Filipinas
Filipinas

Novo sismo nas Filipinas faz 5 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram após um novo sismo de magnitude 6,5 atingir a ilha de Mindanau, nas Filipinas, 2 dias após um forte terramoto ter provocado pelo menos oito mortos na mesma região.
Sismo

Sismo nas Filipinas faz sete mortos e 400 feridos

Sete pessoas morreram e 400 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter que atingiu esta terça-feira a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas.
Filipinas

Sismo nas Filipinas. Centro comercial evacuado

Segundo a USGS, o sismo de magnitude 6,4 ocorreu a uma profundidade de 14 quilómetros. Até ao momento, não há registo de vítimas mortais.
Incêndios

Incêndio em ferry mata 2 e mais 100 são resgatados

Pelo menos duas pessoas morreram e mais de 100 foram resgatadas na sequência de um incêndio que deflagrou a bordo de um 'ferry' no sul das Filipinas. O incêndio ocorreu a bordo do Lite Ferry 16.
Dengue

Dengue nas Filipinas já fez mais de 800 mortos

Entre 1 de janeiro e 3 de agosto registaram-se 188.562 casos de dengue, com uma taxa de mortalidade de 0,3%, a mais elevada do Sudeste asiático. 23% dos casos são crianças entre os 5 e os 9 anos.
Dengue

Filipinas declaram dengue como epidemia nacional

Desde o primeiro dia do ano e até 20 de julho foram registados 146.062 casos, o dobro dos registados no mesmo período do ano passado, e já foram contabilizadas 622 mortes.
Filipinas

Naufrágios nas Filipinas fazem 25 mortos

O número de mortos nos naufrágios de três ferrys que ligavam duas ilhas na zona central das Filipinas subiu para 25. Ainda há seis pessoas desaparecidas.
Filipinas

Sete mortos e 31 resgatados nas Filipinas 

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 31 foram resgatadas após três 'ferrys' que ligavam duas ilhas da zona central das Filipinas terem naufragado devido ao mau tempo, anunciou a Guarda Costeira.
Ferrari

Fugiu aos impostos e esmagaram-lhe o Ferrari

3920
As Filipinas têm uma forma muito severa de punir quem tenta fugir ao fisco, pelo menos no que toca aos automóveis. Se apanhados, o Governo manda esmagar-lhe os veículos com uma máquina de construção.
Filipinas

Sismos nas Filipinas fazem 8 mortos e 60 feridos

Os dois sismos, num intervalo de duas horas, com magnitudes entre 5,4 e 5,9, abalaram o centro da ilha de Lúzon. As autoridades pediram à população para se manter fora de casa por causa das réplicas.
Amnistia Internacional

Filipinas. AI quer ONU a investigar guerra à droga

Mais de cinco mil suspeitos ligados ao tráfico ou ao consumo de drogas, na sua maioria pobres, morreram em supostos confrontos armados com a polícia, diz o relatório da Amnistia Internacional.
Filipinas

Filipinas. 13 mortos em acidente com camião

Camião de transporte de areia foi alugado para levar a família do noivo, que tinha acabado de cumprir a tradição de pedir a mão da namorada em casamento. Noiva e duas crianças entre os 13 mortos.
Filipinas

Filipinas. Duterte diz que foi gay, mas curou-se

484
Conhecido pelas suas frases polémicas, Rodrigo Duterte voltou a gerar controvérsia ao falar sobre a homossexualidade. Em 2016, o governante chamou um embaixador norte-americano de "sacana gay".
Lixo

Filipinas devolvem toneladas de lixo ao Canadá

124
Rodrigo Duterte ordenou a devolução imediata de 69 contentores de resíduos para o Canadá. Malásia também anunciou que ia devolver 450 toneladas de lixo a vários países.
Sismo

Sismo de 6.3 nas Filipinas já fez 16 mortes

Pelo menos 16 pessoas morreram e 24 estão ainda desaparecidas, por desabamento de dois edifícios. O epicentro foi registado a 60 km da capital.
Ciência

Descoberta nova espécie de humanos nas Filipinas

770
Foram descobertos ossos e dentes nas Filipinas que pertencem a uma espécie humana que era até ao momento desconhecida. Chama-se "Homo luzonensis".
Fotojornalismo

Viver e morrer pelo lixo. Exposição de Mário Cruz

128
Um rio de lixo nas Filipinas é meio de subsistência e sentença de morte para milhões, uma realidade documentada pelo fotojornalista Mário Cruz, que chega sábado a exposição e livro.
Filipinas

Filipinas. Mortes da 'guerra' antidroga divulgadas

Na repressão antidrogas do Presidente milhares de pessoas morreram e o Supremo Tribunal quer tornar públicos esses registos da polícia. Decisão foi saudada por grupos de defesa dos direitos humanos.
Filipinas

Jornalista filipina Maria Ressa foi libertada

A jornalista filipina Maria Ressa, distinguida pela Time, foi libertada depois de pagar caução. Foi presa na sexta-feira devido à sua cobertura do Governo de Rodrigo Duterte.
Filipinas

