego na UE

Portugal teve a terceira maior queda no desemprego na União Europeia em dezembro. O recuo no desemprego nacional só surge atrás da Grécia e da Croácia.
António Costa

Redução do desemprego é "passo positivo"

118
António Costa diz que a redução do desemprego é um "passo positivo".mas tem de se continuar a trabalhar para "haver mais investimento e criação de postos de trabalho".
Desemprego

Taxa de desemprego desce para 7,9% em dezembro

191
A economia portuguesa criou mais de 170 mil empregos no último ano e a taxa de desemprego ficou abaixo dos 8% pela primeira vez desde julho de 2004.
Trabalhadores

Triumph. Trabalhadoras vão receber subsídio

O Governo informou as antigas trabalhadoras da fábrica da Triumph, que foi declarada insolvente na quarta-feira passada, de que irão começar a receber o subsídio de desemprego a partir de fevereiro.
Desemprego

Entidades apoiam trabalhadoras da Triumph

Maria Manuel Leitão Marques afirmou que a ACT e o IEFP estão já no terreno para poder acionar todos os meios de apoio às trabalhadoras que infelizmente perderam o seu emprego".
Tribunal

Tribunal decreta insolvência da antiga Triumph

Foi decretada a insolvência da antiga Triumph, mas as trabalhadoras da empresa vão poder aceder ao subsídio de desemprego e ao fundo de garantia social.
Desemprego

13 mil em condições de receberem subsídio extra

117
Ministério do Trabalho e da Segurança Social começa esta semana a notificar os desempregados de longa duração que têm direito ao subsídio extraordinário que este ano tem uma mudança.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)