Caixa Geral de Depósitos

Caixa Geral de Depósitos

Carlos Costa rejeita conflito de interesses

274
Terceiro comunicado do Governador do Banco de Portugal numa semana. Jornal Económico tinha noticiado que Carlos Costa passou férias no Vale do Lobo depois de aprovar crédito ruinoso.
Caixa Geral de Depósitos

Parlamento aprova comissão de inquérito à Caixa

A proposta do PS, PSD, CDS e Bloco de Esquerda para a constituição de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da Caixa Geral Depósitos foi aprovada no Parlamento.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. À terceira é de vez, assim "Deus queira"

PSD e CDS querem apurar responsabilidade do BdP, mas não vão permitir tiro-ao-governador no inquérito à CGD. Bloco quer cabeça de Carlos Costa e PS culpa Passos por auditoria não ter sido mais cedo.
PS

PS: Carlos Costa deve sair se houver envolvimento

250
O líder da bancada parlamentar do PS disse que caso se prove uma "ação inadequada" de Carlos Costa na gestão danosa da Caixa, o antigo administrador da CGD deve ser demitido do cargo no BdP.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Maioria dos grandes devedores já faliu

5.069
A maioria dos principais devedores da Caixa Geral de Depósitos faliu. Paulo Macedo garante que vai tentar recuperar o que ainda for possível mas a conclusão destes casos é ainda uma incógnita.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Debatida terceira comissão de inquérito

CDS-PP, PSD, PS e BE acordaram que comissão deverá funcionar pelo prazo máximo de 120 dias. Apurar as práticas de gestão no domínio da concessão de crédito é um dos objetivos.
Caixa Geral de Depósitos

Quem quer ser banqueiro central? /premium

125
A terceira comissão parlamentar de inquérito à CGD lança-se com energia sobre o quê ou quem? Estamos em risco de assistir a mais um exercício inútil de apuramento de responsabilidades.
Caixa Geral de Depósitos

O Banco do banquete

247
Nesta Caixa, banco do Estado, gerida por uma casta, o céu era o limite. À CGD dos negócios fáceis e do crédito ilimitado, tudo era permitido. Os filhos e afilhados do regime bastavam-se a si próprios.
Banco de Portugal

BdP. Marido da vice no La Seda quando CGD investiu

3.623
Elisa Ferreira não pediu escusa na auditoria à gestão da Caixa. Mas o marido estava na La Seda quando o banco investiu. Vice-governadora do Banco de Portugal diz que não há incompatibilidade.
Banco de Portugal

Carlos César afasta exoneração de Carlos Costa

O líder socialista disse na TSF que "provavelmente" até Carlos Costa anseia pela sua saída do Banco de Portugal, mas que exonerá-lo já seria "pôr o carro à frente dos bois".
Caixa Geral de Depósitos

A reunião "tensa" em que Carlos Costa pediu escusa /premium

Governador diz que se colocou à margem de uma reunião no Banco de Portugal em novembro. Essa foi a reunião em que se discutiu a idoneidade de Norberto Rosa, próximo de Carlos Costa. A história é esta.
Caixa Geral de Depósitos

Macedo: CGD é usada para "arremesso político"

188
O presidente executivo da Caixa afirma que o banco sofre com "tantas notícias" que "não são positivas", mas que a resposta passa por "estar mais perto dos clientes" para "minimizar" os danos.
PSD

CGD. PSD diz que "não há intocáveis"

124
PSD reitera que todos os que tenham sido administradores da CGD ligados à concessão de crédito estão sujeitos a escrutínio e serão responsabilizados nos termos a apurar pela comissão de inquérito.
Caixa Geral de Depósitos

PSD. Proposta do BE, para já, é "desproporcionada"

PSD quer apurar responsabilidades "rapidamente" mas "de forma tranquila". Também à direita, o CDS admite alinhar-se com pedido de exoneração mas, primeiro, quer ouvir Carlos Costa no parlamento.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Carlos Costa diz que pediu escusa em novembro

104
Governador do Banco de Portugal teve de esclarecer o esclarecimento da passada sexta-feira. Depois de ter dito que pediu escusa dos assuntos da Caixa, informou agora que o fez em novembro.
Carlos Costa