Ex-funcionários e pescadores processam Xi Jinping

Os ex-funcionários e pescadores filipinos acusam o Presidente chinês de "crimes que implicam um dano ambiental massivo, quase permanente e devastador em vários países", e crimes contra a humanidade.
Fotografia

Mário Cruz: "A fotografia está refém de elites" /premium

1268
O fotojornalista português registou um rio cheio de lixo nas Filipinas e foi distinguido no concurso World Press Photo pela segunda vez. Em abril lança um livro e inaugura uma exposição em Oeiras.
Filipinas

Presidente das Filipinas quer alterar nome do país

130
Para Rodrigo Duterte, o nome Filipinas, ligado à herança espanhola e cristã, discrimina a comunidade muçulmana filipina. Por isso sugere antes Maharlika, termo malaio.
Estados Unidos da América

EUA: atividades de Pequim ameaçam Filipinas

O chefe da diplomacia norte-americana afirma que, como o Mar do Sul da China é parte do Pacífico, qualquer ataque armado às forças filipinas irá ativar automaticamente as obrigações de defesa mútua.
Doenças

Sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram hoje as autoridades.
Filipinas

Jornalista detida por difamação sai em liberdade

A jornalista Maria Ressa, distinguida como uma das "personalidades do ano" da Times, acusou o Governo Rodrigo Duterte de abusar do seu poder e de usar a lei como arma para amordaçar os críticos.
Filipinas

Jornalista premiada pela Time detida por difamação

Maria Ressa encontrava-se nas instalações do Rappler, um portal de notícias online que adotou uma linha crítica da guerra contra as drogas liderada pelo Presidente Rodrigo Duterte.
Filipinas

Filipinas. Oito mortos em confrontos com rebeldes

O tiroteio durou cerca de duas horas. O Exército tentou, sem sucesso, capturar Hajan Sawadjaan, um dos líderes de Abu Sayyaf, responsável pelo atentado na catedral de Joló, na semana passada.
Filipinas

Filipinas. Ataque em mesquita faz 2 mortos

Dois homens lançaram uma granada de mão na mesquita Sitio Logoy Diutay, em Zamboanga. A identidade dos suspeitos é desconhecida, mas a polícia está a investigar se está ligado a um grupo extremista.
Filipinas

Atentado nas Filipinas. Grupo islamista é suspeito

As autoridades dizem que o atentado terá sido realizado pelo Ajang-Ajang, um grupo de algumas dezenas de membros, e que terá sido motivado por vingança de o seu chefe ter sido morto.
Filipinas

Filipinas. Aumenta alerta de terrorismo 

O novo nível de alerta significa que a polícia vai aumentar os pontos de controlo e colocará sob maior vigilância a proibição de usar armas de fogo durante o período eleitoral.
Filipinas

Filipinas batem recorde de turistas

Os números representam um aumento de 7,12% em relação a 2017, quando o arquipélago registou 6,6 milhões de visitantes. O turismo na região cresceu acima da média dos países do sudeste asiático.
Filipinas

Referendo para terminar separatismo muçulmano

O referendo vai tornar a região mais autónoma e acabar com cinco décadas de conflito. O porta-voz da comissão eleitoral afirma que "o início do processo eleitoral parece estar a desenrolar-se bem".
Religião

Santo Niño. Tradição filipina celebrada em Lisboa

Cerca de cem pessoas assistiram em Lisboa à celebração do "Santo Niño". Tradição filipina evoca a chegada do navegador Fernão de Magalhães à ilha de Cebu e o batismo católico dos soberanos.
Sismo

Registado sismo de magnitude 5,9 nas Filipinas

Um sismo de magnitude 5,9 na ilha de Mandau não causou vítimas nem danos graves. O Instituto de Vulcanologia e Sismologia regista cerca de sete mil abalos sísmicos por ano nas Filipinas.
Filipinas

Filipinas deixam de comprar equipamento aos EUA

Duterte irá substituir o armamento dos EUA por equipamentos da Rússia, da Coreia do Sul e Israel. Decisão surge depois de Washington ameaçar impor sanções aos países que comprem armas à Rússia.
Filipinas

Sobe para 126 número de mortos nas Filipinas

Pelo menos 126 pessoas morreram nas Filipinas na sequência da tempestade tropical que atingiu o país no final de dezembro, anunciaram as autoridades em novo balanço.
Filipinas

Filipinas. Tempestade provoca pelo menos 85 mortos

Ao todo, 191.597 filipinos estão deslocados, devido à tempestade que passou pelas Filipinas durante o fim de semana. 24.894 filipinos encontram-se em centros de acolhimento no centro e norte do país.
Filipinas

Atentado à bomba provoca dois mortos e 35 feridos

Uma bomba explodiu num centro comercial em Cotabato, no sul das Filipinas, matando dois homens e fazendo, pelo menos, 35 feridos. Porta-voz da polícia local responsabiliza extremistas islâmicos.
Tufão

Filipinas. Tempestade tropical faz 68 mortos

A tempestade tropical, não chegou a ser classificada de tufão, o que fez com que as pessoas "ficassem demasiado confiantes". Pelo menos 17 pessoas continuam desaparecidas.
Filipinas

