721kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A Sexta Coluna

A Sexta Coluna

De Buenos Aires a Haia

Quando em 15 Estados da UE os partidos de “extrema-direita” têm mais de 20% do eleitorado, o alarme volta a soar na Holanda, com a vitória de Wilders, e nas Américas, com a do argentino Xavier Milei.
A Sexta Coluna

O político e o profeta: Kissinger e Fritz Kraemer

É no elogio fúnebre do seu mentor Fritz Kraemer, “o profeta”, que o “controverso” político se confessa no compromisso entre o ideal e o possível.
A Sexta Coluna

Há 48 anos

Os verdadeiros protagonistas do 25 de Novembro foram os militares do Batalhão de Comandos, mas o centrão acabou por ser o herdeiro do Thermidor português.
A Sexta Coluna

O único “perigo para a democracia”

É com o “perigo da extrema-direita” que o manto diáfano da propaganda vai tentar ocultar os males endémicos do regime.
A Sexta Coluna

Um socialista às direitas

Quando o socialismo e a esquerda espanhola parecem enterrar-se no compromisso separatista para manter o poder a qualquer preço, é bom ouvir a voz crítica e patriota de um dos seus pais fundadores.
A Sexta Coluna

Jus ad bellum e jus in bello

Num mundo de nações desunidas e grupos destatalizados, num mundo religiosa e culturalmente disperso, pode haver Direito da Guerra e Direito na Guerra?
A Sexta Coluna

Os 100 anos da Turquia

Nos cem anos da República turca, Erdogan, que apostou na conciliação entre a religião e o nacionalismo dos Jovens Turcos e de Ataturk, enfrenta os efeitos da crise israelo-árabe. Logrará resistir-lhe?
A Sexta Coluna

Saudades da Guerra Fria?

Embora vejamos ordem num passado que acabou e caos no presente que ainda corre estamos face ao fim de um mundo relativamente ordeiro, dominado por duas grandes potências que controlavam os seus campos
A Sexta Coluna

Hamas contra Israel: a mãe de todas as guerras

Não é fácil emitir juízos eticamente correctos, quando os “tigres esfaimados” tomam conta do processo.
A Sexta Coluna

Filhos de Torquemad@

A ideia de que o inimigo político é não só inimigo político, mas um ser profundamente perverso, Untermensch, sub-humano, que deve ser impedido de falar, escrever, circular e, em último caso, de viver.
A Sexta Coluna

Guerra e Paz : uma batalha cultural da guerra fria

O orçamento da super-produção não teve limites: afinal, eram as razões de Estado da Rússia e do Socialismo que estavam em jogo.
A Sexta Coluna

Paris não é uma festa

Bruscamente, uma vaga niilista abateu-se sobre as cidades francesas para destruir os símbolos de uma sociedade que exclui, e de que se auto-exclui, toda uma classe, toda uma cultura, toda uma geração.
A Sexta Coluna

Mercenários antigos e modernos

As revoltas de mercenários têm uma longa história e estão quase sempre ligadas a atrasos salariais ou falta de condições laborais. Terá sido esta diferente?
A Sexta Coluna

As eras dos mártires

Por cá, prefere-se a “opressão diária” mais ou menos discreta: o assassinato moral, que não dá cadeia; a acusação anónima, que permanece impune; e o linchamento mediático, que dá audiências.
A Sexta Coluna

De Silvio Berlusconi a Giorgia Meloni

Foi uma personalidade originalíssima, cujo sucesso nos pode ajudar a entender, pelas melhores e pelas piores razões, o mundo em que vivemos. Foi o artífice da direita unida em Itália.
A Sexta Coluna

Os dias de Camões

Se há censura capaz de cancelar o nosso maior poeta – cujas comemorações sobreviveram a quatro regimes – é a que por aí se anuncia e prenuncia.
A Sexta Coluna

Espanha: os dilemas pós-eleitorais

Depois da derrota de Domingo, 28 de Maio, o grande objectivo de Pedro Sánchez é traçar linhas vermelhas entre as duas direitas.
A Sexta Coluna

Os novos maniqueistas

Para todo o que cumpre os preceitos, as rezas e as devoções da nova Vulgata, a salvação; para todo o que ousa resistir ou discordar, alcatrão e penas.
A Sexta Coluna

Maio em Lisboa – 55 anos depois

“Vejam toda esta paz, esta prosperidade, este contentamento... Meus senhores, não admira realmente que sejamos a inveja da Europa!”
A Sexta Coluna

Para uma memória alternativa

No 49º aniversário da Revolução, os episódios trágico-cómicos da nossa já madura democracia e a denúncia dos horrores do Antigo Regime com que nos vai entretendo, obrigam a alguma memória alternativa.
A Sexta Coluna

