894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rádio Observador

Noticiário

10h Pensões. Ferreira Leite critica proposta do PS

Neste jornal, os destaques do debate entre Manuela Ferreira Leite e José Vieira da Silva sobre o aumento de pensões. Ainda as audições sobre o INEM no Parlamento e a guerra na Ucrânia.
Explicador

Aumento de pensões desvirtua o Orçamento?

Manuela Ferreira Leite critica o aumento das pensões sugerido pelo PS e apelida a oposição de "irresponsável". Já José Vieira da Silva considera que o Partido Socialista teve cautela na proposta. 
Noticiário

9h. Governo var criar dispositivo de emergência

A ideia é reforçar a resposta durante o pico da gripe num inverno que se prevê difícil. Ainda neste jornal, começam a esta hora as primeiras audições do dia sobre as falhas no INEM.
Três Toques

Renato Sanches e a saga das lesões

Continua a tendência de Sanches para as lesões e o internacional português é já o terceiro jogador cedido pelo PSG a chegar à Luz com um histórico de lesões graves. E ainda, o poder Gyökeres.
O Bom, o Mau e o Vilão

Quem protege o senhor deputado das crianças?

Os juízes da Relação (que puseram um travão a Sócrates), o IRN (que sabia de Álvaro Sobrinho) e o deputado Carlos Silva Santiago (que conduziu alcoolizado) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

8h. Sócrates compara Marquês à Operação Influencer

Num artigo de opinião publicado hoje no DN, Socrátes diz que a única diferença entre os dois processos foi a escolha do Juiz. Ainda neste jornal, reabre Embaixada dos EUA em Kiev.
Conferência de Imprensa

Que desafios vai enfrentar a moda no próximo ano?

A moda não está a passar uma boa fase e um estudo indica que o próximo ano não vai trazer melhorias. E ainda, a vila italiana que convida americanos insatisfeitos com a vitória de Trump a mudarem-se.
contra-corrente

Taxar os super-ricos salvará o mundo? Nem por isso

Na Cimeira do G20 Lula quis debater um imposto para os super-ricos, em Portugal é Rui Tavares que está sempre a falar no tema. É certo que ideia é popular mas isso não significa que seja boa ideia.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

25 de novembro continua a dividir como em 1975?

Diz-se que o tempo cura tudo, mas 50 anos depois ainda há feridas por curar na extrema-esquerda. O PCP não vai às celebrações do 25 de novembro, enquanto o BE vai representar-se por só uma deputada.
Noticiário

7h.INEM. Governo ouve peritos para resolver falhas

Uma informação apurado pelo Observador, no dia em que o presidente do Instituto é ouvido no Parlamento. Ainda neste jornal, José Sócrates compara processo Marquês com Operação Influencer.
A História do Dia

Que remédio para o INEM?

A confiança na emergência médica foi abalada pelos casos recentes e pelas suspeitas de 11 mortes, que podem estar relacionadas com atrasos no socorro. Tiago Caeiro, jornalista, é o convidado.
Noticiário

6h.Presidente do INEM vai ser ouvido no Parlamento

O Presidente do Instituto Nacional de Emergência vai ser ouvido no Parlamento a pedido das bancadas do PS e Chega sobre as falhas registadas na resposta do socorro pré-hospitalar.
Noticiário

4h. Metade dos estudantes vivem sem contrato

Quase metade dos estudantes do ensino superior, que estão deslocados em Lisboa ou no Porto, vivem em casas ou quartos arrendados sem contrato. Só 3% tem acesso a residências e bolsas de estudo.
Noticiário

3h. PJ quer investigação terminada até fim do ano

Polícia Judiciária espera ter a investigação à morte Odair Moniz concluída até final do ano. A audição de algumas testemunhas demorou mais tempo e foram pedidos exames complementares.
Noticiário

2h. Melo defende investimento nas Forças Armadas

"Cada cêntimo na Proteção Civil e Forças Armadas não é despesa, mas sim investimento", diz o Ministro da Defesa. Nuno Melo destaca a importância de investimentos neste setor.
Noticiário

1h. Registos sabiam de nacionalidade de Sobrinho

O Instituto de Registos e Notariado sabia há sete meses que Álvaro Sobrinho usava a nacionalidade portuguesa sem a ter. O ex-banqueiro aproveitou falhas do IRN e continuou a declarar-se português.
Noticiário

