Caixa Geral de Depósitos

Caixa Geral de Depósitos

Vale do Lobo. Dossiê enviado por Vara é caso único

154
Ex-diretor comercial da Caixa confirma que proposta de financiamento a Vale do Lobo foi enviada por ex-administrador Armando Vara. Não era comum e um dossiê tão preparado foi "caso único".
CTT

Há 33 concelhos do país sem CTT e CGD

201
No ano passado, meia dúzia das tradicionais estações dos correios foram encerradas, a par de vários balcões da caixa. No total terão desaparecido 70 postos dos CTT e 65 da CGD.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Auditoria faz sair administrador do EuroBic

José Araújo e Silva, cuja idoneidade estava a ser avaliada, como o Observador tinha noticiado, apresentou a demissão de administrador do EuroBic há cerca de um mês, avança o Eco.
Caixa Geral de Depósitos

"É inconcebível CGD fazer operações especulativas"

151
O antigo presidente do Conselho de Auditoria do BdP disse que os créditos concedidos pela Caixa a Joe Berardo — para adquirir ações do BCP — são operações que não têm lugar num banco público.
Caixa Geral de Depósitos

"Para alguns, ir à CPI é pior que ir ao tribunal" /premium

320
Em entrevista, Luís Leite Ramos, deputado do PSD que preside à comissão de inquérito da Caixa, diz que "as memórias — ou falta delas — tanto acontecem nas CPI como acontecem nos tribunais..."
Caixa Geral de Depósitos

Paz Ferreira. Relatório da EY foi "descuidado"

Ouvido na comissão de inquérito à Caixa, o ex-responsável do banco público disse que não percebe a referência à "falta de fiscalização".
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Recapitalização "muito acima" do necessário

"A recapitalização de 2016 foi feita muito acima das necessidades", disse Eduardo Paz Ferreira na comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão da CGD, na Assembleia da República.
Caixa Geral de Depósitos

As caravelas que levaram 340 milhões da CGD /premium

685
Em 1999, a Caixa Geral de Depósitos contratou um produto complexo a um banco de investimento. A história da operação Boats Caravela, que foi feita para camuflar perdas, mas viria a custar muito mais.
Algarve

Estrelas britânicas perdem milhões em resort

A CGD emprestou mais de 300M€ para a construção de um resort na Quinta do Lago, no Algarve, que nunca chegou a ficar concluído. Apresentadores britânicos gastaram 6M€ em compra de uma das casas.
Caixa Geral de Depósitos

Crédito. Revisor alertou Estado nos anos da doença

Revisor oficial de contas da CGD, entre 2000 e 2015, recorda os "anos de doença" na bolsa: as fortes valorizações até 2007. Foi nessa altura que a CGD deu crédito para comprar ações, incluindo do BCP.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Recapitalização "não altera rentabilidade"

"No passado [um banco] punha imediatamente a render juros e era remunerado. Hoje, quando tem mais liquidez é penalizado", referiu o presidente executivo da CGD, Paulo Macedo.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Ex-revisor de contas é ouvido no parlamento

O ex-revisor oficial de contas da CGD, Manuel de Oliveira Rego, é ouvido esta terça-feira na comissão de inquérito à gestão do banco público.
Caixa Geral de Depósitos

"Não vi, ninguém me disse e não me lembro"

4.410
Vítor Constâncio. Como vir à comissão de inquérito sobre a Caixa e usar os mesmos argumentos (mas ao contrário) que usou há dez anos para justificar as falhas na supervisão no caso BPN.
Vítor Constâncio

"Os créditos da Caixa eram legais e conhecidos" - como aconteceu

401
Ex-governador do Banco de Portugal, garante que a supervisão "não tem poderes para evitar que bancos assumam riscos legais". "É a lei". Siga aqui em direto esta audição crucial.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Um problema de água ou excesso de líquidos?

Farpas a Mário Centeno. Água e excessos de líquidos. Escusas mal explicadas e respostas crípticas a críticas certeiras. A audição ao governador do Banco de Portugal deu para tudo.
Caixa Geral de Depósitos

Carlos Costa ouvido na comissão da CGD

Em causa está a alegada participação do então administrador da CGD "em pelo menos quatro reuniões do Conselho Alargado de Crédito", "nas quais foram aprovados empréstimos a devedores problemáticos".
Comissão de Inquérito

"Mas que 'raio' de auditoria foi esta?"

