Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Miguel Cordeiro. Em destaque a esta hora, Miguel, PSD e Iniciativa Liberal acreditam que o PS deve apresentar uma nova candidatura à Provedoria de Justiça. Ontem o nome de Tiago Antunes foi chumbado pelos deputados.

Apesar do acordo público entre Partido Socialista e PSD, e apesar dos apelos dos líderes parlamentares dos dois partidos, acabaram por faltar 50 votos para Tiago Antunes conseguir o apoio de uma maioria de dois terços. Ouvido esta manhã na Rádio Observador, o deputado social-democrata António Rodrigues pediu ao PS para tirar ilações daquilo que aconteceu.

Nós estaremos disponíveis para aceitar e para discutir um candidato que o Partido Socialista venha a apresentar, assumindo também que o próprio Partido Socialista tire as devidas ilações daquilo que aconteceu ontem. Não estamos aqui a dizer que somos nós que vamos escolher quem o Partido Socialista vai indicar, mas o Partido Socialista tem que olhar para o Plenário, porque se votassem mesmo todos os deputados que estivessem cá, provavelmente o candidato também não seria eleito. É importante que o Partido Socialista também pense, faça a sua reflexão, é uma sugestão que faço, para encontrar alguém que seja suficientemente consensual, consiga ir buscar votos a todos os bancados e não apenas e só ao Partido Socialista ou ao PSD.

O mesmo diz Rui Rocha, antigo líder da Iniciativa Liberal. Não questiona que o nome volte a ser indicado pelo Partido Socialista, mas assegura que Tiago Antunes não vai passar no crivo dos deputados.

Parece-me evidente que é necessária uma outra candidatura. O resultado da eleição que existiu ontem aqui na Assembleia da República foi absolutamente arrasador para Tiago Antunes. Parece-me que o resultado foi evidente e que esse nome não passará no Parlamento, portanto, é necessário outro nome. Da minha parte, não ponho em causa que o PS, no âmbito do acordo que foi negociado, apresente esse nome. Agora, tem que ser um nome que não tenha os problemas de percurso que Tiago Antunes apresenta.

PSD e Iniciativa Liberal concordam que o PS precisa agora de apresentar uma outra candidatura.

Já o PS insiste que primeiro deve ser Tiago Antunes a fazer essa avaliação.

O Observador chegou a noticiar que o nome do antigo secretário de Estado não era consensual nem dentro do Partido Socialista e que, por isso, esta eleição estava naturalmente em risco. Foi o que acabou por acontecer, falhou a eleição. Ainda assim, o deputado do Partido Socialista, Pedro Delgado Alves, afasta que os deputados da bancada do PS tenham votado contra o nome proposto pelo próprio partido.

Posso dizê-lo de forma extraordinariamente categórica que é rigorosamente nenhum. Posso mesmo dizê-lo com este grau de confiança. O nome que não motivou nenhuma reserva, em momento algum, quer nas reuniões do grupo, quer nas conversas individuais que as pessoas mantiveram sobre o tema, pura e simplesmente, não há eco, e devo dizer. Estanhem muito a notícia que singularmente foi relatada pelo Observador, porque não consigo vislumbrar onde é que ela se pode ater.

Entretanto, a Rádio Observador ouviu esta manhã Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, que defende que não há tarefas impossíveis e pediu aos partidos que voltem a conversar para se conseguir eleger o novo Provedor de Justiça.

O PS vai enviar para o Tribunal Constitucional o decreto aprovado pelo PSD e pelo Chega, que prevê a perda automática de nacionalidade para quem cometa crimes.

Depois de, no ano passado, ter pedido a fiscalização das mudanças à Lei da Nacionalidade, desta vez, os socialistas insistem na questão de alteração ao Código Penal, que prevê a perda de cidadania portuguesa para quem comete certos crimes. Aos jornalistas, Eurico Brilhante Dias diz que essa é uma medida injusta.

Perante aquilo que é injusto e perante aquilo que é uma infeliz cedência do PSD à extrema-direita, aquilo que um grupo parlamentar responsável faz, tal como havia feito no passado, é pedir a fiscalização preventiva ao Tribunal Constitucional desse decreto.

Palavras esta manhã na Assembleia da República.

