787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sofia Ribeiro. Quando o cancro bate à porta

Este artigo tem mais de 5 anos

A atriz da TVI usou a rede social Facebook para revelar que tem cancro da mama. "Quem me conhece de perto, e vocês também já me conhecem um bocadinho, sabem que não sou de desistir."

O cancro foi-lhe diagnosticado no passado dia 13
i

O cancro foi-lhe diagnosticado no passado dia 13

DR

O cancro foi-lhe diagnosticado no passado dia 13

DR

“Tenho uma difícil notícia para vos dar…” É assim que começa o post escrito e publicado por Sofia Ribeiro na sua conta de Facebook. A atriz de 31 anos usou a rede social onde acumula mais de 150 mil seguidores para revelar que no dia 13, “sexta-feira 13”, foi-lhe diagnosticado um cancro da mama. “Não há forma fácil de o dizer. É esta a verdade”, lê-se na respetiva página. 

É num longo texto que a artista associada à ficção nacional promovida pela TVI abre o jogo, admitindo o medo que sente: “Medo de perder os meus, medo de perder o meu trabalho, o meu futuro, medo do incerto, medo de tudo e mesmo assim medo de nada.” Apesar do receio, Sofia Ribeiro promete lutar e enfrentar de frente o “início de uma grande batalha”. “Quem me conhece de perto, e vocês também já me conhecem um bocadinho, sabem que não sou de desistir. Toda a vida lutei e vou continuar a fazê-lo, juro por tudo, por Deus, juro por mim e por todos os que acreditam em mim.” 

Tenho uma difícil notícia para vos dar...Pelo carinho, amizade, e apoio que sempre me deram, sinto que devo fazê-lo na...

Publicado por Sofia Ribeiro em Segunda-feira, 23 de Novembro de 2015

Num mesmo tom confessional, a artista solicita respeito e apoio, pedindo ainda que não tenham “pena”. Até ao momento, o post escrito na primeira pessoa já chegou a milhares de pessoas, pelo menos a julgar pelos quase 90 mil gostos e cerca de 17 mil partilhas. 

Tal como Sofia Ribeiro, já outras figuras da cultura portuguesa enfrentaram a mesma doença. Exemplo disso é a atriz Fernanda Serrano que descobriu que tinha um ‘caroço’ poucas horas antes de ser mãe, já lá vão quatro anos. A também ex-modelo chegou a documentar em livro — lançado em meados de 2013 — a experiência vivida, considerando medos, dúvidas e angústias associadas ao seu diagnóstico, coisas tão específicas como a vergonha que tinha em ficar nua à frente do marido, Pedro Miguel Ramos. 

Também Simone de Oliveira escreveu um livro, Nunca Ninguém Sabe, para falar abertamente sobre a condição que a fez submeter-se a uma mastectomia. Em agosto de 2003, a cantora portuguesa fazia um relato cru e real à revista CARAS: “Quando me diagnosticaram o cancro da mama e fui operada (…) a grande crise de desespero, raiva e medo que explodiu no quarto do hospital foi amenizada pelas mãos e pela voz do meu filho. Ajoelhado aos pés da minha cama, dizia-me: ‘Ó mãe, eu estou aqui, olha para mim, olha para mim…’ Nunca vou esquecer a força que ele me deu.”

Poucos dias antes de Sofia Ribeiro receber o diagnóstico, o Observador dedicava um extenso trabalho à doença que, todos os anos, afeta mais de 6.000 mulheres portuguesas, sendo que apenas uma percentagem recebe a notícia antes de completar os 40 anos. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora