As Grutas do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo (Évora), as únicas em Portugal com vestígios de arte rupestre paleolítica, reabriram ao público de forma regular, graças a um protocolo entre o Estado, autarquias e uma associação.

“Encontrámos a solução possível, dadas as circunstâncias, que assegura uma regularidade de abertura” do monumento ao público, revelou esta segunda-feira à agência Lusa a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

A parceria foi estabelecida entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen), Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e a Associação dos Amigos Unidos pelo Escoural, no distrito de Évora.

As Grutas do Escoural, descobertas em 1963 e classificadas nesse ano como Monumento Nacional, são constituídas por uma grande sala e múltiplas galerias, situando-se a cerca de três quilómetros da vila com o mesmo nome.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ana Paula Amendoeira reconheceu que a DRCAlen tem tido “dificuldades em assegurar uma regularidade de abertura ao público” do monumento, por “falta de recursos humanos qualificados” e por “impedimento de contratação de funcionários”.

“Não podendo nós contratar, por sermos um organismo da administração pública, trabalhámos nesta solução com as entidades parceiras para assegurarmos a abertura regular e permitir um aumento do número de visitantes”, disse.

O protocolo, segundo a responsável, estabelece que a associação assegura a contratação de um guia para a realização de visitas turísticas, a câmara fica responsável pela conservação e manutenção dos espaços exteriores junto à gruta e a junta de freguesia pelo centro interpretativo.

“É uma experiência piloto para ver se este modelo funciona”, realçou, adiantando que o protocolo vai vigorar durante um ano, com “avaliações trimestrais”, e que, no final, “poderá ser renovado”.

As Grutas do Escoural vão poder ser visitadas de terça-feira a sábado, sendo necessária marcação prévia.

Recentemente, foi também lançado um novo folheto turístico sobre as Grutas do Escoural e o Castelo de Montemor-o-Novo, com versões em português e inglês.