Numa semana em que os preços do petróleo continuaram a cair no mercado internacional atingindo os valores mais baixos na última década, a descida do preço do gasóleo e da gasolina deveria ser uma consequência natural. Mas isso não vai acontecer. O Jornal de Negócios fez contas e explica que apesar da queda do petróleo no novo ano as oscilações do seu preço pouco ou nada vão influenciar o preço dos combustíveis. Isto porque este cálculo tem como base as variações da cotação do combustível. Ou seja, é a evolução do preço do gasóleo, por exemplo, nos mercados financeiros que influenciará a descida ou aumento dos preços nas bombas de gasolina.

Outro fator que pode influenciar esta situação é o facto de os derivados serem cotados em dólares. Ou seja, a variação do euro face ao dólar tem sempre a sua quota de responsabilidade nos valores finais registados. Por isso o impacto nos consumidores de combustíveis será negativo.

Na prática, e segundo a estimativa do Negócios, a gasolina valoriza 1,2% o que pode resultar numa subida do preço entre 0 a 0,5 cêntimos por litro. No caso do gasóleo este recua 2,1% permitindo que se poupe entre 0,5 e 1 euro nos postos de abastecimentos. Para se chegar a estes resultados foram necessários cálculos que poderá encontrar aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR