Caixa Geral de Depósitos

Caixa Geral de Depósitos

Constâncio. 7 histórias que continuam mal contadas /premium

"Nada sabia previamente" e "nada podia fazer a posteriori. É a lei", repetiu o ex-governador, que acusou Berardo de estar por detrás das "calúnias". Esta é uma história que (ainda) não fica por aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo no BCP. Ninguém levantou questões 

Atualizado
Na reunião que aprovou o reforço acionista de Joe Berardo no BCP, em 2007, ninguém levantou questões, revelou ex-administrador do Banco de Portugal, face a um parecer favorável dos serviços.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo "incrédulo" com má memória de Constâncio

1.188
Berardo diz que se reuniu a sós com Constâncio, em julho de 2007. O ex-governador diz que "é tudo mentira". Continua a guerra de palavras entre os dois.
Caixa Geral de Depósitos

"Berardo que pondere se me quer como testemunha" - como aconteceu

475
Antigo governador do Banco de Portugal diz não acreditar em teorias da conspiração mas pergunta: "a quem aproveitam as calúnias". A "uma pessoa: José Berardo. Siga aqui em direto.
Vítor Constâncio

Constâncio esteve na reunião que aprova ata do BCP

477
Vítor Constâncio marcou presença na reunião que formalizou a não oposição ao pedido de Joe Berardo para aumentar a participação no BCP. Semanas antes, reuniu com o investidor.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. O homem que recusa ser o bode expiatório

José Cabral dos Santos trouxe um trunfo na manga, uma carta de Berardo a pedir crédito à Caixa. E diz que, naquela fase, era apenas um diretor – criticando administradores que lhe atribuíram culpas.
Caixa Geral de Depósitos

"Não fui bater à porta de Berardo", diz ex-diretor - como aconteceu

José Cabral dos Santos recusa a ideia transmitida por Joe Berardo, no parlamento, que foi a CGD -- e este diretor de empresas em especial -- que foi "bater à porta" da Caixa. Siga aqui em direto.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo fez um favor à Caixa? Faria Oliveira ri-se

148
Depois de uma primeira audição que foi mais técnica, nesta segunda vez o ex-banqueiro Faria de Oliveira fez várias revelações sobre o que se passou na Caixa, na La Seda e na relação com Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Porque acelerou na La Seda? "Era objetivo do PS" - como aconteceu

372
No parlamento, PS pergunta a Faria de Oliveira porque "acelerou" na La Seda quando já havia problemas. "Porque era o objetivo do seu governo", diz ex-banqueiro. Siga aqui em direto
Caixa Geral de Depósitos

Executar Berardo era da "responsabilidade" da CGD

590
Em entrevista à TSF, Vítor Constâncio reitera que não havia razões para bloquear, inicialmente, o investimento de Berardo no BCP. Havia garantias. Não foram executadas? "É outra questão, essa".
Caixa Geral de Depósitos

Vara não propôs crédito de Vale do Lobo?

101
O ex-administrador desmentiu no Parlamento que tenha sido o autor da proposta de crédito para aquisição do resort - um facto essencial na tese de que terá favorecido os acionistas de Vale do Lobo.
Vítor Constâncio

Constâncio diz que vai processar o jornal Público

7.107
"O que se passou esta semana foi demasiado grave, e a minha complacência acabou. Processarei o jornal que iniciou e insistiu nas calúnias", diz Constâncio em artigo publicado no Expresso.
Caixa Geral de Depósitos

"Não quero, não posso, não devo". Mas falou muito

Armando Vara começou a dizer que não falava sobre Vale do Lobo, por causa do processo Marquês, mas acabou por responder a quase tudo. Menos às perguntas que "são uma acusação" só por serem feitas.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo recusa dar informação a Parlamento

Associação Coleção Berardo diz que documentos pedidos "extravasam" objeto do inquérito à Caixa. Deputados querem perceber como bancos foram impedidos de executar penhor sobre a dona da coleção.
Caixa Geral de Depósitos

Vara sai em defesa de Constâncio  - como aconteceu

625
Armando Vara diz que se pode apontar muita a coisa a Vítor Constâncio, "mas não é possível apontar nada" na autorização dada a Berardo para aumentar participação no BCP com crédito da Caixa.
Museus

Berardo. Bacalhôa comprou edifício de 30 mil m2

1.189
A Quinta da Bacalhôa comprou uma antiga garagem em Azeitão que, além de servir o negócio dos vinhos da família Berardo, poderá vir a albergar a coleção Berardo se sair do CCB, em Lisboa.
Armando Vara

