O módulo Philae que em novembro aterrou no cometa 67P despertou, após sete meses de hibernação. Os primeiros sinais de movimentação foram recebidos pela Agência Espacial Europeia (ESA) este sábado à noite. O contacto durou 85 segundos.

A notícia foi avançada pela ESA e pela reativação da conta de Twitter criada na altura para o Philae. Este foi o primeiro “tweet” desde 15 de novembro do ano passado, data em que esgotou a bateria.

Olá Terra! Consegues ouvir-me?

O Philae “aterrou” no cometa 67P a 12 de novembro, com 60 horas de bateria. Contava conseguir carregá-las com energia solar, mas na altura não foi possível, uma vez que aterrou à sombra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na altura, a ESA afirmava ter esperança de que ainda fosse possível acordá-lo, para que pudesse cumprir o objetivo com que foi desenvolvido: orbitar o cometa durante um ano para recolher imagens, dados geológicos e informações sobre a composição química do cometa.

Ao que tudo indica, é isso mesmo que a nave vai fazer agora, via sonda Rosetta. “A sonda está pronta para as operações”, disse o responsável pelo projeto, Stephan Ulamec, em comunicado enviado aos jornalistas.

Olá! Estou acordado! Quanto tempo estive a dormir?

No mesmo comunicado, a ESA assumiu que é possível que o módulo tenha regressado ao ativo mais cedo, mas sem, no entanto, conseguir estabelecer contacto. Os cientistas aguardam agora por mais contactos, já que o robôt conseguiu reunir informação durante os primeiros dois dias e meio da aterragem, antes de ficar sem bateria. Será também possível saber mais detalhes sobre o que aconteceu nos últimos dias no cometa 67P.