22 mortos nas Filipinas devido à tempestade Usman

Tempestade tropical Usman matou pelo menos 22 pessoas nas Filipinas, 16 das quais só em Bicol. A tempestade tropical entrou nas Filipinas pelo Pacífico e atingiu o continente no sábado.
Filipinas

Duterte disposto a dialogar com extremistas

O Presidente apontou a falta de educação como a principal causa do conflito armado no sul e anunciou a entrega de mais 15 mil armas à divisão de infantaria encarregada de combater os rebeldes em Sulu.
Miss Universo

Concorrente das Filipinas eleita Miss Universo

A vencedora da competição Miss Universo 2018 foi eleita ontem em Banguecoque. O concurso contou com a participação de concorrentes de 93 países.
Diplomacia

China e Filipinas fazem acordo de exploração

Na primeira visita de Xi Jinping a Manila o memorando, que tem vindo a ser negociado nos últimos meses, foi assinado, apesar dos protestos da oposição.
Filipinas

Filipinas: tufão Yutu faz 4 mortes

Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência da passagem do tufão Yutu pelas Filipinas, onde as equipas de resgate continuam as operações para encontrar sobreviventes.
Filipinas

Filipino: tropa substitui comandantes corruptos

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, colocou a Alfândega daquele país sob o controlo "temporário" das Forças Armadas, depois de não ter sido interceptada uma tonelada de droga em contentores.
Filipinas

Filipinas reabrem aos turistas após seis meses

Uma das mais populares ilhas das Filipinas, Boracay, reabriu aos turistas, após seis meses de encerramento, devido à massificação turística, poluição das águas e crescimento anárquico de hotéis.
Turismo

Filipinas vão reabrir a ilha Boracay aos turistas

133
Boracay é a ilha mais popular do arquipélago das Filipinas. Após seis meses de encerramento, vítima do turismo de massa, tornou-se uma "fossa séptica", segundo o Presidente filipino.
Filipinas

Antidroga. Duterte admite atos "extrajudiciais"

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, admitiu pela primeira vez "execuções extrajudiciais" durante seu mandato.
Filipinas

Filipinas. Deslizamento de terras causa 29 mortos

As autoridades das Filipinas elevaram para 29 o balanço de mortes causadas por deslizamentos de terras na localidade de Naga, província de Cebu, no centro do país.
Filipinas

Deslizamento de terras faz 15 mortos e 7 feridos

Um deslizamento de terras, devido às fortes chuvas na região, causou esta quinta-feira pelo menos 15 mortos e sete feridos no centro das Filipinas.
Filipinas

Tufão Mangkhut provoca pelo menos 81 mortos 

O número de afetados nas Filipinas já ultrapassa um milhão, Entre as 150 mil pessoas que tiveram de ser retiradas, 60 mil ainda se encontram em centros de abrigo.
Filipinas

Duterte quer derrotar guerrilha comunista

O Presidente das Filipinas garantiu que o Novo Exército do Povo será derrotado em 2019, tendo em conta a crescente rendição dos rebeldes comunistas e a suspensão das negociações de paz, em junho.
Comissão Europeia

Bruxelas dá 2 milhões para vítimas do Mangkhut

A UE vai financiar organizações que já se encontram a trabalhar no local e também está a prestar apoio com o serviço de cartografia por satélite "Copernicus" para um levantamento das áreas afetadas.
Tufão

Super tufão Mangkhut. Macau fecha casinos

O governo de Macau ordenou o encerramento de todos os estabelecimentos de jogo por razões de segurança. A tempestade, que já provocou 13 vítimas, está a aproximar-se da costa da região autónoma.
Tufão

Tufão Mangkhut atinge Filipinas

O tufão Mangkhut, o mais forte da temporada, atingiu o norte das Filipinas, gerando ventos de até 205 quilómetros por hora e chuvas fortes.
Filipinas

Supertufão pode ser devastador

As autoridades filipinas alertaram para o impacto do super tufão Mangkhut, que pode ser "tão devastador" como o Haiyan, que em 2013 deixou mais de 6.000 mortos e 14 mil desalojados no país.
Filipinas

Filipinas. Segundo ataque em 5 dias causa um morto

Um atentado na cidade filipina de Insulan causou um morto e 15 feridos no domingo, depois de cinco dias antes um outro ataque ter morto três pessoas e provocado ferimentos em outras 36.
Diplomacia

Presidente das Filipinas inicia visita a Israel

A chegada de Duterte será seguida de perto em Israel, devido à forte personalidade e franqueza do líder populista que há dois anos chegou a comparar-se a Adolf Hitler.
Filipinas

Filipinas. PR associa violações sexuais a beleza

926
O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse que o aumento de casos de violação e agressão sexual em Davao deve-se ao facto da cidade ter "muitas mulheres bonitas".
Filipinas

Filipinas avisam Pequim para parar reivindicações

O Presidente das Filipinas alertou Pequim para parar com as reivindicações no Mar do Sul da China. Em causa está a construção de ilhas artificiais e a reivindicação do respetivo espaço aéreo.
Inundações

