Num vídeo publicado na página do YouTube do Governo, o primeiro-ministro, António Costa, explica as principais prioridades do Orçamento do Estado para 2017. Costa sublinha que o objetivo do OE é garantir um país “mais justo e mais coeso”, e também “mais competitivo e mais inovador”.

“Um orçamento do Estado faz-se de escolhas, e as escolhas que fizemos para 2017 refletem o rumo que queremos para Portugal“, começa por dizer o chefe do Governo. António Costa caracteriza o orçamento para o próximo ano como “equilibrado, mas mais justo, que reduz o défice e a dívida, cumprindo os nossos compromissos internacionais, mas que não esquece as famílias”.

O primeiro-ministro sublinha sobretudo dois pontos. Primeiro, a questão fiscal e os rendimentos das famílias, destacando que o Governo irá “continuar a recuperação de rendimentos dos portugueses, ao mesmo tempo” que reforça “os apoios sociais daqueles que mais carecem” e reduz “a carga fiscal para todas as famílias”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As famílias portuguesas vão este ano pagar menos impostos, e os impostos que vão pagar terão maior justiça fiscal”, assegura o primeiro-ministro.

Costa sublinha em segundo lugar que o Governo quer “um país mais competitivo e mais inovador. Um país em que as empresas podem contar com medidas que possam acelerar o acesso ao financiamento. Para promover a sua competitividade, ao mesmo tempo que fomentarão a criação de emprego e a criação de investimento público em setores chave para a sociedade, como o ensino, a saúde, os transportes e a segurança”.

“Investir na educação, na saúde, na ciência e na cultura são áreas em que voltamos a apostar em 2017 através de um conjunto de medidas que combatem as desigualdades, e promovem a qualificação dos portugueses e estimulam a inovação”, acrescenta Costa.