El Niño

El Niño

O El Niño pode regressar este inverno

A Organização Meteorológica Mundial avisou que o fenómeno El Niño pode regressar no inverno. Não será tão forte como o último, o pior já registado, que fez de 2016 um ano recorde de temperaturas.
Papa Francisco

Papa elogia solidariedade com vítimas do "El Niño"

No segundo dia de visita ao Peru, o Papa Francisco recordou os 160 mortos e mais de 300 mil vítimas de inundações provocadas pelo fenómeno e elogiou os que ajudaram as vítimas "como irmãos".
El Niño

El Niño derrete bancos de gelo da Antártida

Um trabalho divulgado esta segunda-feira na publicação científica Nature Geoscience refere que o fenómeno meteorológico El Niño causa alterações nos bancos de gelo da Antártida.
Lifestyle

É tudo uma questão de inteligência

Entre connosco numa viagem ao “cérebro” da cidade do Porto e descubra uma estratégia inspirada nas melhores práticas das cidades do futuro.
Fotogaleria

Como nasceram flores no deserto do Atacama?

128
O lugar mais seco do planeta ganhou cor e vida, num fenómeno que geralmente ocorre com intervalos de 5 a 7 anos conhecido por "El Niño". Falamos do Atacama, onde as dunas deram lugar a flores.
El Niño

Mais de 120 mil afetados pelo El Niño em Timor

Um balanço divulgado pelas Nações Unidas estima que o custo da perda de cabeças de gado e outros animais atingiu os 13 milhões de dólares.
El Niño

Acabou o El Niño. Mas vem aí o La Niña

Durante meses a fio o El Niño trocou as voltas ao clima um pouco por todo o mundo. O fenómeno já terminou e foi um dos mais intensos desde que há registo. Agora deverá seguir-se outro: o La Niña.
UNICEF

Sobreviver ao El Niño

Perante as diversas situações derivadas dos os efeitos intensos do El Niño e que requerem simultaneamente ajuda de emergência, evitar uma tragédia na África Oriental e Austral deve ser uma prioridade.
Surf

A onda que Dosland surfou e que se tornou viral

Tom Dosland foi filmado a surfar uma onda gigante com mais de 12 metros em Pea'hi, na costa norte do Havai. Há quem lhe chame "o maior wipeout alguma vez registado".
El Niño

Chile. As ondas gigantes que levam carros à frente

O El Niño continua a dar que falar. No Chile provocou a formação de ondas gigantes. Uma delas abalroou um carro da proteção civil quando este andava pela estrada.
Alterações Climáticas

El Niño vai provocar frio e calor invulgar nos EUA

A força do fenómeno El Niño não diminuiu e o maior impacto vai ser sentido nos Estados Unidos em 2016, quando provocar frio no sul do país e um invulgar calor no norte, segundo a NASA.
Clima

De quem é a culpa do tempo quente?

135
Neve na Europa e nos EUA há pouca. O tempo é mais de primavera. Mas há cheias no Reino Unido e até um onda de calor nunca vista no Polo Norte. Culpados? O El Niño?
El Niño

Meteorologia. O tempo deve estar louco

104
Apesar das cheias em Inglaterra, há estâncias de ski a fechar portas nos Alpes e temperaturas acima dos 25ºC em algumas zonas do continente norte-americano. O que está a acontecer ao clima?
El Niño

El Niño leva cobra venenosa até à Califórnia

Uma cobra de água venenosa foi encontrada numa praia da Califórnia. A víbora tropical foi arrastada até às águas frias da Califórnia pelas correntes provocadas pelo El Niño, dizem os especialistas.
UNICEF

El Niño ameaça a vida das crianças, avisa UNICEF

A UNICEF estimou que 11 milhões de crianças estejam em risco de fome, doenças e falta de água na África Oriental e Austral em resultado da força crescente do fenómeno meteorológico conhecido por El Niño.
Alterações Climáticas

Oceano mais quente, menos pinguins

As alterações climáticas vão ter impacto nos predadores marinhos por afetarem a distribuição de peixe - diminui o número de indivíduos e o sucesso reprodutivo.
México

Furacão Patrícia já perdeu intensidade

Os danos provocados pelo Patrícia foram menores do que se esperava, mas as próximas horas ainda são de alerta no México, onde a noite ficou marcada por chuvas e ventos fortes.
México

Presidente do México: "o furacão já está na costa"

5.364
O furacão Patrícia atingiu a categoria mais alta da escala de ventos. As autoridades norte-americanas classificam-no como o mais forte do hemisfério oeste desde que há registo.
Clima

2015 é, até agora, o ano mais quente de sempre

Os primeiros nove meses de 2015 foram os mais quentes alguma vez registados no planeta, estando em vias de bater o recorde de ano mais quente alcançado em 2014.
Alterações Climáticas

El Niño pode afetar quatro milhões de pessoas

As Nações Unidas alertaram as Ilhas do Pacífico a prepararem-se para iminente ocorrência do fenómeno climático El Niño com o potencial de afetar mais de quatro milhões de pessoas.
Meteorologia

El Niño de 2015 entre os mais fortes desde 1950

Os El Niños de 1997-1998 e 1982-1983 foram excecionalmente fortes, mas o de 2015-2016 pode vir a superar estes dois. Começou em março e poderá prolongar-se até à próxima primavera do hemisfério norte.
Clima

2015 pode ser ainda mais quente que 2014

O fenómeno El Niño afeta sobretudo o Pacífico sul, mas os efeitos podem fazer-se sentir em todo o planeta. A agência meteorológica norte-americana prevê que o fenómeno possa durar mais nove meses.
Mundo

Meninos podem continuar a cantar lotaria espanhola

Uma nova lei espanhola proíbe os menores de participarem em jogos de lotaria e apostas desportivas. Mas a "tradição" manda e os meninos de San Ildefonso continuarão a cantar os números vencedores.
Clima

Tempestades severas, crianças mais pequenas

Doenças, escassez de comida e água potável afetam toda a população depois de um desastre natural. E isto atrasou o crescimento das crianças, revela estudo liderado por norte-americano.
Mundial 2014

El Niño: seca extrema ou muita chuva

Enquanto as seleções se preparavam para o campeonato do mundo de futebol, um fenómeno climático ganhava forma no Pacífico Sul. O clima pode tornar-se ainda mais difícil de suportar para os jogadores.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)