Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
"Guerra" traduzida na Rádio Observador, espaço em que trazemos os destaques da imprensa ucraniana e da imprensa russa. Hoje com a jornalista Laura Figueiredo. Laura, começamos pela imprensa ucraniana. Kaja Kallas alerta que a Rússia está a planear mais atos de sabotagem e ataques a democracias europeias.
A chefe da diplomacia da União Europeia apela assim à vigilância dos Estados-membros. Revela que os dados dos serviços de informações apontam para novos planos de sabotagens por parte de Moscovo. Desta forma, Kaja Kallas deixou este aviso à chegada a uma reunião dos ministros da Defesa dos Estados-membros da União Europeia. A responsável diz que o objectivo do Kremlin é dividir e intimidar as sociedades europeias. Na semana passada, Vladimir Putin tinha garantido que não estava de todo interessado em atacar a Europa.
Laura, um drone russo caiu na Ucrânia muito perto da fronteira com a Polónia.
Caiu na cidade ucraniana de Yahodine, a cerca de 2 km da vila polaca de Dorusk. A informação foi avançada pelo porta-voz do Comando Operacional das Forças Armadas polacas. De acordo com as autoridades locais ucranianas, o drone russo com propulsor a jato provocou danos num posto fronteiriço. Durante a tarde, o Centro Governamental de Segurança Polaco activou e levantou depois um alerta de ataque aéreo na região de Lublin, onde se localiza a vila de Dorusk, devido a ameaças de ataque na Ucrânia. Dois aeroportos polacos estiveram encerrados durante este alerta.
E a Ucrânia acusou hoje a Rússia de raptar civis para os usar como escudos humanos.
É uma informação avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e também pela Brigada Cártia, da Guarda Nacional Ucraniana. Acusam assim a Rússia de ter raptado nove civis durante o dia de ontem e durante a retirada para o território ocupado, depois de uma operação de sabotagem no nordeste da Ucrânia. A Brigada Cártia publicou um vídeo nas redes sociais onde aparecem alegados membros do grupo de sabotagem russo a levarem os civis até ao gasoduto que abastece a cidade de Kupiansk, sem serem detectados por drones ucranianos. As autoridades ucranianas suspeitam que os russos possam apresentar esta ação como uma evacuação humanitária.
E o exército ucraniano reivindicou a reconquista de territórios em Donetsk.
Uma notícia avançada pelo comandante do Terceiro Corpo do Exército Ucraniano. De acordo com o responsável, esta reconquista inseriu-se no âmbito da Operação Vivaldi e resultou na recuperação de 176 km² de território na região norte de Donetsk. De acordo com a mesma fonte, a Ucrânia infligiu às forças russas cerca de 2000 baixas e capturou 250 prisioneiros. As autoridades russas ainda não se pronunciaram sobre estas declarações.
E são estes os principais destaques da imprensa ucraniana. Voltamos já a seguir com os destaques dos jornais russos.