Um milhão de filipinos afetados por inundações

O centro e o norte do arquipélago foram as áreas mais afetadas pelas fortes chuvas sentidas durante o fim de semana, de acordo com o último relatório nas Filipinas.
Filipinas

Duterte ameaça matar polícias corruptos

O presidente das Filipinas avisou os polícias corruptos e suspeitos de outros crimes que, se continuarem com a mesma conduta, irá mandar matá-los.
Filipinas

Porsches e Lamborghinis destruídos nas Filipinas

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte ordenou a destruição de 68 carros de luxo, incluindo Porsches e Lamborghinis. O combate de Duterte contra o crime tem preocupado a comunidade internacional.
Terrorismo

Pelo menos dez mortos em atentado nas Filipinas

Pelo menos dez pessoas, incluindo uma criança de dez anos, morreram esta terça-feira em Basilan, nas Filipinas, na sequência de um atentado atribuído ao grupo extremista islâmico Abu Sayyaf.
Filipinas

Filipinas pedem ajuda financeira à China

A ajuda da China às deverá materializar-se este ano como um memorando de entendimento a firmar durante a provável visita do Presidente chinês, Xi Jinping às Filipinas em novembro,
Filipinas

Presidente filipino não gosta de nomear mulheres

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, confessou que prefere não nomear mulheres para "cargos importantes"no Governo porque se sente incomodado em pedir que cumpram determinadas tarefas.
Filipinas

Filipinas. Lei sobre o casamento 'gay' estudada

O Supremo Tribunal da Filipinas começou a apreciar, na terça-feira, a lei que proíbe o casamento 'gay' no país, algo inédito no arquipélago, onde a maioria da população é católica.
Filipinas

O polémico beijo na boca do presidente filipino

Rodrigo Duterte pediu um beijo nos lábios a uma mulher casada durante um evento na Coreia do Sul. Ela diz que não houve malícia, mas o presidente das Filipinas está a ser acusado de misoginia.
Filipinas

Filipinas. O beijo que está a condenar Duterte

O presidente das Filipinas está a ser criticado por ter pedido um beijo a uma mulher durante um evento na Coreia do Sul. Rodrigo Duterte está a ser acusado de sexismo e misoginia. Veja o vídeo.
Desastres Naturais

Terramoto atinge Filipinas

Um terramoto de magnitude 6,1 graus na escala de Richter atingiu as Filipinas, mas as autoridades ainda não informaram se há vítimas, danos materiais ou se ativaram o alerta de tsunami.
Filipinas

Filipinas. Ilha fecha seis meses devido à poluição

A ilha de Boracay vai estar interdita ao público durante seis meses por causa da poluição das águas. Empresários e trabalhadores da ilha protestam para que governo modernize sistema de esgoto.
Atualidade

Filipinas. É isto que acontece a carros importados

124
As Filipinas limitam a importação de automóveis usados, mas o negócio ilegal tende a florescer no arquipélago. Agora, o Presidente fez questão de mostrar o que acontece aos carros que forem apanhados.
Filipinas

Filipinas. 4 mortos em incêndio em Manila

Pelo menos quatro pessoas morreram e seis foram transportadas para o hospital devido ao incêndio num hotel-casino de Manila, onde se estavam a fazer obras de renovação no segundo andar.
Acidentes de Aviação

Avião cai nas Filipinas e faz dez mortos

Aparelho despenhou-se numa zona residencial. As vítimas mortais são cinco passageiros do avião Piper PA-23 Apache, e cinco cidadãos filipinos, da mesma família, que estavam na sua casa.
Filipinas

Duterte deve fazer testes psiquiátricos, diz ONU

O Alto Comissário para os Direitos Humanos diz que Duterte "necessita de ser submetido a testes psiquiátricos", depois de este ter ameaçado "esbofetear" relatora especial das Nações Unidas.
Filipinas

Duterte oferece recompensa a quem matar comunista

Duterte ofereceu dinheiro a quem matar um rebelde comunista do NEP. É a segunda vez em poucos dias que causa polémica: há dias, pediu aos soldados que atirem nos órgãos genitais de mulheres do grupo.
Filipinas

É preciso "disparar nas vaginas" das guerrilheiras

293
O Presidente das Filipinas falava sobre as mulheres que fazem parte do grupo guerrilheiro Novo Exército do Povo. Assim, diz, "serão inúteis", num comentário criticado por organizações internacionais.
Filipinas

Filipinas. Vulcão Mayon intensifica atividade

Houve seis novas erupções de lava em menos de 15 horas, na província de Albay. O alerta mantém-se no nível 4, que considera possível uma explosão perigosa nas próximas horas ou dias.
Filipinas

Vulcão Mayon tem duas novas erupções

O vulcão Mayon, nas Filipinas, expulsou lava e cinzas em duas novas erupções, e o número de deslocados já superou as 60 mil pessoas, face à ameaça de uma explosão mais potente.
Vulcões

Vulcão nas Filipinas. 40 mil procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação.
Filipinas

Mais de 15 mil pessoas retiradas devido a vulcão

O Mayon mostrou-se ativo na tarde de sábado com a emissão de nuvens cinzentas, que deixaram os arredores cobertos de cinzas. As autoridades mantêm o nível de alerta em três numa escala de cinco.
Filipinas

9 mil pessoas retiradas devido a erupção de vulcão

Mais de nove mil pessoas foram retiradas da área envolvente do vulcão mais ativo das Filipinas, à medida que a lava começou a sair. Já esta manhã a lava percorreu meio quilómetro.
Filipinas

Filipinas. Erupção leva à evacuação de mil pessoas

O vulcão Mayon obrigou à evacuação de mais de mil pessoas, que foram transportadas para centros de acolhimento. Agência sismológica das Filipinas elevou este domingo o nível de alerta para dois.
Catástrofes

Tempestade Tembin a caminho do Vietname

Tufão que matou mais de 200 pessoas nas Filipinas encaminha-se para o Vietname. Um milhão de pessoas na costa sul do país podem ser retiradas.
Filipinas

Filipinas. 20 mortos em acidente de autocarro

Dias trágicos nas Filipinas. Uma tempestade tirou a vida a mais de 240 pessoas, um incêndio num centro comercial fez 37 mortos e esta segunda-feira um acidente de autocarro matou 20 peregrinos.
Filipinas

Sobe para 240 o número de mortos nas Filipinas

Duzentos e quarenta mortos é o mais recente balanço da tempestade tropical Tenbim, que assolou o sul das Filipinas entre sexta-feira e domingo, provocando inundações e deslizamentos de terras.
Filipinas

Incêndio nas Filipinas mata 37 pessoas

Mais uma tragédia nas Filipinas. Depois de uma tempestade tropical ter provocado mais de 200 mortos e 70 mil desalojados, um incêndio num centro comercial terá provocado a morte a dezenas de pessoas.
Filipinas

Tempestade nas Filipinas faz mais de 200 mortos

Mais de 200 mortos é o novo balanço de vítimas da tempestade tropical Tembin, no sul das Filipinas. A região foi atingida por inundações e deslizamento de terras.
Naufrágios

Filipinas. Prosseguem buscas por desaparecidos

Equipas de resgate prosseguem com as operações de busca por sete pessoas dadas como desaparecidas após o naufrágio de um 'ferry' ao largo da costa oriental do país, que fez quatro mortos.
Filipinas

Quatro mortos em naufrágio ao largo das Filipinas

O acidente aconteceu ao largo de Real, uma cidade na província de Quezon. O "ferry", com destino à ilha de Polillo, transportava 251 pessoas, 11 das quais continuam desaparecidas.
Filipinas

Filipinas. 41 mortos devido à tempestade Kai-Tak

A tempestade Kai-Tak fez 41 mortos e deixou 45 pessoas desaparecidas nas Filipinas. Mais de um milhão de pessoas foram afetadas.
Filipinas

Tempestade Kai-Tak faz 26 mortos nas Filipinas

Vinte e seis pessoas morreram em desmoronamentos de terras provocados pela tempestade Kai-Tak, nas Filipinas, anunciaram hoje as autoridades locais.
Filipinas

Duterte quer prolongar lei marcial

O Presidente das Filipinas pediu ao Congresso o prolongamento por um ano da lei marcial em Mindanao, onde combatentes do grupo extremista Estado Islâmico tomaram uma cidade durante cinco meses.
Força Aérea

Embraer recebe pedido de seis aviões Super Tucano

A Força Aérea das Filipinas pediu à empresa brasileira Embraer seis aviões A-29 Super Tucano. Até ao momento, este avião de ataque leve já foi selecionado por 14 forças aéreas em todo o mundo.
Mundo

Trump e Duterte acordam respeitar direitos humanos

O Presidente dos Estados Unidos e o das Filipinas sublinharam a importância de preservar a vida e os direitos humanos, mas evitaram colocar objeções à "guerra antidroga" no país asiático.
Ásia

Países emergentes da Ásia vão crescer 6,4% em 2017

Os países emergentes da Ásia, incluindo a China, Índia e as economias do Sudeste Asiático, vão crescer 6,4% este ano, acima de 1,1% na América Latina e de 3,4% em África, afirmou a OCDE.
Presidente Trump

Trocaram as voltas a Trump no aperto de mão

Veja o esgar de desconforto no rosto do presidente dos EUA quando o obrigaram a um aperto de mão invertido em grupo. E ouça o que o presidente filipino, Rodrigo Duterte, lhe cantou
Presidente Trump

A canção que Duterte cantou para Trump

"Tu és a luz no meu mundo, uma metade deste meu coração" - assim cantou o Presidente das Filipinas a pedido de Donald Trump durante um jantar da cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático.
Mundo

Duterte diz ter matado uma pessoa aos 16 anos

165
O Presidente das Filipinas diz que esfaqueou "uma pessoa real" até à morte como forma de promover a sua guerra contra as drogas, que já levou à morte de 100 mil pessoas.
Japão

Presidente filipino no Japão para a ASEAN

Na cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático, Rodrigo Duterte vai reunir-se com primeiro-ministro japonês e devem trocar opiniões sobre o programa nuclear da Coreia do Norte
Terrorismo

Filipinas recebem armas contra Estado Islâmico

O Governo da Rússia doou 5.000 espingardas Kalashnikov e 20 veículos militares às Filipinas para a luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico.
Filipinas

Trump vai visitar Rodrigo Duterte

O presidente norte-americano Donald Trump vai visitar em novembro o presidente filipino Rodrigo Duterte, acusado de matar ilegitimamente milhares de traficantes e consumidores de drogas.
Filipinas

Filipinas. Presidente admite matar o filho

313
Rodrigo Duterte irá matar o filho caso se comprove o seu envolvimento com drogas e proteger o polícia que o matar. O filho do Presidente filipino é acusado de facilitar a entrada de droga no país.
Filipinas

Filipinas. Tempestade faz quatro mortos

Deslizamentos de terras, inundações e trombas de água. A tempestade tropical Maring chega esta quarta-feira ao sul da China.
Acidentes e Desastres

EUA. E se colisão de navio tiver sido 'pirataria'?

139
Fontes da Marinha norte-americana e especialistas em cibersegurança confirmam que a hipótese de crime informático não pode ser descartada da investigação à colisão do navio contra um petroleiro.
Filipinas

"Foi magnífico! Podemos matar 32 todos os dias"

505
Trinta e duas pessoas foram assassinadas nas poucas horas que dura a noite nas Filipinas. O presidente Rodrigo Duterte considerou "magnífico" o número de mortos e segue a luta contra os traficantes.
Filipinas

Filipinas. Polícia mata 32 suspeitos de tráfico

A mais sangrenta operação de sempre de antidroga nas Filipinas levou à morte de 32 suspeitos de tráfico. As vítimas foram mortas pela polícia que deteve ainda outras 107 pessoas.
Toxicodependência

Presidente filipino empenhado no combate às drogas

O Presidente filipino, Rodrigo Duterte reiterou que não irá inverter a sua política violenta de combate à droga, dizendo mesmo que toxicodependentes têm apenas duas hipóteses: "a prisão ou o inferno".
Filipinas

Duterte não visita EUA porque o país não presta

234
O Presidente das Filipinas declarou que nunca irá visitar os Estados Unidos enquanto for chefe de Estado, afirmando que "já viu a América e não presta".
Morte

Cemitérios no céu: uma tradição inquietante

Colocar os entes queridos em cima de vigas decrépitas no meio de enormes desfiladeiros pode não ser a ideia de um funeral normal, mas na Ásia há vários exemplos.
Filipinas

Apoiantes do EI ocupam escola. Alunos reféns

Cerca de 300 militantes aliados ao Estado Islâmico ocuparam esta quarta-feira uma escola no sul das Filipinas e fizeram dos alunos reféns.
Dengue

3.º caso de dengue importado em Macau

Os Serviços de Saúde de Macau registaram o terceiro caso de febre de dengue importado, num homem de 33 anos, após regressar de uma viagem às Filipinas.
Filipinas

Quem era o homem que atacou o resort em Manila?

Jessie Carlos, 42 anos, estava desempregado desde 2014 após sair das Finanças, tinha sido investigado por enriquecimento ilícito e acumulara inúmeras dívidas de jogo. A seguir ao ataque, suicidou-se.
Estado Islâmico

Que faz o Daesh no sul das Filipinas?

109
Os extremistas do autoproclamado Estado Islâmico têm um pé no Sudeste Asiático, tendo as Filipinas sido o primeiro país a sofrer um forte ataque do Daesh. Mas quais são os seus objetivos na zona?
Fotogaleria

O assalto ao maior resort das Filipinas

Houve disparos contra hóspedes e funcionários do Resorts World Manila (RWM), em Manila, “o primeiro e maior resort integrado nas Filipinas”. As imagens
Terrorismo

Ataque em Manila provocou 36 mortos

118
Um homem disparou contra hóspedes e funcionários de um resort nas Filipinas e incendiou mesas num casino. Morreram 36 pessoas, incluindo o autor do assalto e ficaram feridas cerca de 70 pessoas.
Estado Islâmico

Autoridades filipinas tentam estancar conflito

Recolher obrigatório foi decretado numa segunda cidade filipina, Iligan, com as forças de segurança a tentarem evitar que o conflito de Marawi alastre. 90% da população de Marawi fugiu para Iligan.
Estado Islâmico

Filipinas: 103 mortos e milhares de deslocados

Pelo menos 103 pessoas morreram e milhares ficaram deslocadas em poucos dias na cidade de Marawi, nas Filipinas. Em causa está a tomada de posse da cidade pelo auto-proclamado Estado Islâmico.
Filipinas

Lei marcial no sul das Filipinas pode durar um ano

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou esta quarta-feira que a lei marcial na região de Mindanao poderá manter-se em vigor durante um ano e que será "duro" contra o terrorismo.
Filipinas

Lei marcial declarada no sul das Filipinas

Presidente das Filipinas instaurou a lei marcial na ilha de Mindanao, depois de violentos confrontos entre as forças armadas filipinas e combatentes com ligações ao grupo extremista Estado Islâmico.
Sismo

