A startup portuguesa Unbabel captou cerca de 5 milhões de dólares (4,5 milhões de euros) numa ronda de investimento Série A liderada pela sociedade de capital de risco pública Caixa Capital e a britânica Notion Capital. Na operação, participaram ainda as portuguesas Faber Ventures e Shilling Capital Partners. Em três anos, o projeto cofundado por Hugo Silva, Bruno Silva, João Graça, Sofia Pessanha e Vasco Pedro já angariou mais de 8 milhões de dólares.

“Estamos muito impressionados com a tecnologia principal da Unbabel e com a tração que já tem com clientes como Pinterest, Microsoft e a Skyscanner, bem como o potencial de crescimento rápido em plataformas como a Zendesk e a Salesforce,” afirmou Chris Tottman, partner da Notion Capital.

A Unbabel participou num dos programas de aceleração mais prestigiados do mundo, o do Y Combinator, que investiu 100 mil dólares na startup portuguesa que junta inteligência artificial com pós-edição humana na tradução online, como se o Google Tradutor casasse com um/a tradutor/a real. Entre os seus clientes, estão nomes como Pinterest, Microsoft ou Skyscanner.

A tecnologia desenvolvida pela Unbabel combina inteligência artificial, processamento de linguagem, algoritmos para estimar qualidade e uma rede global de 40 mil pessoas que reveem a edição inicial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para o presidente, Vasco Pedro, as pessoas ainda têm um papel muito importante no processo da tradução, mas o objetivo é que a sua tecnologia faça 95% do trabalho que é feito por humanos.

Chris Tottman disse ainda que na Notion Capital querem dedicar-se a desenvolver a próxima categoria de empresas SaaS líderes da Europa e “a Unbabel é a líder incontestável neste setor que se está a mover rapidamente, que está a redefinir o que pode ser traduzido e como”.

Para Stephan Morais, da Caixa Capital, a “Unbabel está a criar formas fundamentalmente novas de interação entre empresas e clientes, atravessando as barreiras da linguagem e fronteiras”.