Imagine que alguém tem planos para construir uma autoestrada exatamente no terreno onde está localizada a sua casa. E que, apesar de a obra avançar contra a sua vontade, decide não vender o terreno e permanecer no seu interior.
Esta foi a decisão de muitos chineses, concretamente os proprietários das casas presentes nesta fotogaleria. Lá chamam-lhes nail houses – em tradução literal significa “casas prego, ou casas parafuso”. São casas imunes a demolições porque os donos recusam-se a vendê-las. Mas isso também não trava os planos de construções para aquele lugar: apenas são contornados.
Na China, as “casas parafuso” não são raras de encontrar. Na maior parte das vezes servem como forma de protesto, algo que se tornou mais comum em 2007, quando as leis para confiscar terrenos na China apertaram. Nada disso fez demover os proprietários que travaram verdadeiras guerras contra o governo exigindo a compensação devida e não a que lhe queriam pagar. Conflitos que duraram anos. Outros ainda duram.