Caixa. BE pede exoneração de Carlos Costa

354
O governador pediu escusa das decisões do Banco de Portugal sobre auditoria à gestão da CGD, por já ter sido administrador daquele banco. Bloco de Esquerda volta a pedir exoneração por "falha grave".
Maioria de Esquerda

‘Tá lá é o inimigo? /premium

968
Rui Rio faz um remake do telefonema de Raúl Solnado para o inimigo. O Estado importuna mais Berardo por causa de um WC do que pelos milhões que deve à CGD e o PM desenvolve teorias da conspiração.
Caixa Geral de Depósitos

Afinal, o PS privatizou a Caixa /premium

1.266
O resultado do desastre financeiro da Caixa na era do acionista PS, de 2005 a 2011, acabou numa privatização parcial imposta pela União Europeia em 2015, aprovada com os votos das extremas esquerdas.
Banco de Portugal

Governador pede escusa de decisões sobre auditoria

503
Num esclarecimento colocado no site do Banco de Portugal (mas que é um esclarecimento por parte do governador), Carlos Costa diz-se "totalmente disponível" para falar com os deputados.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. Carlos Costa não será avaliado

188
Governador do Banco de Portugal não pode ser submetido a exame de idoneidade, apesar de ter sido gestor da Caixa Geral de Depósitos quando foram aprovados os empréstimos a Manuel Fino e Joe Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Para Macedo, falar das perdas é "perda de tempo"

819
Os deputados não gostaram de ouvir, mas o presidente da Caixa garantiu que as notícias sobre a auditoria estão a complicar a vida diária do banco -- e a comissão de inquérito só irá fazer ainda pior.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. "Créditos emblemáticos não serão vendidos" - como aconteceu

110
O presidente da Caixa Geral de Depósitos está esta quinta-feira no parlamento a responder às questões dos deputados pela primeira vez desde a entrega da auditoria "rasurada". Siga aqui em direto.
Privatizações

Fidelidade. Venda não foi vantajosa a médio prazo

281
Auditoria do Tribunal de Contas à venda dos seguros da Caixa Geral de Depósitos conclui que a operação feita em 2014, num ambiente adverso, não foi vantajosa para o interesse público a médio prazo.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. Empréstimo a Berardo decidido em 57 minutos

8.041
O terceiro empréstimo concedido ao empresário desde o início de 2007 foi decidido num conselho alargado. Durante a reunião, que durou menos de uma hora, discutiram-se operações de dez empresas.
Caixa Geral de Depósitos

Leia aqui a auditoria final à CGD sem rasuras

343
São 263 páginas nas quais se podem ver os números dos créditos ruinosos concedidos pelo banco público entre 2000 e 2015. Muitos deles contra as indicações da direção de risco da CGD.
Caixa Geral de Depósitos

Auditoria à Caixa. Os nomes e os milhões apagados /premium

8.244
O Observador mostra a versão sem cortes do relatório final da auditoria à CGD. Nas 263 páginas estão duas centenas de operações que custaram 1.760 milhões de euros aos contribuintes. Veja-as aqui.
Caixa Geral de Depósitos

Quem protegeu as mãos que roubaram a nossa Caixa? /premium

371
O 'centrão' e preconceito ideológico da esquerda impediram um escrutínio mais célere da gestão da Caixa. Como se os gestores públicos fossem mais impolutos do que os do BES e da banca privada.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. Como se está a evitar que isto se repita? /premium

122
Paulo Macedo diz que os lucros de 2018 marcam o verdadeiro virar de página. Mas o que está a ser feito para recuperar perdas e garantir que o contribuinte não voltará a receber uma fatura milionária?
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. Milhões renegociados com parecer negativo /premium

5.677
Auditoria revela finalmente a história por trás dos empréstimos da Caixa a Berardo. Sinais vermelhos da comissão de risco foram ignorados. Informação estava oculta, mas o Observador conseguiu ler tudo
Caixa Geral de Depósitos

"A Caixa será ressarcida. Mas não é um tribunal"

623
O banco público, no centro da agenda mediática por causa da auditoria à gestão entre 2000 e 2015, apresentou lucros de 496 milhões de euros relativos ao exercício de 2018.
Caixa Geral de Depósitos

Quem passou pela Caixa é culpado? Não é aceitável 

1.627
Presidente da Caixa diz que não é aceitável que todos os que passaram pela Caixa sejam culpados na praça pública. Paulo Macedo admite que dar informação sobre grandes devedores quando sair nova lei.
Governo

