829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Autoeuropa

Empresas

Lay-off na Autoeuropa validado na segunda-feira

Regime foi aplicado a mais de 3.7 mil dos 4.900 trabalhadores devido a processos de descarbonização para a construção dos automóveis. Administração garante salário e subsídios a todos os funcionários.
Volkswagen

Autoeuropa: Volkswagen avalia produção de elétrico

A revelação da administração da Volkswagen surgiu após a insistência da CT na reivindicação da atribuição de um novo modelo para a Autoeuropa, de forma a substituir o novo T-Roc a partir de 2028.
Empresas

Autoeuropa paga salário a trabalhadores em lay-off

A Autoeuropa e a Comissão de Trabalhadores anunciaram que os trabalhadores colocados em lay-off durante o período de reestruturação da empresa vão receber o salário e subsídios na totalidade.
Trabalho

PCP quer explicações sobre lay-off na Autoeuropa

O PCP pediu explicações à ministra do Trabalho sobre o anunciado lay-off na Autoeuropa, defendendo que este é um recurso abusivo tendo em conta os múltiplos apoios públicos que a empresa tem tido.
Autoeuropa

Autoeuropa anuncia "lay-off", CT recusa cortes

A empresa informou que pretende iniciar na próxima semana conversações para a aplicação do "lay-off" num período de oito dias, e trabalhadores adiantam que não aceitarão cortes salariais.
Autoeuropa

Trabalhadores da Autoeuropa aprovam acordo laboral

"Trata-se de um dos melhores acordos alcançados na Autoeuropa", afirma o coordenador da Comissão de Trabalhadores, Rogério Nogueira. O acordo garante aumentos significativos nos salários até 2026.
Autoeuropa

Autoeuropa. Trabalhadores votam pré-acordo laboral

O pré-acordo, que será votado em referendo pela Comissão de Trabalhadores, prevê um prémio de objetivos anual que pode proporcionar mais de 2.500 euros a cada trabalhador e um prémio único em 2025.
Autoeuropa

Autoeuropa. Sindicato acredita em melhor acordo

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul acredita que há condições para melhorar o acordo laboral na Autoeuropa na parte salarial.
Noticiário

12h. Paulo Núncio é novo líder parlamentar do CDS

O anúncio foi feito pelo partido que elegeu dois deputados: Nuno Melo e Paulo Núncio. Ainda neste jornal, trabalhadores da Autoeuropa começam hoje a votar o pré-acordo com aumentos de quase 7%.
Noticiário

6h. Eleições: urnas abrem às 8h

Há 18 forças políticas a concorrer nestas eleições legislativas antecipadas. Ainda neste jornal, este domingo é também dia de Óscares.
Noticiário

3h. Alcançado pré-acordo na Autoeuropa para 3 anos

O pré-acordo prevê um aumento salarial de 6,8%, com um mínimo de 100 euros por trabalhador em 2024. E ainda, ataque de Israel mata 5 pessoas no Líbano.
Noticiário

2h. PR: "Ninguém pode condicionar vontade popular"

O Presidente da República falou ao país para apelar ao voto. E ainda, a Autoeuropa já tem um pré-acordo de empresa para os próximos três anos.
Autoeuropa

Alcançado pré-acordo na Autoeuropa para 3 anos

Os trabalhadores e a administração da Autoeuropa chegaram a um pré-acordo para três anos. Em 2024 terão aumentos de 6,8%. O acordo terá de ser aprovado pelos trabalhadores.
Autoeuropa

Aumento de 5% é "inaceitável" para trabalhadores

Comissão de Trabalhadores considera aumento salarial de 5% para 2024, sugerido pela Autoeuropa, uma "proposta inaceitável", “num ano de excelentes resultados e de prémios conquistados”.
Empresas

CT da Autoeuropa exige conhecer aumentos

"Ao fim de sete reuniões não houve propostas concretas que reconheçam o esforço, mas apenas migalhas". Comissão de Trabalhadores garante que "se essa resposta não for dada" irão ser marcados plenários
Autoeuropa

Autoeuropa: produção de 220.100 unidades 2023

De acordo com a empresa, a marca Volkswagen aumentou “significativamente o seu volume de vendas no ano passado, com cerca de 4,87 milhões de veículos entregues a clientes em todo o mundo”.
Empresas

Autoeuropa. Trabalhadores querem aumento de 8% 

Trabalhadores da Autoeuropa consideram que a administração irá responder de forma positiva às reivindicações, face aos resultados de anos anteriores e deste, com 220.000 automóveis produzidos.
Produção Industrial

Produção automóvel em Portugal aumenta 3,3%

Produção automóvel em Portugal aumentou 3,3% entre janeiro e outubro em termos homólogos, para um total de 264.174 veículos. Produção em outubro caiu 22,0% face ao mesmo mês de 2022.
Autoeuropa

Reeleito coordenador da Comissão de Trabalhadores 

Rogério Nogueira foi reeleito coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa. A negociação dos aumentos salariais para o próximo ano deverá ser uma das primeiras preocupações da nova Comissão.
País

Autoeuropa: quatro listas nas eleições para a CT

A Autoeuropa escolhe, para os próximos três anos, os seus representantes na Comissão de Trabalhadores. Quatro listas apresentam-se a sufrágio.
Noticiário

