Norte

As fotografias vendedoras do Prémio Estação Imagem vão poder ser vistas a partir deste sábado, no Teatro Municipal de Vila Real. Este ano, o jornalista Mário Cruz, da Lusa, foi o vencedor, com um retrato da vida num centro de reabilitação de quem ficou cego e precisa de reaprender competências básicas. Para ver até 30 de junho. Quem prefere música tem, no mesmo local, um concerto de Paulo de Carvalho, às 22h00.

Robert Owens, uma das figuras mais reconhecidas da cena house music de Chicago, vai pôr o Porto a dançar, esta sexta-feira à noite, com temas como “Tears”, “I’ll Be Your Friend” e “Ordinary People”. Para aquecer o ambiente do Plano B antes da entrada de Robert Owens vai estar PIXEL82. A entrada custa 10 euros, consumíveis. Na noite seguinte também vale a pena ir até ao Plano B, para ver Mirror People.

Da Islândia para Espinho. Ólöf Arnalds, detentora de uma voz única e peculiar, vai apresentar as canções do novo disco, Palme, este sábado, às 21h30. Vão ser, possivelmente, os sete euros mais bem gastos do fim de semana.

Deixando a música e passando para o teatro, o Teatro Nacional São João, no Porto, vai assinalar o Dia Mundial da Internet (que se comemora a 17 de maio) com a peça “Amor e Informação“, de Caryl Churchill. Com encenação de João Lourenço, inclui 54 histórias, da solidão ao amor, interpretadas por atores como Irene Cruz, Ana Guiomar, Cristóvão Campos, João Vicente, Marta Dias, Patrícia André, Melim Teixeira, Paulo Oom e Rui Neto. Para ver até 24 de maio, com bilhetes a partir dos 7,50 euros. No domingo, enquanto os pais assistem à peça, as crianças entre os seis e 12 anos são convidadas a participar em atividades lúdicas e pedagógicas, entre as 15h30 e as 17h30.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

zenith-lounge2_770x433_acf_cropped

A vista do Zenith Lounge, no Porto. Merece ou não uma visita? ©Hotel HF Ipanema Park Zenith Lounge

Chega o bom tempo, chega o apetite pelas esplanadas e as vistas desafogadas. O Observador reuniu cinco terraços que merecem ser desfrutados: Terrace Lounge 360º, Gull, 17º Restaurante Bar, The Yeatman e Zenith Lounge. As fotos falam por si.

Para celebrar a Noite dos Museus, Matosinhos organiza três dias de eventos. Como já é habitual, o Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, vai ser o centro da animação. O programa arranca na noite de sábado, às 22hoo, com o espetáculo “Como água que sobre a água corresse”, da brasileira Silvia Suzy, marcado para o Espaço Irene Vilar do Museu da Quinta de Santiago – uma encenação de contos eróticos recolhidos em diversas obras literárias e narrados ao modo de uma Sherazade contemporânea. Logo a seguir há música dos Jimi and the Carpets e dos The Gypsies, num concerto duplo que se prolongará pela noite dentro. Logo às 10h00 de domingo, há yoga para pais e filhos, seguindo-se durante todo o dia sessões de “Culinária Maluca” para famílias, transformação de t-shirts, visitas teatralizadas ao museu (onde está patente a exposição Cólofon, que reúne 500 capazsde livros portugueses do século XX) e yoga para bebés e adultos, sendo necessária a inscrição prévia em algumas das iniciativas. À noite, pelas 22, repete-se o espetáculo “Como água que sobre a água corresse”. O acesso é gratuito.

Centro

É o “filmaço do ano”. E não é fácil arrancar estas palavras do crítico de cinema Eurico de Barros. Mas foi isso que aconteceu com “Mad Max: Estrada da Fúria“,  que estreia esta quinta-feira nas salas de cinema nacionais. O quarto filme da saga “Mad Max” não tem Mel Gibson, mas sim o inglês Tom Hardy no seu lugar. Quem gosta do género vai delirar. Quem não gosta deve dar-lhe uma oportunidade, por ser “um “western” de ficção científica pós-queda da civilização, inspirado por Jerónimo Bosch e por uma versão ‘kamikaze’ e balística de ‘Top Gear’. É um filme em hipervelocidade e hipersaturação visual e sonora, com hiperviolência, hipercrueldade e hiperloucura, que retoma as características narrativas e cinematográficas dos três anteriores, e amplifica-as até ao paroxismo, com a ajuda de 150 duplos que incluem atletas olímpicos e artistas do Cirque du Soleil e uma carrada de veículos-Frankenstein. Passa esta quinta-feira, em Cannes (fora de competição) e passa também na sala de cinema mais próxima.

