Conflito na Síria
Conflito na Síria

Turquia: EUA não cumpriram compromissos na Síria

Recep Tayyip Erdogan acusou os Estados Unidos de não respeitarem totalmente o compromisso de retirar as forças curdas do nordeste da Síria e diz que vai apresentar provas documentais a Trump.
Síria

Pelo menos 100 'jihadistas' escaparam de prisões

É uma das repercussões da ofensiva turca na Síria e foi divulgada esta quarta-feira por James-Jeffrey, enviado especial de Trump na Síria. A ofensiva vai parar agora que os curdos acordaram retirar.
Conflito na Síria

NATO pede solução para conflito na Síria

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defendeu esta quarta-feira numa conferência de imprensa, em Bruxelas, que "é importante garantir a derrota dos extremistas"
Conflito na Síria

Ofensiva turca já deslocou 180 mil pessoas

A ofensiva turca ordenada por Erdogan aquando do anúncio da retirada das tropas americanas já fez com que 180 mil pessoas se retirassem no nordeste da Síria.
Conflito na Síria

Russia e Síria partilham nordeste sírio

Erdogan e Putin chegaram a um "acordo histórico". As forças curdas têm 150 horas para recuar as suas linhas cerca de 30 quilómetros. As fortificações serão depois destruídas por patrulhas.
Conflito na Síria

Curdos cumprem totalmente as tréguas

Mike Pence e Mike Pompeo, vice-presidente e secretário de estado respetivamente, reuniram-se com o presidente turco para negociar umas tréguas na ofensiva aos curdos.
Síria

Ofensiva turca faz mais de 7 mil refugiados sírios

A maioria destas pessoas encontra-se neste momento no campo de refugiados de Bardarash, a cerca de 140 quilómetros a leste da fronteira sírio-iraquiana.
Síria

Termina esta terça-feira cessar-fogo na Síria 

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos para permitir às milícias curdas a saída do nordeste da Síria termina esta terça-feira.
Conflito na Síria

MSF prestam cuidados médicos a refugiados sírios

Os Médicos Sem Fronteiras estão desde sábado a prestar cuidados aos refugiados sírios que fogem para o Iraque, resultado da ofensiva turca sobre os curdos no Norte da Síria.
Conflito na Síria

Comboio humanitário abandona cidade sitiada

Um comboio que transportava feridos e combatentes das Forças Democráticas da Síria, dominada pelos curdos, deixou a cidade sitiada de Ras al-Ain, no norte da Síria.
Conflito na Síria

EUA desloca tropas da Síria para Iraque

O secretário da Defesa disse que as tropas norte-americanas vão para o oeste do Iraque quando saírem da Síria. Estados Unidos vão continuar a realizar operações contra o Estado Islâmico.
Conflito na Síria

Boris Johnson fala com Erdogan sobre a Síria

O primeiro-ministro britânico e o Presidente turco querem marcar uma reunião com os líderes de França e da Alemanha para discutir a operação militar da Turquia na Síria.
Conflito na Síria

Tropas curdas abandonaram região de Ras al-Ain

As Forças Democráticas da Síria, dominadas por combatentes curdos, retiraram-se da cidade Ras al-Ain, no norte da Síria, sitiada por forças turcas e auxiliares sírios.
Parlamento Europeu

Turquia. Sassoli "muito zangado" e pede sanções 

David Sassoli disse estar "muito zangado" com a intervenção militar turca no nordeste da Síria e pediu aos líderes da União Europeia "sanções severas" contra a Turquia.
Conflito na Síria

Síria. Assad promete enfrentar ofensiva turca

Denunciando a "agressão criminosa" da Turquia, o Presidente sírio prometeu esta quinta-feira dar resposta à ofensiva turca "por todos os meios legítimos".
Síria

Síria. Curdos exigem "corredor humanitário"

As autoridades curdas na Síria exigiram esta quinta-feira um "corredor humanitário" para retirar civis e "feridos" que se encontram cercados pelas força turcas na cidade de Ras al-Ayn.
Conflito na Síria

