455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Noticiário

15h. Caldas da Rainha. Morte de bebé investigada

Causa da morte terá sido provocada pela falta de obstetras. E apesar da descida do ISP, os preços da energia sofreram a maior subida desde 1985.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Estado ganhou mais receita fiscal nos combustíveis

Em março e abril, a receita do imposto petrolífero acelerou apesar da descida das taxas cobradas e dos preços recorde, e já ultrapassou a de 2019. Autovoucher terá ajudado a manter consumo alto.
Noticiário

20h. Taxa do ISP inalterada na próxima semana

Taxas do Imposto sobre Produtos Petrolíferos vão manter-se para a semana, revela Ministério. E, Presidente da República promulgou diploma que estabelece teto para custos de produção de energia.
Noticiário

22h. Governo prevê subida preço dos combustíveis

7,4 cêntimos na gasolina e 2,4 cêntimos no gasóleo. Para atenuar efeitos deste aumento, executivo aprovou uma nova redução do imposto petrolífero. São 1,2 cêntimos no gasóleo e 2 cêntimos na gasolina.
Boa moeda, má moeda

Tudo esclarecido sobre preços dos combustíveis?

O Governo criou uma expectativa de redução dos preços que o mercado não confirmou. Parece afastada a hipótese de apropriação do imposto por parte das gasolineiras.
E o vencedor é...

A mestria do Governo em fugir às responsabilidades

Narrativa sobre preço de combustíveis serve de manual de comunicação política. Gasolineiras, autovoucher e Bruxelas: os bodes expiatórios para não baixar o ISP. Rio não quer deixar marca, quer impô-la
Noticiário

19h. Galp garante que não aumentou margens

Ouvida pela Rádio Observador, Teresa Abecassis, administradora da petrolífera, afirma que a empresa acompanhou na íntegra a redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos.
Explicador

Combustível. Porque é que o preço não desceu mais?

O líder da APETRO, António Comprido, explica que foram feitos ajustes face ao valor dos dos produtos refinados. O economista Abel Mateus defende uma investigação aos preços das bombas nas autoestradas
Combustível

Costa: ASAE atenta a preço dos combustíveis

Numa mensagem no Twitter, primeiro-ministro referiu a redução do preço dos combustíveis, avisou que a ASAE vai estar atenta e que todos devem olhar bem para a fatura.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Gasolina desce 15,5 cêntimos e gasóleo 14,2

Entrou em vigor esta segunda-feira,a medida de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis, através da qual é refletida no ISP uma redução com efeito semelhante à descida da taxa do IVA.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Portugal pede derrogação da diretiva sobre ISP

A proposta de lei, que será discutida e votada na sexta-feira, prevê a eliminação do limite mínimo do intervalo para a determinação da taxa do ISP aplicável à gasolina sem chumbo e ao gasóleo.
Noticiário

20h. Combustíveis. Governo projeta novo aumento

Governo antecipa uma subida de 4 cêntimos no preço do gasóleo, na segunda-feira. Apesar do aumento, o Ministério das Finanças indica que não haverá redução do ISP para devolver o ganho.
Noticiário

13h. Mortágua. Caso de exclusividade "encerrado"

A deputada é suspeita de violar a exclusividade por causa de colaborações com os media. Já confirmou que não existem irregularidades. Ainda, Governo vai descer Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.
Noticiário

12h. Governo acaba com Autovoucher e desce ISP

É a estratégia do Governo para amenizar o impacto do aumento da inflação e dos combustíveis. Ainda neste jornal, Ucrânia avança que mais de 19.500 soldados russos foram mortos desde o início da Guerra
Explicador

Combustíveis. "Governo pode baixar mais o ISP"

O deputado Hugo Carvalho afirma que a descida do imposto "é uma medida tardia". Sobre o aumento do salário mínimo pedido por Rio, o socialista Carlos Pereira diz que esta medida seria um "erro grave".
Noticiário

9h. ISP vai sofrer uma redução para 13%

O Autovoucher também vai acabar e vai ser substituído pela baixa do ISP. Ainda, na Ucrânia está prevista para hoje a abertura de nove corredores humanitários para retirar pessoas de zonas de conflito.
Noticiário

20h. É esperada descida do preço dos combustíveis

Governo estima que litro de gasóleo desça em 7 cêntimos, na segunda-feira, e gasolina em 5 cêntimos. Ministério das Finanças diz que vai manter redução da taxa do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos.
Noticiário

20h. Combustíveis. Governo aprova amanhã medidas

Anuncia o primeiro-ministro, António Costa. Redução da taxa do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos num valor igual ao da taxa intermédia do IVA (de 13%) nos combustíveis, em vez da taxa de 23%.
Noticiário

17h. Costa anuncia mais apoios e provoca Rio

Parlamento debate programa do Governo. É oficial: Rússia expulsa do Conselho de Direitos Humanos da ONU. E ainda o regresso à normalidade possível do desporto ucraninano com adversário português.
Noticiário

18h. Governo. Imposto petrolífero pode baixar mais

O executivo pode reduzir o imposto petrolífero sem precisar de Bruxelas. Ainda neste jornal, Portugal já enviou mais de 70 toneladas de material de guerra para a Ucrânia e vai continuar a fazê-lo.
Açores