CGD. Governo quer responsabilidades apuradas

Augusto Santos Silva defende que as responsabilidades devem ser apuradas, mas que não devem ser confundidas com "iniciativas involuntárias" cujo objetivo é "retirar valor aos ativos portugueses".
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. Informação escondida divulgada sem querer

2.329
Relatório final da auditoria à CGD desapareceu do site do Parlamento pouco depois de ter sido disponibilizado. Motivo: era possível ler a informação por detrás das rasuras. Saiba aqui como ver tudo.
Caixa Geral de Depósitos

CGD: Macedo 2 anos presidente e a nova polémica

O ex-ministro da Saúde chegou ao banco público com a missão de pôr em marcha o plano de reestruturação negociado com a UE. Tinha que despedir milhares de funcionários e fechar centenas de delegações.
Caixa Geral de Depósitos

Estado ignorou alertas na CGD durante 7 anos

4.012
Revisor Oficial de Contas da CGD alertou, em 2007, para risco de “fraudes ou erros” poderem ocorrer sem serem detetados devido a limites do sistema de controlo interno, apesar de o considerar adequado
PCP

PCP sobre CGD: “Nova comissão é desnecessária"

3.620
Os comunistas consideram que criar uma nova comissão de inquérito à CGD não é oportuno neste momento. Apesar de discordarem, vão abster-se na votação e vão deixar que o documento passe em plenário.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. PS, PSD, BE e CDS apresentam texto comum

O PCP é o único partido que vai ficar de fora da apresentação do texto comum que define o âmbito da segunda comissão de inquérito à Caixa. PS, PSD, BE e CDS chegaram a consenso.
Caixa Geral de Depósitos

CGD entrega auditoria da EY sexta-feira às 14h30

O presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, entrega a versão final da auditoria a Teresa Leal Coelho esta sexta-feira, pelas 14h30. Horas depois, o banco público publica resultados anuais.
Crónica

Quem roubou da nossa Caixa?

323
Será um rasto de papel e a dita incapacidade de identificar os autores das concessões danosas de crédito evidência suficiente para mostrar que esta espécie de roubo já não é crime na nossa república?
Caixa Geral de Depósitos

Se os deputados quiserem, haverá culpados na CGD /premium

3.773
O relatório de auditoria à CGD tem de dar aos deputados informação para identificarem os responsáveis pelo que se fez ao banco público, e estes devem punir gestores e grandes devedores que não pagam.
Caixa Geral de Depósitos

CGD lidera queixas financeiras à DECO em 2018

A maioria das queixas recebidas relacionam-se com comissões bancárias ou aplicações financeiras. A associação diz que o banco público "tem como cliente população mais vulnerável, como reformados".
PSD

CGD. Rio: comissão de inquérito faz todo o sentido

Para Rui Rio, os portugueses têm agora condições para "perceberem exatamente os erros cometidos" e quem os cometeu. O líder do PSD mostra-se expectante com o que vai acontecer a curto prazo.
Caixa Geral de Depósitos

Os crimes na Caixa já prescreveram? Nem por isso

1.276
MP investiga crimes de corrupção, gestão danosa, participação económica em negócio e peculato. Prémios de gestão para administradores sob suspeita. Boa parte dos crimes não prescreveu.
Caixa Geral de Depósitos

PR promulgará diploma sobre grandes devedores

O Presidente da República lembrou que o diploma prevê a revelação de informação apenas "em certas circunstâncias". O diploma ainda não chegou a Belém, mas será "objeto de promulgação".
Caixa Geral de Depósitos

Já se sabe da má gestão. Quem são os responsáveis?

335
Auditoria final à Caixa Geral de Depósitos vai chegar ao Parlamento. Centeno reconhece que houve má gestão e que há responsabilidades políticas, entre outras. Vem aí uma nova comissão de inquérito.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Ferro Rodrigues pede texto comum

135
O Presidente da Assembleia da República pediu aos partidos que tentem chegar a acordo quando ao texto que define o âmbito da comissão de inquérito à CGD. BE e CDS reúnem-se esta tarde.
Caixa Geral de Depósitos

Auditoria à Caixa chega ao parlamento esta semana

213
Auditoria à gestão da Caixa será entregue ao Parlamento até ao final da semana,. "Provavelmente ainda hoje", disse presidente da comissão de finanças após falar com o governador e presidente da CGD.
Caixa Geral de Depósitos