Turquia: Rússia prometeu retirar milícias curdas

"A Rússia prometeu que as Unidades de Proteção do Povo [YPG, as milícias curdas sírias] não estarão do outro lado da fronteira", referiu Mevlüt Çavusoglu o chefe da diplomacia turca.
Conflito na Síria

Ofensiva turca causa 300 mil civis deslocados

A operação turca foi iniciada depois de Trump ter anunciado a retirada das tropas americanas do terreno. Em oito dias fizeram-se 300 mil pessoas deslocadas que dormem em escolas ou a céu aberto.
Donald Trump

Erdogan mandou para o lixo carta de Trump

127
Donald Trump escreveu uma carta ao homólogo turco numa linguagem e tom que fizeram os jornalistas ligarem para a Casa Branca a questionar a autenticidade da carta. Erdogan mandou-a para o lixo.
Conflito na Síria

Erdogan reúne-se com Mike Pence e Mike Pompeo 

O vice-presidente norte-americano Mike Pence e o secretário de estado Mike Pompeo vão encontrar-se com o presidente turco para discutir a ofensiva sobre os curdos. Donald Trump não estará presente.
Conflito na Síria

Síria. Erdogan exclui negociações com os Curdos

O presidente Recep Tayyip Erdogan respondeu aos países que condenam as ofensivas da Turquia em solo sírio dizendo que nunca na história da Turquia se sentaram à mesa com terroristas.
Futebol

UEFA investiga jogadores por "provocação política"

A UEFA vai levar a cabo uma investigação e correspondente inquérito disciplinar sobre "um potencial comportamento provocatório de natureza política" dos jogadores da seleção turca.
Síria

ONU discute quarta-feira ofensiva turca na Síria

Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne à porta fechada na quarta-feira para discutir ofensiva turca na Síria. A reunião foi pedida pela Bélgica, Alemanha, França, Polónia e Reino Unido.
Alemanha

Alemanha pede moderação após confrontos

Um protesto contra a ofensiva militar turca na Síria originou confrontos entre curdos e turcos na segunda-feira em Herne, no oeste da Alemanha. O governo alemão pediu moderação.
Conflito na Síria

Reino Unido suspende venda de armas à Turquia

O ministro dos negócios estrangeiros do Reino Unido confirmou esta terça-feira ter suspendido o abastecimento de armas à Turquia, que poderiam ser utilizadas contra os curdos na Síria.
Síria

Ofensiva turca na Síria faz 160 mil deslocados

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta segunda-feira que pelo menos 160 mil pessoas viram-se obrigadas a deixar as suas casas devido à ofensiva militar turca na Síria.
Conflito na Síria

Curdos e governo aliam-se na fronteira com Turquia

363
Curdos chegam a acordo com governo sírio e enviam tropas para combater turcos na fronteira norte. Morreram 26 civis num só dia. Familiares de membros do EI fogem da prisão. EUA retiram-se.
Conflito na Síria

Liga Árabe adota "medidas urgentes" contra Turquia

Estados árabes decidiram aplicar medidas de represália àquilo que consideram uma "agressão" da Turquia ao norte da Síria, a fim de atingir as milícias curdas.
Conflito na Síria

Ofensiva aos curdos. Pelo menos 9 civis executados

271
ONG síria garante que pelo menos nove civis curdos foram executados este sábado por milícias pró-turcas. Entre as vítimas estará o líder de um partido político.
Conflito na Síria

Curdos pedem aos EUA: assumam "responsabilidades"

166
Forças curdas na Síria, alvos de ataque por parte do Exército turco, deixaram apelo aos norte-americanos. Responsável dos Médicos Sem Fronteiras diz ao Observador que situação no terreno é "frágil".
Armamento

Alemanha. Embargo à venda de armas à Turquia

311
Berlim decidiu suspender venda de armas à Turquia por temer que possam ser usadas na ofensiva militar na Síria contra os curdos. Medida foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.
Conflito na Síria

Síria. Posto norte-americano atingido por turcos

Ancara assegurou que as suas forças estavam a responder ao fogo de combatentes curdos a cerca de 800 metros do posto avançado dos EUA.
NATO

NATO preocupada com ofensiva turca na Síria

Jeans Stolberg, secretário-geral da NATO mostra preocupação "pelos riscos que [ofensiva] pode provocar na região e pela forma como afeta os civis”.
Conflito na Síria

Síria. EUA podem impor sanções à Turquia

O governo dos EUA estabeleceu linhas vermelhas, como o uso de armas de fogo contra civis, para impor sanções à Turquia. O regime de Erdoğan iniciou esta semana uma ofensiva contra a Síria.
Turquia

Conselho Europeu vai debater sanções à Turquia

Ofensiva turca contra as forças curdas na Síria vai ser um dos tópicos quentes do Conselho Europeu da próxima semana, disse o governo francês.
Síria

A ofensiva turca segundo os que vivem na fronteira

A operação militar turca no nordeste da Síria já fez pelos menos 19 mortos. Os curdos acusam os EUA de falhar promessas de apoio. Os turcos que vivem na zona de fronteira querem ver "a zona limpa".
Conflito na Síria

Saída de tropas "pode pegar" fogo à Síria

Os curdos do noroeste da Síria, junto da fronteira com a Turquia, ficaram "muito inquietos" depois do anúncio norte-americano sobre a retirada das tropas dos Estados Unidos, disse Lavrov.
Síria

8.289 civis foram mortos pela Rússia na Síria

Nos últimos dois anos, cerca de 19.018 pessoas morreram em ataques russos e, desse total, 43,6% eram civis: 1.997 destes foram menores de idade.
Conflito na Síria

Guterres anuncia Comité para a Síria

Guterres aponta o lançamento deste comité como "o início de um caminho político para tirar a Síria de uma situação de tragédia e direcioná-la para uma solução". O país está em guerra desde 2011.
Crise dos Refugiados

O Open Arms e o choque da Europa fechada

323
Fugiu da Síria, tropeçou no caos do Sudão, acabou vítima de tráfico humano na Líbia e passou 15 dias no Open Arms, à espera que a Europa abrisse a porta. Falou com o Observador a partir de Lampedusa.
Crise dos Refugiados

A saga do Open Arms quase matou "o sonho" de Ali /premium

Ali esteve 15 dias a bordo do Open Arms à espera que algum país europeu deixasse o navio voltar a terra. “Senti que aquelas organizações de direitos humanos eram mentirosas”, confessa ao Observador.
Conflito na Síria

Regime sírio volta a combater Idlib

O exército sírio vai retomar as operações militares contra a região de Idlib, dominada pelos 'jihadistas', quatro dias após o anúncio por Damasco de tréguas na região do noroeste.
Conflito na Síria

Ataques na Síria matam pelo menos 35 combatentes

Pelo menos 35 combatentes, dos quais 26 pró-regime, morreram este sábado no noroeste da Síria em ataques aéreos e combates que opõem o exército sírio e aliados aos grupos rebeldes.
Conflito na Síria

17 combatentes pró-Síria mortos por extremistas 

Ataques de grupos extremistas islâmicos ocorreram este sábado na província de Aleppo, norte da Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Hºa registo de dezenas de feridos.
Síria

Enviado da ONU encontra-se com ministro de Assad

Geir Pedersen reuniu-se com o chefe da diplomacia síria para discutir futuro do país. Composição de comité constitucional com membros do regime, da oposição e das Nações Unidas foi o tema.
Conflito na Síria

Estado Islâmico perdeu a última batalha na Síria

387
As Forças Democráticas Sírias anunciaram que o "califado" do grupo extremista Estado Islâmico (EI) foi totalmente eliminado, após combates em Bagouz, o último reduto 'jihadista' na Síria.
Síria

Mais de 370 mil mortos na Síria desde 2011

144
Mais de 370 mil pessoas morreram desde o início da guerra na Síria, que entra hoje no nono ano, indicou a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
UNICEF

Síria. UNICEF alerta para a morte de 1106 crianças

271
As minas não detonadas causam a maior parte das vítimas infantis e só em 2018 foram responsáveis por 434 mortes e ferimentos. O ano passado foi o mais mortífero desde que a guerra começou.
Conflito na Síria

