O atual presidente da SIBS e conselheiro de Estado, Vítor Bento, será o novo presidente do Banco Espírito Santo (BES), notícia hoje o jornal público, que indica ainda o nome do deputado do PSD Paulo Mota Pinto para chairman da instituição.

Segundo o jornal, o responsável pela rede multibanco já tinha sido sondado pelo Banco de Portugal para ocupar o lugar que Ricardo Salgado irá deixar vago, algo que terá sido desmentido na altura por Vítor Bento.

Também o Expresso dá conta que o Espírito Santo Financial Group e o Credit Agricole ter-se-ão juntado para convidar o conselheiro de Estado para o cargo.

Esta quinta-feira, a Reuters noticiou que o nome que mais tem sido veiculado para substituir Ricardo Salgado (e indicado pelo próprio), o do administrador financeiro Amílcar Morais Pires, teria sido chumbado pelo Banco de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, segundo o Expresso, Vítor Bento terá marcado uma reunião com os principais diretores da SIBS onde deverá anunciar a sua saída para a presidência do BES.

O semanário adianta também que no final da reunião, Vítor Bento deverá enviar um comunicado e que a solução para a nova administração do BES será pública ainda hoje.

As acções do banco até estavam a subir até ao início da tarde, quando o nome de Vítor Bento começou a ser noticiado como o próximo presidente do banco, e a partir daí (cerca das 15:00) disparam.

No final do dia, as ações do BES fecharam a valorizar 8,2%, ganhando mais 0,06 cêntimos face ao fecho de quinta-feira, com as ações do BES a custarem 0,75 euros.