As direções de informação da RTP, SIC e TVI propuseram esta sexta-feira aos vários partidos com assento parlamentar a realização de três frente a frentes entre Pedro Passos Coelho e António Costa (um em cada canal generalista), frente a frentes cruzados com vários líderes de partidos com assento parlamentar (os que aceitarem) e um debate com todos (a ser transmitido na RTP).
Esta é a proposta inicial de debates televisivos sobre as eleições legislativas, sendo que haverá nova reunião na terça-feira, em que os partidos darão resposta a esta sugestão inicial. Na reunião desta sexta-feira, não ficou fechada qualquer posição. Estes debates terão lugar, de qualquer forma, antes do período oficial de campanha, que começa a 20 de setembro.
Em 2011, só houve um duelo entre o primeiro-ministro em funções e o líder do maior partido da oposição. Foi na RTP.
Quanto aos frente a frentes cruzados, ficou à consideração de todos se estes serão feitos com os representantes de cada uma das candidaturas ou de cada um dos partidos que as integram. Isto, porque há duas coligações: o Portugal à Frente (PSD e CDS) e a CDU (PCP e Verdes). Fonte da CDU afirmou ao Observador que só aceita debates ou frente a frente “a quatro ou a seis, mas nunca a cinco”. Ou seja, se Paulo Portas (CDS) entra nestas contas então Heloísa Apolónia (Os Verdes) também. “Independentemente do critério que seja encontrado as duas forças [Verdes e CDS] têm que ter os mesmo direitos. Estão em igualdade de circunstâncias”, afirmou ao Observador a deputada Heloísa Apolónia.
O tradicional debate com todos os líderes de partidos com assento parlamentar não tem que se realizar obrigatoriamente, devido à recente alteração à lei que regula a cobertura jornalística das campanhas eleitorais.



não conto ver nem debate nas televisões mudo logo de canal .
Esta não é a mulher da limpeza do PCP?
ouça camarada, aqui não é o avante.
tente disfarçar que não é civilizado.
Heloísa Apolónia é cá uma brincalhona!
Agora pretende passar por líder de um partido…
Estou ansioso pelos debates Passos/Costa. Tenho a certeza de quem vencerá…
Já somos dois a ter essa certeza, até porque é como diz o ditado “Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo” não é, Gomes?
Essa do porco fascista faz-me lembrar o “Animal Farm” de George Orwell. Um livro cuja leitura vivamente recomendo a toda a gente e em particular ao Sr. Samuel Quedas!
O líder do CDS / PP, partido que ganhou presença na Assembleia da República, com listas próprias não pode obviamente ser comparado a um partido que participa na fraude que permite ao PCP ter dois grupos parlamentares; no dia em que os Verdes aceitem ir sozinhos (nem que seja uma vez, para provarem o que valem) deverão ter todos os direitos, até aí não.
Algo parece errado com tudo isto, nós o povo estamos saturados destes trêz partidos e por causa disto tenho a impressão de que a abstenção vai ganhar por uma margem superior a 60% e tudo porque os média só falam nesta gente e nós já estamos cansados de sermos manipulados pelas televisões e jornais que na minha opinião estão a fazer um desserviço ao povo, precisamos de uma alternativa e ela existe mas não está a ser divulgada. Na nossa situação actual os média também tem culpa por não serem independentes e distribuirem tempo igual a todos os que se candidatam.
Até quando teremos de aceitar este partidos fantasmas que não têm expressão eleitoral mas duplicam o tempo de antena parlamentar do PCP ?!
Heloísa Apolónia é uma penetra no parlamento, uma bengala do PCP, e ocupa um lugar que poderia ser dum verdadeiro Partido Verde.
Penso que tem toda a Razão, já me tinha interrogado, estando o PP numa coligação, com que justificação era tratado, era entrevistado como se fosse a Eleições separado.