O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje a escolha da veterana republicana Kathleen Troia ‘KT’ McFarland como ‘n.º 2’ do Conselho de Segurança Nacional, que já tinha estado na Casa Branca.

De McFarland, agora uma comentadora, de 65 anos, da televisão Fox News, Trump afirmou, em comunicado emitido a partir do seu luxuoso complexo de golfe no Estado da Florida, que “tem uma experiência tremenda e um talento inato que vão completar a equipa fantástica que (está) a construir”.

McFarland vai ser o braço direito do antigo general Michael Flynn, que vai dirigier o Conselho de Segurança Nacional.

Os cargos de segurança nacional na Casa Branca não precisam de ser confirmados pelo Senado, pelo que McFarland vai assumir a função quando o Presidente Barack Obama passar o testemunho da Donald Trump, a 20 de janeiro do próximo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sua experiência inclui décadas de trabalho com três antigos Presidentes republicanos e Henry Kissinger.

Nunca teve qualquer cargo que implicasse eleição, mas em 2006 foi derrotada na disputa da nomeação do Partido Republicano para concorrer contra Hillary Clinton na reeleição desta como senadora pelo Estado de Nova Iorque.

Os seus papéis mais proeminentes, antes de integrar a Fox News, foram os de adjunta do subsecretário da Defesa para os assuntos públicos, sob a presidência de Ronald Reagan, e o de porta-voz e autora de discursos do secretário da Defesa Caspar Weinberger, entre 1982 e 1985.