Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Uma hora. As notícias com Marta Caramelo Nobre.
Muito boa noite. Vamos às notícias na Rádio Observador, edição da uma da manhã. E começamos com o alerta do Presidente da República, que diz que é preciso trabalhar mais na prevenção dos incêndios. Foi na Guarda que António José Seguro lamentou que não saiam da gaveta muitas das recomendações feitas ano após ano para melhorar a prevenção dos incêndios. Um lamento manifestado durante a cerimónia que assinalou os 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Guarda.
Tenho transmitido a necessidade de melhorarmos a prevenção e a capacidade de resposta. O relatório da Comissão Técnica Independente, que avaliou os incêndios de agosto do ano passado e foi revelado há poucos dias, vai no mesmo sentido. E aponta algo ainda mais preocupante. Muito ficou por fazer depois dos relatórios interiores dos incêndios de 2017. E essas falhas reduziram a nossa capacidade de resposta aos grandes incêndios do ano passado.
As palavras de António José Seguro a pedir mais atenção também ao Parque Natural da Serra da Estrela. O chefe de Estado, que anunciou, por esta ocasião, a atribuição da Ordem de Mérito à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Guarda, que assinalou 50 anos. Nessa mesma ocasião, os bombeiros pediram ajuda ao presidente da República para acelerar a discussão sobre a reforma no setor. O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses pediu a Seguro que use a magistratura de influência para tornar a discussão pública sobre o tema mais rápida. Diz que é um apelo de união feito a favor da causa dos bombeiros. O presidente da Liga dos Bombeiros diz que é preciso sentir que o governo passa das promessas a uma reforma efetiva no setor. Um apelo que não ficou sem resposta. O secretário de Estado da Proteção Civil assegura que a Proteção Civil e os bombeiros são uma prioridade nacional e também do governo. Rui Rocha falava nas comemorações dos 150 anos dos Bombeiros da Guarda, em substituição de Luís Neves, avançou que o governo quer ter, até o final do ano, concluída a estrutura jurídico-legal da carreira de todos aqueles que têm contrato de trabalho com as associações humanitárias, um trabalho em colaboração com a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários. O secretário de Estado da Proteção Civil disse ainda que na quinta-feira começou o processo de atualização da tipificação dos corpos de bombeiros, um trabalho que conduz à construção dos contratos-programa e uma maior sustentabilidade e previsibilidade no financiamento das associações. O ministro da Administração Interna diz que as chamadas de atenção e reparos do Presidente da República são alertas. Era o que dizia Luís Neves em declarações aos jornalistas de visita a alguns conselhos atingidos pelo incêndio deste verão, que começou em Vale de Passos.
Vejo muito bem, o senhor presidente atua no sentido de corrigir e dar nota daquilo que, no seu alto entendimento, deve ser melhorado. Há, de facto, um estudo da Comissão Técnica Independente. Nós estamos a fazer esse percurso. Significa que ainda há questões que têm que ser feitas. No ano passado, foi aprovado um grande plano para a Floresta 2050, mas naturalmente, as chamadas de atenção aos reparos do senhor presidente da República são sempre vistos como uma forma de alerta e para se pensar e poder corrigir aquilo que há a corrigir.
Luís Neves recebe com tranquilidade as palavras de António José Seguro sobre a necessidade de melhorar a prevenção dos incêndios em Portugal. O ministro lembrou que este ano se verificaram dois grandes incêndios no país, em Vouzela e Vale de Passos, e que mais de 95% dos incêndios são combatidos nos primeiros momentos. E sublinha mesmo que é preciso olhar para o combate e para a prevenção dos focos. No momento em que várias polémicas assolam o governo, a Iniciativa Liberal destaca a falta de governação como a maior preocupação atual face ao executivo. Para a líder Mariana Leitão, o governo deixa cada vez mais promessas por cumprir à medida que se esgota o financiamento do PRR.
Este governo recebeu a legitimidade democrática dos portugueses com base num conjunto de promessas e com base numa palavra: mudança. E nós não vemos mudança nenhuma. E continua por fazer a reforma da saúde, continua por fazer a reforma da Segurança Social, continua por fazer a reforma da Proteção Civil, continua por fazer uma profunda reforma fiscal, continua por fazer a reforma da Justiça. Tudo isto está por fazer. Com uma agravante: é que nós vamos ficar sem o dinheiro do PRR, vamos começar outra vez a entrar em déficit, provavelmente no final deste ano. O que é que vai acabar por acontecer? Vão ser os portugueses a ser castigados, sempre através da via do aumento de impostos. Por quê? Porque este governo, em dois anos, não conseguiu fazer uma mudança estrutural que nos preparasse para ter um futuro.