Hoje é dia de manifestação convocada pela CGTP em Lisboa. A central sindical espera a participação de milhares de pessoas.

É um protesto, novamente, contra o pacote laboral. O secretário-geral da CGTP volta a avisar o governo: quanto maior o ataque aos direitos dos trabalhadores, maior será a contestação.

Todos os dados aquilo que nos dizem é que de facto vamos ter milhares de trabalhadores nas ruas de Lisboa. Nós estamos perante um governo que é profundamente antidemocrático na forma como está a conduzir toda esta discussão. Estão a afastar a CGTP, ou a tentar afastar a CGTP deste processo de discussão. Nós estamos desde o início e continuamos a dizer que todas as formas de luta estão em cima da mesa. E também temos dito outra coisa, que é consoante a dimensão do ataque, maior será a dimensão da resposta.

O secretário-geral da CGTP falou hoje com a Agência Luz e diz que espera milhares de trabalhadores nas ruas esta tarde. A manifestação tem o mote "Abaixo o pacote laboral". Tem início agendado para às 14h30 no Saldanha, em Lisboa. Termina na Assembleia da República. Há protestos noutras zonas do país. Vai decorrer também no Ministério do Trabalho mais uma ronda negocial entre governo, patrões e UGT sobre a reforma laboral. Hoje é também dia de greve na administração pública. Este protesto contra o pacote laboral está a ter impacto, sobretudo, na educação e na Segurança Social.

Vamos ao desporto. O Sporting de Braga está nas meias-finais da Liga Europa, 15 anos depois. A equipa minhota venceu o Betis em Espanha por 4x2.

Esteve a perder por 2x0 e conseguiu uma épica reviravolta. Vai encontrar o Friburgo na próxima fase, nas meias-finais. Vamos neste jornal em direto até Braga, onde está a repórter do Observador, Maria Rego. Maria, o que têm dito os adeptos bracarenses com quem falaste esta manhã nas ruas de Braga?

Em comum, todos mostram muita felicidade pelo resultado alcançado ontem. Falamos há pouco com o Mário Oliveira, adepto do Braga, que acompanhou de perto e com muita expectativa o jogo de ontem. Explica à Rádio Observador que, apesar das dúvidas iniciais, se sentiu muito feliz com a exibição do clube.

Certas dúvidas no início do jogo. O Braga entrou com alguma dificuldade, mas depois conseguiu recuperar de uma forma espetacular e foi um bom jogo.

Um jogo de muitas emoções.

Sim, é um jogo de emoções, não há dúvida nenhuma.

Um bom jogo e que para este adepto faz ter esperança numa vitória inédita na Liga Europa.

Que o Braga continue assim e que ganhe a Liga Europa. É o que eu desejo.

Acha que é um destino com que é possível sonhar?

Sim, temos equipa para isso. Eles têm garra para isso e vão conseguir.

Caso a vitória seja alcançada, este adepto, e posso dizer-te, Miguel, que outros adeptos com quem me fui cruzando, todos garantem o mesmo, vêm até aqui ao Chafariz para celebrarem todos em conjunto. Há, de facto, muita emoção por esta conquista aqui pelas ruas de Braga, com adeptos que já nos confessaram que abriram mesmo uma garrafa de espumante depois da vitória de ontem. Um jogo que parece ter trazido ainda mais esperança para um resultado feliz do Braga na Liga Europa.

15 anos depois, o Sporting Braga está de regresso à meia-final da Liga Europa.

Meio-dia, oito minutos. Vamos a outras notícias também em destaque a esta hora, Miguel.

O jovem de 14 anos acusado de matar a mãe, vereadora da Câmara Municipal de Vagos, foi condenado a internamento em regime fechado durante três anos e com revisão a cada seis meses. Esta é uma decisão tomada esta manhã pelo Tribunal da Família e Menores de Aveiro. O tribunal diz que teve em conta o depoimento do jovem que confessou o crime. O primeiro-ministro britânico já chegou a Paris para uma cimeira sobre a reabertura do Estreito de Ormuz. França e Reino Unido vão presidir a esta reunião, que deve acontecer online com cerca de 40 países. O objetivo, de acordo adianta o jornal britânico The Guardian, elaborar um plano internacional de segurança para reabrir o Estreito de Ormuz.