O navio-escola Sagres da Marinha Portuguesa vai ser distinguido com a medalha “Estrela de Honra” de Cabo Verde durante a sua passagem pelo país, na próxima semana, a caminho dos jogos olímpicos Rio 2016, foi anunciado esta quarta-feira

A entrega da condecoração, agendada para o dia 4 de julho, coincide com uma visita a Cabo Verde do secretário de Estado da Defesa português, Marcos Perestrello, adiantou em nota o Ministério da Defesa cabo-verdiano.

Durante a visita, que se prolonga até 5 de julho, Marcos Perestrello manterá contacto com autoridades nacionais da área da defesa, devendo igualmente ser recebido em visita de cortesia pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Integram ainda a delegação portuguesa, o chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Luís Macieira Fragoso, o diretor-geral da Autoridade Marítima, vice-almirante António Silva Ribeiro e o diretor-geral de Política de Defesa, Nuno Pinheiro Torres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Medalha de Estrela de Honra, em termos coletivos, destina-se a galardoar a unidade ou qualquer localidade que haja coletivamente praticado feitos de armas, de resistência de excecional valor frente ao inimigo, ou de assistência humanitária”, explica a nota.

NRP Sagres é o principal navio-escola da Marinha Portuguesa e tem como missão o treino e o contacto com a vida no mar dos cadetes da Escola Naval.

Complementarmente, é utilizado na representação nacional e internacional da Marinha e de Portugal.

O Navio-Escola Sagres saiu de Portugal a 21 de junho para levar a bandeira portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e vai fazer uma escala em Cabo Verde, entre 3 e 6 de julho, seguindo depois para paragens nos portos de Recife, entre 19 e 22 de julho, e Salvador da Baía, entre 26 e 28 de julho.

A viagem prossegue para o Rio de Janeiro, onde o Sagres deverá chegar a 3 de agosto e onde irá ser a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos, numa parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comité Olímpico de Portugal.

O navio leva a bordo de 44 cadetes do 2.º ano da Escola Naval (EN) e ficará no Rio de Janeiro até 22 de agosto.

No regresso, o navio atracará novamente em Cabo Verde, desta vez no Mindelo, ilha de São Vicente, entre 10 e 12 de setembro.

O regresso a Lisboa está previsto para 25 de setembro, altura em que termina a viagem de 97 dias.