Vara sai da cadeia para ser ouvido no Parlamento

162
Ex-administrador da CGD está preso desde janeiro, mas vai estar no Parlamento para ser ouvido no inquérito à recapitalização da Caixa. Vara pediu para não ter de comparecer, mas deputados recusaram.
Vítor Constâncio

Constâncio: "Confusões, fabricações e calúnias"

963
Num direito de resposta ao jornal Público, o ex-governador do Banco de Portugal desconstrói "três calúnias": a calúnia da aprovação do crédito, a da mentira no Parlamento, e a da interferência no BCP.
Vítor Constâncio

Vítor Constâncio admite processar Filipe Pinhal

1.992
O ex-governador do Banco de Portugal diz que o antigo administrador do BCP "é uma pessoa sem qualquer credibilidade". A reação surge após as declarações de Filipe Pinhal na comissão da Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

Assalto ao BCP. "O triunvirato e os operacionais"

465
Em audição repleta de acusações, algumas “sem meio de prova”, Filipe Pinhal descreveu teias de poder, apontou o dedo ao "triunvirato" e aos "operacionais" na tomada de controlo do BCP.
Caixa Geral de Depósitos

Sócrates nega interferência no BCP

3.064
O antigo primeiro-ministro assegura que "nunca" conversou ou orientou o empresário José Berardo em qualquer investimento, nomeadamente na tomada de uma posição qualificada no BCP.
Caixa Geral de Depósitos

A operação "mistério" que nem quem aprovou explica

621
Vieira Monteiro estava fora quando contrato Boats Caravela foi assinado. Mais tarde soube que não cumpria condições aprovadas no conselho. Ninguém assume operação que gerou perda de 340 milhões à CGD.
Vítor Constâncio

CGD. Constâncio volta ao parlamento a 18 de junho

A data foi proposta pelos deputados que compõem a comissão de inquérito. Vítor Constâncio voltará, assim, a ser ouvido sobre o seu financiamento a Joe Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

"De 2008 a 2012, Berardo foi o presidente do BCP" - como aconteceu

1.625
Filipe Pinhal diz que quem foi o verdadeiro presidente do BCP entre 2008 e 2012 foi o "Sr Berardo" e não Santos Ferreira. Aponta "triunvirato" de Sócrates, Teixeira dos Santos, Constâncio. Siga aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Deputados recusam pedido de escusa de Vara

225
Os deputados da comissão de inquérito à Caixa recusaram o pedido de escusa de Armando Vara para não ir à audição agendada para esta sexta-feira. Constâncio volta no dia 18 de junho.
PCP

Jerónimo critica "decisão inaceitável" da CGD

O secretário-geral do PCP pressiona o governo a agora perante decisão "inaceitável" da CGD sobre pagamento de pensões. "É preciso intervir, em defesa do interesse público".
Caixa Geral de Depósitos

CGD avança com penhora a salários de Joe Berardo

798
O banco público vai avançar com a penhora dos salários que Joe Berardo receba por ser administrador de diversas empresas. Objetivo é recuperar créditos em falta.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. O risco "passou de muito bom a muito mau"

103
Jorge Tomé, ex-gestor da Caixa, diz que os bancos obtiveram "a melhor garantia que seria possível ter, naquela altura", com uma indexação do penhor ao valor de cada obra de arte da coleção Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio diz que soube de créditos a posteriori

2.306
O antigo governador do Banco de Portugal garantiu que “nada omitiu” na comissão parlamentar de inquérito à CGD e que o supervisor não tem conhecimento de créditos antes de decididos pelos bancos.
Caixa Geral de Depósitos

As cartas de Berardo que comprometem Constâncio

2.080
Cartas mostram que ex-governador sabia – e não se opôs – a que Joe Berardo reforçasse posição no BCP com dinheiro emprestado pela CGD. Constâncio tinha dito que não sabia. Supervisor só agiu em 2011.
Caixa Geral de Depósitos

Armando Vara pede para não ir à Comissão da Caixa

1.993
Ex-ministro socialista e ex-administrador da Caixa alega que já veio uma vez ao parlamento falar da Caixa e, além disso, por estar na prisão não consegue obter informação para se preparar.
Caixa Geral de Depósitos