Distopia em tempos de cólera

Quando nos falta quase tudo, incluindo géneros alimentares, que não nos falte a autodeterminação de género.
A Sexta Coluna

#NÃOPODIAS

Estando, neste regime e neste país, preparado há muito para tudo, confesso que fiquei, por uma vez, surpreendido.
A Sexta Coluna

A nova esquerda e os polícias da sensibilidade

Tal como as purgas estalinistas, os novos linchamentos, que começam por exterminar o inimigo externo, acabam a exterminar também os exterminadores, o inimigo interno.
A Sexta Coluna

Um catálogo da natureza humana

O relato da Paixão de Cristo é um compêndio intemporal da Humanidade, um catálogo da natureza humana.
A Sexta Coluna

O milagre de Pequim, entre Irão e Arábia Saudita

Sem postulados ideológicos externos, Pequim quer aparecer como o grande arquitecto da paz numa ordem internacional alternativa à ordem internacional liberal.
A Sexta Coluna

João Salgueiro: no coração da transição

A crise entre os católicos e o Estado Novo ficou também a dever-se à desilusão de uma ala de católicos corporativistas com o corporativismo português.
A Sexta Coluna

Democracia e Nação

Apesar da demonização do nacionalismo, nação e democracia parecem continuar a ser indissociáveis como pilares da modernidade política.
A Sexta Coluna

Juan Velarde Fuertes: um falangista liberal

Ser um falangista liberal pode ser uma contradição nos termos. Mas não para um homem único como Juan Velarde, que olhava o mundo com sabedoria e abertura prezando acima de tudo a justiça e a liberdade
A Sexta Coluna

A guerra dos géneros e outras histórias de pasmar

Com o veto do governo inglês à nova lei de “autodeterminação da identidade e expressão de género” aprovada pelos escoceses, a Guerra dos Géneros tornou-se uma frente de batalha.
A Sexta Coluna

Um combate desigual

Portugal continua a ser um país ideologicamente exótico onde o combate político é desigual e os media negam ou ignoram tudo o que incomode o quadro mental instituído.
A Sexta Coluna

Com “La Lollo” no Cinema Paraíso

Humphrey Bogart dizia que Gina Lollobrigida fazia de Marilyn Monroe uma Shirley Temple. Não sei quando vi pela primeira vez “la Lollo”, mas foi com certeza no Porto, numa tarde no cinema.
A Sexta Coluna

“Fascismo, nunca mais!”

O alarme contra os “populismos” e a pretensão de os reconduzir a velhas formas de autoritarismo ou totalitarismo, parece ignorar as diferentes circunstâncias, doutrinas e práticas de então e de hoje.
A Sexta Coluna

Brasil paralelo

Terão os invasores dos Três Poderes, em Brasília, ao soltarem os seus instintos predadores, desencadeado o discreto estado de excepção que estava a ser montado e precisava deles?
A Sexta Coluna

A crise da ordem internacional liberal

Numa ordem mundial em crise e transição, a estabilidade só poderá ser restaurada com realismo, ou seja, tendo em conta que nem sempre a Paz coincide com a Justiça.
A Sexta Coluna

Marcel Proust: a política e a escrita

Sartre definiu Proust como um pederasta envergonhado, agente da “propaganda burguesa” e perpetuador do “mito da natureza humana”. Mas será a continuidade da natureza humana um mito?
A Sexta Coluna

O marxismo, a partir de Raymond Aron

Para Aron uma das forças do marxismo, além de ser a transposição e a caricatura de uma religião de salvação, é poder ser explicado, tanto em 5 minutos, como em 5 horas, em 5 anos ou em meio século.
A Sexta Coluna

A política do cinema, "as time goes by"

De 1942 a 1945 Hollywood produziu cerca de 500 filmes de guerra ou relacionados. Casablanca foi dos primeiros com a ideia de cruzada internacional até no leque de nacionalidades dos principais actores
A Sexta Coluna

25 de Novembro: a acalmação

A natureza estrutural da realidade portuguesa dos últimos 200 anos é essencial para perceber como é que dos meses que vão de 25 de Abril a 25 de Novembro resultou o Thermidor que originou este Centrão
A Sexta Coluna

Os 100 anos da Marcha sobre Roma

A marcha dos fascistas sobre a capital, depois exaltada como decisiva, foi mais uma demonstração de força destinada a cobrir um golpe de Estado indolor do que um assalto violento ao poder.
A Sexta Coluna

“Make China marxist again”

Xi Jinping é um líder para quem o marxismo-leninismo é uma teoria útil e multiusos, um instrumento ideológico ao serviço do nacionalismo chinês.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.