O futuro do transporte de mercadorias na Europa está a chegar. Mais de uma dúzia de camiões que se conduzem sozinhos chegaram esta quarta-feira a Roterdão, a partir de locais tão longínquos como a Suécia e o sul da Alemanha. Este foi o resultado de uma experiência que pôs em marcha seis “pelotões” de camiões semi-automáticos. Esta foi a primeira experiência deste género que atravessou fronteiras.

A ideia dos “pelotões de camiões” funciona como um comboio em que o primeiro camião determina o trajeto e a velocidade a que todos os outros que se seguem circulam. A comunicação é feita via wireless. O projeto está a ser desenvolvido por grandes empresas como a IVECO, MAN, Scania, Volvo, DAF e Daimler.

Em declarações à AFP, a ministra dos Transportes holandesa, Melanie Schultz van Haegen, garantiu que “os pelotões de camiões vão garantir um transporte mais eficiente. Os veículos que se conduzem sozinhos contribuem ainda para uma maior segurança rodoviária já que a maioria dos acidentes é causada por falha humana”.

As vantagens passam por ter camiões a viajarem a uma velocidade constante e a travarem ao mesmo tempo, mantendo sempre uma distância de segurança.

Os camiões que foram testados esta quarta-feira ainda são apenas semi-automáticos. Ainda que os computadores permitam que se guiem sozinhos, durante a experiência estiveram a bordo condutores para acudir em caso de falha técnica. Os construtores dos camiões dizem que o sistema ainda precisa de ser afinado e que os camiões que se conduzem sozinhos não vão andar pelas estradas para já.

Entre as dificuldades encontradas estão a uniformização da regulamentação, que permita pelotões que se conduzam sozinhos nas estradas europeias, e conceber um sistema que permita a comunicação entre camiões de fabricantes diferentes.

A Holanda vai organizar este mês uma conferência em que serão discutidas as mudanças de legislação necessárias para que os camiões que se conduzem sozinhos se tornem uma realidade.

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