771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Orçamento do Estado

CO2. Descongelar taxa eleva imposto em 6 cêntimos 

Orçamento do Estado prevê subida de 6,2 a 6,8 cêntimos por litro do imposto petrolífero para descongelar a atualização da taxa de carbono que foi suspensa para conter o aumento dos preços em 2022.
Governo

Combustível. Governo não subsidia, deixa de ganhar

Presidente executivo da Galp considera que com a recente baixa do imposto em dois cêntimos no gasóleo, o Governo não está a subsidiar os combustíveis, mas sim a deixar de ganhar com alta dos preços.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Governo baixa imposto em 2 cêntimos no gasóleo

Ministério das Finanças anuncia retoma da política de devolução dos ganhos do IVA no imposto petrolífero que amanhã vai baixar em dois cêntimos por litro no gasóleo e em um cêntimo na gasolina.
Combustível

Fatura fiscal do gasóleo em máximos de ano e meio

A cobrança fiscal por litro de gasóleo voltou ao nível de abril do ano passado, também por culpa da taxa de carbono. E há menos margem para baixar imposto porque já bateu o mínimo, dizem fiscalistas.
Combustível

Medina descarta culpa fiscal na subida do gasóleo

Fernando Medina garante que vai monitorizar os preços dos combustíveis, dados os recentes aumentos, prometendo "vontade de agir no sentido da proteção das famílias", se for "absolutamente necessário".
Impostos

Combustível. Estado ganha 3,5 cêntimos com aumento

Duplo aumento nos combustíveis, antes de impostos e via taxa de carbono, fez subir os preços em nove cêntimos por litro. É a maior subida do ano e dá ao Estado mais 3,5 cêntimos por litro em impostos.
Inflação

PCP diz que IVA 0% não mudou nada

Paulo Raimundo citou Karl Marx, defendendo que "uma subida geral dos salários resultaria numa baixa da taxa geral do lucro". O líder comunista criticou ainda o euro e propõe a regulação dos preços.
Noticiário

1h. Aumento do ISP."É uma medida injusta", diz PSD

É uma "mexida" no imposto que anula as descidas previstas para esta segunda-feira. Luís Montenegro considera que se trata de uma medida que afeta de forma negativa a população e a economia.
Noticiário

23h. Montenegro critica aumento do ISP

Subida anunciada pelo Governo na sexta-feira, devido à descida dos preços. Luís Montenegro considera que se trata de uma medida injusta. Sobre tema da eutanásia, líder do PSD diz que fala esta semana.
Noticiário

14h. William Carvalho promete "foco" para oitavos

William Carvalho promete "foco" na seleção para enfrentar a Suíça, nos oitavos de final. Bloco fala em decisão "incompreensível" do Governo de subir ISP.
Combustível

Combustíveis. Preços dão folga para subir imposto 

Com os combustíveis ao nível pré-guerra, Governo reduz o desconto no imposto petrolífero em 4 cêntimos no diesel e 2,4 cêntimos na gasolina. Efeito deve travar descidas previstas na próxima semana.
Orçamento do Estado

Zero quer parte da receita do ISP para apoios

A associação Zero propôs que seja retirada a verba inserida no Fundo Ambiental destinada ao financiamento da incineração e que parte da receita do ISP vá para apoios à melhoria da circulação pedonal.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Bruxelas autoriza Portugal a descer ISP do gasóleo

Pedido foi feito pelo executivo português à Comissão Europeia em abril passado para baixar mais o imposto sobre o gasóleo de forma a compensar o aumento do preço.
Inflação

Rui Baleiras: É pior descer IVA do que dar cheques

Em entrevista, Rui Baleiras diz que o cheque de 125 euros não vai alimentar a inflação — valor é demasiado "pequeno" face à perda salarial. E sugere ao Governo guardar dinheiro para um novo layoff.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Desconto nos combustíveis até final de setembro

Os descontos no imposto sobre os produtos petrolíferos — 28 cêntimos no gasóleo e de 32 cêntimos na gasolina — vai ser estendido por mais um mês, informa o Ministério das Finanças.
Açores

Açores. Menos ISP no primeiro semestre de 2022

O secretário das Finanças do governo açoriano revelou que a região arrecadou 27,3 milhões de euros no primeiro semestre do ano via ISP. Redução da receita "expressa bem" o "esforço da região".
Governos Regionais

Açores quer mexer no ISP para atenuar custos

O Governo dos Açores diz que voltará a mexer no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos para "atenuar os custos" dos combustíveis. A atualização do preço dos combustíveis é feita no dia 1 de cada mês.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Gestão pública florestal abrangida por taxa do ISP

A portaria define a "intervenção dos municípios na execução de várias operações de gestão florestal, nomeadamente no domínio da prevenção e defesa da floresta contra incêndios".
Noticiário

15h. Caldas da Rainha. Morte de bebé investigada

Causa da morte terá sido provocada pela falta de obstetras. E apesar da descida do ISP, os preços da energia sofreram a maior subida desde 1985.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Estado ganhou mais receita fiscal nos combustíveis

Em março e abril, a receita do imposto petrolífero acelerou apesar da descida das taxas cobradas e dos preços recorde, e já ultrapassou a de 2019. Autovoucher terá ajudado a manter consumo alto.
Noticiário

20h. Taxa do ISP inalterada na próxima semana

Taxas do Imposto sobre Produtos Petrolíferos vão manter-se para a semana, revela Ministério. E, Presidente da República promulgou diploma que estabelece teto para custos de produção de energia.
Noticiário

22h. Governo prevê subida preço dos combustíveis

7,4 cêntimos na gasolina e 2,4 cêntimos no gasóleo. Para atenuar efeitos deste aumento, executivo aprovou uma nova redução do imposto petrolífero. São 1,2 cêntimos no gasóleo e 2 cêntimos na gasolina.
Boa moeda, má moeda

Tudo esclarecido sobre preços dos combustíveis?

