894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

BES

Noticiário

1h. Registos sabiam de nacionalidade de Sobrinho

O Instituto de Registos e Notariado sabia há sete meses que Álvaro Sobrinho usava a nacionalidade portuguesa sem a ter. O ex-banqueiro aproveitou falhas do IRN e continuou a declarar-se português.
Angola

"Nunca fui notificado da perda de nacionalidade"

Álvaro Sobrinho alega que tentou renunciar à nacionalidade em 1984, mas que não "podia fazer nada" porque nunca o "notificaram" sobre o assunto, sendo português durante 40 anos.
Justiça

Inquérito do IRN sobre Sobrinho enviado ao MP

IRN detectou o uso de documentos portugueses por Álvaro Sobrinho em abril de 2024, mas a falha detectada não foi comunicada à tutela politica e às autoridades.
Caso BES

MP quer nacionalidade de Sobrinho verificada

PGR diz que é público que Álvaro Sobrinho não tinha a nacionalidade portuguesa e quer verificar se o banqueiro apresentou-se como português perante a Justiça. Requerimento ainda está em análise.
Álvaro Sobrinho

Documentos de Sobrinho. Montenegro desconhece caso

"Não tenho conhecimento nenhum desse processo e, portanto, registei como muito positiva a iniciativa da ministra da Justiça, de abrir uma investigação para podermos tirar conclusões" disse Montenegro.
Justiça

Álvaro Sobrinho deixou de ser português há 40 anos

Álvaro Sobrinho renunciou à nacionalidade portuguesa em 1984, mas o passaporte só foi apreendido pelas autoridades este verão. A meses do arranque do julgamento em Lisboa, empresário vive em Luanda.
Caso BES

BES. Contabilista não agiu por iniciativa própria

Ex-presidente da consultora afirmou que o ocultação do passivo pelo contabilista do BES "só pode ser para o benefício dos acionistas". Sattar afirmou já ter preocupações em relação ao GES em 2013.
Noticiário

14h. PR está disponível para receber Ventura

O líder do Chega considerou que o Presidente da Republica teve uma "atuação lamentável" na visita que fez aos bairros da grande Lisboa e anunciou a intenção de lhe entr4egar um "protesto formal".
Caso BES

Auditora diz nunca ter visto vendas como as do BES

Esquema do BES pode ter gerado uma mais-valia de 700 milhões de euros para um intermediário externo ao grupo, segundo a KPMG. Trata-se da comercialização de obrigações dentro do GES.
Noticiário

14h. Empresário português raptado em Moçambique

Trata-se do segundo caso de rapto conhecido em Maputo este mês. No anterior, a vítima foi libertada horas depois. Ainda, AIMA concluiu num ano 250 mil processos relacionados com vistos de residência.
Noticiário

13h. Fesap reúne novamente com Governo dia 4

Tal como os outros sindicatos, a Federação de Sindicatos da Função Pública não chegou a acordo com o governo. Ainda, a KPMG quis fazer uma "auditoria à antiga" às contas do BES, dias antes da queda.
Noticiário

21h. GES: Grupo não justificou buraco nas contas

A auditora da KPMG diz que apenas o contabilista Francisco Machado da Cruz tentou explicar o buraco de mil e trezentos milhões de euros. Ainda, o Governo quer reduzir o IRC de 21% para 15%.
Caso BES

Tese de erro nas contas nunca foi justificada

A tese de erro nas contas do GES avançada para explicar o buraco nas contas nunca foi justificada pelos administradores, disse uma das auditoras que integrava a KPMG aquando do colapso do grupo.
Noticiário

15h. Ventura não vai usar imunidade parlamentar

Em declarações na Assembleia da República o líder do Chega adianta que não vai recorrer à imunidade parlamentar face à queixa-crime contra o Chega. Ainda, Ruben Amorim sobre a lesão de Nuno Santos.
Noticiário

14h. Zelensky acusa Guterres de ser "pró-Rússia"

O Presidente ucraniano criticou o secretário-geral da ONU por ter marcado presença na cimeira dos BRICS, na Rússia. Ainda neste jornal, a queixa-crime contra o Chega é entregue esta segunda na PGR.
BES

Defesa de Salgado opõe-se a nomeação de curador

A defesa salientou mesmo que a proposta de nomeação de um curador para Ricardo Salgado não resolve o que considera ser "a violação do direito fundamental relativo ao exercício pessoal da defesa".
Noticiário

12h. NATO confirma tropas da Coreia na Rússia

O secretário-geral da NATO confirma que as tropas norte-coreanas foram enviadas à Rússia e que algumas já estão na região de Kursk. Ainda, Salgado vai ser sujeito a uma nova perícia neurológica.
Noticiário

6. Observadores internacionais relatam fraudes

A oposição, na Geórgia, denuncia graves irregularidades. Observadores internacionais falam em relatos de pressão sobre os eleitores, em particular sobre os trabalhador do setor público.
Noticiário

5h. Ministro das finanças reúne-se com deputados

A votação na generalidade acontece na quinta-feira. Segue-se o debate na especialidade e a votação final global marcada para dia 29 de novembro.
Lesados do BES

Que "provisão" é esta que os lesados exigem?

Aforrador que interpelou Salgado, à entrada para o tribunal, desejou sorte ao ex-banqueiro e acusou o Novo Banco de se ter apropriado da provisão que diz ter sido feita para garantir os seus direitos.
E o vencedor é...

O Chega tem o isqueiro, o BE as acendalhas

Os eleitores do Chega "saem da caverna" e o país está mais dividido do que nunca. Afinal, "quanto pior melhor"? Não sabemos... mas a MAI também não. Será melhor a Ministra continuar escondida?
Caso BES

Indignação de Ulrich e críticas de Queiroz Pereira

A quinta sessão de julgamento do caso BES ficou marcada pelas questões que Fernando Ulrich devolveu ao tribunal: "Essa pergunta serve para quê?", indignou-se.
Noticiário

21h. Amadora. Agentes com funções administrativas

A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, afirma que este é um protocolo habitual neste tipo de situações e que está agora a decorrer.
Noticiário

18h. Chega pede demissão de Margarida Blasco 

O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, acusa a ministra de se "esconder" sobre o caso do homem baleado pela PSP na Amadora. Ainda neste jornal, ataque de Israel faz 18 mortos no Líbano.
Noticiário

14h. Cova da Moura. Agente constituído arguido

De acordo com a Polícia de Segurança Pública, um homem de 43 anos "em fuga" morreu na segunda-feira após ser baleado pela polícia, quando tentava resistir à detenção e agredir os agentes.
Noticiário

15h. PGR. Processo contra Salgado não será extinto

O ex-banqueiro do BES vai mesmo continuar a ser julgado e a suspensão está fora de questão. Ainda, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou ontem a construção de ligações cicláveis a escolas.
Noticiário

6h. Entre 400 a 500 pessoas invadiram os estúdios

O canal de televisão terá chamado "terroristas" aos soldados do Hamas, do Hezbollah e das Forças de Mobilização Iraquianas. Os manifestantes atearam fogo ao edifício e destruíram equipamento.
Noticiário

4h. Prisioneiros russos já estão na Bielorrússia

Esta troca de prisioneiros foi possível através da mediação da Arábia Saudita. Segundo o ministério da defesa russo, os prisioneiros estão na Bielorrússia a receber apoio médio e psicológico.
Noticiário

3h. Israel ataca campo de refugiados em Gaza

Há ainda registo de pelo menos 85 pessoas feridas. Segundo a imprensa internacional foram atingidas habitações residenciais.
Noticiário

2h. Guterres defende acesso humanitário a Gaza

O secretário-geral da ONU salienta que a morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, é o momento ideal para conduzir um cessar-fogo e libertar todos os reféns que estão detidos.
Noticiário

1h. FMI desbloqueia último pacote de ajuda a Kiev

Este último pacote faz parte de um grande plano de ajuda internacional no valor total de 112 mil milhões de euros, aprovado em março de 2023.
Caso BES

Salgado. O que é o estatuto de maior acompanhado?

O que pode implicar este pedido no processo, desde quando existe e o que valem as perícias já feitas? Onze perguntas e respostas sobre a última surpresa do caso BES.
GES

A primeira semana do caso BES em seis momentos 

Começou na manhã de terça-feira, dia 15, e acabou esta sexta-feira à tarde a primeira de muitas semanas de um dos casos mais mediáticos da Justiça em Portugal.
BES

BES. Medo, confronto e ataque ao Banco de Portugal

Terminou a primeira semana do julgamento e as críticas a Salgado acumularam-se a cada sessão. Mas esta sexta-feira nem o antigo governador do Banco de Portugal escapou aos ataques de Ricciardi.
Noticiário

21h. Gémeas. "Lacerda Sales interveio no processo"

Maria de Lurdes Lemos, Inspetora do IGAS, afirma que a consulta das gémeas luso-brasileiras no hospital Santa Maria foi marcada pela secretária do secretário de estado da saúde, à data dos factos.
Noticiário

20h. Pedro Figueiredo apontado para liderar a AGAI

A AGAI que tem como missão fiscalizar e auditar o trabalho das forças de segurança como como a PSP e a GNR. Atualmente, Pedro Figueira desempenha funções do Tribunal Central Administrativo.
Noticiário

19h. OE: "PS teme ir a eleições"

Faria de Oliveira, antigo ministro social democrata, afirma que o PS teme perder votos. Ainda neste jornal, no caso das gémeas, inspetora da IGAS, diz que Lacerda Sales interveio no processo.
Caso BES

Carlos Costa desmente, não se reuniu com Ricciardi

Ao Observador, antigo governador do Banco de Portugal garante que não teve qualquer reunião com o ex-administrador do BES, em outubro de 2013, em que se falou sobre os problemas no BES.
Noticiário

16h. Caso das gémeas está suspenso até dezembro

As audições vão parar durante o período orçamental. É o que indica a Mesa de Coordenadores depois de na semana passada não ter chegado a um consenso sobre o tema.
Noticiário

15h. Acordo nos salários na função pública

A frente comum lamente que o aumento proposto pelo Governo para a função pública não dê resposta à inflação. Ainda neste noticiário, André Ventura diz que está escolhida a oposição em Portugal.
Noticiário

14h.Imigração. Parlamento chumba proposta do Chega

A proposta foi rejeitada, com todos os partidos a votarem contra, à exceção do Chega. Ainda, o possível sucessor de Sinwar, no Hamas, diz que a morte do líder vai tornar-se maldição contra Israel.
Noticiário

13h. Maria João Vaz Tome falha eleição para TC

A candidata indicada pelo PSD ficou longe dos dois terços de votos necessários para ser eleita. Ainda, Mariana Mortágua diz que Pedro Nuno viabilizou programa de direita e acusa PS de incoerência.
Noticiário

12h. BES. MP pede estatuto de maior acompanhado 

Os procuradores pedem ainda as declarações de Ricardo Salgado na terça-feira, altura em que foi formalmente identificado como arguido. Ainda, o Governo propôs um novo acordo para a função pública.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.