Caixa Geral de Depósitos
Banca

Caixa vende filial espanhola ao Abanca

A Caixa Geral de Depósitos celebra esta segunda-feira numa cerimónia em Madrid a venda definitiva da filial espanhola ao banco Abanca, por 364 milhões de euros.
Justiça

Berardo diz que Coleção vale 1,3 mil milhões 

204
O empresário madeirense, que exige a devolução das obras sob arresto, diz que Coleção vale hoje 1,3 mil milhões de euros. E diz que o poder político fez dele do RDT - Responsável Disto Tudo.
Caixa Geral de Depósitos

CGD vai cobrar por algumas operações via MB Way

113
Ficam isentos da comissão pelo uso do MB Way os clientes com menos de 26 anos e quem optar por usar as aplicações da própria Caixa para realizar a transferência. Confira as alterações ao preçário.
Caixa Geral de Depósitos

Banca perdoada por "asneiras" daqui uma década

O presidente da CGD, Paulo Macedo, diz que os bancos têm de ser inovadores, mas também resilientes perante uma indústria em transformação e estimou uma década até a banca ser perdoada por "asneiras".
Sociedade

Um debate Fora da Caixa  /premium

Encontro promovido pela Caixa Geral de Depósitos, em Guimarães, discutiu internacionalização, artes e mercado do trabalho.
Banca

Venda de banco da CGD promulgada "com dúvidas"

O Presidente da República promulgou o diploma sobre a venda do Banco Comercial do Atlântico, detido pela Caixa Geral de Depósitos, mas pode "enfraquecer" a presença financeira de Portugal.
Caixa Geral de Depósitos

Resolvidos problemas técnicos na aplicação da CGD

A realização de pagamentos online através da App da Caixa Geral de Depósitos em telemóveis foi afetada durante este sábado. Só o acesso através do browser funcionava, segundo a CGD.
BCE

MP: houve "conivência" de Macedo com Pinho e Mexia /premium

1201
MP diz que Paulo Macedo foi conivente com crime de corrupção imputado a arguidos do caso EDP. BCE recebeu notícia do Observador e relatório do BCP e avalia situação do líder da Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

CGD condenada à coima maior pela Concorrência

A CGD é o banco com a coima mais elevada, de 82 milhões de euros, no processo por concertação de informação sensível no crédito da Autoridade da Concorrência (AdC).
Caixa Geral de Depósitos

Abanca já pode comprar filial da CGD em Espanha

A entidade bancária espanhol já pode "concluir a compra do Banco Caixa Geral, a entidade através da qual o grupo Caixa Geral de Depósitos opera em Espanha", segundo revelou em comunicado.
Caixa Geral de Depósitos

BCE pode reavaliar idoneidade de líder da Caixa

208
Em causa uma notícia do Observador que relatava o papel do presidente da Caixa na contratação de um assessor de Manuel Pinho - que terá sido acordada com a EDP. Factos estão a investigados pelo MP.
Caixa Geral de Depósitos

Comendas de Berardo: relatório tem nota de culpa

O empresário madeirense já recebeu o relatório elaborado por Mota Amaral sobre o processo das comendas — que chegou acompanhado de nota de culpa, o que indica que poderá haver sanções.
Angola

Angola. Privatização afeta investimento português

Programa de privatizações lançado por João Lourenço afeta 195 empresas, algumas com capital português. Caixa Geral de Depósitos, Mota-Engil e Galp são algumas das que detêm participações nas firmas.
Museus

Berardo. CGD avisou Governo sobre riscos do acordo

257
CGD enviou carta às Finanças em 2016, depois de saber pela imprensa que Governo e Berardo tinham chegado a acordo sobre continuidade das obras no CCB, o que traria riscos para o banco público.
Banca

Onze devedores geraram perdas em mais de um banco /premium

245
Só conhecemos os grandes devedores por alguns valores e pelo número. Mas há conclusões a tirar: 11 devedores geraram perdas em mais de um banco e alguns até conseguiram mais crédito após as perdas.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. Macedo não comenta, mas diz como se faz

Presidente da Caixa não quis falar sobre caso Berardo, mas fez um guia sobre o que o banco pode fazer, e está a fazer, para recuperar dívida de grandes devedores e responsabilizar ex-gestores.
Caixa Geral de Depósitos

Milhões para Fundo de Pensões. "Não é sustentável"

252
A Caixa lucrou 282,5 milhões de euros, mais 46% que em junho de 2018. Mas rentabilidade é afetada por juros baixos e contribuições de 500 milhões para Fundo de Pensões não são "sustentáveis".
Caixa Geral de Depósitos

Bancos conseguem arresto da coleção Berardo

1738
Os bancos conseguiram chegar ao património mais valioso de Joe Berardo. Tribunal deu ordem de arresto da coleção de arte moderna. Berardo diz que não foi notificado.
Caixa Geral de Depósitos

Tribunal arresta hotel de Joe Berardo

2272
Propriedade de 70 mil metros quadrados pertence a Berardo desde 1987. O empresário doou depois o hotel, que está avaliado em várias dezenas de milhões de euros, à própria fundação.
José Sócrates

Sócrates desmente ligação a créditos a Berardo

735
Ex-primeiro-ministro diz que não há "coincidência de timing" entre a aprovação dos créditos da CGD ao empresário madeirense e o acordo para o Museu Berardo que o seu Governo negociou e fechou.
José Sócrates

Sócrates recusou mudar acordo que favorece Berardo /premium

805
Cavaco Silva alertou José Sócrates para os benefícios que o seu Governo concedeu a Joe Berardo para instalar a sua coleção no CCB. Acordo está sob investigação do Ministério Público no caso CGD.
Caixa Geral de Depósitos

