Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Touchdown. Unbelievable! O desporto em destaque nas manhãs 360 com o Aníbal Rebelo. Aníbal, muito bom dia. E vamos falar de quê neste jornal?
Bom dia, Nelson. Vamos falar do Frederico Varandas, que promete um Sporting competitivo para atacar a próxima época na defesa do título de campeão nacional, mas afasta essa ideia de que o favoritismo esteja do lado dos Leões. Em dia de arranque dos trabalhos de pré-época no Dragão, vamos também ouvir Fábio Cardoso, jogador que na próxima época vai estar ao lado de Pepe na defesa do Futebol Clube do Porto, e até já promete conquistas. Enquanto ao Benfica, anda às voltas com o reforço para a ala esquerda, pode chegar de Marselha, mas não está nada fácil a negociação com a equipa francesa.
E o Sporting comemorou 115 anos. Frederico Varandas fez um balanço dos últimos três e deixou uma certeza: os Leões vão entrar nesta nova época a defender o título.
Mas começa já por dizer que não são favoritos. Mas Rúben Amorim diz vai ter uma equipa competitiva depois de na época passada ter quebrado esse jejum de 19 anos dos Leões.
Somos os favoritos para a época que agora arranca? Não, mas uma coisa posso garantir: estaremos extremamente competitivos e continuaremos a crescer enquanto clube. Hoje, quando se comemora o 115º aniversário deste grande clube, o Sporting deu passos gigantes para combater a sua maior ameaça: acabar com o mito da bipolarização do futebol português. O Sporting vai continuar a crescer, o Sporting vai continuar a ser competitivo e o Sporting jamais abdicará dos seus valores.
E nestes três anos de mandato, Frederico Varandas não deixou de realçar as dificuldades que o clube atravessou com orçamentos reduzidos. Ação que, diz o presidente leonino, permitiu assegurar o futuro do clube.
Desde 2018, tivemos que baixar orçamentos. Baixámos consideravelmente o orçamento no futebol? Sim, baixámos. Baixámos o orçamento nas modalidades? Sim, baixámos. Vencemos? Sim, vencemos. E vencemos, sobretudo, pela competência, pelo rigor e pela aposta na formação. Baixámos os orçamentos, mas ganhámos o futuro do Sporting.
Frederico Varandas, que também puxou dos galões para dizer que nos últimos anos ninguém ganhou mais títulos do que o clube de Alvalade.
Nestes três anos, ninguém venceu mais que o Sporting, no futebol e nas modalidades. Ninguém venceu mais que o Sporting. Durante anos, ouvi dizer que o Sporting se agarrava às modalidades para esconder que o futebol lhe fugia. Hoje temos muito orgulho que nos agarramos ao basquete. Temos muito orgulho que nos agarramos ao ténis de mesa, ao futsal, ao judo e a tantas outras modalidades, mas também nos agarramos ao futebol.
Um discurso para os sócios do Sporting, mas também para os adversários mais diretos.
Mas a nível de Frederico Varandas, deixou até recados também para o governo.
Com o secretário de Estado do Esporte, João Paulo Rebelo, sentado na plateia, depois de ter entregue ao Sporting o colar de honra ao mérito desportivo, Frederico Varandas fez um pedido para que não se esqueçam dos clubes que promovem o desporto numa altura de dificuldades provocadas pela pandemia.
Num momento de extrema dificuldade, num momento que infelizmente já passa a ser um ano, mais de um ano, também é importante que não se esqueçam de clubes como o Sporting Clube de Portugal. O Sporting Clube Portugal é um clube que promove o desporto em Portugal. É um clube que tem milhares e milhares de atletas, desde o ténis de mesa, da natação, da ginástica. Esperamos que quem tem a responsabilidade de governar o país não se esqueça dos clubes que têm esta missão social de promoção do desporto e da saúde, também não se esqueçam das dificuldades que estamos a deparar-nos dia a dia.
Aqui as declarações de Frederico Varandas, que nesta cerimônia deixou também um elogio aos atletas olímpicos do clube, que vão estar na edição deste ano dos Jogos Olímpicos.
Aníbal, ainda no Sporting, mais um nome na calha para a equipa de Rúben Amorim, um reforço que pode chegar do Famalicão.
Estivemos parado durante algum tempo o mercado leonino, mas agora com o regresso aos trabalhos, parece que começa a mexer. A cidade leonina está, por isso, decidida a ir buscar jogadores com potencial de crescimento e que possam impor-se também com conhecimento e bom rendimento na liga portuguesa. É o caso de Ugarte, o médio do Famalicão. Ao record, o jogador do Uruguai já confirmou o interesse dos Leões e deixou a indicação de que, por ele, a transferência pode já ser feita. Um negócio envolve o Famalicão. A equipa quer cinco a seis milhões de euros e quer também assegurar 50% dos dividendos numa futura transferência, à imagem daquilo que já aconteceu com Pote.
E no Benfica, a SAD continua a procurar um acordo com o Marselha para contratar Radončić.
É um dos jogadores aprovados por Jorge Jesus, mas não está fácil essa negociação. O futuro de Radončić só passará pela luz se o Marselha baixar o valor da venda. Luís Filipe Vieira já fixou o limite. São sete milhões de euros para atacar este extremo, um valor que fica ainda assim aquém das pretensões dos franceses, que apontam aos 10 milhões. Este, dizem, é o valor justo, sendo até abaixo dos 11 milhões que o Hertha de Berlim já tinha reservado na opção de compra. Na Luz, a convicção é de que o jogador tem vindo a desvalorizar, mas há um outro valor também a ter em conta neste negócio: o ordenado. Radončić recebe por ano qualquer coisa como um milhão de euros e, por isso, o Benfica não quer dar mais de 10 milhões no total do negócio, isto numa altura em que já se sabe, em Marselha, o treinador não conta com Radončić para a próxima época.