EI resiste na batalha contra as forças curdo-árabe

Alguns jihadistas defendem obstinadamente o último reduto do "califado" face à ofensiva das forças árabes-curdas apoiadas pela coligação internacional. Civis impedidos de fugir.
Conflito na Síria

Dezoito mortos em bombardeamentos na Síria

Dezoito civis, entre os quais oito crianças, foram mortos desde sexta-feira por bombardeamentos do regime sírio contra a província de Idleb, controlada pelos jihadistas.
Conflito na Síria

Afinal, os EUA não vão sair da Síria para já

Conselheiro de segurança nacional diz que a retirada militar norte-americana da Síria está condicionada pela derrota dos remanescentes grupos do Estado Islâmico (EI) e pelo compromisso da Turquia.
Conflito na Síria

2018 foi o ano com menos mortos na guerra da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos assegura que morreram quase 20 mil pessoas em 2018 -- o ano menos mortífero desde o início da guerra civil síria em 2011.
Conflito na Síria

Síria. Turquia e Rússia chegam a entendimento

Oficiais russos e turcos reuniram-se este sábado em Moscovo para discutir a coordenação conjunta das operações militares na Síria depois de Trump ter anunciado a retirada dos norte-americanos do país.
Turquia

Erdogan convida Donald Trump a visitar a Turquia

O Presidente turco convidou o homólogo norte-americano a visitar a Turquia em 2019, anunciou a Casa Branca, poucos dias depois de anunciar a retirada das tropas dos EUA da Síria.
Conflito na Síria

Macron "lamenta" retirada dos EUA da Síria

O Presidente de França, Emmanuel Macron, afirmou que "um aliado deve ser fiável" e que "lamenta muito profundamente" a decisão dos EUA do combate ao grupo extremista Estado Islâmico na Síria.
Crise dos Refugiados

Quase 300 mil refugiados sírios regressaram a casa

Cerca de 300 mil refugiados sírios na Turquia regressaram a casa depois de duas operações militares turcas em território sírio em 2016 e 2017, disse o ministro da Administração Interna turco.
Conflito na Síria

Síria e Israel trocam acusações sobre mísseis

Primeiro, a Síria acusou Israel de disparar mísseis contra a região de al-Kiswah, acrescentando que abateu os "alvos hostis". Depois, Israel acusou Síria de disparar míssil para os montes Golã.
Conflito na Síria

Ataque com gás tóxico afeta 100 pessoas na Síria

Um ataque com gás tóxico numa zona residencial de Alepo na Síria provocou sintomas de intoxicação em cerca de cem pessoas, segundo o Observatório Sírio dos Direito Humanos.
Síria

Síria. Mais de 100 ataques químicos desde 2013

Investigação da BBC conclui que Governo sírio usa armas químicas como "estratégia" para vencer a guerra. Levantamento de 106 ataques é um dos maiores já contabilizados por organizações independentes.
Conflito na Síria

EUA querem que tropas iranianas deixem Síria

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira que não vão financiar a reconstrução da Síria, em guerra desde 2011, enquanto as forças iranianas e os soldados apoiados por Teerão não abandonarem o país.
Turquia

Turquia só sai da Síria depois de haver eleições

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, diz que a Turquia não vai abandonar as zonas que controla na Síria até que os seus habitantes participem em eleições.
Síria

Rússia fornecerá mísseis ao Governo sírio

A Rússia anunciou hoje que fornecerá dentro de duas semanas um sistema com mísseis antiaéreos S-300 à Síria, para permitir que as forças do Governo sírio possam defender-se contra ataques aéreos como o lançado na semana passada por Israel.
Conflito na Síria

Síria. Putin e Erdogan criam zona desmilitarizada

Zona desmilitarizada acordada entre os presidentes da Rússia e da Turquia deve ser criada antes de 15 de outubro e vai separar as posições das forças governamentais e das milícias da oposição
Conflito na Síria

