Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Abrimos a conferência de imprensa, espaço onde falamos sobre algumas das notícias em destaque na imprensa nacional e internacional esta manhã. Comigo está o jornalista Miguel Gato. Bom dia, Miguel. Bem-vindo.

Bom dia, Diana.

Começamos com a capa do Jornal de Notícias, que destaca o orçamento do Estado, que vai ser apresentado precisamente este mês de outubro.

E o JN diz que o governo vai reforçar o documento com € 700 milhões em pensões e apoio social aos idosos. De recordar que o complemento solidário para idosos vai subir €40 no próximo ano. É uma informação que é destacada pelo JN esta manhã e os beneficiários deste complemento solidário para idosos em Portugal são mais de 230 mil. Chega e Partido Socialista têm pressionado o governo para aumentar de forma permanente as pensões mais baixas, mas o primeiro-ministro Luís Montenegro só admite uma nova subida se houver folga financeira no orçamento do Estado para 2025.

E no jornal Público, Miguel, destaque para um estudo da OCDE sobre professores.

Que revela que Portugal é um dos países onde os docentes se queixam mais da indisciplina dos alunos na sala de aula. Barulho e interrupções nas aulas são as maiores queixas destes professores neste estudo da OCDE. No entanto, o estudo revela também que a maior fonte de estresse destes docentes é mesmo o trabalho administrativo. Em nenhum país como Portugal a taxa de queixas dos professores é tão alta.

Aqui no Observador, destaque para as autárquicas, com a cultura também em vista.

Carlos Moedas prometeu um teatro em cada freguesia da cidade de Lisboa, mas um mandato depois, abriu apenas seis, sendo que quatro já existiam e um viu a obra começar já no anterior mandato de Fernando Medina. O executivo municipal lançou em dezembro de 2023 um concurso para integrar novas estruturas nesta rede, que se chama "Um Teatro em Cada Bairro", mas acabou por não escolher nenhuma. O Observador questionou a Câmara de Lisboa sobre o resultado desta chamada. O executivo de Carlos Moedas, em resposta ao Observador, diz que nenhuma das 24 candidaturas cumpria os requisitos necessários à integração nesta rede.

E por falar em autárquicas, Miguel, saiu hoje uma entrevista no Diário de Notícias com o candidato do Chega à Câmara de Lisboa, Bruno Mascarenhas.

Que diz que o partido pode ter uma posição decisiva na governação da capital a partir do dia 12 de outubro, seja a liderar ou a passar medidas do executivo. Bruno Mascarenhas foi autor da moção de censura do Chega a Carlos Moedas no atual mandato e a menos de uma semana das autárquicas, diz querer lutar contra o voto útil, sendo-lhe indiferente que Alexandra Leitão ou Carlos Moedas vençam as eleições. Bruno Mascarenhas diz que é importante dar força a uma alternativa ao sistema que está montado.

Viajamos agora até à imprensa internacional. O Supremo Tribunal dos Estados Unidos rejeitou um recurso relacionado com o caso Epstein.

O Supremo norte-americano rejeitou o recurso da mulher do milionário, que alegou estar protegida por um acordo de 2007 entre o marido e os procuradores do estado da Flórida. No entanto, o tribunal decide agora que esse pacto é inválido no resto do país e Ghislaine Maxwell vai mesmo manter a condenação a 20 anos de prisão por tráfico sexual de menores. A decisão, noticiada pelo New York Times, coloca um ponto final à última tentativa de Maxwell para anular a sentença. De recordar que Jeffrey Epstein, também condenado e com alegadas ligações ao presidente norte-americano Donald Trump, acabou por morrer na prisão.

Na Argentina, o principal candidato do presidente Javier Milei, nas legislativas do país, desistiu da corrida eleitoral.

Sim, em causa estão ligações a um acusado de tráfico de drogas. José Luis Espert é candidato do partido de Milei no maior colégio eleitoral do país, na província de Buenos Aires, e a três semanas das legislativas, que podem definir a governabilidade do país e também o futuro plano econômico de Javier Milei, Espert saiu da corrida, terá recebido $200 mil do empresário argentino Federico Machado, acusado nos Estados Unidos de tráfico de drogas e também de lavagem de dinheiro. As legislativas na Argentina realizam-se no dia 26 de outubro.

Na Albânia, um juiz foi morto a tiro precisamente pelo homem que estava a julgar.

Sim, aconteceu em Tirana, na capital do país. O atirador estava a ser julgado devido a um litígio relacionado com direitos de propriedade sobre um terreno. Estava a perder o caso, acabou por matar o juiz em plena sala de audiências, disparou ainda contra um outro homem e o filho, que eram parte do litígio que estava a ser julgado. No entanto, ambos estão fora de perigo.

E Miguel Gato, terminamos com um estudo em Espanha relacionado com o sistema cardíaco, é assim?

Sim, revela que quase 10% das mortes súbitas em pessoas com menos de 35 anos têm origem numa causa cardíaca hereditária. O projeto, citado pela agência EFE, analisou mais de 1200 casos. A maior taxa de incidência genética detectada foi nas mortes por aneurismas e miocardite. Este estudo recomenda à população realizar testes genéticos para prevenir mortes inesperadas.

Foram os principais destaques da imprensa nacional e internacional com o jornalista Miguel Gato. A conferência de imprensa está de regresso amanhã.