00h. Álvaro Sobrinho nega acusação do IRN

Ex-banqueiro diz que fez pedido de renúncia de nacionalidade para poder estudar em Portugal como estrangeiro residente. Achava ainda ter nacionalidade porque requerimento não foi aprovado nos anos 80.
Noticiário

23h. MNE admite que situação na Ucrânia se agravou

Paulo Rangel diz que mudança da doutrina nuclear russa é preocupante. Sobre o encerramento da embaixada em Kiev, o MNE reafirma que este encerramento é temporário e admite que pode reabrir em breve.
Noticiário

22h. Odair Moniz: Fim da investigação em breve

As autoridades consideram ser necessário tempo para fechar a investigação, sendo que audição de algumas testemunhas foi mais demorada e foram pedidos exames complementares, além da autópsia.
Noticiário

21h. Madeira: JPP a favor de eleições antecipadas 

O líder do JPP afirma que Miguel Albuquerque não tem condições para continuar. Élvio Sousa lembra todas as suspeitas de corrupção em volta do governo regional da Madeira.
Convidado Extra

D.I.E.: uma experiência única de terror imersivo

Michel Simeão (fundador do projeto Casa Assombrada) e Rui Gago (cofundador do Custom Circus), vêm falar do DIE - Dark Immersive Experience, que pretende recriar o que vivemos... depois de morrermos
Noticiário

20h. Está extinto o incêndio no Porto

A informação foi avançada pelo comandante dos Sapadores do Porto. Ainda, o ministro da Agricultura admite que a carne possa ficar mais cara em Portugal devido ao surto da doença da língua azul.
Direto ao Assunto

"JPP não tem medo de eleições"

Élvio Sousa, do JPP, defende que eleições antecipadas é o único cenário possível caso moção de censura ao governo regional seja aprovada na Madeira. Assegura ainda que não vai "carregar PS às costas".
E o Resto é História

Golfo de Leyte: a maior batalha naval do século XX

Foi a maior batalha naval da História contemporânea. Entre 23 e 26 de outubro de 1944, a marinha aliada enfrentou a quase totalidade da marinha japonesa nas Filipinas, obtendo uma vitória decisiva.
Noticiário

19h. Núncio diz que o OE não pode ser desvirtuado

O líder parlamentar do CDS diz que não é tempo de tirar conclusões precipitadas sobre o OE. Ainda, um incêndio está a consumir um armazém em Campolide.
Ideias Feitas

Mendes e Portas contra o "negacionista" RFK Jr.

Alberto Gonçalves comenta as declarações de Paulo Portas à indigitação da RFK Jr. para Secretário da Saúde dos EUA
Noticiário

18h. Chega viabiliza aumento de pensões do PS

O anúncio foi feito por André Ventura na Assembleia da República. Ainda, o Tribunal da Relação de Lisboa quer forçar o início do Julgamento de José Sócrates na Operação Marquês.
Semáforo Político

SNS. Anemia não, mas amnésia... talvez

Falhas e mais falhas escondem uma projeção negativa do SNS para 2025. Afinal, os números têm de ser falados, mas... bem falados. Ainda, a ausência do PCP na sessão evocativa do 25 de Novembro.
Comentário

O colapso dos serviços públicos é surpresa?

André Azevedo Alves considera que as mortes alegadamente provocadas por falhas no atendimento do INEM são um acontecimento particularmente grave, mas não surpreendente tendo em conta o estado do país.
Direto ao Assunto

Discurso de Leão: "Mais grave do que infeliz"

Demétrio Alves defende uma oferta pública de habitação a custos controlados. O investigador sublinha ainda que a habitação social não altera questões socio-económicas graves.
Noticiário

17h. Portugal encerra embaixada em Kiev

Paulo Rangel confirma que a embaixada vai ficar fechada alguns dias. Ainda, o Parlamento vai analisar a conduta dos deputados do Chega.
Resposta Pronta

25 mulheres assassinadas: "Estado tem falhado"

Cátia Pontedeira, investigadora do Observatório das Mulheres Assassinadas, afirma que todos os profissionais devem ter formação para lidar com vítimas. O estudo da UMAR aponta para 20 femicídios.
Porque Sim Não é Resposta

Filhos que são violentos com os pais

Eduardo Sá considera que os maus tratos físicos começam quando os filhos acham que os pais não são competentes. O psicólogo sublinha que os pais não podem perder de vista os direitos que têm.
Noticiário

16h. PR avisa EUA para não esquecerem UE

Presidente da República avisa que cada vez que os Estados Unidos sacrificam relação com a União Europeia saem prejudicados. Ainda, embaixada de Portugal em Kiev pode ser encerrada.
A Nossa Cultura

Como se vendiam farturas no início do século XX?

A Feira de São Mateus conta mais de 600 anos de história e ajuda a contar a evolução da região. Ainda uma planta de Viseu com mais de 160 anos e a origem do Rossio.
Noticiário

15h. Min. Saúde respondeu a dados errados, diz PS

PS acusa ministra da Saúde de ter estado no Parlamento a responder a dados errados. Ainda, Bloco de Esquerda só vai estar representado na sessão solene do 25 de novembro com um deputado.
Resposta Pronta

Ataque massivo a Kiev? "Só a Rússia pode desmentir

Depois dos encerramentos de embaixadas na capital da Ucrânia, o embaixador Francisco Seixas da Costa explica as decisões e diz ainda que só o Kremlin pode desmentir as informações sobre os ataques.
Resposta Pronta

"Governo tem de se retratar sobre taxa de álcool"

António Domingues, do Sindicato Nacional dos Maquinistas exige esclarecimento do governo sobre taxa de alcoolemia e os acidentes ferroviários para desconvocar greve de 6 de dezembro. 
Noticiário

14h. Ucrânia acusa Rússia de desinformação

A Ucrânia fala num ataque psicológico de informação massivo. Ainda neste jornal, a embaixada de Portugal em Kiev pode encerrar "a qualquer momento".
A História das Histórias

A secular origem das “alminhas” dos caminhos

A origem e os rituais ligados às “alminhas” à beira das estradas, piedosa devoção de rezar pelas “Almas do Purgatório” que vem desce o séc. XVI, no Concílio de Trento.
Resposta Pronta

IGAS. "Transferência de pasta faz sentido"

O Presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar, Rui Lázaro, defende que a IGAS deve estar no responsável máximo da Saúde. Fala numa boa decisão de Ana Paula Martins.
Resposta Pronta

"Crise de confiança nas secretárias de estado"

O ex-Presidente da Associação para a Transparência e Integridade diz que a transferência de pastas no Ministério da Saúde é um "problema político". João Paulo Batalha fala mesmo numa "guerra civil".
Noticiário

13h. Embaixada portuguesa em Kiev mantém-se aberta

Esta quarta-feira as embaixadas de vários países em Kiev foram encerradas por razões de segurança, nomeadamente a dos EUA, a de Espanha e a da Grécia. A de Portugal mantém-se em funcionamento.
Linha da Beira Alta

“CDS e PSD, em Viseu, são uma coligação ganhadora”

Hélder Amaral fala das linhas vermelhas em possíveis coligações para as autárquicas. O líder distrital do CDS-PP em Viseu garante que as coligações não fazem sentido se só forem úteis para o PSD.
Contra-Corrente

Como o país aplaudiu Sócrates e como ainda o atura

José Sócrates foi preso há dez anos, mas ainda não se pode prever quando é que por fim começará o seu julgamento. E tudo isto porque Sócrates continua a ser Sócrates, alguém que teve o país aos pés.
Noticiário

12h. IGAS. Min. Saúde retira tutela à Sec. Estado

Ministra da Saúde retira tutela da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde à secretária de estado da saúde. Ainda, embaixada de Portugal em Kiev mantém-se em funcionamento
Noticiário

10h. INEM. Francisco George defende reorganização

Francisco George avisa que só é possível restaurar a confiança dos cidadãos no INEM através da eficácia. Ainda, Peskov afirma que "congelar" o conflito na Ucrânia está fora de questão para a Rússia.
Explicador

É oportuno repor a carreira dos políticos agora?

Vitaliano Canas, antigo porta-voz do PS, concorda com a medida por ser favorável à reposição dos salários dos políticos. Já o deputado do CHEGA Pedro Frazão fala numa desconexão da realidade.
Três Toques

O que se passa com Roberto Martinez?