No Futebol Clube do Porto, um dos nomes que está em cima da mesa é o de Matías Viña.
O jogador do Palmeiras interessa à SAD. O agente do jogador, Fernando Duneira, é aguardado nos próximos dias no Porto para ouvir em concreto a proposta dos Dragões por este lateral esquerdo. O Palmeiras pede pelo menos 12 milhões por este jogador do Uruguai Futebol Clube do Porto que arranca hoje com os trabalhos de pré-época. Sérgio Conceição conta já com Fábio Cardoso, é o mais recente reforço dos Dragões. Tem contrato até 2026, chega do Santa Clara e até já promete títulos.
Gostava de acrescentar muitos, mas escolhendo o máximo, penso que seria realmente mais uma Liga dos Campeões. Com trabalho. Acho que realmente esse é o segredo e é muito o que me caracteriza. É dar sempre o máximo, seja em treino, seja em jogo, dar sempre o máximo por mim e por eles, acima de tudo.
Aqui as declarações de Fábio Cardoso ao Porto Canal, o defesa de 27 anos custou 2,5 milhões ao Futebol Clube do Porto, tem contrato com os Dragões para as próximas cinco épocas. E agora vamos ao Euro com o Carlos Alberto Diniz. Bom dia, Carlos.
Olá, bom dia.
Vamos então olhar para os jogos de amanhã. Depois já olhamos para os jogos de hoje, mas vamos olhar para este República Checa-Dinamarca. É o terceiro jogo dos quartos de final do Euro. Chegam a este jogo estas duas equipas depois de duas vitórias surpreendentes, de certa forma, nos oitavos de final. A segunda classificada do grupo B, a Dinamarca, derrotou o País de Gales por 4 x 0. Já a República Checa afastou os Países Baixos com uma vitória por 2 x 0. O que é que nós podemos esperar deste jogo, onde estão estas duas equipas que não entraram neste Euro como favoritas, mas agora começam já a assumir esse lugar?
Sim, é verdade. Equipas fundamentalmente muito motivadas. O Euro que tem sido dominado pela situação das duas equipas, uma a jogar com três centrais, mas aqui, de facto, uma República Checa a jogar num 4231 sempre, e a Dinamarca adaptando-se às circunstâncias e alterando a sua forma tática de estar em vários jogos que jogou. Mas um jogo que realmente prevejo que vai ser competitivo. A Dinamarca a traçar o seu entendimento com Dolberg na frente a ser a figura principal, mas claro, com Schmeichel, Christiansen e Poulsen a regressarem de uma lesão, e depois a República Checa também comandada por Schick, já com quatro gols nesta competição, digno de registo, e depois o central Kalas e Holeš como médio, são jogadores fundamentais. Mas dava aqui algum protagonismo, talvez algum favoritismo à Dinamarca.
E o vencedor dessa eliminatória irá jogar depois com a Ucrânia ou com a Inglaterra nas meias-finais, no próximo dia 7 de julho. As duas equipas jogam amanhã em Roma, nos quartos de final. Carlos, se tivéssemos aqui que apostar, diríamos que este até podia ser um jogo fácil nas apostas, isto porque a Ucrânia está pela primeira vez nos quartos de final. Inglaterra é já uma velha conhecida nestas fases do Euro e é a décima presença que tem no Campeonato da Europa. Mas será que são mesmo favas contadas para os ingleses?
Não me parece que sejam favas contadas, apesar do grande favoritismo ir para a Inglaterra, naturalmente, que tem jogado sempre no conforto do lar. Mas estou convicto que apesar da Ucrânia ser estreante nesta fase deste tipo de competições, a Inglaterra já não vai aos quartos de final desde 2012. Mas sendo a Inglaterra claramente favorita, a Ucrânia penso que está a ter um comportamento exemplar e que vai dar algum trabalho à Inglaterra. Não deve estar para o ajuste de não ser favorita. Comandada por Tsygankov, a chegar realmente mais longe do que era previsto, com alguns jogadores a terem algum protagonismo. O Tsitayenko no meio-campo, o Yarmolenko na frente, e o Mudryk também. São jogadores de referência da equipa e que têm tido boa capacidade competitiva. São duas equipas claramente que só jogaram com três centrais nos oitavos de final, também esta curiosidade. E depois a Inglaterra, é claro que tem jogadores de grande talento. Sterling, Maguire, Rice, Shaw. Por isso, historicamente a Inglaterra será a grande favorita, mas a Ucrânia não deve estar por esses ajustes. Vamos ver o que vai dar.
E na segunda-feira cá estaremos para analisar estes jogos dos quartos de final e ante vermos também o que irá sair para as meias-finais. Lembro que hoje temos este Suíça-Espanha e também o jogo Bélgica-Itália. São os dois primeiros jogos dos quartos-final. Carlos, bom fim de semana. Até segunda-feira.
Bom fim de semana. Até segunda.
Rádio Observador. Obrigada por ter ouvido este podcast. Se gostou, pode subscrevê-lo, pode partilhá-lo e também pode ouvir a Rádio Observador online em 98.7 em Lisboa e em 98.4 no Porto