Mariana Leitão, líder da Iniciativa Liberal, da entrevista ao SIC Notícias esta noite, a tecer críticas à governação de Luís Montenegro A Associação dos Ucranianos de Portugal questiona o PS sobre um deputado que acusa de elogiar a Rússia durante uma viagem ao país. Mas o Partido Socialista diz que é uma acusação que não corresponde à realidade. O deputado em causa é José Carlos Barbosa, que está a atravessar a Rússia a bordo do histórico comboio transiberiano e tem feito várias publicações nas redes sociais sobre a viagem. A Associação dos Ucranianos em Portugal enviou uma carta ao secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, em que pede para que avalie as ações do deputado socialista. Contatado pela Lusa, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, diz que esta ação não corresponde nada à realidade e sublinha que o deputado José Carlos Barbosa está a fazer uma viagem privada pela ferrovia entre Paredes e Pequim. O deputado realçou que José Carlos Barbosa tem votado, ao longo dos anos, ao lado do PS, na condenação da Federação Russa e na defesa da causa ucraniana. Na atualidade internacional, Donald Trump revela que está a semi-negociar com o Irão, uma informação dada durante um telefonema com o portal Axios. O presidente norte-americano diz que os Estados Unidos estão a avançar com calma nas negociações e não há no horizonte novas ameaças militares norte-americanas. Agora, Trump parece querer que a pressão económica aumente no Irão e refere que o país está numa má situação económica. O enviado do Conselho para a Paz esclarece que não é esperado que Israel saia de Gaza até que o desarmamento do Hamas seja verificado. Nikolay Maldenov explica que Israel não será obrigada a retirar-se de Gaza. Esclarecimento feito em entrevista ao canal israelita Channel 12 News. Recordo que esta noite Netanyahu anunciou a rejeição de Israel ao plano de 15 pontos apoiados pelos Estados Unidos. De acordo com este enviado, a ideia é que haja uma retirada gradual. Ainda assim, sublinha que o que é pedido a Israel é que não avance além da chamada linha amarela em Gaza. Falamos ainda de outro conflito. Volodymyr Zelensky diz que a Ucrânia fará esta semana novos contratos com mediadores, contactos no sentido de apresentar passos e propostas que são necessários. De acordo com Zelensky, a Ucrânia está sempre ativa na diplomacia e promete também novos contactos para assegurar pacotes de defesa aérea. O governante acusa novamente a Rússia de falta de vontade para pôr fim à guerra. E tempo ainda para olharmos para o desporto neste jornal da uma. O Benfica empatou com o Académico de Viseu por dois gols no Estádio da Luz. A equipa encarnada entrou a ganhar no campeonato, mas acabou por se ficar pelo empate. Pavlídis e Prestianni marcaram os gols do Benfica. Do outro lado do meio-campo, Rúben Pereira e André Clovis apontaram os gols dos viriatos. Para Bruno Pinheiro, este foi um grande regresso do Académico à Primeira Liga depois de quase 40 anos.
Sentimos muito essa diferença de ritmo competitivo, mas dar os parabéns aos jogadores pela capacidade de sofrimento. Soubemos sofrer quando tínhamos que sofrer, tentamos jogar quando pudemos jogar. Dar os parabéns e é bom ter o Académico de Viseu na Primeira Liga 37 anos depois e conseguir este pontinho na primeira jornada no Estádio da Luz.
O técnico do Académico, que confessa ainda que os visenses beneficiaram de um estádio vazio, algo que para Marco Silva não é desculpa, para o técnico das Águias, este é um resultado muito mau e há que assumir-se a culpa.
Resultado frustrante, de certeza para os nossos adeptos, como para nós, e nós temos que assumir as responsabilidades. Simples, por isso nós marcamos dois gols em casa, tivemos uma ineficácia muito grande com as oportunidades todas que criamos, mas não podemos sofrer da forma como sofremos. Esta é que é a realidade. Isso é que é importante nós falarmos e claramente vermos o que temos que melhorar, porque o resto nós não podemos mudar e não adianta despender energia com isso. Portanto, resultado muito mau para nós, assumir a culpa daquilo que foi o resultado.
O técnico Marco Silva a lamentar o empate do Benfica contra o Académico de Viseu. Benfica 2, Académico de Viseu 2, foi o resultado ao fim do tempo. Noutros jogos da noite, o Futebol Clube do Porto entrou a ganhar o campeonato, venceu o Alverca por duas bolas a zero. A equipa de Francisco Farioli começa a defesa do título, conquistado na época passada, da melhor forma. André Silva e Gabri marcaram os gols da equipa portista. Para o Alverca, menos sorte, sem conseguir apontar qualquer gol nesta partida. Com este triunfo, o Futebol Clube do Porto junta-se ao Benfica no topo da Primeira Liga. Ambos têm três pontos. Após o final do encontro, Francisco Farioli dá a nota positiva à equipa, diz ter entrado no campeonato com o ritmo certo.
Acho que começamos muito bem. Antes do primeiro gol, acho que entramos mesmo com o ritmo certo no jogo. Depois, o jogo não se tornou exatamente aquilo que eu esperava. Além disso, nesta altura da época, talvez não seja assim tão fácil sermos brilhantes. Por isso, acho que hoje fomos bastante eficazes e eficientes. É, portanto, um resultado importante para começarmos a época com o ritmo certo.
Francisco Farioli após o final do encontro. Já pelo Alverca, apesar da derrota, Sérgio Ferreira está satisfeito. O técnico do Alverca deixa elogios aos Dragões, nomeadamente à defesa.
Satisfeito porque viemos à casa do campeão nacional e conseguimos criar oportunidades para marcar. Acho que hoje ficou provado porque é que o Diogo Costa é um dos melhores goleiros do nosso campeonato e do país e do mundo também. Custa-nos muito e estamos tristes pela derrota, porque acho que a equipa merecia mais, mas é mesmo isto o futebol. E neste momento, o nosso pensamento já está na próxima jornada, em retificar aquilo que não fomos tão fortes e tentar também potenciar aquilo que fizemos bem.
A reação do treinador do Alverca após o final do jogo com o Futebol Clube do Porto. A equipa portista venceu por duas bolas a zero. E é com desporto que fechamos este jornal da uma. O essencial da informação é atualizado à 13h30. Até já.