Comissão chama outra vez Constâncio e Duarte Neves

Comissão de inquérito à Caixa aprovou segundas audições ao antigo governador do Banco de Portugal e ao ex-vice-governador, Pedro Duarte Neves. Em causa empréstimo a Berardo para ações do BCP.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo queria vender ações? "Isso é conversa" - como aconteceu

136
Jorge Tomé, ex-administrador da Caixa, diz que Berardo nunca quis que a Caixa vendesse as ações do BCP mais cedo, para que se evitassem maiores perdas. Seria algo "impraticável", defende. Siga aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio reage no Twitter. "Não tenho memória"

2.962
Questionado no Twitter, antigo governador de Portugal, responde em inglês com palavras cuidadosas: "Não fui questionado sobre isto" e "normalmente o supervisor não tem interferência" nestes assuntos.
Banco de Portugal

Partidos chamam Constâncio para "reavivar memória"

646
Banco de Portugal foi "conivente" com "anos de irresponsabilidade na banca", diz BE. PCP quer atas de todas as reuniões. PSD quer Constâncio a "reavivar memória" e CDS pondera enviar declarações ao MP
Banco de Portugal

Constâncio deu aval a 350 milhões para Berardo

21.395
Vítor Constâncio tinha dito ser "impossível" que o Banco de Portugal soubesse que a CGD ia financiar Berardo antes do crédito ser dado. Operação foi aprovada em Conselho de Administração.
Caixa Geral de Depósitos

CGD só soube quanto emprestou para ações em 2008

329
Norberto Rosa conta que até janeiro de 2008 a gestão da Caixa não conhecia a dimensão dos empréstimos e garantias dadas por ações. Levantamento feito com crise na bolsa revelou 4.600 milhões de euros.
Caixa Geral de Depósitos

Trabalhos do comissão prolongados por 40 dias

Os deputados da comissão parlamentar de inquérito à Caixa vão ser prolongados por mais 40 dias. A sugestão foi feita pelo presidente, Luís Leite Ramos, e foi aceite por todos.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. "Créditos não são filhos de pai incógnito"  

678
Quem é o pai da criança? Ou melhor, das perdas de milhões? Ex-vice-presidente da Caixa diz que quem apresentou os projetos também os defendeu. No empréstimo a Berardo foi ex-diretor Cabral dos Santos.
Caixa Geral de Depósitos

Os operações não são "filhas de pai incógnito"  - como aconteceu

Francisco Bandeira diz que ficou estupefacto com o que disse ex-diretor da Caixa. Quem apresenta as operações ao conselho de crédito é quem as defende. "Não são filhas de pai incógnito". Siga aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo era rico e contrato permitia cobrar dívida

179
Celeste Cardona defendeu que contrato permitia à Caixa recuperar dívidas a Berardo que era um homem rico, "dizia-se". Sobre poder de Vara para dar sozinho mais crédito a Vale do Lobo, foi caso único.
Banco de Portugal

AR só divulgará devedores após parecer jurídico

372
Deputados num aperto. Têm a informação total sobre os grandes devedores, mas não sabem o que podem divulgar. Vão pedir parecer jurídico para evitar violar sigilo bancário.
Caixa Geral de Depósitos

Cardona. Vara decidiu sozinho aumentar crédito - como aconteceu

171
Celeste Cardona lembra que se dizia que Berardo uma pessoa rica que ganhou na bolsa. Contratos iniciais tinham regras adequadas para resolver a situação e destaca coleção de arte valiosa. Siga aqui.
Eleições Europeias

Vamos mas é votar no Berardo! /premium

565
Joe Berardo é só o rosto visível de uma classe empresarial espertalhona e sempre colada ao poder e encostada ao Estado, servindo-se mutuamente numa simbiose de interesses que os contribuintes suportam
Caixa Geral de Depósitos

Reestruturação do crédito de Berardo defendeu CGD

140
Rodolfo Lavrador participou na reestruturação dos créditos da CGD a Joe Berardo. Caixa não obteve mais garantias, mas o ex-responsável considera que foi a solução possível.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Armando Vara ouvido na Comissão a 14 de junho

105
O antigo administrador da Caixa – que atualmente cumpre pena após ter sido condenado no processo Face Oculta – vai ao parlamento para ser ouvido pelos deputados a 14 de junho.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Sócrates responde por escrito na CPI

306
Sócrates já tinha preferido responder por escrito na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as Rendas Excessivas. Como aliás outros primeiros-ministros chamados a comissões de inquérito.
Caixa Geral de Depósitos