248
Análise feita sem toda a informação e ausência de avaliação qualitativa sobre as decisões das administrações da Caixa. Trabalho da EY não permite aos deputados retirar grandes conclusões.
Caixa Geral de Depósitos

Análise da EY sofreu com falta de informação   - como aconteceu

Florbela Lima, partner da consultora EY, autora da auditoria aos atos de gestão da CGD entre 2000 e 2015, é a primeira a ser ouvida na comissão de inquérito parlamentar.
Caixa Geral de Depósitos

CGD: Audições arrancam na terça com a auditora EY

As audições da comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão da CGD arrancam na terça-feira, com a auditora EY, seguindo-se Carlos Costa e Vítor Constâncio nos dias seguintes.
Comissão de Inquérito

Audições sobre a Caixa só arrancam a 26 de março

Audições da segunda comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos arrancam a 26 de março com a auditora EY. Deputados querem informação não rasurada de reuniões na Caixa que aprovaram créditos.
Caixa Geral de Depósitos

Deputados receberam muitos papéis, mas rasurados

269
O volume elevado de documentos que chegou à comissão de inquérito fez adiar audições, mas o Público escreve que muita da informação que os deputados querem veio rasurada pela CGD.
Caixa Geral de Depósitos

Demasiados documentos adiam audições da Caixa

Primeiras audições do inquérito à gestão da Caixa foram adiadas. Deputados precisam de tempo para analisar as mais de 20 pastas recebidas. Há muita informação confidencial que pode ficar secreta.
Caixa Geral de Depósitos

Falta informação. Deputados podem adiar audições 

Se não chegarem atas de reuniões do conselho de crédito e de administração da Caixa e do Banco de Portugal até amanhã, deputados admitem adiar audições a Carlos Costa e Constâncio.
Caixa Geral de Depósitos

Inquérito à CGD. Deputado do CDS vai ser relator

661
O deputado do CDS João Almeida foi eleito relator da nova comissão de inquérito à recapitalização e gestão da Caixa, com o voto favorável de todos os partidos.
Caixa Geral de Depósitos

Aprovadas audições a antigos auditores da Caixa

Os anteriores Revisores Oficiais de Contas da Caixa Geral de Depósitos e responsáveis pelos departamentos de auditoria da CGD e do Banco de Portugal serão ouvidos na comissão de inquérito.
Caixa Geral de Depósitos

BE quer relatório secreto sobre o BES

Já se tentou o mesmo na comissão de inquérito do BES e, também, do Banif, mas o chamado "relatório Costa Pinto" nunca saiu do secretismo. Mas a nova lei da transparência pode desbloquear a divulgação.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Sócrates e Vara chamados ao Parlamento

937
O BE quer ouvir José Sócrates e Armando Vara na segunda comissão de inquérito à CGD. A CPI arranca a 12 de março, com a audição à consultora EY, autora da auditoria.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Reunião da nova comissão de inquérito às 17h

Primeira reunião da segunda comissão de inquérito à recapitalização e gestão da CGD servirá para definir a definição da calendarização, pedidos de documentação e lista de audições a realizar.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa para que te quero

156
Centeno quis a toda a força financiar a Caixa para lá do que seria aparentemente preciso, mas disse no Parlamento que não tem interesse no resultado da auditoria que revelou os desmandos socialistas.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Sampaio e Constâncio ignoraram alertas

7.405
O aviso foi transmitido por carta, escrita por Almerindo Marques, antigo administrador do banco público, ao então governador do Banco de Portugal, e chegou também a Belém.
Crédito

Crédito malparado. Bancos venderam 5.719 milhões

O Novo Banco, o Montepio, a CGD, o Santander Totta, o BCP e o BPI aceleraram a venda de crédito malparado em 2018. Os bancos alienam carteiras de crédito malparado para melhorarem os seus balanços.
Banca

Bancos com mais de 1.100 milhões de lucros

Os bancos em causa são a CGD, o Santander Totta, o BPI e o BCP. Estes registaram lucros acumulados de 1.787,7 milhões de euros em 2018, um aumento de mais de 1.100 milhões face a 2017.
Caixa Geral de Depósitos

