Dark Mode 166kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Encontraram a sonda Philae, desaparecida há 2 anos

Dois anos depois de se perder no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a sonda Philae foi fotografada pela Rosetta. Esta descoberta acontece a 25 dias do fim da missão.

Bye bye, Philae

Ainda espera novidades vindas da superfície do cometa Chury? Esqueça. Por esta altura, o módulo Philae estará coberto de pó e demasiado frio para funcionar, dizem os cientistas.
Atualidade

Philae vai dormir, mas Rosetta ainda tem trabalho

Um ano depois, Éric Jurado fala da alegria, alívio e apreensão com a aterragem de Philae no cometa. De forma geral, faz um balanço positivo da missão Rosetta.
Atualidade

Philae. A história do robô que aterrou num cometa

Há precisamente um ano, o robô Philae desprendeu-se da sonda espacial Rosetta e aterrou na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Recorde a história, única na humanidade, com este vídeo.
Espaço

Na origem, o sistema solar pode ter tido oxigénio

A nuvem de gás que se formou à volta do cometa Chury, à medida que este se aproximou do Sol, tinha oxigénio molecular (O2). Isto pode querer dizer que já existia O2 no cometa desde a sua formação.
Exploração Espacial

Vídeo: a missão da Rosetta e Philae em 6 minutos

O Observador tem acompanhado a missão da sonda Rosetta desde que o robô Philae pousou na superfície do cometa. Agora partilhamos um vídeo que faz o resumo desta aventura.
Exploração Espacial

ESA transmite hoje viagem do cometa perto do Sol

Esta quinta-feira, o cometa Chury e os dois viajantes que o acompanham: Philae e Rosetta, vão atingir o ponto mais próximo do Sol. A Agência Espacial Europeia (ESA) vai transmitir o momento em direto.

Encontrados "precursores de vida" no cometa 67P

As primeiras amostras retiradas pelo módulo Philae do cometa 67P, em novembro, mostraram a presença de 16 compostos orgânicos. Resultados foram esta quinta-feira publicados na revista Science.

Sonda Rosetta estabelece segundo contacto

A sonda espacial Rosetta estabeleceu um segundo contacto com o módulo Philae na superfície do cometa 67/P, pondo fim a uma letargia de quase sete meses nas comunicações entre os dois aparelhos.
Espaço

Depois de sete meses adormecido, Philae "acordou"

"Olá Terra, consegues ouvir-me?". A primeira nave de sempre a orbitar um cometa voltou ao ativo, anunciou a Agência Espacial Europeia.

Gelo compacto surpreendeu Philae

Ao que os cientistas conseguiram apurar até ao momento, Philae pode ter andado aos saltos porque o cometa é muito mais duro à superfície do que previsto.
Espaço

Philae "adormeceu", por falta de energia

Philae "aterrou" no cometa 67P com 60 horas de bateria. Contava conseguir carregá-las com energia solar, mas não foi possível. A ESA tem esperança de que ainda seja possível acordá-lo.
Espaço

E se o cometa Chury flutuasse sobre cidades da UE?

Imaginar o tamanho de um corpo celeste que se encontra a mais de 500 milhões de quilómetros não é imediato, por isso a Agência Espacial Europeia decidiu compará-lo com o tamanho de algumas cidades.

O Philae está à sombra. E isso é um problema

O Philae "aterrou" no cometa e até tirou fotografias. Mas há algo que não está a correr bem: o módulo está à sombra, só tem recebido hora e meia de luz solar e, por isso, não tem carregado as baterias

Philae "aterrou" três vezes

Apesar de ter andado aos saltos no cometa, o módulo está estável e a transmitir imagens e dados. Se não se conseguir fixar corre o risco de ser lançado no espaço. Veja as melhores imagens do Philae.
Espaço

Philae já está no cometa a enviar fotografias

Já chegaram as primeiras fotografias e dados científicos enviados pela Philae da superfície do cometa 67P. A missão da Rosetta prossegue a 510 milhões de quilómetros de distância do nosso planeta.
Espaço

Porque é que a Rosetta perseguiu o Chury?

Foi observado pela primeira vez há 45 anos e desde 1993 que a Agência Espacial Europeia se quer encontrar com ele. A Rosetta pretende decifrá-lo com a uma mensagem do universo antigo.

"Acometagem" concluída, mas frágil

Passavam dois minutos das 16h00 quando a equipa da ESA lançou a primeira salva de palmas. À hora prevista o módulo "aterrou" no cometa. A ESA já recebeu a primeira imagem tirada durante a descida.
A página está a demorar muito tempo.