Boats Caravela. Vieira Monteiro vai ser chamado

131
Operação gerou perdas de 340 milhões à Caixa. Tomás Correia disse que gestores não foram avisados, mas admitiu "erro monumental". Comissão chama Vieira Monteiro que tinha o pelouro financeiro à data.
Caixa Geral de Depósitos

Operação que perdeu 340 milhões é falha monumental

391
Tomás Correia garante que o conselho de que fez parte não foi avisado para riscos da operação Caravela. Diz que houve falha monumental e que a Caixa devia ter ido para tribunal contestar contrato.
Caixa Geral de Depósitos

Advogado condenado por burla milionária à CGD

209
O advogado foi ainda condenado pelo Tribunal de São João Novo, no Porto a seis anos de prisão e a indemnizar o banco em 966 mil euros, menos cerca de 700 mil euros do que a CGD reclamava.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Crédito a Isabel dos Santos levantou dúvidas

2.041
A empresário quis comprar ações da Zon em 2009. A Direção de Risco do banco público deu parecer condicionado. A operação fez-se e o Banco de Portugal disse que não houve prudência.
Assembleia Da República

Grandes devedores levam Ferro a convocar reunião

Na próxima terça-feira a mesa da Assembleia da República vai ter uma reunião para discutir o acesso à lista secreta dos grandes devedores dos bancos.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo na "estratégia" de Sócrates para a banca

10.278
Patrick Monteiro de Barros defende, em entrevista ao Jornal Económico, que Joe Berardo foi uma das pessoas de quem Sócrates se serviu para dominar a banca, como queria fazer com os jornais.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. Agora sou o "bode expiatório" de tudo

844
Joe Berardo quebrou o silêncio. Num comunicado a que o Observador teve acesso, o comendador diz que se "excedeu em algumas respostas", mas que não quis esconder-se "em ataques de amnésia seletiva".
Caixa Geral de Depósitos

Como esconder uma fortuna em cinco passos /premium

612
Pode alguém ser responsabilizado por milhares de euros em dívidas das empresas que gere? A lei diz que quem responde pelas dívidas é o património da empresa. E quando o património é afinal do gestor?
Armando Vara

Mentira na CPI? PSD pondera chamar ex-Vale do Lobo

Diogo Gaspar Ferreira disse no Parlamento que não foi ele quem entregou a proposta a Armando Vara. Nova documentação contradiz gestor mas o seu advogado assegura veracidade do testemunho.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. CGD diz que está a fazer tudo 

871
O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, disse que "é óbvio" que o banco está a fazer tudo o que é possível para recuperar parte da dívida do empresário Joe Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Se Estado comprar Coleção, Berardo fica a mandar /premium

2.484
É um beco sem saída: mesmo vendendo a coleção de arte ao Estado, Berardo fica presidente vitalício com imensos poderes. Pior: antes os quadros valiam 316 milhões mas agora podem chegar aos mil milhões
Civilização

O sr. Berardo e o “espectador imparcial” /premium

A experiência mostrou que as culturas políticas que ignoram o “espectador imparcial” de Adam Smith estão condenadas à pobreza e à perpétua oscilação entre a servidão e o abuso.
Caixa Geral de Depósitos

Sobre Berardo, só não vê quem não quer ver /premium

1.118
Berardo tem responsabilidades, mas não é o principal e mais importante responsável. Não lhe cabia defender o dinheiro dos depositantes. E de facto “ajudou os bancos” a maquilhar contas depois de 2008.
Caixa Geral de Depósitos

E Berardo deixou-os nús /premium

2.105
A fúria dos seus parceiros nasce não do que Berardo fez mas sim daquilo que expôs sobre eles e como exercem o poder. Do BCP ao CCB, Berardo, o capitalista de Estado, é a outra face do socialismo.
Caixa Geral de Depósitos

O riso do senhor comendador /premium

3.247
Mal sumam os penduricalhos do sr. Berardo, Portugal entra nos eixos. Se os portugueses acreditarem nisto, acreditam em tudo. Como acreditam em tudo, e não ligam a nada, é deles que o sr. Berardo se ri
Negócios

Quem é o advogado por trás dos negócios de Berardo /premium

877
Polémico, benfiquista ferrenho — e brilhante. André Luiz Gomes, o advogado de Joe Berardo, mostrou-se ao país numa audição ao estilo dos dois. Um retrato do homem por detrás dos negócios do comendador

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)