Vem aí um “YouTubinho”. A mais famosa plataforma de vídeos do mundo vai lançar uma versão infantil na próxima semana, exclusivamente dedicada a conteúdos para crianças. O YouTube Kids será uma aplicação para tablets e smartphones e estará disponível a partir de 23 de fevereiro.
O aspeto gráfico do YouTube Kids será diferente da plataforma atualmente existente, com uma navegação mais simples e ícones grandes, para que as crianças consigam navegar sem problemas. Mas haverá, ainda assim, algumas ferramentas de controlo que permitirão aos pais saber o que os filhos estão a fazer na aplicação e estabelecer o tempo máximo que lá passam.
YouTube for Kids: Google lança plataforma de vídeo para crianças http://t.co/QX6bjkRd4e pic.twitter.com/SYu4pPnWm9
— IT Forum (@itforum_) February 20, 2015
YouTube Kids' App Set to Debut in Bid to Provide 'Family Friendly' Destination http://t.co/pGbCvZPxyY pic.twitter.com/inmTpek1H1
— Variety (@Variety) February 20, 2015
Dois olhares sobre o que poderá ser o aspeto gráfico da nova aplicação
O lançamento do YouTube será feito numa conferência especial para o efeito na próxima segunda-feira. No início de dezembro, a Google, dona do YouTube, já tinha anunciado que iria investir na criação de alguns produtos especificamente destinados a crianças. Na altura, o motor de busca, o YouTube e o Chrome (browser) eram apontadas como as primeiras plataformas a ter versões infantis próprias.
A intenção da Google é tornar os serviços “divertidos e seguros para os miúdos”, disse Pavni Diwanji, responsável pelo desenvolvimento do novo projeto, em dezembro. Ao mesmo tempo, a gigante tecnológica pretende também incluir as próprias crianças na elaboração das versões que lhes são destinadas e em mais conteúdos para a sua idade. “Queremos que os miúdos estejam seguros, mas acima de tudo isto tem que ver com ajudá-los a ser mais do que meros consumidores de tecnologia, mas também criadores”, explicou.