CGD "não voltará ter injeção de dinheiro público"  - como aconteceu

391
Centeno diz que é evidente que houve má gestão na Caixa e admite que há responsabilidades políticas. Mourinho Félix garante: "Caixa não voltará a ter uma injeção de dinheiro público". Siga em direto.
PSD

CGD. Rui Rio traça condições para nova comissão

Presidente do PSD assumiu os pressupostos para que os sociais-democratas apoiem a terceira comissão de inquérito ao banco público. Partidos dividem-se.
Fact Check

Foi a esquerda que bloqueou a lista de devedores? /premium

374
A líder do CDS, Assunção Cristas, acusou diretamente PS, Bloco de Esquerda e PCP, de serem os responsáveis pela não divulgação da lista de devedores da CGD. Mas foi mesmo isto que aconteceu?
Operação Marquês

Caixa deu bónus de 167 mil euros a Vara

5.392
Ex-administrador do banco público recebeu bónus referente ao período em que foram concedidos parte dos créditos de risco que levaram a perdas da Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

A CGD e o palácio de Berardo (com Goucha dentro) /premium

3.050
Oito dias depois de ser conhecida a auditoria à Caixa, Berardo, um dos grandes devedores do banco, mostrou um dos seus palácios a Manuel Luís Goucha. Como sabem todos os patriotas, Portugal é assim.
Ministro das Finanças

Mário Centeno ouvido no parlamento sobre a CGD

Mário Centeno vai ser ouvido na AR a pedido do PCP. Em causa está a auditoria da EY relativa à gestão do banco público entre 2000 e 2015 e que levou a um prejuízo de milhões de euros.
Caixa Geral de Depósitos

Já pediram desculpa a Jardim Gonçalves? /premium

327
Só em Portugal o assalto de um banco público por políticos pode ser a prova de que o liberalismo desenfreado é o culpado de todos os males.
Comissão de Inquérito

CDS avança com nova comissão de inquérito à CGD

O CDS vai avançar com proposta de constituição de nova comissão de inquérito à Caixa Geral Depósitos para apurar as responsabilidades pelas imparidades registadas no banco público.
PS

CGD. PS exige condições para inquérito parlamentar

As condições exigidas prendem-se com a entrega aos deputados da auditoria feita à gestão da Caixa entre 2000 e 2015 e com a promulgação do diploma que o parlamento aprovou há três semanas.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa vai enviar auditoria final aos deputados

103
Apesar do processo estar em segredo de justiça, o Ministério Público considera que o documento foi feito a pedido da Administração da CGD e que será útil ao trabalho da comissão da AR.
Caixa Geral de Depósitos

PS admite novo inquérito parlamentar à CGD

325
As condições exigidas prendem-se com a entrega aos deputados da auditoria feita à gestão da Caixa entre 2000 e 2015 e com a promulgação do diploma que o parlamento aprovou há três semanas.
PSD

PSD admite nova comissão de inquérito à CGD

Rui Rio não descarta a possibilidade de pedir uma nova comissão de inquérito à CGD por considerar que a anterior "foi abruptamente cortada pelo PCP, BE e PS".
Luís Marques Mendes

CGD. Marques Mendes afirma que crimes prescreveram

512
O comentador defendeu a necessidade de se criar uma nova Comissão de Inquérito Parlamentar para que, pelo menos, se possam apurar as responsabilidades políticas, institucionais e operacionais.
Caixa Geral de Depósitos

Auditar a Caixa Geral "exorbitaria" papel do BdP?

Mário Centeno virou os holofotes para o governador do Banco de Portugal, deixando no ar uma crítica ao facto de o supervisor não ter aceitado ser ele a pedir a auditoria à CGD. A crítica faz sentido?
Caixa Geral de Depósitos

Miguel Maya: CGD não coloca questões ao BCP

O presidente executivo do BCP disse ter um "conhecimento bastante limitado" do relatório, que conheceu pelos jornais, e frisou que o seu banco só tem um administrador que passou pela Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

Matos Correia acusa Centeno e Mortágua de mentirem

1.128
"Nunca me passou pela cabeça que o nível de mentira atingisse o que atingiu hoje", disse o deputado do PSD à TSF.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)