Os milhões da Caixa num banco que nunca controlou /premium

1.414
Em 2002 a CGD comprou o Crown Bank, nos EUA. Cinco anos depois, manobrada por um emigrante luso-americano e sem nunca ter controlado a gestão, só ficou com uma conta do advogado: 20 milhões.
Banco de Portugal

As questões que Carlos Costa não esclareceu /premium

168
Na entrevista à SIC, esta terça-feira, Carlos Costa garantiu que não participou nas operações de crédito mais ruinosas. Mas, além de fazer algumas revelações, deixou várias questões por responder.
Carlos Costa

Costa só ia à reunião de crédito para fazer número

3.191
Governador do Banco de Portugal garante que não participou em nenhuma das 25 grandes operações ruinosas do banco público. E diz que foi a CGD que lhe tratou da compra do monte a Armando Vara.
Caixa Geral de Depósitos

CGD cumpre Requisitos de capital de BCE

O banco público divulgou, através de comunicado à CMVM os rácios de capital exigidos pelo Banco Central Europeu a partir de 1 de março de 2019 e afirmou que os já cumpria desde final de 2018.
Caixa Geral de Depósitos

Carlos Costa rejeita conflito de interesses

486
Terceiro comunicado do Governador do Banco de Portugal numa semana. Jornal Económico tinha noticiado que Carlos Costa passou férias no Vale do Lobo depois de aprovar crédito ruinoso.
Caixa Geral de Depósitos

Parlamento aprova comissão de inquérito à Caixa

111
A proposta do PS, PSD, CDS e Bloco de Esquerda para a constituição de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da Caixa Geral Depósitos foi aprovada no Parlamento.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. À terceira é de vez, assim "Deus queira"

PSD e CDS querem apurar responsabilidade do BdP, mas não vão permitir tiro-ao-governador no inquérito à CGD. Bloco quer cabeça de Carlos Costa e PS culpa Passos por auditoria não ter sido mais cedo.
PS

PS: Carlos Costa deve sair se houver envolvimento

292
O líder da bancada parlamentar do PS disse que caso se prove uma "ação inadequada" de Carlos Costa na gestão danosa da Caixa, o antigo administrador da CGD deve ser demitido do cargo no BdP.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Maioria dos grandes devedores já faliu

6.097
A maioria dos principais devedores da Caixa Geral de Depósitos faliu. Paulo Macedo garante que vai tentar recuperar o que ainda for possível mas a conclusão destes casos é ainda uma incógnita.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Debatida terceira comissão de inquérito

CDS-PP, PSD, PS e BE acordaram que comissão deverá funcionar pelo prazo máximo de 120 dias. Apurar as práticas de gestão no domínio da concessão de crédito é um dos objetivos.
Caixa Geral de Depósitos

Quem quer ser banqueiro central? /premium

143
A terceira comissão parlamentar de inquérito à CGD lança-se com energia sobre o quê ou quem? Estamos em risco de assistir a mais um exercício inútil de apuramento de responsabilidades.
Caixa Geral de Depósitos

O Banco do banquete

280
Nesta Caixa, banco do Estado, gerida por uma casta, o céu era o limite. À CGD dos negócios fáceis e do crédito ilimitado, tudo era permitido. Os filhos e afilhados do regime bastavam-se a si próprios.
Banco de Portugal

BdP. Marido da vice no La Seda quando CGD investiu

4.265
Elisa Ferreira não pediu escusa na auditoria à gestão da Caixa. Mas o marido estava na La Seda quando o banco investiu. Vice-governadora do Banco de Portugal diz que não há incompatibilidade.
Banco de Portugal

Carlos César afasta exoneração de Carlos Costa

O líder socialista disse na TSF que "provavelmente" até Carlos Costa anseia pela sua saída do Banco de Portugal, mas que exonerá-lo já seria "pôr o carro à frente dos bois".
Caixa Geral de Depósitos

A reunião "tensa" em que Carlos Costa pediu escusa /premium

Governador diz que se colocou à margem de uma reunião no Banco de Portugal em novembro. Essa foi a reunião em que se discutiu a idoneidade de Norberto Rosa, próximo de Carlos Costa. A história é esta.
Caixa Geral de Depósitos

Macedo: CGD é usada para "arremesso político"