O Festival i apresenta-se como a grande festa das artes em família. Os curiosos vão oer conferir se é verdade esta sexta-feira, sábado e domingo, com uma programação toda pensada para o público infantil e familiar. Ao todo há 22 propostas para aproveitar, como pode conferir no programa completo. O acesso custa seis euros.

Sul

Descobrir Lisboa através das palavras de Fernando Pessoa é a proposta da Associação Lisboa Autêntica para este sábado, às 15h00. Durante três horas, o grupo vai fazer um passeio a pé pelos sítios frequentados pelo poeta e que se encontram mencionados na sua obra. Participar neste passeio conduzido por Fabrizio Boscaglia custa 12 euros (gratuito para menores de 12 anos), mas requer inscrição prévia.

Entre o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu Berardo, em Lisboa, há muito para ver e ouvir esta sexta-feira e sábado. Um dos destaques da quarta edição do Belém Art Fest é o concerto de António Zambujo, sexta-feira, às 23h00, no Mosteiro dos Jerónimos. No sábado, também nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, subirão ao palco os Dead Combo. Mas a festa não se faz apenas dentro dos museus. Pela primeira vez, o festival alargou o recinto até ao Jardim da Praça do Império onde, para além de concertos, haverá espetáculos de dança e um mercado gourmet e de design. Quem quiser assistir a tudo isto deve levar na carteira 15 euros, se quiser ir um dia, ou 20 euros, se preferir comprar o passe de dois dias.

A Federação Portuguesa de Golfe organiza, no sábado, o Golfe Open Day, no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor. Traduzindo: haverá aulas de golfe gratuitas para todos os visitantes, experiência de jogo no campo de golfe e zona de golfe destinada a crianças e adultos. Quem quiser vai poder mandar umas tacadas entre as 09h00 e as 18h00.

Há uma nova exposição para ver no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, a partir de sábado. “Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português” reúne cerca de 130 peças de pintura, escultura e artes decorativas, provenientes de várias instituições nacionais e internacionais, como os museus do Prado, em Madrid, e de Bellas Artes de Sevilha, bem como o Mosteiro do Escorial, situado perto da capital espanhola.

O Museu do Design e da Moda, também em Lisboa, vai ter, a partir desta sexta-feira, uma mostra de alta-costura. “Caleidoscópio. A alta-costura de Christian Lacroix” inaugura esta sexta-feira, no MUDE. A exposição fica patente até 30 de agosto e inicia um novo ciclo dedicado ao grandes nomes da moda, como Madame Grès, Christian Dior, Balenciaga, Christian Lacroix, Jean Paul Gaultier ou John Galiano. A entrada é livre.

caleidoscopio-christian-lacroix

“Caleidoscópio. A alta-costura de Christian Lacroix” inaugura esta sexta-feira, no MUDE. ©Divulgação

Por falar em museus, a Noite dos Museus é já este sábado e não faltam propostas originais e gratuitas para conhecer melhor o património cultural nacional (programa aqui). Os museus da Direção-Geral do Património Cultural vão estar abertos gratuitamente a partir das 18h00, é só escolher. Sugestão: fazer uma visita guiada noturna às galerias subterrâneas do Aqueduto das Águas Livres, com entrada no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e saída no Reservatório da Patriarcal. As visitas são gratuitas, começam às 20h00, 20h30, 21h00, 21h30, 22h00, 22h30 e 23h00, mas é necessária inscrição prévia.

O que sabe sobre cinema argentino? A partir deste fim de semana vai saber mais, se decidir ir até ao Cinema São Jorge. É lá que vai acontecer, até domingo, a primeira edição do Festival de Cinema Argentino, com 16 filmes de nomes como Luis Ortega e Martín Rejtman, mas também de estreantes como Hernán Roselli (com o filme “Mauro”) e Juan Martín Hsu (“La Salada”). Os bilhetes custam quatro euros, sujeitos aos descontos habituais.

No Algarve, brinda-se com critério. A 7.ª Grande Montra de Vinhos de Portugal acontece entre sábado e segunda-feira e domingo no Espaço Multiusos de Albufeira com a presença de 80 produtores das várias regiões vinícolas nacionais.  A entrada é gratuita, mas quem quiser participar nas provas terá de comprar o copo alusivo ao evento, que custa três euros. Não gosta de vinho? Não faz mal. Também estão previstos showcookings de tributo à dieta mediterrânica harmonizados com diferentes castas, workshops de degustação de azeites, sorteio de prémios pelos visitantes, uma exposição de queijos, enchidos e doçaria regional.