Inquérito à CGD. "Agora é o tempo da justiça" 

"Houve indícios da potencial prática de diversos tipos de crimes", disse no plenário o deputado que elaborou o relatório da II Comissão Parlamentar de Inquérito ao banco público.
Caixa Geral de Depósitos

Relatório final à Caixa aprovado por todos

1296
Relatório de João Almeida sobre a gestão da Caixa foi aprovado por todos os partidos, mesmo com alterações votadas uma a uma e vários chumbos. É a primeira vez que acontece num inquérito à banca.
Caixa Geral de Depósitos

Reunião à porta fechada transmitida por engano

1196
Deputados da comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos já estavam a discutir há mais de 40 minutos quando alguém se apercebeu que a reunião à porta fechada estava a ser transmitida no canal AR.
Caixa Geral de Depósitos

PCP. Gestão danosa na CGD cabe à justiça apurar  

Os comunistas consideram que "gestão danosa", proposta pelo PSD no inquérito à Caixa, é uma acusação de grande gravidade que não deve ser apurada no Parlamento, mas sim pelas autoridades judiciais.
Caixa Geral de Depósitos

Bloco aprovará propostas "suportadas pelos factos"

Gestão danosa? Responsabilização de gestores? Mariana Mortágua avisa PSD que há conclusões que não podem ser tiradas baseadas nos factos apurados pela comissão de inquérito à Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. PSD quer culpar gestores nomeados por PS 

Propostas de alteração ao relatório da comissão da Caixa querem responsabilizar gestão de Santos Ferreira. PSD fala em indícios "de gestão danosa". E apanham Constâncio e ex-ministros de Sócrates.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. PS quer 'culpar' também Celeste Cardona

Entre as várias propostas de alteração que o PS propõe está a inclusão de Celeste Cardona (ministra do CDS-PP) entre os administradores que tiveram intervenção nos créditos mais problemáticos.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Passos pedia crédito, Costa quer menos custos

Seis anos separam cartas de missão. Em 2013, pedia-se à CGD que desse crédito à economia para animar a retoma. Em 2019, quer-se baixar custos, menos malparado e liderança digital.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio na CPI deu respostas "insatisfatórias"

Em entrevista na Rádio Observador, o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Caixa Geral de Depósitos diz que a supervisão "ficou muito aquém, mais uma vez", daquilo que devia ter feito.
Caixa Geral de Depósitos

O que aprendemos com a Comissão da Caixa? /premium

Foi a II Comissão de Inquérito à Caixa e teve acesso a documentos como nunca antes. Mesmo assim, o relatório preliminar chega a vários factos, mas em grande medida fica-se pelas perceções.
Caixa Geral de Depósitos

Gestão imprudente, sonolência e negligência - como aconteceu

119
Uma gestão que não foi sã, ou até "potencialmente danosa", uma supervisão "burocrática ou sonolenta" e a "negligência" dos Governos. As conclusões dos partidos no inquérito á Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

As (primeiras) conclusões do inquérito à Caixa

114
Versão preliminar do relatório da comissão de inquérito já foi entregue aos deputados. O Observador teve acesso ao documento e publica as conclusões e recomendações que nele constam.
Caixa Geral de Depósitos

Como Berardo juntou dinheiro da Caixa, BCP e arte  /premium

136
Como Joe Berardo se financiou na Caixa para ter poder no BCP e colocou a sua coleção no CCB. A fita do tempo mostra que Berardo ganhou em vários tabuleiros. Outros também ganharam, por algum tempo.
Caixa Geral de Depósitos

Fundação admite processar ex-sócio de Berardo

Fundação Berardo "repudia com veemência as aleivosias" lançadas por ex-sócio do empresário madeirense. Francisco Capelo afirmou, em resposta à AR, que a Fundação foi usada pelos privilégios fiscais.
Caixa Geral de Depósitos

As revelações do ex-sócio de Berardo ao parlamento

2777
Ex-sócio conta que Fundação Berardo era usada como fachada para privilégios fiscais. Segundo Francisco Capelo, Berardo quer vender coleção desde 1999 e acordo com Estado resolveu imposto em falta.
Caixa Geral de Depósitos

EY. Ex-gestores da CGD já se queixaram na CMVM

Vários antigos administradores do banco público, incluindo Fernando Faria de Oliveira, já se queixaram do que consideram ser "erros grosseiros" cometidos na auditoria de consultora EY.
Ministério Público

MP quer perceber como Berardo enganou os bancos

1688
Os bancos acreditaram que a penhora dos títulos de participação lhes dariam garantias sobre a dívida de Berardo, mas ficaram sem poder. O Ministério Público quer investigar como decorreu o processo.
Caixa Geral de Depósitos

Sonae responde a Sócrates e nega pressão

192
A Sonae "nunca pressionou, nem tentou obter tratamentos especiais", disse à Lusa fonte oficial da empresa, depois de José Sócrates ter acusado o presidente do grupo de pressão na OPA sobre a PT.
Caixa Geral de Depósitos

Títulos da Coleção Berardo já foram penhorados

480
Os títulos de participação Associação Coleção Berardo, a proprietária das mais de 850 obras de arte – foram executados. Fonte próxima do processo indica que o empresário vai contestar a penhora.
Comportamento

Berardo, raiva e Fundações 

165
Todos os comentários enraivecidos se compreendem e devem ser levados a sério, mas convém não perdermos de vista as mais-valias das fundações, sobretudo no contexto atual de complexidade e desigualdade
José Sócrates

OPA à PT: Sócrates diz que sofreu pressão da Sonae

1133
O antigo PM diz que recebeu um telefonema do presidente do Conselho de Administração da Sonae, Paulo Azevedo. "E tenho testemunhas". Diz-se ofendido por lhe perguntarem se foi corrompido.
Caixa Geral de Depósitos

CGD recua na política de retenção dos juros

155
Objetivo da Caixa era cortar no pagamento de juros inferiores a um euro. Banco de Portugal afirmou que era contra a política. Caixa cedeu e descarta decisão.
Caixa Geral de Depósitos

Nomeações CGD. Sócrates desmente Campos e Cunha 

Antes de as entregar à comissão de inquérito, José Sócrates antecipou parte das respostas à TVI. Diz que Campos e Cunha saiu contra a lei que obrigava a escolher entre salário e pensão.
Banco de Portugal

BdP contra retenção de juros em depósitos na CGD

O Banco de Portugal já disse à Caixa Geral de Depósitos que discorda da decisão do banco de deixar de pagar juros de depósitos quando estes são inferiores a um euro.
Caixa Geral de Depósitos

Deputados queixam-se de Joe Berardo junto do MP

232
"Há claramente um delito de desobediência e vamos agir em conformidade", disse presidente da comissão de inquérito, Luís Leite Ramos, à TSF.
Caixa Geral de Depósitos

"Paguei 231 milhões à banca a troco de nada"

1682
Joe Berardo pede, em carta aberta a Ferro Rodrigues, que não permita que mais nenhum cidadão seja objeto de "julgamento popular" como afirma ter sido. E diz que pagou 231 milhões em juros.
Dívidas

Tribunal arrestou contas e ações a Berardo

6170
Além de dois apartamentos no valor de 4 milhões de euros, o Tribunal de Lisboa arrestou também a José Berardo 500 mil euros em contas, ações, fundos e títulos.
Caixa Geral de Depósitos

Mota Amaral é instrutor do processo de Berardo

Mota Amaral é o instrutor do processo disciplinar a Joe Berardo que pode levar à retirada das suas condecorações pelo Conselho das Ordens Nacionais.
Museus

Acordo com Berardo "desprotegeu" Estado

168
O ex-secretário de Estado da Cultura diz que, quando esteve em funções, e leu o protocolo sobre a cedência da Coleção Berardo, com 862 obras de arte, os termos pareceram-lhe "inacreditáveis".
Caixa Geral de Depósitos

Tribunal arresta duas casas a Berardo

2885
A SIC avança que o Tribunal de Lisboa arrestou dois apartamentos a Joe Berardo, a pedido da Caixa Geral de Depósitos. Casas valem cerca de 4 milhões de euros.
Caixa Geral de Depósitos

CGD separada de 18 milhões por mapa

100
A Caixa quer executar um terreno que fica junto ao Aeroporto Cristiano Ronaldo. Objetivo é vendê-lo para atenuar dívida da empresa Grão Pará. Mas está em falta o mapa que mostra a área do terreno.
Caixa Geral de Depósitos

Na CGD há uns mais responsáveis do que outros /premium

177
As comissões parlamentares de inquérito correm o risco de degenerarem em espaços de espectáculo e de responsabilização dos “polícias”. Em vez de procurarem retirar lições que melhorem o nosso futuro.
Caixa Geral de Depósitos

PSD pergunta a Sócrates se recebeu dinheiro

183
Vara na Caixa, Vale do Lobo, La Seda, a guerra no BCP, a OPA sobre a PT e os alertas sobre a gestão da Caixa. PSD até pergunta se Sócrates recebeu dinheiro de grupos privados.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Berardo chama Paulo Macedo e Faria Oliveira

Joe Berardo vai chamar Paulo Macedo e Faria de Oliveira como testemunhas no processo judicial onde são reclamados mil milhões de euros por dívidas da CGD, BCP e Novo Banco.
Caixa Geral de Depósitos

E na última audição, alguém diz: "Todos falhámos"

734
Teixeira dos Santos não se arrepende de gestores que nomeou na CGD e não deve nada a Sócrates. Aponta dedo à crise, mas assume responsabilidade política. "Todos falhámos", ainda que não de propósito.
Caixa Geral de Depósitos

Associação Berardo. Deputados admitem queixa

176
A dona da coleção de arte de Joe Berardo tem vindo a recusar informação aos deputados da Comissão sobre a Caixa. E a paciência chegou ao fim. Tem uma semana ou segue queixa para a justiça.
Caixa Geral de Depósitos

"Não devo nada a Sócrates, não falamos há 6 anos" - como aconteceu

1440
Teixeira dos Santos diz que não deve nada a Sócrates. "Praticamente estivemos de relações cortadas", desde pedido de resgate de Portugal em 2011. Ex-ministro das Finanças assume: "Todos falhámos".
Caixa Geral de Depósitos

Comissão de ética valida escusa do governador

Comissão de ética do Banco de Portugal diz que pedido de escusa de Carlos Costa de decisões sobre auditoria à CGD está conforme princípios sobre conflitos de interesses. Governador não pediu parecer.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio. 7 histórias que continuam mal contadas /premium

390
"Nada sabia previamente" e "nada podia fazer a posteriori. É a lei", repetiu o ex-governador, que acusou Berardo de estar por detrás das "calúnias". Esta é uma história que (ainda) não fica por aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo no BCP. Ninguém levantou questões 

Na reunião que aprovou o reforço acionista de Joe Berardo no BCP, em 2007, ninguém levantou questões, revelou ex-administrador do Banco de Portugal, face a um parecer favorável dos serviços.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo "incrédulo" com má memória de Constâncio

2189
Berardo diz que se reuniu a sós com Constâncio, em julho de 2007. O ex-governador diz que "é tudo mentira". Continua a guerra de palavras entre os dois.
Caixa Geral de Depósitos

"Berardo que pondere se me quer como testemunha" - como aconteceu

579
Antigo governador do Banco de Portugal diz não acreditar em teorias da conspiração mas pergunta: "a quem aproveitam as calúnias". A "uma pessoa: José Berardo. Siga aqui em direto.
Vítor Constâncio

Constâncio esteve na reunião que aprova ata do BCP

614
Vítor Constâncio marcou presença na reunião que formalizou a não oposição ao pedido de Joe Berardo para aumentar a participação no BCP. Semanas antes, reuniu com o investidor.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. O homem que recusa ser o bode expiatório

José Cabral dos Santos trouxe um trunfo na manga, uma carta de Berardo a pedir crédito à Caixa. E diz que, naquela fase, era apenas um diretor – criticando administradores que lhe atribuíram culpas.
Caixa Geral de Depósitos

"Não fui bater à porta de Berardo", diz ex-diretor - como aconteceu

José Cabral dos Santos recusa a ideia transmitida por Joe Berardo, no parlamento, que foi a CGD -- e este diretor de empresas em especial -- que foi "bater à porta" da Caixa. Siga aqui em direto.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo fez um favor à Caixa? Faria Oliveira ri-se

186
Depois de uma primeira audição que foi mais técnica, nesta segunda vez o ex-banqueiro Faria de Oliveira fez várias revelações sobre o que se passou na Caixa, na La Seda e na relação com Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Porque acelerou na La Seda? "Era objetivo do PS" - como aconteceu

418
No parlamento, PS pergunta a Faria de Oliveira porque "acelerou" na La Seda quando já havia problemas. "Porque era o objetivo do seu governo", diz ex-banqueiro. Siga aqui em direto
Caixa Geral de Depósitos

Executar Berardo era da "responsabilidade" da CGD

601
Em entrevista à TSF, Vítor Constâncio reitera que não havia razões para bloquear, inicialmente, o investimento de Berardo no BCP. Havia garantias. Não foram executadas? "É outra questão, essa".
Caixa Geral de Depósitos

Vara não propôs crédito de Vale do Lobo?

105
O ex-administrador desmentiu no Parlamento que tenha sido o autor da proposta de crédito para aquisição do resort - um facto essencial na tese de que terá favorecido os acionistas de Vale do Lobo.
Vítor Constâncio

Constâncio diz que vai processar o jornal Público

7190
"O que se passou esta semana foi demasiado grave, e a minha complacência acabou. Processarei o jornal que iniciou e insistiu nas calúnias", diz Constâncio em artigo publicado no Expresso.
Caixa Geral de Depósitos

"Não quero, não posso, não devo". Mas falou muito

Armando Vara começou a dizer que não falava sobre Vale do Lobo, por causa do processo Marquês, mas acabou por responder a quase tudo. Menos às perguntas que "são uma acusação" só por serem feitas.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo recusa dar informação a Parlamento

Associação Coleção Berardo diz que documentos pedidos "extravasam" objeto do inquérito à Caixa. Deputados querem perceber como bancos foram impedidos de executar penhor sobre a dona da coleção.
Caixa Geral de Depósitos

Vara sai em defesa de Constâncio  - como aconteceu

625
Armando Vara diz que se pode apontar muita a coisa a Vítor Constâncio, "mas não é possível apontar nada" na autorização dada a Berardo para aumentar participação no BCP com crédito da Caixa.
Museus

Berardo. Bacalhôa comprou edifício de 30 mil m2

1189
A Quinta da Bacalhôa comprou uma antiga garagem em Azeitão que, além de servir o negócio dos vinhos da família Berardo, poderá vir a albergar a coleção Berardo se sair do CCB, em Lisboa.
Armando Vara

Vara sai da cadeia para ser ouvido no Parlamento

162
Ex-administrador da CGD está preso desde janeiro, mas vai estar no Parlamento para ser ouvido no inquérito à recapitalização da Caixa. Vara pediu para não ter de comparecer, mas deputados recusaram.
Vítor Constâncio

Constâncio: "Confusões, fabricações e calúnias"

963
Num direito de resposta ao jornal Público, o ex-governador do Banco de Portugal desconstrói "três calúnias": a calúnia da aprovação do crédito, a da mentira no Parlamento, e a da interferência no BCP.
Vítor Constâncio

Vítor Constâncio admite processar Filipe Pinhal

1992
O ex-governador do Banco de Portugal diz que o antigo administrador do BCP "é uma pessoa sem qualquer credibilidade". A reação surge após as declarações de Filipe Pinhal na comissão da Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

Assalto ao BCP. "O triunvirato e os operacionais"

465
Em audição repleta de acusações, algumas “sem meio de prova”, Filipe Pinhal descreveu teias de poder, apontou o dedo ao "triunvirato" e aos "operacionais" na tomada de controlo do BCP.
Caixa Geral de Depósitos

Sócrates nega interferência no BCP

3064
O antigo primeiro-ministro assegura que "nunca" conversou ou orientou o empresário José Berardo em qualquer investimento, nomeadamente na tomada de uma posição qualificada no BCP.
Caixa Geral de Depósitos

A operação "mistério" que nem quem aprovou explica

621
Vieira Monteiro estava fora quando contrato Boats Caravela foi assinado. Mais tarde soube que não cumpria condições aprovadas no conselho. Ninguém assume operação que gerou perda de 340 milhões à CGD.
Vítor Constâncio

CGD. Constâncio volta ao parlamento a 18 de junho

A data foi proposta pelos deputados que compõem a comissão de inquérito. Vítor Constâncio voltará, assim, a ser ouvido sobre o seu financiamento a Joe Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

"De 2008 a 2012, Berardo foi o presidente do BCP" - como aconteceu

1625
Filipe Pinhal diz que quem foi o verdadeiro presidente do BCP entre 2008 e 2012 foi o "Sr Berardo" e não Santos Ferreira. Aponta "triunvirato" de Sócrates, Teixeira dos Santos, Constâncio. Siga aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Deputados recusam pedido de escusa de Vara

225
Os deputados da comissão de inquérito à Caixa recusaram o pedido de escusa de Armando Vara para não ir à audição agendada para esta sexta-feira. Constâncio volta no dia 18 de junho.
PCP

Jerónimo critica "decisão inaceitável" da CGD

O secretário-geral do PCP pressiona o governo a agora perante decisão "inaceitável" da CGD sobre pagamento de pensões. "É preciso intervir, em defesa do interesse público".
Caixa Geral de Depósitos

CGD avança com penhora a salários de Joe Berardo

798
O banco público vai avançar com a penhora dos salários que Joe Berardo receba por ser administrador de diversas empresas. Objetivo é recuperar créditos em falta.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. O risco "passou de muito bom a muito mau"

103
Jorge Tomé, ex-gestor da Caixa, diz que os bancos obtiveram "a melhor garantia que seria possível ter, naquela altura", com uma indexação do penhor ao valor de cada obra de arte da coleção Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio diz que soube de créditos a posteriori

2306
O antigo governador do Banco de Portugal garantiu que “nada omitiu” na comissão parlamentar de inquérito à CGD e que o supervisor não tem conhecimento de créditos antes de decididos pelos bancos.
Caixa Geral de Depósitos

As cartas de Berardo que comprometem Constâncio

2080
Cartas mostram que ex-governador sabia – e não se opôs – a que Joe Berardo reforçasse posição no BCP com dinheiro emprestado pela CGD. Constâncio tinha dito que não sabia. Supervisor só agiu em 2011.
Caixa Geral de Depósitos

Armando Vara pede para não ir à Comissão da Caixa

1993
Ex-ministro socialista e ex-administrador da Caixa alega que já veio uma vez ao parlamento falar da Caixa e, além disso, por estar na prisão não consegue obter informação para se preparar.
Caixa Geral de Depósitos

Comissão chama outra vez Constâncio e Duarte Neves

Comissão de inquérito à Caixa aprovou segundas audições ao antigo governador do Banco de Portugal e ao ex-vice-governador, Pedro Duarte Neves. Em causa empréstimo a Berardo para ações do BCP.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo queria vender ações? "Isso é conversa" - como aconteceu

136
Jorge Tomé, ex-administrador da Caixa, diz que Berardo nunca quis que a Caixa vendesse as ações do BCP mais cedo, para que se evitassem maiores perdas. Seria algo "impraticável", defende. Siga aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio reage no Twitter. "Não tenho memória"

2962
Questionado no Twitter, antigo governador de Portugal, responde em inglês com palavras cuidadosas: "Não fui questionado sobre isto" e "normalmente o supervisor não tem interferência" nestes assuntos.
Banco de Portugal

Partidos chamam Constâncio para "reavivar memória"

646
Banco de Portugal foi "conivente" com "anos de irresponsabilidade na banca", diz BE. PCP quer atas de todas as reuniões. PSD quer Constâncio a "reavivar memória" e CDS pondera enviar declarações ao MP
Banco de Portugal

Constâncio deu aval a 350 milhões para Berardo

21395
Vítor Constâncio tinha dito ser "impossível" que o Banco de Portugal soubesse que a CGD ia financiar Berardo antes do crédito ser dado. Operação foi aprovada em Conselho de Administração.
Caixa Geral de Depósitos

CGD só soube quanto emprestou para ações em 2008

329
Norberto Rosa conta que até janeiro de 2008 a gestão da Caixa não conhecia a dimensão dos empréstimos e garantias dadas por ações. Levantamento feito com crise na bolsa revelou 4.600 milhões de euros.
Caixa Geral de Depósitos

Trabalhos do comissão prolongados por 40 dias

Os deputados da comissão parlamentar de inquérito à Caixa vão ser prolongados por mais 40 dias. A sugestão foi feita pelo presidente, Luís Leite Ramos, e foi aceite por todos.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. "Créditos não são filhos de pai incógnito"  

678
Quem é o pai da criança? Ou melhor, das perdas de milhões? Ex-vice-presidente da Caixa diz que quem apresentou os projetos também os defendeu. No empréstimo a Berardo foi ex-diretor Cabral dos Santos.
Caixa Geral de Depósitos

Os operações não são "filhas de pai incógnito"  - como aconteceu

Francisco Bandeira diz que ficou estupefacto com o que disse ex-diretor da Caixa. Quem apresenta as operações ao conselho de crédito é quem as defende. "Não são filhas de pai incógnito". Siga aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo era rico e contrato permitia cobrar dívida

179
Celeste Cardona defendeu que contrato permitia à Caixa recuperar dívidas a Berardo que era um homem rico, "dizia-se". Sobre poder de Vara para dar sozinho mais crédito a Vale do Lobo, foi caso único.
Banco de Portugal

AR só divulgará devedores após parecer jurídico

372
Deputados num aperto. Têm a informação total sobre os grandes devedores, mas não sabem o que podem divulgar. Vão pedir parecer jurídico para evitar violar sigilo bancário.
Caixa Geral de Depósitos