7h. Israel destrói "base terrorista" no Líbano

Uma base militar que, segundo as Forças de Defesa de Israel, estava a planear atingir território israelita. Não se sabe se o ataque causou vítimas. Ainda, Autoeuropa retoma hoje produção normal.
Autoeuropa

Autoeuropa retoma laboração normal a 23 de outubro

Com a retoma da produção normal no dia 23 de outubro, termina também o regime de lay-off que estava a ser aplicado na Autoeuropa desde o passado dia 11 de setembro.
Empresas

Autoeuropa: 329 pessoas procuraram outro emprego

Secretário de Estado do Trabalho revelou que 48 dos 329 trabalhadores que recorreram aos serviços de emprego e à Segurança Social foram recolocados no mercado de trrabalho.
Autoeuropa

Governo afasta cenário de "erro de gestão"

Ministério da Economia não "qualifica aquilo que se verifica" na Autoeuropa "como um erro de gestão", apontando que o "setor vai ter que se adaptar" às "disrupções nas cadeiras de abastecimento".
Empresas

Sindicato: Autoeuropa podia pagar os salários

Os sindicalistas consideram que o único responsável pela paragem forçada da Autoeuropa, que só retomou a produção parcial na passada segunda-feira, "é o Grupo Volkswagen pela sua forma de gestão ".
Autoeuropa

Retoma de produção de segunda a quinta-feira

Todos os trabalhadores, incluindo 100 temporários, vão regressar ao trabalho de imediato, mas vão trabalhar menos turnos. Reinício da atividade estava previsto para dia 12 de novembro.
Resposta Pronta

Autoeuropa. "Não estamos na plenitude de produção"

Rogério Nogueira, da comissão de trabalhadores da Autoeuropa, diz que produção irá retomar gradualmente e fala das "dificuldades face ao contexto do país" para quem não vai receber todo o rendimento.
Noticiário

4h. Autoeuropa retoma produção esta segunda-feira

Os trabalhos estão parados desde o dia 11 de setembro devido à falta de peças provenientes de uma fábrica da Eslovénia. Ainda neste jornal, Marques Mendes critica politica de habitação do Governo.
Noticiário

13h. Autoeuropa retoma produção dia 2 de outubro

Numa nota é indicado que, nesta fase, o número de turnos será menor que esquema de trabalho habitual. Ainda, partidos sem consenso para o regresso de António Costa aos debates quinzenais.
Autoeuropa

Autoeuropa retoma produção a 2 de outubro

Fábrica tinha suspendido a produção até 12 de novembro devido à falta de uma peça essencial. Alternativa foi encontrada e retoma da produção será antecipada para 2 de outubro. Arranque será gradual.
Autoeuropa

Encontradas "soluções" para precários despedidos

Soluções já estão no terreno, mas não são tantas quanto os trabalhadores queriam. Opções passam por formação ou agilização do acesso ao subsídio social de desemprego.
Noticiário

18h. Autoeuropa retoma produção em outubro

A fábrica da Volkswagen, em Palmela, notificou os trabalhadores sobre a antecipação de data em que a produção vai voltar ao ativo.
Autoeuropa

Autoeuropa vai retomar produção em outubro

A Autoeuropa vai retomar a produção mais cedo que o previsto. Numa nota interna, a fabricante revela que foi possível recorrer a fornecedores em Espanha e na China para ter acesso à peça em falta.
PCP

PCP aponta "erros de gestão" na Autoeuropa

Numa altura de paragem da produção na fábrica de Palmela — que também afecta outras empresas — o líder comunista diz que já deviam ter sido integrados trabalhadores que foram despedidos.
Autoeuropa

CT diz que Governo pode reverter despedimentos

A coordenadora das CT da Autoeuropa afirma que o Governo poderá ajudar a reverter despedimentos provocados pela paragem de produção de nove semanas, que já levou a 425 despedimentos.
Autoeuropa

Mais 134 trabalhadores temporários despedidos

Os 134 trabalhadores agora despedidos pela Rangel e pela Novacoat juntam-se aos cerca de 100 trabalhadores temporários que já tinham sido despedidos pela Autoeuropa.
Noticiário

22h. Autoeuropa. Mais 134 trabalhadores despedidos

Ao todo, são já 425 os trabalhadores despedidos na sequência da paragem na fábrica de automóveis em Palmela. Ainda neste jornal, a homenagem do primeiro-ministro a Caetano Veloso.
Semáforo Político

Ano letivo arranca, Autoeuropa pára

Vermelho para a situação na Autoeuropa. "A borboleta bate as asas na Eslovénia, sismo em Portugal". Vermelho ainda para o arranque do ano letivo e para a desculpa popular "não é um problema de hoje".
Autoeuropa

Autoeuropa. BE exige pagamento dos salários a 100%

Mortágua diz que Autoeuropa "tem de assumir responsabilidades e tem uma responsabilidade social para com os trabalhadores, para com o país e para com o Estado, de quem já recebeu muitos apoios".
Contra-Corrente

Porque é tão importante a Autoeuropa?

O PM avisa que esta paragem na produção da Autoeruropa vai ter impacto. 28 anos e 3,5 milhões de automóveis depois de ter começado em Portugal, a empresa é um símbolo do que podíamos ter sido?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas