A conta de Twitter de Bana Alabed, uma menina de sete anos que relatava diariamente a vida em Aleppo, na Síria, desapareceu subitamente da Internet este domingo. Na última mensagem partilhada na conta, escrita pela mãe de Bana, Fatemah, que também assinava alguns tweets, lia-se: “Temos a certeza de que o exército nos vai capturar agora. Vemo-nos noutro dia, querido mundo”.

Cy26RkWW8AAcDYV Com mais de 100 mil seguidores, Bana e Fatemah partilhavam diariamente mensagens sobre o ambiente de terror em que viviam. O primeiro tweet, publicado a 24 de setembro, pedia paz. “Tenho medo de morrer esta noite. Estas bombas vão matar-me agora”, escreveu poucos dias depois. Depois de ter emocionado o mundo com mensagens vindas diretamente do centro da guerra civil da Síria, a conta desapareceu sem deixar rasto.

Mesmo depois de os tweets terem parado a conta permaneceu ativa até este domingo, como conta a CNN.

Bana e Fatemah vivem na zona leste da cidade de Aleppo, que é controlada pelos rebeldes sírios. Por esse motivo, é uma região frequentemente atingida por bombardeamentos do regime de Bashar al-Assad e dos aviões russos. Este domingo, as forças do regime sírio invadiram aquela zona da cidade, expulsando os opositores rebeldes retomando o controlo da região.

Entretanto, centenas de pessoas têm-se mostrado preocupadas com o destino de Bana e da mãe, Fatemah, através das redes sociais. Outros, contudo, desconfiam da existência real da criança e sugerem que se trate de uma manobra de propaganda norte-americana contra o regime sírio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR