A inauguração oficial do novo Museu Nacional dos Coches realiza-se na sexta-feira, em Belém, com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva e o primeiro-ministro, Passos Coelho.

A cerimónia decorre a partir das 18:00 no novo edifício também com a presença da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves e do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Nuno Vassallo e Silva, diretor-geral do Património Cultural, entidade que tutela os museus nacionais, e a diretora do Museu Nacional dos Coches, Silvana Bessone, participam na cerimónia, além de outros membros do Governo e autarcas, entre outros convidados.

A abertura ao público decorre no sábado e no domingo, com entrada gratuita, e um programa que incluirá desfile da Charanga a Cavalo da GNR e uma exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre.

No sábado assinala-se o 110.º aniversário da inauguração do museu original, instalado no Picadeiro Real, em 1905, por iniciativa da rainha D. Amélia, mulher do rei D. Carlos I.

O novo edifício, desenhado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, acolhe uma coleção considerada única no mundo, composta por 78 viaturas do século XVII ao século XIX, na maioria provenientes dos bens da coroa ou da Casa Real portuguesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O antigo edifício do Museu dos Coches, no Picadeiro Real, continuará a funcionar como parte integrante do novo museu, para exibir algumas carruagens e viaturas de aparato do século XVIII, arreios, e um núcleo dedicado à rainha D. Amélia, mais toda a galeria de pintura dos reis de Portugal.

Composto por dois edifícios, com quatro pisos, duas salas de exposição permanente, uma sala de exposições temporárias, auditório, serviço educativo, o novo edifício possui ainda laboratório, oficinas, zonas técnicas e administrativas.

Ocupando 15.177 metros quadrados nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército, o projeto foi concebido em consórcio com os ateliês MMBB Arquitetos (Brasil), Bak Gordon Arquitetos e Nuno Sampaio Arquitetos (Portugal).

Adjudicado durante o Governo socialista e finalizado em 2012, o projeto de construção destinou-se à execução das contrapartidas do Casino Lisboa, num investimento de 39 milhões de euros.

Em 2014, o Museu dos Coches recebeu 206.887 visitantes, ficando em segundo lugar, a seguir ao Museu Nacional de Arte Antiga, entre os mais visitados do país sob tutela da Direção-Geral do Património.