Ted McDermott é o “The Songaminute Man”, um cantor britânico de 80 anos, fã de Frank Sinatra, que dedicou a vida à música. Há três anos, McDermott foi diagnosticado com a doença de Alzheimer, uma forma de demência que deteriora várias funções cognitivas. O The Songaminute Man – apelidado desta forma pela quantidade de músicas que conhecia – começou a perder a memória e a tornar-se mais violento. Até na forma como se dirigia às pessoas.

Para ajudar a preservar a memória de McDermott, a família foi aconselhada a incentivá-lo a cantar e o filho Simon resolveu começar a gravar as sessões de karaoke de ambos no carro. Daí à internet foi um pequeno passo. Simon percebeu que poderia utilizar os vídeos para angariar fundos para a Alzheimer’s Society, especificamente para conseguir pagar às pessoas que estão do outro lado do telefone a ajudar famílias como a sua.

Os duetos tornaram-se virais, com milhares de visualizações e, nesta quarta-feira, já tinham ajudado a angariar 75 mil libras, ou seja, cerca de 86 mil euros para a associação que tem ajudado a família McDermott a lidar com a doença de “The Songaminute Man” O canal que Simon criou no Youtube conta com 10 vídeos do pai a cantar e quatro são filmados no carro, em dueto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dos filhos, Mac McDermott, explicou na página dos donativos que estavam a recolher fundos para a Alzheimer’s Society pelo apoio que têm dado nos últimos anos. “Sem eles não teríamos ideia de como poderíamos apoiar ou lidar com a condição em que o pai está”, afirmou.

A história de “The Songaminute Man” pode ser acompanhada aqui, aqui e aqui.