ONU preparou plano de fuga para 900 mil sírios

A ONU anunciou que elaborou um plano para a eventual fuga de até 900 mil civis da província de Idleb, no noroeste da Síria, alvo de bombardeamentos do regime e do seu aliado russo
Conflito na Síria

Guerra na Síria já matou mais de 360 mil pessoas

A guerra na Síria, desencadeada em 2011, já causou mais de 360 mil, segundo um novo balanço divulgado esta quinta-feira pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Conflito na Síria

Idleb "não pode ser um banho de sangue"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmouque a província síria "não pode ser transformada num banho de sangue" e pediu à Rússia, Irão e Turquia que façam tudo para proteger os civis.
Nações Unidas

Situação em Idleb motiva reunião na ONU

A questão de "Idleb é grave", sublinhou a diplomata em conferência de imprensa, precisando que a maioria dos membros da ONU é a favor da reunião.
Conflito na Síria

Síria. Rússia admite que EUA lancem novos ataques

A Rússia disse que admite que os Estados Unidos lancem novos ataques com mísseis contra a Síria, advertindo que, nesse caso, prejudicarão todas as medidas tomadas para a solução pacífica do conflito.
Conflito na Síria

Conselheiros militares iranianos ficam na Síria

Numa entrevista ao canal al-Mayadeen, Hatami [ministro da Defesa iraniano] explicou que o acordo é relativo, entre outras questões, à recuperação da indústria de defesa na Síria.
Conflito na Síria

Moscovo acusa rebeldes sírios de ataque químico

A Rússia acusou os rebeldes sírios de prepararem um ataque na província de Idleb para poderem culpar o regime de Damasco, dando um pretexto aos ocidentais para atacarem as posições do exército sírio.
Conflito na Síria

Rebeldes chegam a acordo sobre a rendição na Síria

Os rebeldes no sul da Síria chegaram a um acordo com a Rússia, aliado de Damasco, para uma rendição negociada numa área sensível de fronteira com os montes Golã, na parte anexada por Israel.
Conflito na Síria

Rebeldes e civis retirados da cidade de Deraa

A retirada de combatentes e civis da cidade de Deraa, no sul da Síria, começou este domingo, mais de sete anos depois do início da revolta popular contra o regime de Bachar al-Assad nesta região.
Estado Islâmico

Filho de líder do Estado Islâmico morto em ataque

Um dos cinco filhos de Al-Baghdadi, apontado como líder do Estado Islâmico, terá sido morto durante um ataque. A informação foi avançada pelo grupo terrorista através de um site especializado.
Síria

Conselho de Segurança discute ofensiva na Síria

O Conselho de Segurança vai discutir na quinta-feira de manhã a situação no sudoeste da Síria, onde uma ofensiva do regime de Damasco, com apoio russo, provocou o êxodo de cerca de 300 mil pessoas.
Conflito na Síria

Papa: que Síria "seja poupada a novos sofrimentos"

O papa Francisco alertou este domingo para a "grave situação na Síria", em particular na província de Deraya, depois das ações militares dos últimos dias que afetaram escolas e hospitais.
Jihadismo

Turquia detém 30 supostos jihadistas em Istambul

Pelo menos 30 supostos membros do grupo jihadista do Estado Islâmico (EI) foram presos no sábado à noite, em Istambul, numa operação executada por agentes antiterroristas.
Conflito na Síria

Síria. Mais de 920 mil deslocados em 2018

Só em 2018, mais de 920 mil pessoas foram deslocadas da Síria, um número recorde desde o início do conflito, em 2011. É o maior número de deslocados num curto período de tempo, segundo a ONU.
Conflito na Síria

Guerra destruiu casas e também a alma das pessoas

132
Guerra na Síria não destrói só prédios e casas, mas também a alma das pessoas. Estudantes sírios que chegaram a Portugal desejam que a paz retorne ao seu país e que a nação volte a ser como outrora.
Conflito na Síria

Síria. Aeroporto militar do regime alvo de mísseis

Um aeroporto militar do regime sírio localizado na província de Homs, na região centro da Síria, foi esta quinta-feira alvo de um ataque com mísseis, indicou a agência noticiosa estatal Sana.
Conflito na Síria

