379kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

FP-25 de Abril

os anos de chumbo das fp-25 de abril

FP-25 de Abril

FP-25. Bombas, balas e "inimigos a abater"

Esta é a história de como um pequeno grupo de homens e mulheres espalhou o terror em Portugal. A PJ, o Ministério Público e os tribunais nunca duvidaram: o seu líder era Otelo Saraiva de Carvalho
FP-25 de Abril

Otelo e o juiz: o frente a frente que durou meses

Entre junho e outubro de 1984, dois homens enfrentaram-se em interrogatórios sucessivos no caso FP-25. Um era juiz e acabou no exílio. O outro era Otelo e foi para a prisão — mas por pouco tempo.
FP-25 de Abril

FP-25. O processo que foi desaparecendo aos poucos

O caso começou com mais de 50 detenções, teve dezenas de condenações e acabou com uma amnistia. Polícias e magistrados contam como se sentiram "sozinhos" durante uma investigação incómoda.
FP-25 de Abril

Mais de 40 anos depois, o que fazem os ex-FP-25

Há um professor, um empresário e um agricultor. E candidatos políticos — muitos do BE mas também do PS. Há quem queira falar sobre o passado e quem prefira o silêncio: "Sobre essa matéria ponto final"

os podcasts

Os anos de chumbo das FP25

“Porquê? Porquê?” As vítimas das FP-25 de Abril

Contamos a história da organização terrorista através das suas vítimas. Guiados pela jornalista Tânia Pereirinha ouvimos os relatos na primeira pessoa dos familiares e dos ex-operacionais das FP-25.
Os anos de chumbo das FP25

“Fiquei chocada.” O longo processo das FP-25

A história de uma investigação e de um julgamento contra-corrente. A jornalista Sónia Simões falou com polícias, magistrados e advogados e reconstituímos um processo que terminou em amnistia. 
Os anos de chumbo das FP25

"Como é que se mete assim a matar?" Otelo e as FP

Otelo Saraiva de Carvalho foi condenado em tribunal por fundar e pertencer às FP-25. Apesar das provas, sempre o negou. Quem era Otelo na organização terrorista?

os vídeos

Os anos de chumbo das FP25

O ataque das FP-25 na Malveira: como aconteceu

O plano era ousado: assaltar dois bancos em simultâneo e ainda marcar posição junto do posto da GNR. Mas correu mal. Esta reconstituição faz parte do especial multimédia “Os Anos de Chumbo das FP-25”.
Os anos de chumbo das FP25

A reconstituição das buscas na casa de Otelo

Foi a sogra quem abriu a porta à Polícia Judiciária. Otelo Saraiva de Carvalho não seria preso nesse dia — mas o cerco apertava-se. Esta reconstituição integra o especial “Os Anos de Chumbo das FP-25”
Os anos de chumbo das FP25

Como as FP-25 mataram um arrependido

José Barradas foi preso em 1983, confessou ser das FP-25 e colaborou com a Justiça. Seria executado dois anos depois. Esta reconstituição faz parte do especial multimédia “Os Anos de Chumbo das FP-25"
Os anos de chumbo das FP25

O "Poeta" que teve de fugir e nunca perdoou Otelo

O testemunho do ex-FP Macedo Correia foi fundamental para condenar 56 arguidos. Tinha "a cabeça a prémio" e fugiu para o Brasil. Esta reconstituição faz parte da série “Os Anos de Chumbo das FP-25".
FP-25 de Abril

Os anos de Chumbo das FP-25. Bastidores em 8 atos 

Os papéis com as memórias inéditas do juiz que mandou deter Otelo. Testemunhas de familiares das vítimas que decidiram falar pela primeira vez. Um método antigo de tirar fotos. E vídeos animados.
A página está a demorar muito tempo.