O número de mortos causados pela explosão deste domingo no centro de Ancara, capital da Turquia, subiu para 37, declarou o ministro da Saúde turco, Mehmet Müezzinoğlu. “Perdemos três dos nossos cidadãos no hospital. Até este momento, 37 pessoas morreram neste ataque terrorista.” Entre as vítimas mortais estará um dos atacantes, disse Müezzinoğlu aos jornalistas. Pelo menos 125 pessoas ficaram feridas.

O impacto fez-se sentir por volta das 16h35 deste domingo (hora de Lisboa), perto do Parque Guven, na Avenida Ataturk, onde fica uma esquadra da polícia e um terminal de autocarros. A explosão foi causada “por um carro carregado de explosivos perto da Praça de Kizilay”, no centro de Ancara, refere a nota emitida pelo governador.

Para além do impacto inicial, foram também ouvidos disparos. O local foi evacuado pelas autoridades, que temiam um segundo ataque. Na zona existem também vários edifícios governamentais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dois autocarros arderam e vários carros ficaram destruídos. As imagens partilhadas nas redes sociais e divulgadas pelas televisões turcas mostram veículos carros a arder. O fumo podia ser visto a uma distância de 2,5 quilómetros, refere a Reuters. Os feridos foram levados para clínicas próximas do local da explosão.

Até ao momento, o ataque ainda não foi reivindicado. “É demasiado cedo para falar sobre os autores deste ataque. Está a decorrer uma investigação”, disse fonte da polícia local, citada pela CNN. “A nossa prioridade é tratar dos feridos.”

Partido pró-curdo condena ataque

O Partido Democrático dos Povos (HDP) emitiu um comunicado em que condena o ataque deste domingo. A força política, acusada de ser o braço armado do Partido Curdo dos Trabalhadores (PKK), disse que partilhava a “grande dor sentida pelos nossos cidadãos”, cita a Associated Press.

O Governo turco também já reagiu. Numa declaração pública, o presidente Recep Tayyip Erdogan apelou à unidade nacional e disse que a Turquia iria usar o seu direito à auto-defesa para prevenir futuros ataques. “O nosso povo não deve preocupar-se. A luta contra o terrorismo irá certamente ser bem sucedida, e os terroristas irão ajoelhar-se“, disse Erdogan. O Ministro do Interior, Efkan Alan, também condenou o ataque, dizendo que “as pessoas que o organizaram nunca serão bem-sucedidas”.

A explosão na capital turca acontece dois dias depois de o embaixador norte-americano na Turquia ter emitido um alerta sobre um “possível ataque terrorista contra os edifícios do governo turco na área de Bahcelievler”, em Ancara. “Os cidadãos norte-americanos devem evitar esta área”, refere a mensagem publicada a 11 de março.

No mês passado, um ataque bombista em Ancara provocou a morte de 28 pessoas e vários feridos. O ataque foi reivindicado por um grupo curdo sediado na Turquia. Esta é a terceira explosão na capital turca nos últimos seis meses.

Atualizado o número de mortos, às 8h48 de 14 de março