O Economista à Paisana
O Economista à Paisana

Protecionismo, populismo e a nova ordem mundial

Os economistas, que fazem previsões com base na experiência do passado, encontram-se “fora dos dados”, sendo que os paralelos possíveis remetem-nos para tempos difíceis na Europa e no Mundo.
O Economista à Paisana

Emigração: os mitos, os números e aquilo que conta

529
A atual vaga de emigração é muito inferior à vaga pré-democracia: o INE estima que em 2014 houve 135 mil emigrantes (permanentes e temporárias), muito abaixo dos 300 mil emigrantes permanentes de 1970
O Economista à Paisana

Poderá um tiro de Tsipras acertar em Portugal?

111
O verdadeiro teste à economia Portuguesa e ao efeito de contágio da Grécia (se a Grécia sair) só será visível depois de 2016 com o fim do programa de compra de ativos do BCE.
O Economista à Paisana

Que futuro para Portugal

135
Infelizmente as nossas escolhas estão limitadíssimas pela restrição da dívida pública - uma dívida tão elevada que limita não só o nosso bolso, como a nossa liberdade e possibilidade de fazer escolhas
O Economista à Paisana

A economia dos policiais – em memória de John Nash

Um dos principais contributos de Nash para a Economia vem da sua tese de doutoramento em Princeton em 1950, em que Nash complementa a obra de von Neumann e Morgenstern.
O Economista à Paisana

Votar para quê?  

Então votar para quê? Por motivos altruístas, por vaidade, por interesse pessoal, para minimizar o arrependimento, porque aprendemos com os erros... Escolha um motivo, e não se esqueça de votar.
O Economista à Paisana

Crise na Grécia: o euro é que fica a perder

106
Os riscos para a zona euro de uma saída da Grécia, que são subtis no curto prazo, podem ser desastrosos para a moeda única no longo prazo.
O Economista à Paisana

Economia, bem e mal: desigualdade e crescimento

Portugal já evoluiu muito na igualdade de oportunidades nas últimas décadas. Ainda assim, olhando para o ranking to Global Competitiveness Report, persistem grandes desafios.
O Economista à Paisana

A Grécia, a Europa e a galinha

182
As perdas já ocorridas Grécia em termos de fragilização do sector financeiro, fuga de depósitos, contracção da actividade, quebra da qualidade de vida, poderão ser difíceis de recuperar no curto prazo
O Economista à Paisana

Guia para um presente perfeito

No seu espírito de serviço público, o Economista à Paisana, propõe um guia para as compras de Natal, que deverá facilitar a vida dos nossos leitores.
O Economista à Paisana

A economia do bem e do mal: a corrupção

A Economia não pode evitar que exista uma maçã podre num cesto de fruta, mas pode certamente ajudar a criar condições para que isso seja um fenómeno raro.
O Economista à Paisana

Um guia iconoclasta da educação

Se o medo da pobreza e da desigualdade nos fizer deixar a imaginação, a criatividade e a perseverança para trás, continuaremos a perpetuar uma sociedade pouco empreendedora e pouco inovadora.
O Economista à Paisana

Encontrar o amor: uma solução eficiente

“Os Sofrimentos do jovem Werther” é de 1774. Se Goethe tivesse esperado por “A Riqueza das Nações”, de 1776, livro fundador da economia moderna, talvez o jovem Werther tivesse tido um final mais feliz
O Economista à Paisana

Devemos reformar os trabalhadores mais velhos?

Em conclusão, ao contrário do Governador do Banco de Portugal, o Economista à Paisana recomenda que se acarinhe os trabalhadores mais velhos para criar emprego jovem.
A página está a demorar muito tempo.