Quando a Samsung, a HTC, a LG e a Sony apresentaram em março os seus novos smartphones durante o World Mobile Congress, o mercado parecia conhecer os seus concorrentes na disputa para o posto de melhor terminal Android deste ano. No entanto, chega da China um dos mais fortes oponentes. Trata-se do modelo Huawei P8, lançado esta quarta-feira num evento em Londres. O aparelho aposta na fotografia e no design para marcar a diferença frente aos rivais.
O Huawei P8 conta com uma câmera principal de 13 megapixels e uma câmara frontal de 8 megapixels, com um sistema de cores RGBW (Red-Green-Blue-White), em vez do comum RGB, de modo a apresentar ao olho humano imagens com cores mais naturais e fotografias com até 32% mais luminosidade e 78% menos ruído. A câmara conta com um estabilizador ótico (OIS) de 1,2 graus, que evita que as imagens saiam “tremidas” quando as nossas mãos não conseguem segurar o telemóvel numa posição fixa.
No vídeo abaixo, é possível ver este efeito sobre dois telemóveis que estão em movimento. No modelo da direita, o sistema estabilizador ótico está desligado, enquanto o da direita encontra-se em funcionamento. Veja a diferença:
[jwplatform d4ERz25t]
Vídeo: Milton Cappelletti
De modo a suportar este sistema, o Huawei P8 possui um processador de imagens IPS, anunciado como equivalente ao de uma câmara Reflex, que permite um tempo de exposição dinâmico à luz, além de um duplo flash LED.
Para aproveitar ao máximo esta configuração, foram introduzidas novas funcionalidades para melhorar a experiência do utilizador no registo de imagens. É o caso do modo de “desenhos de luz”, que permite criar formas a partir do telemóvel em ambientes de baixa luminosidade.
Outra função para os amantes do registo fotográfico é o “diretor mode”, que facilita a criação de um vídeo a partir de imagens registadas ao alternar a câmara principal e a frontal em tempo real. É possível também acionar o modo selfie, capaz de reconhecer um rosto em apenas 10 milissegundos e integrá-lo ao modo “Face Beauty”, que faz alterações no rosto do utilizador de acordo com ajustes pré-configurados, como uma espécie de Photoshop de bolso.
Desenho e forma
Uma das maiores diferenças do modelo Huawei P8 em relação ao seu antecessor está no revestimento do telemóvel. A parte frontal do novo modelo é feita de metal, enquanto as partes traseira e laterais são cobertas de aço ultrafino. Para proporcionar mais resistência, o aparelho pesa 144 gramas, ligeiramente superior ao Samsung S6 (138 gramas) e iPhone 6 (129 gramas). No entanto, compensa com a espessura de 6,4 milímetros, menos que o Samsung S6 e iPhone, que medem 6,8 milímetros e 6,9 milímetros, respetivamente.
Apesar de fino, o ecrã full HD tem 5,2 polegadas com um aproveitamento de 78,3% da parte frontal do dispositivo, número superior em relação aos concorrentes. O aparelho conta com uma resolução de 1.920 x 1.080 pixels e 424 ppp de densidade (um pouco menos do que os 445 pixels por polegada do seu antecessor) e introduz o knucke, um movimento que utiliza os nós dos dedos para formar uma espécie de quadrado para selecionar de maneira inteligente uma parte do ecrã.
O Huawei P8 tem 3 Gb de memória RAM e utiliza o sistema operativo Android Lollipop (5.0) com a interface EMUI 3.1, a versão atualizada do sistema EMUI 3.0 disponível no Ascend Mate 7, com ajustes para garantir uma interface intuitiva e apropriada às dimensões do ecrã. Também é possível escolher entre diferentes temas para personalizar o ecrã.
Outras características
O processador do P8 é o Kirin 930 octa-core de 64 bits com Cortex-Ad53E e frequência de 2 GHz. E o que isto significa? Conetividade. Através da tecnologia Signal+, o aparelho calcula a velocidade de redes Wi-fi e de tráfego de dados próximo ao utilizador e oferece a melhor conexão ao utilizador, também levando em consideração as redes que utiliza com mais frequência.
O Huawei P8 conta com uma bateria não-removível de 2.600 mAh e garante um consumo de uma dia e meio em “uso normal” e um dia em “uso intensivo”, graças ao firewall que bloqueia todas as aplicações abertas que não estejam a ser utilizadas.
O aparelho incorpora os controlos de voz “Hi Buddy” para desbloquear o telemóvel e “Where are you” para localizá-lo, através de um novo microfone, que garante reduzir em 90% o ruído. Outra característica destacada é o desbloqueio do ecrã a partir da pulseira TalkBand2 da Huawei, a nova versão da pulseira de fitness com características de smartphone.
O Huawei P8 será vendido em quatro cores – Mystic Champagne, Titanium Grey, Carbon Black, Gold – e o seu preço estará entre os 499 e os 599 euros, nas versões de 16GB e 64GB, respetivamente. O aparelho estará disponível em Portugal em maio.
Uma versão maior
Richard Yu também apresentou esta terça-feira o Huawei P8max, uma versão do modelo P8 com as mesmas funcionalidades, mas com maiores dimensões. O aparelho tem um ecrã de 6,8 polegadas, equivalente a 83% do painel frontal do aparelho, pesa 228 gramas e possui medidas de 182.7x93x6.8 milímetros.
A modelo P8max conta com a mesma câmara principal de 13 megapixels, mas com uma câmara frontal de resolução menor com 5 megapixels. O processador é o Hisilicon Kirin 935 SoC 64-bit octa-core, possui 3GB de memória RAM e uma bateria de 4360mAh, que garante autonomia para uma dia e meio de uso “intensivo” e 15 horas contínuas de reprodução de vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=BNrvge6D2P8
O Observador viajou a Londres a convite da Huawei.
Texto atualizado no dia 17/04 às 17h10.