189
O presidente executivo da Caixa afirma que o banco sofre com "tantas notícias" que "não são positivas", mas que a resposta passa por "estar mais perto dos clientes" para "minimizar" os danos.
PSD

CGD. PSD diz que "não há intocáveis"

124
PSD reitera que todos os que tenham sido administradores da CGD ligados à concessão de crédito estão sujeitos a escrutínio e serão responsabilizados nos termos a apurar pela comissão de inquérito.
Caixa Geral de Depósitos

PSD. Proposta do BE, para já, é "desproporcionada"

PSD quer apurar responsabilidades "rapidamente" mas "de forma tranquila". Também à direita, o CDS admite alinhar-se com pedido de exoneração mas, primeiro, quer ouvir Carlos Costa no parlamento.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Carlos Costa diz que pediu escusa em novembro

104
Governador do Banco de Portugal teve de esclarecer o esclarecimento da passada sexta-feira. Depois de ter dito que pediu escusa dos assuntos da Caixa, informou agora que o fez em novembro.
Carlos Costa

Caixa. BE pede exoneração de Carlos Costa

354
O governador pediu escusa das decisões do Banco de Portugal sobre auditoria à gestão da CGD, por já ter sido administrador daquele banco. Bloco de Esquerda volta a pedir exoneração por "falha grave".
Maioria de Esquerda

‘Tá lá é o inimigo? /premium

968
Rui Rio faz um remake do telefonema de Raúl Solnado para o inimigo. O Estado importuna mais Berardo por causa de um WC do que pelos milhões que deve à CGD e o PM desenvolve teorias da conspiração.
Caixa Geral de Depósitos

Afinal, o PS privatizou a Caixa /premium

1.266
O resultado do desastre financeiro da Caixa na era do acionista PS, de 2005 a 2011, acabou numa privatização parcial imposta pela União Europeia em 2015, aprovada com os votos das extremas esquerdas.
Banco de Portugal

Governador pede escusa de decisões sobre auditoria

503
Num esclarecimento colocado no site do Banco de Portugal (mas que é um esclarecimento por parte do governador), Carlos Costa diz-se "totalmente disponível" para falar com os deputados.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. Carlos Costa não será avaliado

188
Governador do Banco de Portugal não pode ser submetido a exame de idoneidade, apesar de ter sido gestor da Caixa Geral de Depósitos quando foram aprovados os empréstimos a Manuel Fino e Joe Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Para Macedo, falar das perdas é "perda de tempo"

819
Os deputados não gostaram de ouvir, mas o presidente da Caixa garantiu que as notícias sobre a auditoria estão a complicar a vida diária do banco -- e a comissão de inquérito só irá fazer ainda pior.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. "Créditos emblemáticos não serão vendidos" - como aconteceu

110
O presidente da Caixa Geral de Depósitos está esta quinta-feira no parlamento a responder às questões dos deputados pela primeira vez desde a entrega da auditoria "rasurada". Siga aqui em direto.
Privatizações

Fidelidade. Venda não foi vantajosa a médio prazo

281
Auditoria do Tribunal de Contas à venda dos seguros da Caixa Geral de Depósitos conclui que a operação feita em 2014, num ambiente adverso, não foi vantajosa para o interesse público a médio prazo.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. Empréstimo a Berardo decidido em 57 minutos

8.041
O terceiro empréstimo concedido ao empresário desde o início de 2007 foi decidido num conselho alargado. Durante a reunião, que durou menos de uma hora, discutiram-se operações de dez empresas.
Caixa Geral de Depósitos

Leia aqui a auditoria final à CGD sem rasuras

343
São 263 páginas nas quais se podem ver os números dos créditos ruinosos concedidos pelo banco público entre 2000 e 2015. Muitos deles contra as indicações da direção de risco da CGD.
Caixa Geral de Depósitos

Auditoria à Caixa. Os nomes e os milhões apagados /premium

8.244
O Observador mostra a versão sem cortes do relatório final da auditoria à CGD. Nas 263 páginas estão duas centenas de operações que custaram 1.760 milhões de euros aos contribuintes. Veja-as aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Quem protegeu as mãos que roubaram a nossa Caixa? /premium

371
O 'centrão' e preconceito ideológico da esquerda impediram um escrutínio mais célere da gestão da Caixa. Como se os gestores públicos fossem mais impolutos do que os do BES e da banca privada.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)