O Governo criou uma expectativa de redução dos preços que o mercado não confirmou. Parece afastada a hipótese de apropriação do imposto por parte das gasolineiras.
E o vencedor é...

A mestria do Governo em fugir às responsabilidades

Narrativa sobre preço de combustíveis serve de manual de comunicação política. Gasolineiras, autovoucher e Bruxelas: os bodes expiatórios para não baixar o ISP. Rio não quer deixar marca, quer impô-la
Noticiário

19h. Galp garante que não aumentou margens

Ouvida pela Rádio Observador, Teresa Abecassis, administradora da petrolífera, afirma que a empresa acompanhou na íntegra a redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos.
Explicador

Combustível. Porque é que o preço não desceu mais?

O líder da APETRO, António Comprido, explica que foram feitos ajustes face ao valor dos dos produtos refinados. O economista Abel Mateus defende uma investigação aos preços das bombas nas autoestradas
Combustível

Costa: ASAE atenta a preço dos combustíveis

Numa mensagem no Twitter, primeiro-ministro referiu a redução do preço dos combustíveis, avisou que a ASAE vai estar atenta e que todos devem olhar bem para a fatura.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Gasolina desce 15,5 cêntimos e gasóleo 14,2

Entrou em vigor esta segunda-feira,a medida de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis, através da qual é refletida no ISP uma redução com efeito semelhante à descida da taxa do IVA.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Portugal pede derrogação da diretiva sobre ISP

A proposta de lei, que será discutida e votada na sexta-feira, prevê a eliminação do limite mínimo do intervalo para a determinação da taxa do ISP aplicável à gasolina sem chumbo e ao gasóleo.
Noticiário

20h. Combustíveis. Governo projeta novo aumento

Governo antecipa uma subida de 4 cêntimos no preço do gasóleo, na segunda-feira. Apesar do aumento, o Ministério das Finanças indica que não haverá redução do ISP para devolver o ganho.
Noticiário

13h. Mortágua. Caso de exclusividade "encerrado"

A deputada é suspeita de violar a exclusividade por causa de colaborações com os media. Já confirmou que não existem irregularidades. Ainda, Governo vai descer Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.
Noticiário

12h. Governo acaba com Autovoucher e desce ISP

É a estratégia do Governo para amenizar o impacto do aumento da inflação e dos combustíveis. Ainda neste jornal, Ucrânia avança que mais de 19.500 soldados russos foram mortos desde o início da Guerra
Explicador

Combustíveis. "Governo pode baixar mais o ISP"

O deputado Hugo Carvalho afirma que a descida do imposto "é uma medida tardia". Sobre o aumento do salário mínimo pedido por Rio, o socialista Carlos Pereira diz que esta medida seria um "erro grave".
Noticiário

9h. ISP vai sofrer uma redução para 13%

O Autovoucher também vai acabar e vai ser substituído pela baixa do ISP. Ainda, na Ucrânia está prevista para hoje a abertura de nove corredores humanitários para retirar pessoas de zonas de conflito.
Noticiário

20h. É esperada descida do preço dos combustíveis

Governo estima que litro de gasóleo desça em 7 cêntimos, na segunda-feira, e gasolina em 5 cêntimos. Ministério das Finanças diz que vai manter redução da taxa do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos.
Noticiário

20h. Combustíveis. Governo aprova amanhã medidas

Anuncia o primeiro-ministro, António Costa. Redução da taxa do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos num valor igual ao da taxa intermédia do IVA (de 13%) nos combustíveis, em vez da taxa de 23%.
Noticiário

17h. Costa anuncia mais apoios e provoca Rio

Parlamento debate programa do Governo. É oficial: Rússia expulsa do Conselho de Direitos Humanos da ONU. E ainda o regresso à normalidade possível do desporto ucraninano com adversário português.
Noticiário

18h. Governo. Imposto petrolífero pode baixar mais

O executivo pode reduzir o imposto petrolífero sem precisar de Bruxelas. Ainda neste jornal, Portugal já enviou mais de 70 toneladas de material de guerra para a Ucrânia e vai continuar a fazê-lo.
Açores

Combustíveis. Governo dos Açores reduz ISP

O governo dos Açores decidiu reduzir o ISP em três cêntimos no gasóleo e 2 cêntimos na gasolina 95, para atenuar o aumentos nos combustíveis, praticando preços inferiores aos do continente.
Noticiário

19h. Preço dos combustíveis vai descer

São as previsões do Governo. Em comunicado, o ministério das Finanças garante que vai manter a descida do imposto sobre os produtos petrolíferos. Esta é a maior descida de sempre, de uma só vez.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos