910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Defesa

Exército

Morreu militar ferido com arma na Academia Militar

Soldado que foi ferido com uma arma de fogo na Academia Militar morreu esta madrugada. Exército lamenta morte e recorda que Polícia Judiciária Militar foi notificada.
Noticiário

18h. Prognóstico de militar "é muito reservado"

O militar com menos de 25 anos foi hospitalizado este sábado depois de um incidente com uma arma de fogo na Academia Militar de Lisboa. Foi aberta uma investigação ao caso.
Noticiário

17h. PR lamenta a morte de Pedro Sobral

O presidente da APEL e diretor da Leya morreu este sábado, vítima de atropelamento, em Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a morte de Pedro Sobral.
Noticiário

16h. Ciclista atropelado em Lisboa é Pedro Sobral

O ciclista morto por atropelamento em Lisboa, esta manhã, é Pedro Sobral, presidente da APEL e diretor da Leya. A ministra da Cultura lamenta a morte de um parceiro essencial do Ministério da Cultura.
Exército

Militar hospitalizado após incidente com arma 

Um militar em serviço foi transportado para o Hospital de São José após um incidente com uma arma de fogo na Academia Militar. Exército abriu processo para apurar as causas.
Noticiário

14h. Carlos Moedas acusa oposição de populismo

O presidente da Câmara de Lisboa não se demarca da operação policial no Martim Moniz. Ainda, confirmada uma morte nas estradas portuguesas, durante a operação de natal e ano novo da PSP.
Noticiário

11h. Operação Natal e Ano Novo sem vítimas

Em direto, porta-voz da PSP faz balanço da operação de Natal nas estradas portuguesas. Reportagem no Mercado de Alvalade e Marcelo já está na Eslováquia.
Noticiário

8h. Vitorino. Operação da PSP "contraproducente"

O socialista alerta para o risco de operações políciais estigmatizarem a comunidade imigrante em Portugal. Gouveia e Melo acusado de validar "atos ilegais" no castigo dos marinheiros do NRP Mondego.
Noticiário

7h. Martim Moniz. Governo rejeita razões raciais

O Governo afasta qualquer ligação entre a operação da PSP no Martim Moniz e questões raciais e de imigração. IGAS acusa INEM de não ter estratégia para reter trabalhadores, e o sindicato concorda.
Noticiário

6h. Marcelo visita militares na Eslováquia

Os militares portugueses da primeira força nacional destacada na Eslováquia estão a cumprir uma missão da NATO. Esta sexta-feira, o Primeiro-ministro visitou tropas portuguesas na Roménia.
Noticiário

4h. FC Porto defronta o Moreirense este sábado

Vítor Bruno, treinador do FC do Porto espera sair vitorioso da partida que está marcada para as 20h30 em Moreira de Cónegos. Já César Peixoto acredita que pode vencer uma 2ª vez sobre o FC do Porto.
Noticiário

3h. Acórdão. Gouveia e Melo validou "atos ilegais"

Acórdão do Tribunal revela que o Almirante aprovou "atos ilegais" no castigo dos marinheiros do Navio da República Portuguesa do Mondego. Em março de 2023 os militares recusaram-se a entrar no navio.
Justiça

NRP Mondego. Gouveia e Melo validou "atos ilegais"

Acórdão visa almirante em "atos ilegais" na aplicação dos castigos, numa altura em que Gouveia e Melo está de saída da Marinha para ficar livre para uma possível candidatura à Presidência da República
Marinha

"Onde quer que esteja, serei vosso camarada"

No discurso de despedida o almirante pediu aos militares que "nunca deixem de ter orgulho na condição de marinheiro". Prometeu que, "onde quer que esteja", será sempre "camarada" dos que agora deixa.
NATO

"Não bastam palavras de conforto" aos militares

Luís Montenegro esteve esta sexta-feira com as mais de duas centenas de militares portugueses das Forças Nacionais Destacadas (FND) na Roménia que integram a missão da NATO neste país.
Guerra na Ucrânia

PM: "Gastos em Defesa podem ter retorno económico"

Na Roménia, Luís Montenegro diz que o investimento em Defesa é "estratégico" e "estrutural". E afirma que Portugal "tem condições para ter mais capacidade produtiva na área da Defesa".
Exército

Salários em atraso três dias em dezembro

O salário de dezembro do Exército será pago com três dias de atraso por "razões de ordem técnica nos sistemas de informação e financeiro", de acordo com a informação transmitida aos militares.
Noticiário

12h. PS acusa PM de liderar um Governo extremista

Pedro Nuno Santos acusa Luís Montenegro de liderar o Governo mais extremistas que Portugal teve nas últimas décadas. Ainda, os salários do Exército deste mês vão ser pagos com três dias de atraso.
Exército

Montenegro visita militares portugueses na Roménia

Luís Montenegro partirá de Bruxelas, onde participou na reunião do Conselho Europeu na quinta-feira, e tem chegada prevista à base de Caracal, situada a 200 quilómetros de Bucareste, pelas 13h.
Noticiário

10h. Bombeiros agendaram manifestação nacional

Está marcada para o dia 15 de janeiro, e vai ser acompanhada de uma greve no mesmo dia. Ainda, a operação da PSP está a ser muito criticada por várias figuras políticas, principalmente de esquerda.
Noticiário

7h. 200 centros de saúde com horário prolongado

A medida tem como objetivo aliviar as urgências hospitalares no pico do período de infeções respiratórias. Ainda, António José Seguro revela que falou com Pedro Nuno Santos sobre as presidenciais.
Noticiário

1h. NRP Mondego. Marinha vai recorrer da anulação

Tribunal decidiu anular o castigo aplicado a onze marinheiros do NRP Mondego depois de estes se terem recusado a cumprir uma missão. A Marinha avisa que vai recorrer da decisão.
Marinha

Tribunal anula castigo, Marinha recorre

Armada tinha castigado militares que recusaram cumprir missão alegando razões de segurança. Tribunal anulou decisão, mas Marinha vai recorrer.
Forças Armadas

Militar português é condecorado na Roménia

O capitão-de-fragata Pedro Santos Serafim, natural de Póvoa de Varzim, foi distinguido pelo seu desempenho enquanto responsável pela área das relações internacionais do Estado-Maior da Armada.
Noticiário

00h. 25 de Abril: Morreu oficial Almada Contreiras

Almada Contreiras foi Conselheiro de Estado e Conselheiro da Revolução. Fica para a história como o homem que escolheu "Grândola Vila Morena" como segundo sinal de avanço das operações militares.
Noticiário

20h. Madeira: Acordo só depois de eleições, diz PS

5 anos depois, Paulo Cafôfo volta a abrir porta a acordos com os partidos da oposição mas afasta a hipótese de um Governo de Salvação entre PS e PSD.
Guerra

Moscovo e aliados estão a minar a não proliferação

As repercussões globais da guerra russo-ucraniana subvertem cada vez mais os fundamentos da ordem nuclear internacional.
Hollywood

Tom Cruise recebe medalha da Marinha por Top Gun

A Marinha americana homenageou Cruise pelo papel que teve em despertar o interesse de muitos em ingressar nas suas fileiras e no apoio de décadas do ator aos seus pilotos, marinheiros e fuzileiros.
Força Aérea

Figo Maduro. Rangel diz que "houve mal-entendido"

Paulo Rangel explicou que após Cartaxo Alves ter entendido o contexto do seu protesto, conversou consigo para pedir desculpa, garantindo que seria feita uma avaliação dos acontecimentos.
Guerra na Ucrânia

"Europa tem de investir na sua própria defesa"

Durão Barroso defende que a Europa deve ter "autonomia, no âmbito da NATO" e que "a melhor forma de evitar uma guerra é estar preparado para ela", apesar de garantir que "deseja ardentemente a paz".
Marinha

Marinha preenche "lacuna" com dois navios em 2028

Questionado sobre o seu futuro e onde estará em 2028, ano da chegada dos dois reabastecedores, almirante respondeu: "Estarei em Portugal a ver os navios chegar com o maior prazer".
Exploração Espacial

Marinha. Submarinos vão preparar missões espaciais

Objetivo é preparar missões de longa duração para além da órbita terrestre baixa como viagens à Lua e a Marte. Vão ser utilizados submarinos da Marinha portuguesa para simular o ambiente espacial
Defesa

Durão Barroso apela ao investimento na Defesa

Durão Barroso apelou ao investimento europeu na Defesa e defendeu autonomia no âmbito da NATO, referindo que a reeleição de Trump pode motivar a Europa a fortalecer suas capacidades militares.
Política

Gouveia e Melo promete "não falar mais da Marinha"

Henrique Gouveia e Melo diz que "é altura de fechar um capítulo" da sua vida e começar outro e frisa que nunca vai comentar a situação na Marinha, pois isso é assunto "de quem está no ativo".
Defesa

Super Tucano: Melo destaca retorno financeiro

Nuno Melo sublinhou que dos 200 milhões de euros gastos pelo Estado, 75 milhões serão investidos no setor industrial português para reconfigurar as aeronaves brasileiras para os critérios da NATO.
Noticiário

21h. Saúde. Ministra admite alargar pré-triagem

A Ministra da Saúde considera que o modelo do SNS implementado para as grávidas e que entrou hoje em vigor já deveria ter começado há muito tempo. O modelo está em fase experimental.
Noticiário

20h. Durão Barroso: "É preciso investir na defesa"

Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia, considera que a Europa deve preparar-se para caso o conflito entre a Rússia e a Ucrânia se prolongue. Ainda, tiroteio faz 3 mortos em Wisconsin.
Noticiário

18h. Gouveia e Melo antecipa saída da Marinha

Saída estava prevista para Março. Gouveia e Melo fica livre para eventualmente se candidatar à Presidência. Ainda, seleção portuguesa de futebol feminino já conhece adversários no EURO2025.
Marinha

Gouveia e Melo passa à reserva já no final do ano

Almirante deveria ficar no cargo até março, mas vai passar à reserva já no final do ano. "Continuar no ativo retira-me alguma liberdade nos meus direitos cívicos", justificou Gouveia e Melo.
Noticiário

12h. Israel. Netanyahu em tribunal para julgamento

Benjamin Netanyahu em tribunal para depor em julgamento. Ainda, A FNAM considera que pré-triagem para grávidas é apenas uma manobra do Ministério da Saúde para disfarçar a falta de médicos no SNS.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.