Caixa Geral de Depósitos

Museus

Berardo. CGD avisou Governo sobre riscos do acordo

257
CGD enviou carta às Finanças em 2016, depois de saber pela imprensa que Governo e Berardo tinham chegado a acordo sobre continuidade das obras no CCB, o que traria riscos para o banco público.
Banca

Onze devedores geraram perdas em mais de um banco /premium

245
Só conhecemos os grandes devedores por alguns valores e pelo número. Mas há conclusões a tirar: 11 devedores geraram perdas em mais de um banco e alguns até conseguiram mais crédito após as perdas.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. Macedo não comenta, mas diz como se faz

Presidente da Caixa não quis falar sobre caso Berardo, mas fez um guia sobre o que o banco pode fazer, e está a fazer, para recuperar dívida de grandes devedores e responsabilizar ex-gestores.
Caixa Geral de Depósitos

Milhões para Fundo de Pensões. "Não é sustentável"

252
A Caixa lucrou 282,5 milhões de euros, mais 46% que em junho de 2018. Mas rentabilidade é afetada por juros baixos e contribuições de 500 milhões para Fundo de Pensões não são "sustentáveis".
Caixa Geral de Depósitos

Bancos conseguem arresto da coleção Berardo

1.738
Os bancos conseguiram chegar ao património mais valioso de Joe Berardo. Tribunal deu ordem de arresto da coleção de arte moderna. Berardo diz que não foi notificado.
Caixa Geral de Depósitos

Tribunal arresta hotel de Joe Berardo

2.272
Propriedade de 70 mil metros quadrados pertence a Berardo desde 1987. O empresário doou depois o hotel, que está avaliado em várias dezenas de milhões de euros, à própria fundação.
José Sócrates

Sócrates desmente ligação a créditos a Berardo

735
Ex-primeiro-ministro diz que não há "coincidência de timing" entre a aprovação dos créditos da CGD ao empresário madeirense e o acordo para o Museu Berardo que o seu Governo negociou e fechou.
José Sócrates

Sócrates recusou mudar acordo que favorece Berardo /premium

805
Cavaco Silva alertou José Sócrates para os benefícios que o seu Governo concedeu a Joe Berardo para instalar a sua coleção no CCB. Acordo está sob investigação do Ministério Público no caso CGD.
Caixa Geral de Depósitos

Inquérito à CGD. "Agora é o tempo da justiça" 

"Houve indícios da potencial prática de diversos tipos de crimes", disse no plenário o deputado que elaborou o relatório da II Comissão Parlamentar de Inquérito ao banco público.
Caixa Geral de Depósitos

Relatório final à Caixa aprovado por todos

1.296
Relatório de João Almeida sobre a gestão da Caixa foi aprovado por todos os partidos, mesmo com alterações votadas uma a uma e vários chumbos. É a primeira vez que acontece num inquérito à banca.
Caixa Geral de Depósitos

Reunião à porta fechada transmitida por engano

1.196
Deputados da comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos já estavam a discutir há mais de 40 minutos quando alguém se apercebeu que a reunião à porta fechada estava a ser transmitida no canal AR.
Caixa Geral de Depósitos

PCP. Gestão danosa na CGD cabe à justiça apurar  

Os comunistas consideram que "gestão danosa", proposta pelo PSD no inquérito à Caixa, é uma acusação de grande gravidade que não deve ser apurada no Parlamento, mas sim pelas autoridades judiciais.
Caixa Geral de Depósitos

Bloco aprovará propostas "suportadas pelos factos"

Gestão danosa? Responsabilização de gestores? Mariana Mortágua avisa PSD que há conclusões que não podem ser tiradas baseadas nos factos apurados pela comissão de inquérito à Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. PSD quer culpar gestores nomeados por PS 

Propostas de alteração ao relatório da comissão da Caixa querem responsabilizar gestão de Santos Ferreira. PSD fala em indícios "de gestão danosa". E apanham Constâncio e ex-ministros de Sócrates.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. PS quer 'culpar' também Celeste Cardona

Entre as várias propostas de alteração que o PS propõe está a inclusão de Celeste Cardona (ministra do CDS-PP) entre os administradores que tiveram intervenção nos créditos mais problemáticos.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Passos pedia crédito, Costa quer menos custos

Seis anos separam cartas de missão. Em 2013, pedia-se à CGD que desse crédito à economia para animar a retoma. Em 2019, quer-se baixar custos, menos malparado e liderança digital.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio na CPI deu respostas "insatisfatórias"

