O Portugal Air Summit é um dos eventos-chave para a região do Alentejo e uma referência nacional e internacional nas áreas da aviação, aeronáutica, espaço e defesa, com um forte enfoque na reflexão sobre a atualidade e discussão sobre o futuro. A realização desta cimeira em Ponte de Sôr, que este ano celebra a sua sétima edição, é a prova de que uma cidade do interior de Portugal pode ser um polo estratégico de inovação, com capacidade para atrair empresas, investidores, projetos e recursos especializados, afirmando a sua relevância no mapa da economia nacional e ganhando uma projeção global num contexto fortemente internacionalizado.

Trata-se de colocar Ponte de Sôr e o seu Aeródromo Municipal no centro dos grandes eventos europeus do setor. Com uma localização geográfica central no nosso território nacional e com um espaço aéreo livre de obstáculos e sem restrições de operação, o nosso Aeródromo Municipal reúne condições ímpares para a sua utilização como polo de formação de pessoal de voo, destino para a fixação de empresas e um ponto estratégico no efeito multiplicador do Novo Aeroporto de Lisboa.

A visão estratégia iniciada há cerca de quinze anos, com o início da expansão do Aeródromo Municipal, posiciona Ponte de Sôr não só como um hub de indústria aeronáutica, mas acrescenta a real possibilidade de recebermos voos e ligações regionais, através da existência de Torre de Informação de Voo, inaugurada em 2023.

Uma década e meia depois, acreditamos que foi uma aposta ganha e que Cluster Aeronáutico e Aeroespacial de Ponte de Sôr é um importante dinamizador da economia local, criador de riqueza e emprego, fixador de populações e que atrai cidadãos de todas as geografias e gera fluxos turísticos de âmbito nacional e internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hoje sentimos o reconhecimento pelas várias e verdadeiras conquistas mas sabemos que as oportunidades presentes e futuras serão ainda mais diferenciadoras. O concelho de Ponte de Sôr foi escolhido para a execução da agenda mobilizadora “Aero.next Portugal” (um consórcio), que será responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa, o LUS222. Uma aeronave ligeira que está a ser desenvolvida em Évora, nas instalações do CEiiA, e será assemblada na fábrica que vai nascer no nosso Aeródromo Municipal, com a criação de 150 a 300 postos de trabalho diretos, estando previsto o lançamento de dois protótipos em 2026.

Este projeto, que coloca Portugal na vanguarda da inovação e da engenharia aeronáutica, é motivo de grande orgulho, não só pela sua relevância técnica, mas também pelo impacto que tem na projeção internacional do nosso país e da região do Alentejo. O LUS222 é mais do que um simples avião. É o símbolo de uma ambição nacional: a de demonstrar que temos a capacidade de criar tecnologia de ponta, com a engenharia e o talento local.

Este será um dos destaques da edição de 2024 do Portugal Air Summit, onde serão abordados temas da maior relevância para o futuro da aviação e da indústria aeroespacial. Num momento em que o setor enfrenta enormes desafios, desde a transição energética à crescente necessidade de inovação tecnológica, aos impactos e aplicações da Inteligência Artificial, passando pelo debate sobre soluções sustentáveis, a aviação verde, e a mobilidade aérea coloca-nos na linha da frente das discussões globais.

Outro tema de grande relevância, que estará em destaque no Portugal Air Summit, é a exploração espacial, uma área em que Portugal tem vindo a dar passos importantes e na qual Ponte de Sor também se tem posicionado. Aqui, serão desenvolvidas duas agendas mobilizadoras centradas, por um lado, no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial para combater os detritos espaciais, um projeto da agenda Neuraspace, e na conceção, produção e lançamento de satélites de Observação da Terra (OT), um projeto da agenda New Space Portugal que colocará o nosso país na vanguarda dos mercados globais.

O Portugal Air Summit reafirma-se como um evento de extrema importância para Ponte de Sôr, não só pela visibilidade e impacto económico que traz, mas também pela forma como nos coloca no centro das discussões globais sobre o futuro da aviação e do espaço. Como presidente da Câmara Municipal, acredito firmemente que este evento é uma alavanca para o desenvolvimento da nossa região, permitindo-nos mostrar ao mundo que Ponte de Sor é um local onde inovação, tecnologia e sustentabilidade andam de mãos dadas.

O nosso compromisso é continuar a criar as melhores condições para que a indústria aeronáutica e aeroespacial continue a prosperar em Ponte de Sor, garantindo um futuro de progresso e desenvolvimento para todos os nossos munícipes. O sucesso do Portugal Air Summit é o sucesso da nossa cidade e da nossa região.