Os estereótipos de género estão bem presentes no nosso dia-a-dia. Associamos o cor-de-rosa às meninas e, quando vamos às compras para um rapaz, dirigimos-mos à secção masculina. Jaden Smith, filho do reconhecido ator Will Smith, sempre afirmou ser contra esta diferenciação. “Fui à TopShop comprar algumas roupas de menina. ‘Roupas’, quero eu dizer”, escreveu na legenda de uma fotografia onde aparece com uma camisola tão comprida que poderia ser facilmente confundida com um vestido. O ator do remake de Karaté Kid usa roupas femininas sem preconceitos mesmo ao lado de amigas e namoradas.

https://www.instagram.com/p/3Sd3uNG1fp/

A sua ousadia não passou despercebida aos olhos de Nicolas Ghesquière, diretor criativo da Louis Vuitton, que o convidou para ser a nova estrela da coleção feminina primavera/verão 2016 da marca. Na campanha, fotografada por Bruce Weber, o cantor de 17 anos aparece ao lado de três modelos (Sarah Brannon, Rianne Van Rompaey e Jean Campbell).

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Em algumas fotografias, Jaden Smith pode ser facilmente confundido com a sua irmã mais nova, Willow Smith, por estar a usar uma saia estampada, uma camisola com franjas e um blusão de cabedal com um corte feminino.

A marca de luxo pretende assim estimular a diversidade e lutar contra os estereótipos de género. Um posicionamento inovador que já ganhou destaque nas redes sociais onde explodiram comentários de apoio e incentivo.

https://twitter.com/fredguimrs/status/683850465113714689

Texto editado por Ana Dias Ferreira.