O novo sistema canadiano de imigração, denominado de “Entrada Expresso”, vai entrar em funcionamento esta quinta-feira. Este novo sistema, de origem australiana, seleciona os processos dos imigrantes que estão no país por motivos económicos em função da sua formação académica, numa base de dados informatizada, substituindo o método utilizado durante décadas, que analisava os formulários processados pela ordem pela qual eram recebidos.
O Canadá está a selecionar para 2015 cerca de 300 mil imigrantes, num processamento que deverá ter a duração de seis meses. O governo diz pretender desta forma efetuar uma escolha criteriosa de imigrantes, dando-lhe maiores probabilidades de êxito na sua integração em função da sua formação.
Os candidatos a imigrantes serão obrigados a preencher um formulário num registo eletrónico, sendo-lhes atribuída uma pontuação, que terá em conta, entre outros aspetos, o facto de já lhe ter sido feita alguma oferta de trabalho. Serão efetuados regularmente sorteios em que os candidatos com mais qualificações, no topo da tabela, serão convidados a preencherem um requerimento para a residência permanente. Calcula-se que existem no Canadá cerca de 550 mil portugueses, estando a grande maioria localizada na província do Ontário.