Combustíveis. Governo dos Açores reduz ISP

O governo dos Açores decidiu reduzir o ISP em três cêntimos no gasóleo e 2 cêntimos na gasolina 95, para atenuar o aumentos nos combustíveis, praticando preços inferiores aos do continente.
Noticiário

19h. Preço dos combustíveis vai descer

São as previsões do Governo. Em comunicado, o ministério das Finanças garante que vai manter a descida do imposto sobre os produtos petrolíferos. Esta é a maior descida de sempre, de uma só vez.
Semáforo Político

Combustível. "Hipocrisia. Governo pode fazer mais"

Depois de Costa garantir que não pode mexer mais no preço dos combustíveis, o deputado Afonso Oliveira nega a ideia. Refere que "são precisas medidas excecionais, algo que o Governo não está a fazer".
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Com vouchers e migalhas se enganam os tolos

Após anos de falaciosa recuperação das condições económicas temos a moda dos Vouchers. Medidas que vêm no intuito de enganar os tolos, dando migalhas por um lado e retirando a proteína por outro.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Os combustíveis e a falácia do AUTOVoucher

Não é aceitável que, se por um lado se critica, e bem, o conflito que origina a escalada de preços, se possa por outro aproveitar esse mesmo facto para que se consiga ganhar mais receita fiscal.
Fact Check

Costa aumentou impostos para repor subvenções?

Uma publicação alega que António Costa aumentou os impostos e os preços dos combustíveis para repor as subvenções dos ex-políticos. Porém, toda a publicação assenta em várias premissas erradas.
Rui Rio

AUTOvoucher é "confuso e burocrático", diz Rio

Para o presidente do PSD, seria mais simples o Estado reduzir o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) enquanto o preço do petróleo está alto e depois subi-lo mais tarde.
Ambiente

Hipocrisia Ambiental

O governo anunciou em 2016 que o aumento do imposto correspondia ao compromisso de que, caso os preços do petróleo subissem, ele se ajustaria em sentido inverso. A condição não foi cumprida.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Quais são os "benefícios perversos" em ISP?

O Governo quer acabar com "benefícios perversos" concedidos no âmbito do ISP. Há isenções de 500 milhões de euros neste Imposto sobre Produtos Petrolíferos. Mas nem todos podem ser retirados.
Combustível

Rio acusa Governo de não cumprir palavra

Rio afirma que o Governo, quando aumentou os impostos sobre os combustíveis, em 2016, garantiu que apenas o faria enquanto o petróleo estivesse baixo. No entanto, "não fizeram rigorosamente nada".
Orçamento do Estado

Cogeração. Imposto "verde" apanha PME exportadoras

Orçamento alarga imposto ao gás natural usado na cogeração. Medida penaliza várias dezenas de empresas exportadoras numa altura já difícil. Associação já alertou Governo para o impacto.
Orçamento do Estado

PAN quer barcos e aviões a pagar imposto

Medida foi admitida pelo Governo e PAN avança com ela entre as suas mais de 200 propostas de alteração ao Orçamento. Também quer alterar escalões do IRS e apresenta compensação de 200 milhões.
Impostos

Imposto Municipal sobre Combustíveis

Um imposto municipal permitiria aumentar as taxas onde existem alternativas de mobilidade mais ecológicas, sem prejudicar os cidadãos que residem em concelhos onde estas alternativas são inexistentes.
Benefícios Fiscais

Carvão volta a dar à EDP maior benefício fiscal

EDP volta a liderar lista de benefícios fiscais com isenção parcial do imposto sobre carvão. Benefícios fiscais em 2018 atingiram 2,3 mil milhões de euros. Banca é uma das grandes beneficiárias.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Taxa de carbono sobe 4 dias após imposto baixar

Depois da descida do imposto sobre a gasolina no início do ano, foi publicada portaria que agrava a taxa de carbono sobre os combustíveis e que terá um impacto até 1,5 cêntimos por litro no preço.
Orçamento do Estado

Imposto baixa 3 cêntimos e só na gasolina. Porquê?

Mário Centeno anunciou finalmente uma descida no imposto sobre os combustíveis para 2019. Mas são apenas três cêntimos, só vale para a gasolina e ninguém sabe quanto vai custar.
Orçamento do Estado

CO2 mais caro vai fazer subir combustíveis em 2019

Escalada do preço do CO2 no mercado europeu vai fazer subir taxa de carbono cobrada nos combustíveis em 2019. Efeito é superior a um cêntimo por litro. Governo prevê receber mais 211 milhões no ISP.
Moçambique

Petrolíferas acusadas de falta de transparência

O Centro de Integridade Pública (CIP) acusou esta quarta-feira o Governo de falta de transparência na gestão de cerca de 300 milhões de euros de imposto cobrado a empresas petrolíferas.
Combustível

Preços dos combustíveis descem, sobretudo gasolina

Litro de gasolina deverá cair três cêntimos a partir da próxima segunda-feira, com o gasóleo a descer, em média, meio cêntimo.
Fernando Medina

Medina contra descida do ISP e IVA na eletricidade

Fernando Medina afirmou esta terça-feira estar contra reduções no ISP e no IVA da eletricidade. "Não me parecem boas medidas, que vão no sentido correto", afirmou o dirigente socialista.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.