O selecionador nacional convocou Quenda, deu a entender que o jovem se ia estrear, mas afinal não lhe deu oportunidade para sair do banco. E ainda, Ruben Amorim já treina o Manchester United.
Noticiário

9h. 25 novembro. Ramalho Eanes nas celebrações

Ramalho Eanes foi o comandante operacional do 25 de Novembro. Ainda, a Associação Zero pede ao Governo que se deixe de contradições e aposte em políticas para combater as alterações climáticas.
O Bom, o Mau e o Vilão

Tenho cócegas no dedo mindinho do pé? Faço greve

A PGR (que está a investigar Tiago Mayan), o o Metro de Lisboa (que monitoriza as redes sociais dos críticos) e o sindicato dos maquinistas (que faz greve por nada) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Conferência de Imprensa

É menino ou menina?

Nasceu menina, mas um erro levou a que fosse registada com o sexo masculino e agora o lapso é irreversível. E ainda a memória da obesidade, que fica inscrita nas células.
Noticiário

8h. Embaixada EUA em Kiev fechada devido a ameaça

A Embaixada fechou e recomenda aos cidadãos norte-americanos em Kiev que se abriguem em caso de ataque. Ainda, o PCP vai faltar à sessão solene do 25 de Novembro no Parlamento.
contra-corrente

Como o país aplaudiu Sócrates e como ainda o atura

José Sócrates foi preso há dez anos, mas ainda não se pode prever quando é que por fim começará o seu julgamento. E tudo isto porque Sócrates continua a ser Sócrates, alguém que teve o país aos pés.
Resposta Pronta

Ambiente. Governo tem de "deixar as contradições"

Francisco Ferreira faz vários pedidos ao executivo: um deles que se penalize o uso do automóvel individual. Portugal desceu para o 15º lugar no desempenho climático, mas continua bem posicionado.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Metro de Lisboa aderiu a nova atividade?

O metropolitano de Lisboa parece ter aderido ao ramo da espionagem. Nos últimos dois anos, a empresa vigiou as redes sociais de três ativistas que se opõem à expansão da linha vermelha.
Noticiário

7h. Salários. PSD admite viabilizar proposta do PS

PS e PSD defendem fim do corte imposto em 2010, mas com calendários diferentes. Ainda neste jornal, o aviso do CDS ao PSD, a queda de Portugal no índice sobre Ambiente e o alerta de ataque em Kiev.
A História do Dia

Os políticos podem passar a ganhar mais em 2025?

Uma das propostas de alteração ao orçamento do Estado permitiria aos políticos recuperar rendimentos. Mas é apenas uma entre mais de duas mil. Alexandra Machado, editora de Economia, é a convidada.
Noticiário

6h. Putin já ameaçou doze vezes com nuclear

Putin assinou decreto que revê a doutrina nuclear no dia em que o exército ucraniano utilizou pela primeira vez mísseis de longo alcance norte-americanos. É a 12º ameaça nuclear do líder russo.
Noticiário

4h. Nadal termina carreira no Ténis aos 38 anos

A carreira de um dos maiores tenistas de sempre, Rafael Nadal chegou ao fim esta terça-feira aos trinta e oito anos. Nadal perdeu na despedida com o neerlandês Botic van de Zandschulp.
Noticiário

3h. "Invasão Russa não pode terminar com sucesso"

O Presidente da Assembleia da República diz que a invasão russa não pode terminar bem sucedida. Discurso feito na exposição “Ucrânia — Os primeiros 75 dias de guerra" do jornalista João Porfírio.
Noticiário

2h. Melo. "CDS não é custo de oportunidade"

Nuno Melo deixou um aviso ao PSD sobre a coligação para as autárquicas em Lisboa. "O CDS não é custo de oportunidade e o peso do partido não é negociável".
Noticiário

1h. MP abriu inquérito sobre Mayan

Numa nota enviada ao Observador, a Procuradoria-geral da República confirma que o Ministério Público vai investigar a ação de Tiago Mayan que assumiu recentemente ter falsificado assinaturas.
Noticiário

00h. Nuno Melo deixa aviso ao PSD

Nuno Melo, líder do CDS, sublinha que o peso do partido não é negociável e não pode ser ignorado só porque liberais podem entrar na equação para uma coligação à Câmara Municipal de Lisboa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.