Morreu aos 71 anos o realizador Curtis Hanson, mais conhecido pelo filme L.A. Confidencial, de 1997, e pelo 8 Mile, de 2002, protagonizado pelo rapper Eminem. Hanson, que já estava afastado do trabalho há alguns anos, devido ao Alzheimer, foi encontrado morto esta terça-feira, por volta das 17h (já durante a madrugada em Portugal), na sua casa em Hollywood Hills, de acordo com a polícia de Los Angeles, escreve o The Guardian. As autoridades confirmaram que Hanson morreu de causas naturais.

O realizador nasceu na cidade americana de Reno, no estado do Nevada, em 1945, e começou a realizar filmes na década de 70, depois de ter deixado a escola para trabalhar como fotógrafo. O primeiro sucesso só apareceu, contudo, em 1992, com o thriller A Mão que Embala o Berço. Aquele que seria o grande filme da sua carreira, L.A. Confidencial, uma história sobre corrupção policial, só viria em 1997, resultado da adaptação do romance de James Ellroy. O filme viria a ganhar, em 1998, o Óscar para Melhor Argumento Adaptado, mas perdeu os prémios de melhor filme e melhor realizador para Titanic, também de 1997.

Hanson disse, em 2001, que sempre quis fazer um filme sobre o sítio onde cresceu. “A diferença entre a ilusão e a realidade, a maneira como as pessoas e as coisas parecem ser versus a forma como são realmente” era um tema que o realizador queria explorar, admitiu. “E Hollywood, obviamente é a cidade da ilusão”.

LOS ANGELES, UNITED STATES: Oscar winners for Best Adapted Screenplay Curtis Hanson (L) and Brian Helgelow, pose for photographers 23 March at the 70th Annual Academy Awards at the Shrine Auditorium in Los Angeles. (ELECTRONIC IMAGE) AFP PHOTO/Hector MATA (Photo credit should read HECTOR MATA/AFP/Getty Images)

Curtis Hanson (à esquerda) venceu, em 1998, o Óscar de Melhor Argumento Adaptado, com o filme L.A. Confidencial, juntamente com Brian Helgeland, o argumentista do filme (à direita). (HECTOR MATA/AFP/Getty Images)

A carreira de Hanson também ficou mercada por outros filmes, como Wonder Boys (Os Prodígios, em Portugal), ou 8 Miles, um filme sobre a vida de um rapper, protagonizado por Eminem. Curtis Hanson realizou ainda o filme Rio Selvagem, em 1994, com Meryl Streep. O último filme realizado por Hanson foi Chasing Mavericks – Realizar o Impossível, de 2012.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As reações das estrelas de Hollywood já começaram a chegar. Russel Crowe, que protagonizou L.A. Confidencial ao lado de Kevin Spacey, agradeceu ao realizador no Twitter por ter acreditado em si. “Na verdade, transformaste o meu emprego numa carreira”, escreve Crowe.

Também o ator Rob Lowe, que participou no filme Influência Fatal, de 1990, realizado por Hanson, disse que “foi uma honra” trabalhar com o realizador, que considera “um grande contador de histórias”.