Em entrevista na Rádio Observador, o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Caixa Geral de Depósitos diz que a supervisão "ficou muito aquém, mais uma vez", daquilo que devia ter feito.
Caixa Geral de Depósitos

O que aprendemos com a Comissão da Caixa? /premium

Foi a II Comissão de Inquérito à Caixa e teve acesso a documentos como nunca antes. Mesmo assim, o relatório preliminar chega a vários factos, mas em grande medida fica-se pelas perceções.
Caixa Geral de Depósitos

Gestão imprudente, sonolência e negligência - como aconteceu

119
Uma gestão que não foi sã, ou até "potencialmente danosa", uma supervisão "burocrática ou sonolenta" e a "negligência" dos Governos. As conclusões dos partidos no inquérito á Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

As (primeiras) conclusões do inquérito à Caixa

114
Versão preliminar do relatório da comissão de inquérito já foi entregue aos deputados. O Observador teve acesso ao documento e publica as conclusões e recomendações que nele constam.
Caixa Geral de Depósitos

Como Berardo juntou dinheiro da Caixa, BCP e arte  /premium

136
Como Joe Berardo se financiou na Caixa para ter poder no BCP e colocou a sua coleção no CCB. A fita do tempo mostra que Berardo ganhou em vários tabuleiros. Outros também ganharam, por algum tempo.
Caixa Geral de Depósitos

Fundação admite processar ex-sócio de Berardo

Fundação Berardo "repudia com veemência as aleivosias" lançadas por ex-sócio do empresário madeirense. Francisco Capelo afirmou, em resposta à AR, que a Fundação foi usada pelos privilégios fiscais.
Caixa Geral de Depósitos

As revelações do ex-sócio de Berardo ao parlamento

2.777
Ex-sócio conta que Fundação Berardo era usada como fachada para privilégios fiscais. Segundo Francisco Capelo, Berardo quer vender coleção desde 1999 e acordo com Estado resolveu imposto em falta.
Caixa Geral de Depósitos

EY. Ex-gestores da CGD já se queixaram na CMVM

Vários antigos administradores do banco público, incluindo Fernando Faria de Oliveira, já se queixaram do que consideram ser "erros grosseiros" cometidos na auditoria de consultora EY.
Ministério Público

MP quer perceber como Berardo enganou os bancos

1.688
Os bancos acreditaram que a penhora dos títulos de participação lhes dariam garantias sobre a dívida de Berardo, mas ficaram sem poder. O Ministério Público quer investigar como decorreu o processo.
Caixa Geral de Depósitos

Sonae responde a Sócrates e nega pressão

192
A Sonae "nunca pressionou, nem tentou obter tratamentos especiais", disse à Lusa fonte oficial da empresa, depois de José Sócrates ter acusado o presidente do grupo de pressão na OPA sobre a PT.
Caixa Geral de Depósitos

Títulos da Coleção Berardo já foram penhorados

480
Os títulos de participação Associação Coleção Berardo, a proprietária das mais de 850 obras de arte – foram executados. Fonte próxima do processo indica que o empresário vai contestar a penhora.
Comportamento

Berardo, raiva e Fundações 

165
Todos os comentários enraivecidos se compreendem e devem ser levados a sério, mas convém não perdermos de vista as mais-valias das fundações, sobretudo no contexto atual de complexidade e desigualdade
José Sócrates

OPA à PT: Sócrates diz que sofreu pressão da Sonae

1.133
O antigo PM diz que recebeu um telefonema do presidente do Conselho de Administração da Sonae, Paulo Azevedo. "E tenho testemunhas". Diz-se ofendido por lhe perguntarem se foi corrompido.
Caixa Geral de Depósitos

CGD recua na política de retenção dos juros

155
Objetivo da Caixa era cortar no pagamento de juros inferiores a um euro. Banco de Portugal afirmou que era contra a política. Caixa cedeu e descarta decisão.
Caixa Geral de Depósitos

Nomeações CGD. Sócrates desmente Campos e Cunha 

Antes de as entregar à comissão de inquérito, José Sócrates antecipou parte das respostas à TVI. Diz que Campos e Cunha saiu contra a lei que obrigava a escolher entre salário e pensão.
Banco de Portugal

BdP contra retenção de juros em depósitos na CGD

O Banco de Portugal já disse à Caixa Geral de Depósitos que discorda da decisão do banco de deixar de pagar juros de depósitos quando estes são inferiores a um euro.
Caixa Geral de Depósitos

