País

Português João Gonçalves eleito para liderar movimento de escuteiros mundial

2.025

Conferência mundial do movimento escutista, que decorre na Eslovénia, elegeu um português para o mais alto cargo do escutismo mundial.

João Armando Gonçalves na cerimónia em que foi eleito

Iztok Hvala I Zveza tabornikov Slovenije

Autor
  • João Pedro Pincha
Mais sobre

Pela primeira vez, um português vai presidir ao Comité Mundial da Organização Mundial do Movimento Escutista, a cúpula do movimento de escuteiros global. João Armando Gonçalves, de 51 anos, foi eleito na Conferência Mundial de Escutismo e vai agora presidir àquele comité durante os próximos três anos.

João Gonçalves, natural da Figueira da Foz, já fazia parte do comité mundial dos escuteiros desde 2011, mas agora subiu ao seu cargo mais elevado, dirigindo assim uma organização com mais de 40 milhões de membros em cerca de 216 países do mundo.

10383810_1504423659771513_6097543454904973320_o

Facebook João Armando Gonçalves

No seu Facebook, João Armando reagiu à notícia da reeleição para o comité agradecendo a quem votou nele. “Esta longa e dura viagem chegou ao fim”, lê-se. “Um obrigado especial às organizações escutistas da Islândia, Roménia e República Checa, bem como ao Corpo Nacional de Escutas”, escreveu.

João Armando Gonçalves é escuteiro desde os 13 anos, tendo sido chefe do agrupamento do Corpo Nacional de Escutas na Figueira da Foz e ainda membro do Comité Europeu de Escutismo entre 2004 e 2010. A Organização Mundial do Escutismo reúne as associações e federações mundiais de escutismo e escotismo, este último sem a componente católica que caracteriza os escuteiros.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site