Sismo de 6,9 abala o sul das Filipinas

107
Foi sentido um sismo de 6,9 na escala de Richter ao largo das Filipinas. O epicentro fica a 68 quilómetros da cidade General Santos. Segundo o Instituto de Sismologia local não há perigo de Tsunami.
Filipinas

Presidente filipino chama "loucos" a eurodeputados

O Presidente das Filipinas descreveu os deputados europeus como loucos, em resposta às críticas à sangrenta campanha antidroga e renovou a promessa de morte a todos os traficantes.
Filipinas

Bispos filipinos pedem oposição à pena de morte

Os bispos das Filipinas incentivaram os católicos do país a oporem-se à reintrodução da pena de morte, depois de na véspera a câmara baixa ter dado luz verde a esta medida.
Filipinas

Filipinas. Polícia retoma campanha antidrogas

A polícia das Filipinas matou oito suspeitos em confrontos separados e deteve outros 21 no norte, um dia depois de ter sido autorizada a retomar a campanha antidrogas.
Filipinas

Filipinas convida Igreja para campanha antidroga

O chefe da polícia das Filipinas admitiu a reabertura das campanhas antidroga e prometeu o envolvimento de representantes da Igreja Católica para ajudar a reabilitar os toxicodependentes.
Restaurantes

Filipinas. Os restaurantes mais loucos do mundo

Desde restaurantes que servem hambúrgueres em forma de lego, outros com bebidas 'mágicas' do Harry Potter e até locais onde se come dentro de uma cela de prisão, conheça os mais malucos do mundo.
Filipinas

Filipinas celebram 31 anos da deposição de Marcos

Milhares de ativistas pró-democracia nas Filipinas assinalaram o aniversário da revolta de 1986 que depôs o ditador filipino Ferdinand Marcos, com um aviso contra o que consideram ser as tendências ditatoriais do Presidente.
Filipinas

Presidente nega acusações de desvio de fundos

O presidente das Filipinas negou as acusações do senador Antonio Trillantes de esconder elevados montantes de "dinheiro negro" e prometeu demitir-se caso sejam apresentadas provas.
Filipinas

Duterte acusado de ter 48 milhões não declarados

O senador filipino Antonio Trillanes acusou o Presidente do país, Rodrigo Duterte, de possuir 48 milhões em contas não declaradas, exigindo-lhe que torne público o seu historial bancário.
Filipinas

Filipinas. Empresas mineiras e governo em guerra

As empresas mineiras acusaram o governo de querer acabar com a indústria, após a proposta de cancelamento de 75 contratos de extrações e encerramento de 23 minas em todo o país.
Sismo

Filipinas. Milhares na rua devido a réplicas

Milhares de habitantes da cidade de Surigao, no sul das Filipinas, permaneciam nas ruas devido às réplicas do forte sismo da noite de sexta-feira que fez pelo menos seis mortes e mais de 200 feridos.
Filipinas

Filipinas. Duterte acabou com negociações de paz

O Presidente das Filipinas pôs fim às negociações de paz depois de tanto Governo como rebeldes terem cancelado unilateralmente os cessar-fogos que tinham como objetivo acabar com o conflito.
Filipinas

Amnistia denuncia assassínios nas Filipinas

A Amnistia Internacional denunciou "crimes contra a humanidade" na campanha anti-droga do Presidente das Filipinas, assegurando que esta encobre assassínios, roubos e falsificação de atestados.
Filipinas

Filipinas. Corrupção na polícia é prioridade

Rodrigo Duterte suspendeu temporariamente a sua "guerra contra as drogas" para se concentrar no combate à corrupção policial após o homicídio de um sul-coreano no quartel-geral da Polícia Nacional.
Filipinas

Mais de 130 presos fugiram de prisão nas Filipinas

A fuga ocorreu esta quarta-feira de madrugada depois de alegados rebeldes muçulmanos terem atacado a prisão. Um guarda foi morto e um preso foi ferido.
Filipinas

Presidente Filipino já atirou homem de helicóptero

103
O Presidente Filipino, Rodrigo Duterte, fez um aviso - no seu estilo - aos funcionários corruptos: disse-lhes que já atirou um suspeito para fora do seu helicóptero e que o fará de novo se necessário.
Filipinas

Tufão ameaça capital filipina esta segunda-feira

O tufão Nock-Ten, que tocou terra na província de Catanduanes no domingo, ameaça trazer chuvas e ventos, de 230 quilómetros por hora, para oeste da capital filipina.
Direitos Humanos

Duterte chama "idiota" ao alto-comissário da ONU

O Presidente das Filipinas chamou idiota ao alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos que esta semana pediu uma investigação pelos homicídios que ele próprio disse ter cometido nos anos 80.
Filipinas

Duterte mantém popularidade entre filipinos

O Presidente filipino, Rodrigo Duterte, mantém um índice de aprovação elevado, seis meses depois de tomar posse do cargo, um período marcado pela sua campanha brutal contra a droga.
Filipinas

Duterte: "Já matei criminosos. Para dar o exemplo"

Duterte admitiu ter morto alegados criminosos quando liderava a cidade de Davao, de que foi presidente da câmara durante mais de 20 anos, e disse que o fez para dar o exemplo à polícia.
Filipinas