Deputados queixam-se de Joe Berardo junto do MP

232
"Há claramente um delito de desobediência e vamos agir em conformidade", disse presidente da comissão de inquérito, Luís Leite Ramos, à TSF.
Caixa Geral de Depósitos

"Paguei 231 milhões à banca a troco de nada"

1.682
Joe Berardo pede, em carta aberta a Ferro Rodrigues, que não permita que mais nenhum cidadão seja objeto de "julgamento popular" como afirma ter sido. E diz que pagou 231 milhões em juros.
Dívidas

Tribunal arrestou contas e ações a Berardo

6.170
Além de dois apartamentos no valor de 4 milhões de euros, o Tribunal de Lisboa arrestou também a José Berardo 500 mil euros em contas, ações, fundos e títulos.
Caixa Geral de Depósitos

Mota Amaral é instrutor do processo de Berardo

Mota Amaral é o instrutor do processo disciplinar a Joe Berardo que pode levar à retirada das suas condecorações pelo Conselho das Ordens Nacionais.
Museus

Acordo com Berardo "desprotegeu" Estado

168
O ex-secretário de Estado da Cultura diz que, quando esteve em funções, e leu o protocolo sobre a cedência da Coleção Berardo, com 862 obras de arte, os termos pareceram-lhe "inacreditáveis".
Caixa Geral de Depósitos

Tribunal arresta duas casas a Berardo

2.885
A SIC avança que o Tribunal de Lisboa arrestou dois apartamentos a Joe Berardo, a pedido da Caixa Geral de Depósitos. Casas valem cerca de 4 milhões de euros.
Caixa Geral de Depósitos

CGD separada de 18 milhões por mapa

100
A Caixa quer executar um terreno que fica junto ao Aeroporto Cristiano Ronaldo. Objetivo é vendê-lo para atenuar dívida da empresa Grão Pará. Mas está em falta o mapa que mostra a área do terreno.
Caixa Geral de Depósitos

Na CGD há uns mais responsáveis do que outros /premium

177
As comissões parlamentares de inquérito correm o risco de degenerarem em espaços de espectáculo e de responsabilização dos “polícias”. Em vez de procurarem retirar lições que melhorem o nosso futuro.
Caixa Geral de Depósitos

PSD pergunta a Sócrates se recebeu dinheiro

183
Vara na Caixa, Vale do Lobo, La Seda, a guerra no BCP, a OPA sobre a PT e os alertas sobre a gestão da Caixa. PSD até pergunta se Sócrates recebeu dinheiro de grupos privados.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Berardo chama Paulo Macedo e Faria Oliveira

Joe Berardo vai chamar Paulo Macedo e Faria de Oliveira como testemunhas no processo judicial onde são reclamados mil milhões de euros por dívidas da CGD, BCP e Novo Banco.
Caixa Geral de Depósitos

E na última audição, alguém diz: "Todos falhámos"

734
Teixeira dos Santos não se arrepende de gestores que nomeou na CGD e não deve nada a Sócrates. Aponta dedo à crise, mas assume responsabilidade política. "Todos falhámos", ainda que não de propósito.
Caixa Geral de Depósitos

Associação Berardo. Deputados admitem queixa

176
A dona da coleção de arte de Joe Berardo tem vindo a recusar informação aos deputados da Comissão sobre a Caixa. E a paciência chegou ao fim. Tem uma semana ou segue queixa para a justiça.
Caixa Geral de Depósitos

"Não devo nada a Sócrates, não falamos há 6 anos" - como aconteceu

1.440
Teixeira dos Santos diz que não deve nada a Sócrates. "Praticamente estivemos de relações cortadas", desde pedido de resgate de Portugal em 2011. Ex-ministro das Finanças assume: "Todos falhámos".
Caixa Geral de Depósitos

Comissão de ética valida escusa do governador

Comissão de ética do Banco de Portugal diz que pedido de escusa de Carlos Costa de decisões sobre auditoria à CGD está conforme princípios sobre conflitos de interesses. Governador não pediu parecer.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio. 7 histórias que continuam mal contadas /premium

390
"Nada sabia previamente" e "nada podia fazer a posteriori. É a lei", repetiu o ex-governador, que acusou Berardo de estar por detrás das "calúnias". Esta é uma história que (ainda) não fica por aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo no BCP. Ninguém levantou questões 

