Estes truques vão fazer do seu telemóvel da Apple um dos melhores amigos para o dia-a-dia. Estão bem escondidos nas Definições do iPhone, mas se os conhecer nunca mais vai conseguir largá-los. A Time devendo alguns segredos que poucos conhecem e ainda menos usam.

Tirar fotografias com os headphones

Auriculares nos ouvidos, pronto para uma música que o acompanhe enquanto caminha. Até que um homem morde um cão e é necessário que alguém eternize aquele momento insólito. Tirar os auriculares dos ouvidos e entrar na câmara pode demorar demasiado tempo e quando se prepara para carregar no plano… já o cão fugiu.

Mas sabia que o botão de volume dos auriculares oficiais da Apple consegue tirar fotografias? Basta pressionar o (+), à semelhança do que acontece nos botões de volume no próprio telemóvel. Tão fácil quanto isto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Agitar para voltar atrás

Isto resulta em aplicações como iMessage ou o mail e em mais algumas que vêm instaladas no telemóvel. Quer voltar atrás numa mensagem para corrigir um erro ortográfico. Agite o telemóvel. E essa é uma função que pode estar prestes a fazer parte de outras aplicações. Vá experimentando.

Tirar fotografias de alta qualidade

Nem toda a gente tem 40 mil euros para comprar uma Hasselblad, a melhor e mais cara câmara fotográfica do mundo. Mas também não precisa, se tiver um iPhone à mão. Para tirar fotografias de qualidade superior com o telemóvel, entre na aplicação Camera e acione a função HDR, no cimo do monitor.

Como é que algo tão simples resulta numa imagem tão boa? A câmara capta três imagens e depois reúne as melhores partes de cada uma delas. Pronto, uma fotografia digna de um fotógrafo profissional.

Avisar os amigos de que leu a mensagem

Acabou de receber uma mensagem de um amigo com uma informação importante. Precisa que essa pessoa saiba que leu o recado, mas não pode escrever uma resposta naquele momento. Este é um dilema que pode evitar se tiver um iPhone. No iMessage, os seus amigos que também tenham iPhone podem ficar a saber a hora a que abriu e leu a mensagem.

Se esta for uma função inconveniente, não se preocupe: entre nas Definições e depois do separador “Mensagens”. Depois é só inibir o envio desses avisos.

Criar códigos para frases longas

Sabe aquelas frases extremamente longas e entediantes que tem de escrever e enviar muitas vezes, mas que só lhe sugam tempo? Isso é coisa do passado: no iPhone pode determinar que, ao inserir um determinado código, a frase será colocada automaticamente na mensagem. Vá a Definições, depois a Geral e entre em Teclado. É aqui que pode indicar ao telemóvel da abreviatura que pretende usar.

Um flash quando recebe mensagens

A vibração não chega, um pequeno sinal sonoro também não. Agora há uma maneira de o seu telemóvel alertar meio mundo de que recebeu mensagem: uma luz LED sempre que alguém lhe manda um recado. Entre nas Definições, no separador “Geral” e depois em Acessibilidades. Já está.