Cardona. Vara decidiu sozinho aumentar crédito - como aconteceu

171
Celeste Cardona lembra que se dizia que Berardo uma pessoa rica que ganhou na bolsa. Contratos iniciais tinham regras adequadas para resolver a situação e destaca coleção de arte valiosa. Siga aqui.
Eleições Europeias

Vamos mas é votar no Berardo! /premium

565
Joe Berardo é só o rosto visível de uma classe empresarial espertalhona e sempre colada ao poder e encostada ao Estado, servindo-se mutuamente numa simbiose de interesses que os contribuintes suportam
Caixa Geral de Depósitos

Reestruturação do crédito de Berardo defendeu CGD

140
Rodolfo Lavrador participou na reestruturação dos créditos da CGD a Joe Berardo. Caixa não obteve mais garantias, mas o ex-responsável considera que foi a solução possível.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Armando Vara ouvido na Comissão a 14 de junho

105
O antigo administrador da Caixa – que atualmente cumpre pena após ter sido condenado no processo Face Oculta – vai ao parlamento para ser ouvido pelos deputados a 14 de junho.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Sócrates responde por escrito na CPI

306
Sócrates já tinha preferido responder por escrito na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as Rendas Excessivas. Como aliás outros primeiros-ministros chamados a comissões de inquérito.
Caixa Geral de Depósitos

Boats Caravela. Vieira Monteiro vai ser chamado

131
Operação gerou perdas de 340 milhões à Caixa. Tomás Correia disse que gestores não foram avisados, mas admitiu "erro monumental". Comissão chama Vieira Monteiro que tinha o pelouro financeiro à data.
Caixa Geral de Depósitos

Operação que perdeu 340 milhões é falha monumental

391
Tomás Correia garante que o conselho de que fez parte não foi avisado para riscos da operação Caravela. Diz que houve falha monumental e que a Caixa devia ter ido para tribunal contestar contrato.
Caixa Geral de Depósitos

Advogado condenado por burla milionária à CGD

209
O advogado foi ainda condenado pelo Tribunal de São João Novo, no Porto a seis anos de prisão e a indemnizar o banco em 966 mil euros, menos cerca de 700 mil euros do que a CGD reclamava.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Crédito a Isabel dos Santos levantou dúvidas

2041
A empresário quis comprar ações da Zon em 2009. A Direção de Risco do banco público deu parecer condicionado. A operação fez-se e o Banco de Portugal disse que não houve prudência.
Assembleia Da República

Grandes devedores levam Ferro a convocar reunião

Na próxima terça-feira a mesa da Assembleia da República vai ter uma reunião para discutir o acesso à lista secreta dos grandes devedores dos bancos.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo na "estratégia" de Sócrates para a banca

10278
Patrick Monteiro de Barros defende, em entrevista ao Jornal Económico, que Joe Berardo foi uma das pessoas de quem Sócrates se serviu para dominar a banca, como queria fazer com os jornais.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. Agora sou o "bode expiatório" de tudo

844
Joe Berardo quebrou o silêncio. Num comunicado a que o Observador teve acesso, o comendador diz que se "excedeu em algumas respostas", mas que não quis esconder-se "em ataques de amnésia seletiva".
Caixa Geral de Depósitos

Como esconder uma fortuna em cinco passos /premium

612
Pode alguém ser responsabilizado por milhares de euros em dívidas das empresas que gere? A lei diz que quem responde pelas dívidas é o património da empresa. E quando o património é afinal do gestor?
Armando Vara

Mentira na CPI? PSD pondera chamar ex-Vale do Lobo

Diogo Gaspar Ferreira disse no Parlamento que não foi ele quem entregou a proposta a Armando Vara. Nova documentação contradiz gestor mas o seu advogado assegura veracidade do testemunho.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. CGD diz que está a fazer tudo 

871
O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, disse que "é óbvio" que o banco está a fazer tudo o que é possível para recuperar parte da dívida do empresário Joe Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Se Estado comprar Coleção, Berardo fica a mandar /premium

2484
É um beco sem saída: mesmo vendendo a coleção de arte ao Estado, Berardo fica presidente vitalício com imensos poderes. Pior: antes os quadros valiam 316 milhões mas agora podem chegar aos mil milhões
Civilização

O sr. Berardo e o “espectador imparcial” /premium

A experiência mostrou que as culturas políticas que ignoram o “espectador imparcial” de Adam Smith estão condenadas à pobreza e à perpétua oscilação entre a servidão e o abuso.
Caixa Geral de Depósitos

Sobre Berardo, só não vê quem não quer ver /premium

1118
Berardo tem responsabilidades, mas não é o principal e mais importante responsável. Não lhe cabia defender o dinheiro dos depositantes. E de facto “ajudou os bancos” a maquilhar contas depois de 2008.
Caixa Geral de Depósitos

E Berardo deixou-os nús /premium

2105
A fúria dos seus parceiros nasce não do que Berardo fez mas sim daquilo que expôs sobre eles e como exercem o poder. Do BCP ao CCB, Berardo, o capitalista de Estado, é a outra face do socialismo.
Caixa Geral de Depósitos

O riso do senhor comendador /premium

3247
Mal sumam os penduricalhos do sr. Berardo, Portugal entra nos eixos. Se os portugueses acreditarem nisto, acreditam em tudo. Como acreditam em tudo, e não ligam a nada, é deles que o sr. Berardo se ri
Negócios

Quem é o advogado por trás dos negócios de Berardo /premium

877
Polémico, benfiquista ferrenho — e brilhante. André Luiz Gomes, o advogado de Joe Berardo, mostrou-se ao país numa audição ao estilo dos dois. Um retrato do homem por detrás dos negócios do comendador
Política

"A coleção é dele!" O 1º debate sobre Berardo

879
Em 2006, Governo e oposição debateram no parlamento o primeiro acordo entre o Estado e Berardo por causa da coleção de arte. Falou-se em "dor de cotovelo" e em "almas penadas".
Caixa Geral de Depósitos

BICA. O país indigna-se mas no fim ganha Berardo

A justiça chegou tarde, os políticos apreendem, as indignações gerais são fugazes - o que funciona a favor de Joe Berardo. Comentário de José Manuel Fernandes, Nuno Vinha e Luís Rosa.
Caixa Geral de Depósitos

Joe Berardo ri-se com toda a razão /premium

2474
Vale a pena perguntar: o primeiro-ministro, os deputados e o povo das redes sociais mereciam o respeito que aparentemente esperavam do comendador Berardo?
Caixa Geral de Depósitos

PSD pede pareceres que sustentaram penhor da CGD

PSD vai pedir à Caixa os pareceres jurídicos que apoiaram a Caixa na tentativa de execução do penhor sobre os títulos da dona da coleção Berardo, no quadro da reestruturação da dívida.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Tomás Correia ouvido a 28 de maio

António Tomás Correia foi administrador da CGD entre 2000 e 2003, estando por isso abrangido pelo período do relatório de auditoria da EY ao banco público.
Caixa Geral de Depósitos

Governo prepara estratégia contra Berardo

135
A "imperiosa necessidade de garantir a integridade, a não alienação e a fruição pública" das obras que estão expostas no Centro Cultural de Belém são as prioridades que o Governo quer garantir.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. CGD deu créditos sem parecer do risco

889
Ex-diretor do risco da Caixa reconhece que alguns créditos concedidos a Joe Berardo a partir de 2008 foram dados sem parecer do risco. E parecer era obrigatório? Sim senhor, respondeu José Rui Gomes.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Comissão sugere retirar comenda a Berardo

289
A comissão parlamentar de inquérito à Caixa deu parecer positivo à proposta do CDS-PP de retirar as comendas ao empresário Joe Berardo, revelouo presidente da comissão, Luís Leite Ramos.
Caixa Geral de Depósitos

Negócios, dívidas e Sócrates. O que disse Barroca

Antigo gestor do Grupo Lena pouco falou sobre Vale do Lobo para não se incriminar. Às perguntas sobre conversas com Governo, Sócrates ou gestores da CGD para favorecer negócios, respondeu sempre não.
Dívidas

Documento mostra o que os bancos exigem a Berardo /premium

574
O Observador teve acesso à ação posta a Berardo pela CGD, BCP e Novo Banco. Conclusão: de 864 milhões que a banca lhe emprestou, só pagou 2,2 milhões entre 2012 e 2019. Conheça todos os detalhes.
Caixa Geral de Depósitos

Barroca: Não discuti expansão da Lena com Sócrates - como aconteceu

107
Joaquim Barroca garante que nunca discutiu com Sócrates expansão do Grupo Lena. E a relação do grupo com o amigo de Sócrates? Carlos Santos Silva vendia conhecimentos, vendia projetos.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo, um pobre-diabo /premium

127
Berardo é absolutamente trivial. Se não lhe acontecer nada, ou se pouco lhe acontecer, isso provará muito mais sobre a nossa sociedade do que sobre o seu suposto génio maligno.
Caixa Geral de Depósitos

É triste, mas Berardo continuará a rir-se do país /premium

2876
Se a cultura política é a mesma, os hábitos os mesmos, a indiferença cívica a mesma, até alguns protagonistas os mesmos, acham que é por perder a comenda que Berardo vai deixar de se rir de nós todos?
Caixa Geral de Depósitos

Há um nome por detrás de Berardo: Sócrates /premium

8841
É justo que Berardo cause indignação. Mas é também exigível que esta se alargue a quem tenta convencer-nos que Portugal é o país dos enganados – onde ninguém sabia de nada e ninguém desconfiou de nada
PGR

Declarações de Berardo vão seguir para o MP  

255
Leite Ramos pediu que as declarações de Joe Berardo fossem transcritas de forma urgente para serem enviadas ao Ministério Público. PGR diz que serão analisadas "questões consideradas relevantes".
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio informado de inspeção a créditos da CGD

648
Antigo responsável pela supervisão, Pedro Duarte Neves, diz que Constâncio foi informado da decisão do Banco de Portugal de fazer inspeção aos créditos dados para compra de ações pela Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

David Justino: Berardo "é um autêntico vampiro"

3705
O vice-presidente do PSD diz que as declarações de Joe Berardo na Assembleia foram um ataque às instituições políticas e interroga-se: "Mas não há nada que se possa fazer a este senhor?"
Caixa Geral de Depósitos

Joe Berardo foi uma criação do governo de Sócrates /premium

2388
Com Sócrates e Vara, Berardo transformou-se num ‘empresário’ disponível para ajudar as estratégias do governo socialista para intervir na economia, escolhendo os seus aliados e derrotando os outros.
Caixa Geral de Depósitos

Centeno: CGD deve usar meios legais contra Berardo

1052
Em entrevista à Renascença, o ministro das Finanças fala ainda sobre as buscas na Autoridade Tributária, a crise dos professores, a "urgência" na negociação do SIRESP e os impostos.
Caixa Geral de Depósitos

Não se indignem. Pensem /premium

125
Mais do que o comportamento de Berardo no Parlamento, o que surpreende é a indignação dos que ainda acham que é com o mais Estado na economia que se resolve a promiscuidade entre Estado e negócios
Caixa Geral de Depósitos

O que fazer da Caixa Geral de Depósitos? /premium

147
Da minha parte, desconfio de um banco público. Para financiar empresas e projetos viáveis temos os bancos privados. Para o crédito à habitação, também. E negócios arriscados e tontices não precisamos.
Caixa Geral de Depósitos

Rebentou a Berarda!  /premium

409
Mais do que a receber Comendas, Joe Berardo é fortíssimo a receber encomendas. Basta lembrar como o governo de José Sócrates lhe encomendou que votasse ao lado do Estado na OPA da Sonae à PT.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo: a mais longa nota de suicídio da História /premium

1114
Há uma coisa que Berardo não percebeu: mesmo num país como Portugal há limites. Pode demorar uma semana, um mês ou um ano, mas o jogo acabou. O regime não pode sobreviver com Berardo a rir-se.
Economia

De que ri Berardo? A história dos negócios de Joe /premium

462
Da OPA ao Benfica, passando pela PT, pela venda de palmeiras raras com Pik Botha, até ao Museu Berardo e ao "assalto ao BCP". Sete negócios que mostram a verdadeira cara de Joe.
Caixa Geral de Depósitos

Fino investiu tudo. Nada resta para pagar à CGD   - como aconteceu

265
Manuel Fino investiu todo o património em ações do BCP, Cimpor e Soares da Costa que perdeu. O filho garantiu aos deputados que não resta nada para pagar dívida de 260 milhões que ficou na Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

Quando for grande quero ser aquele advogado /premium

436
A diferença está nos clientes: enquanto um bandido comum chama o advogado quando é apanhado pela polícia, o bandido milionário manda vir o advogado antes de cometer o crime. E paga bem por isso.
Caixa Geral de Depósitos

"Não tenho nem devo nada". O que disse Berardo

1049
Na audição sobre a CGD, Joe Berardo deixou várias perguntas sem resposta, foi repetindo o que o advogado lhe segredava, disse que "pessoalmente" não não tem dívidas e que foi "o mais prejudicado".
Caixa Geral de Depósitos

Do "choque" à "trafulhice": as respostas a Berardo /premium

482
Joe Berardo foi ao Parlamento dizer que "não tem dívidas" e que a ele a Caixa não está a custar "uma pipa de massa". Já teve muitas respostas, de Marcelo a Costa, passando por Ricardo Araújo Pereira
Caixa Geral de Depósitos

Coleção Berardo. CDS pede lista de associados

574
No rescaldo da audição a Berardo e perante o "desrespeito" ao Parlamento, CDS pede atas de assembleias, lista de associados da coleção Berardo e troca de correspondência com Ministério da Cultura.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo e os gestores de papel /premium

242
Incompetência ou conluio? Eis a pergunta que suscita a ida de Berardo à AR. Primeiro porque o financiamento não devia ter sido dado, depois porque a CGD não fez tudo o que podia e devia para o reaver.
Marcelo Rebelo de Sousa

Em 2007, Berardo era figura do ano para Marcelo

19067
Na altura comentador político televisivo, Marcelo Rebelo de Sousa elegeu Joe Berardo a figura do ano 2007 na economia portuguesa, pelo papel que tinha tido na definição do futuro do BCP.
Caixa Geral de Depósitos

Os cinco momentos da audição de Berardo /premium

756
Jura que não tem bens em seu nome, nem dívidas pessoais -- só as suas empresas é que são devedoras. E assegurou que o "BCP foi o meu maior desastre". Joe Berardo no seu melhor na audição parlamentar.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo mudou estatutos para tirar poder a bancos - como aconteceu

4198
Depois de afirmar que, "pessoalmente não tenho dívidas", e que não é dono de nada, Joe Berardo confirma que mudou estatutos da dona da coleção de arte, tirando poder a bancos credores. Siga aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. CGD não consegue penhorar casa de luxo

4135
Advogado de empresário desconhece notificação, mas Correio da Manhã diz que o banco público tentou penhorar T5 na Av. Infante Santo – o imóvel está em nome de uma empresa.
Caixa Geral de Depósitos

Ex-dono de Vale do Lobo. CGD exigiu ser acionista

Diogo Gaspar Ferreira diz que a Caixa quis entrar no capital de Vale do Lobo para financiar operação e controlar negócio, mas ficou triste quando a gestão do banco se recusou a visitar resort.
Caixa Geral de Depósitos

Irá Joe "partir a loiça e pôr em causa o regime"? /premium

213
"De Joe Berardo espera-se tudo". Sabe o suficiente para pôr muita gente em causa, diz um dos deputados que o vão questionar esta sexta-feira. Falhou pagamento à CGD em 2008, mas execução demorou.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Parlamento chama Barroca e filhos de Fino

Joaquim Barroca, do grupo Lena, e dois filhos do empresário Manuel Fino foram convocados para audições na comissão parlamentar de inquérito da Caixa Geral de Depósitos na próxima semana.
Caixa Geral de Depósitos

Comissão de ética analisou escusa do governador

Comissão de ética do Banco de Portugal analisou o pedido de escusa do governador em relação à Caixa. Iniciativa terá partido da própria da comissão. Não se conhecem as conclusões.
Caixa Geral de Depósitos

Inspeção detetou perdas por registar em 2011  

136
Serviços do Banco de Portugal pediram inspeção a empréstimos para compra de ações dados pela Caixa. Inspeção só avançou dois anos depois, em 2011, e detetou perdas por registar e provisões por fazer.
A página está a demorar muito tempo.