Na reunião que aprovou o reforço acionista de Joe Berardo no BCP, em 2007, ninguém levantou questões, revelou ex-administrador do Banco de Portugal, face a um parecer favorável dos serviços.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo "incrédulo" com má memória de Constâncio

2.189
Berardo diz que se reuniu a sós com Constâncio, em julho de 2007. O ex-governador diz que "é tudo mentira". Continua a guerra de palavras entre os dois.
Caixa Geral de Depósitos

"Berardo que pondere se me quer como testemunha" - como aconteceu

579
Antigo governador do Banco de Portugal diz não acreditar em teorias da conspiração mas pergunta: "a quem aproveitam as calúnias". A "uma pessoa: José Berardo. Siga aqui em direto.
Vítor Constâncio

Constâncio esteve na reunião que aprova ata do BCP

614
Vítor Constâncio marcou presença na reunião que formalizou a não oposição ao pedido de Joe Berardo para aumentar a participação no BCP. Semanas antes, reuniu com o investidor.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. O homem que recusa ser o bode expiatório

José Cabral dos Santos trouxe um trunfo na manga, uma carta de Berardo a pedir crédito à Caixa. E diz que, naquela fase, era apenas um diretor – criticando administradores que lhe atribuíram culpas.
Caixa Geral de Depósitos

"Não fui bater à porta de Berardo", diz ex-diretor - como aconteceu

José Cabral dos Santos recusa a ideia transmitida por Joe Berardo, no parlamento, que foi a CGD -- e este diretor de empresas em especial -- que foi "bater à porta" da Caixa. Siga aqui em direto.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo fez um favor à Caixa? Faria Oliveira ri-se

186
Depois de uma primeira audição que foi mais técnica, nesta segunda vez o ex-banqueiro Faria de Oliveira fez várias revelações sobre o que se passou na Caixa, na La Seda e na relação com Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Porque acelerou na La Seda? "Era objetivo do PS" - como aconteceu

418
No parlamento, PS pergunta a Faria de Oliveira porque "acelerou" na La Seda quando já havia problemas. "Porque era o objetivo do seu governo", diz ex-banqueiro. Siga aqui em direto
Caixa Geral de Depósitos

Executar Berardo era da "responsabilidade" da CGD

601
Em entrevista à TSF, Vítor Constâncio reitera que não havia razões para bloquear, inicialmente, o investimento de Berardo no BCP. Havia garantias. Não foram executadas? "É outra questão, essa".
Caixa Geral de Depósitos

Vara não propôs crédito de Vale do Lobo?

105
O ex-administrador desmentiu no Parlamento que tenha sido o autor da proposta de crédito para aquisição do resort - um facto essencial na tese de que terá favorecido os acionistas de Vale do Lobo.
Vítor Constâncio

Constâncio diz que vai processar o jornal Público

7.190
"O que se passou esta semana foi demasiado grave, e a minha complacência acabou. Processarei o jornal que iniciou e insistiu nas calúnias", diz Constâncio em artigo publicado no Expresso.
Caixa Geral de Depósitos

"Não quero, não posso, não devo". Mas falou muito

Armando Vara começou a dizer que não falava sobre Vale do Lobo, por causa do processo Marquês, mas acabou por responder a quase tudo. Menos às perguntas que "são uma acusação" só por serem feitas.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo recusa dar informação a Parlamento

Associação Coleção Berardo diz que documentos pedidos "extravasam" objeto do inquérito à Caixa. Deputados querem perceber como bancos foram impedidos de executar penhor sobre a dona da coleção.
Caixa Geral de Depósitos

Vara sai em defesa de Constâncio  - como aconteceu

625
Armando Vara diz que se pode apontar muita a coisa a Vítor Constâncio, "mas não é possível apontar nada" na autorização dada a Berardo para aumentar participação no BCP com crédito da Caixa.
Museus

Berardo. Bacalhôa comprou edifício de 30 mil m2

1.189
A Quinta da Bacalhôa comprou uma antiga garagem em Azeitão que, além de servir o negócio dos vinhos da família Berardo, poderá vir a albergar a coleção Berardo se sair do CCB, em Lisboa.
Armando Vara

Vara sai da cadeia para ser ouvido no Parlamento

162
Ex-administrador da CGD está preso desde janeiro, mas vai estar no Parlamento para ser ouvido no inquérito à recapitalização da Caixa. Vara pediu para não ter de comparecer, mas deputados recusaram.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)