Já passaram seis anos desde a primeira edição do prémio Estação Imagem, em Mora, que pretende distinguir fotojornalistas, portugueses, dos PALOP, da Galiza ou estrangeiros residentes nestes territórios. No total o concurso já recebeu quase 30 mil fotografias de 817 fotógrafos diferentes.

As fotografias premiadas o ano passado estão em exposição em Évora, até 28 de fevereiro, no Palácio D. Manuel. As inscrições para o festival deste ano podem ser feitas até 15 de fevereiro. Este ano o prémio conta com a parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Em 2014 Mário Cruz, fotojornalista da Lusa, ganhou o primeiro prémio entre 139 fotógrafos concorrentes. A imagem “Cegueira Recente” mostra a vida no Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos, onde os pacientes aprendem a viver com a cegueira.

“A força das imagens e a sensibilidade com que o assunto foi abordado foram determinantes para a decisão. Mesmo agarrando um tema pouco comum, todos achamos que foi tratado de uma forma sensível e delicada mas ao mesmo tempo com imagens muito poderosas”, explicou Paolo Pellegrin, presidente do júri.

O concurso estava dividido em sete categorias (Notícias, Assuntos Contemporâneos, Vida Quotidiana, Arte e Espetáculos, Ambiente, Série de Retratos e Desporto) e o primeiro lugar de cada uma recebeu 1.000 euros. Os trabalhos foram analisados pela equipa de jurados composta por  Alessandra Mauro, curadora de fotografia; Christopher Morris, fotojornalista da agência VII; e Pablo Juliá, diretor do Centro Andaluz da Fotografia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR