A junta militar que governa a Tailândia submeteu ao parlamento o nome do príncipe herdeiro do país, Maha Vajiralongkorn, para ser proclamado rei, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro, Prawit Wongsuwon.
De acordo com os procedimentos, o presidente da Assembleia Legislativa Nacional tem agora de convidar formalmente o príncipe para ser rei, que depois será proclamado em público.
Prawit Wongsuwon disse esperar que a audiência com o príncipe se realize na quarta ou na quinta-feira.
Vajiralongkorn será o sucessor do rei Bhumibol Adulyadej, que morreu a 13 de outubro, aos 88 anos, após um reinado de sete décadas. Era o monarca em exercício há mais tempo no mundo.
Bhumibol era adorado por muitos dos seus súbitos e visto como uma âncora de estabilidade e unidade num país frequentemente abalado por uma política turbulenta.
A sua morte fez o país entrar num ano de luto oficial, com a maioria dos tailandeses a vestirem apenas roupas pretas e brancas.
Algumas horas depois da morte de Bhumibol, o príncipe herdeiro, de 64 anos, disse necessitar de tempo antes de ocupar o lugar do pai, colocando a Tailândia num período de incerteza.
Maha Vajiralongkorn tem vivido grande do tempo no estrangeiro e tem uma personalidade considerada instável, que foi debatida pelos assessores do palácio e generais no comando do Governo, segundo analistas.