Presidente filipino acusado de assassínio 

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi acusado de assassinato, sequestro e tortura na sequência de um testemunho de um filipino que disse ter cometido crimes sob as suas ordens em Davao.
Filipinas

UNICEF: 80% dos jovens filipinos sofre violência

O estudo baseia-se num inquérito a 3.866 jovens de todo o país, com idades entre os 13 e os 24 anos, e revela que oito em cada dez crianças e jovens filipinos sofreram algum tipo de abuso.
Filipinas

Detidos dois suspeitos de atentado à bomba

A polícia das Filipinas disse ter capturado dois simpatizantes locais do Estado Islâmico, que alegadamente tentaram detonar uma bomba perto da Embaixada dos Estados Unidos na segunda-feira.
Filipinas

Polícia desativa bomba junto à embaixada dos EUA

O engenho explosivo foi encontrado dentro de um caixote do lixo por uma varredora de ruas. A polícia filipina alega que este atentado possa ter ligação com o Estado Islâmico.
Filipinas

Ex-ditador enterrado no Cemitério dos Heróis

O enterro de Ferdinand Marcos no Cemitério dos Heróis gerou protestos devido aos crimes cometidos pelo ex-ditador e várias pessoas dizem que vão pedir recurso judicial para pedir a exumação do corpo.
Filipinas

Duterte desvia rota para não passar nos EUA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, faz uma rota que não é a usual, ao deslocar-se para a APEC no Peru. O objetivo do desvio parece ter sido não ter que passar nos Estados Unidos a América.
Filipinas

Presidente filipino ameaça abandonar TPI

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, ameaçou imitar a Rússia e abandonar o Tribunal Penal Internacional (TPI), na sequência das críticas internacionais contra a sua violenta guerra contra a droga.
Filipinas

Presidente filipino volta a felicitar Trump

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, voltou a felicitar Donald Trump pela sua "bem merecida vitória" nas eleições dos Estados Unidos e disse estar "entusiasmado" por conhecer Vladimir Putin.
Filipinas

Tribunal autorizou enterro de Marcos em Manila

O tribunal autorizou o enterro do ex-Presidente em Manila. Em agosto já tinha sido anunciada esta decisão, mas foi criada uma petição das famílias das vítimas do regime para que isso não acontecesse.
Filipinas

Filipinas: ex-Presidente demite-se de cargo

O antigo presidente das Filipinas, Fidel Ramos, anunciou a sua demissão como cargo de enviado especial para a China e diz que administração do atual líder filipino é uma desilusão.
Filipinas

Tufão nas Filipinas já fez quatro mortos

Pelo menos quatro pessoas morreram nas Filipinas à passagem do tufão Haima, que fustigou, esta quinta-feira, com ventos e chuvas o norte do país, obrigando à retirada de milhares de pessoas.
Tufão

Tufão Sarika atinge as Filipinas

O tufão Sarika atingiu a ilha filipina de Luzon hoje de manhã, arrancando telhados, derrubando postes de eletricidade e obrigando mais de 12 mil pessoas a fugir para zonas mais seguras, informaram as autoridades.
Barack Obama

Presidente filipino manda Obama para o inferno

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse a Barack Obama, para "ir para o inferno", ao ameaçar pôr fim à aliança de décadas com os EUA em favor da China ou da Rússia.
Filipinas

Presidente filipino defende-se após invocar Hitler

O porta-voz do Presidente filipino disse que Rodrigo Duterte não quis elogiar Adolf Hitler nem destacar o Holocausto como modelo para a sua violenta campanha contra o narcotráfico, que em três meses causou milhares de mortos.
Filipinas

Presidente filipino quer matar toxicodependentes

198
O Presidente das Filipinas expressou hoje uma intenção radical para resolver o problema de droga no país. Comparou-se a Hitler e disse que "gostaria" de matar 3 milhões de viciados.
Filipinas

ONU vai analisar direitos humanos nas Filipinas

Os 18 especialistas independentes em direitos humanos do Comité dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais da ONU vão reunir-se nos dias 28 e 29 de setembro.
Filipinas

Duterte para a UE: "Vão-se f****"

356
Além dos impropérios, o presidente filipino levantou ainda o dedo do meio em direção à União Europeia. Duterte insultou a UE por esta ter pedido que acabasse a caça aos traficantes nas Filipinas.
Drogas

Duterte quer ter um ano de guerra às drogas

Rodrigo Duterte quer prolongar a guerra contra as drogas - em que já morreram 3.500 pessoas - por mais seis meses.Cerca de 715 mil traficantes e viciados entregaram-se às autoridades filipinas.
Terrorismo

Filipinas. Grupo Abu Sayyaf ficou mais forte 

O grupo terrorista Abu Sayyaf ficou mais forte depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, disse fonte oficial das Filipinas.
Filipinas

Obama cancela encontro com presidente filipino

203
O presidente filipino, Rodrigo Duterte, chamou "filho de uma prostituta" a Obama, e o presidente americano, que tinha encontro marcado com Duterte esta terça-feira, já cancelou a reunião.
A página está a demorar muito tempo.