Síria. Mais de 43 mil mortos desde janeiro de 2017

De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, 14.460 das vítimas mortais desde 2017 são civis, dos quais 3.070 eram menores e 2.090 mulheres.
Conflito na Síria

Ataques israelitas fazem 42 mortos numa semana

128
A onda de ataques israelitas esta semana contra posições militares suspeitas na Síria causou 42 mortos, entre os quais pelo menos 19 iranianos, divulgou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Militares leais a Al Assad morrem em explosão

Pelo menos oito militares das forças leais ao Presidente sírio, Bashar Al Assad, morreram hoje num atentado contra um autocarro das tropas no sul do país.
Conflito na Síria

Rússia. Peritos concluíram investigação em Douma

Rússia anunciou que os peritos internacionais terminaram as investigações em Douma, Síria, relativas ao ataque com armas químicas. OPAC vai elaborar relatório, mas não pode atribuir responsabilidades.
Conflito na Síria

Síria. Abril foi mês menos mortífero em seis anos

Abril foi o mês menos mortífero desde que começou o conflito na Síria, segundo um balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Bombardeamento aéreo mata pelo menos 14 na Síria

Pelo menos 14 pessoas morreram hoje num bombardeamento levado a cabo por aviões de guerra não identificados contra uma localidade na província síria de Al Hasaka.
Síria

Presidente Assad critica "escalada das agressões"

Bashar al-Assad criticou a "escalada de agressões" contra a Síria mas não o mencionou especificamente aqueles bombardeamentos que mataram 26 combatentes pró-governamentais.
Síria

Síria: 26 mortos em ataque contra postos militares

Ataques atingiram posições militares governamentais nas províncias de Hama e Alepo. Diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que "é provável tratar-se de um bombardeamento israelita".
Conflito na Síria

150 mortos em nove dias de combates em Damasco

O Observatório Sírio de Direitos Humanos anunciou que morreram pelo menos 147 pessoas nos últimos nove dias nos confrontos de 19 de abril no sul de Damasco, entre o exército sírio e o Estado Islâmico.
Diplomacia

Trump avisa Irão: "Se nos ameaçarem vão pagar"

O Presidente norte-americano e o francês, Emmanuel Macron, encontraram-se na Casa Branca e discutiram a situação na Síria, o acordo nuclear com o Irão e a desnuclearização da Coreia do Norte.
Casa Branca

Macron vai pedir a Trump que não tire EUA da Síria

O presidente francês vai avisar o homólogo norte-americano que podem surgir novas ameaças terroristas se os EUA acabarem com a presença de tropas no país, um cenário que é admitido por Trump.
Diplomacia

Lisboa. Embaixada quer americanos longe da manif

O protesto "Pela Paz! Fim à agressão à Síria!" decorreu esta quinta-feira em Lisboa. A Embaixada dos Estados Unidos alertou os americanos na cidade para "evitar" o Largo Camões e manter a "discrição"
Lisboa

Jerónimo em manifestação "pela paz" na Síria

Cerca de uma centena de pessoas manifestou-se esta quinta-feira em Lisboa "pela paz" e "fim à agressão", apelando ao cessar da violência na Síria, com Jerónimo de Sousa a associar-se à iniciativa.
Conversas à Quinta

O estranho ataque à Síria onde não morreu ninguém

Um raide cirúrgico e com pré-aviso, como se fosse só para assinar o ponto (ou mostrar os novos arsenais?). Depois, a reacção comedida da Síria e da Rússia. Porque foi tão estranho este ataque à Síria?
Natação

Síria, refugiada, nadadora, é hoje atleta olímpica

5205
Yusra Mardini tem 20 anos. Há três, empurrou um barco avariado no meio do mar Egeu enquanto fugia da guerra na Síria, o país onde nasceu. Em 2016, tornou-se atleta olímpica no Rio de Janeiro.
Conflito na Síria

"É um cinismo enorme só haver agora uma revolta"

Em entrevista ao Observador, o realizador de "Na Síria" conta que quis fazer um filme sobre "pessoas normais" na guerra. Resulta daí um retrato doloroso — e várias críticas à comunidade internacional.
Conflito na Síria

Síria. Organização apela à investigação de crimes

A Human Rights Watch considera que os membros da ONU têm a responsabilidade de dar total apoio a uma investigação credível sobre os presumíveis crimes cometidos na Síria.
Conflito na Síria

Peritos não sabem quando podem entrar em Douma

Diretor da Organização para a Proibição das Armas Químicas frisou que exige um acesso "sem entraves". Peritos internacionais da OPAQ estão desde sábado na Síria mas entrada em Douma tem sido adiada.
Conflito na Síria

Síria. Equipa da ONU visada por disparos

Os elementos da equipa não sofreram ferimentos e regressaram a Damasco. Os peritos da Organização para a Proibição das Armas Químicas só podem avançar depois da autorização da ONU.
Conflito na Síria

Venda químicos à Síria. Bélgica fura embargo da UE

Três empresas belgas sediadas em Antuérpia (55 quilómetros a norte de Bruxelas) venderam à Síria e ao Líbano dezenas de toneladas de produtos químicos interditos pela OPAQ.
Conflito na Síria

O Ocidente e os dilemas da informação imperfeita

Não creio que o Ocidente volte, pelo menos tão cedo, a ser a comunidade das democracias que foi até há pouco tempo. Mas parece ter encontrado um mínimo denominador comum para voltar a reconstruir-se.
Conflito na Síria

Media sírios anunciam chegada de peritos a Douma

A agência de notícias síria anunciou que "peritos da comissão de armas químicas" entraram em Douma esta terça-feira. A sua chegada à Síria estava prevista para sábado e, desde aí, foi sendo adiada.
Conflito na Síria

O caminho para Damasco

Na estrada para Damasco não há verdades absolutas nem donos da razão. E só um objectivo devia animar homens e mulheres de boa vontade: a Paz. O resto é o horror e o desumano. O ter razão e o ter razão
Médio Oriente

Síria. Ataque em Homs ativa defesa aéra

Agência Reuters diz que a televisão síria anunciou que um ataque com mísseis atingiu a base aérea de Shayrat, em Homs. Até ao momento não se sabe quem disparou os mísseis.
Médio Oriente

Síria. OPAQ terão acesso a Douma na quarta-feira

Esta é a primeira vez que os especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas vão entrar na cidade, para investigar um alegado ataque com gás neurotóxico.
Augusto Santos Silva

MNE entende operação militar na Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que compreende a operação de EUA, Reino Unido e França na Síria, mas que é preciso evitar "qualquer escalada" e regressar ao "plano político".
NATO

Ataques foram "mensagem clara" para Assad

Secretário-geral da NATO, que se encontra na Turquia, disse esta segunda-feira que o ataque de EUA, Reino Unido e França foi uma "mensagem clara" para Assad, a Rússia e o Irão.
Conflito na Síria

MNE da UE consideram "inaceitável" armas químicas

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE consideram que as informações recentes procedentes da Síria são "verdadeiramente chocantes" e devem ser investigadas de forma "urgente e independente".
Conflito na Síria

Sírios apoiam al-Assad em Damasco

Manifestantes sírios estão concentrados na Praça Omayyad em apoio a Bashar al-Assad, na sequência dos ataques de EUA, Reino Unido e França. "Alá, Síria e apenas Bashar" são as palavras de ordem.
Conflito na Síria

Teria Obama atacado a Síria?

148
Só se tudo o mais falhasse é que Obama avançaria para o ataque, que aliás ponderou no passado, com todo o apoio possível da comunidade internacional que seria bem mais alargado.
Conflito na Síria

Quais os países que lutam na guerra da Síria?

208
A guerra da Síria tornou-se no sítio onde todos os países canalizam os conflitos que não querem ter em casa. Conheça os principais intervenientes desta guerra sem fim que já matou 500 mil pessoas.
Conflito na Síria

O que aconteceu e o que pode acontecer na Síria

Donald Trump declarou "missão cumprida", mas Síria e Rússia dizem que estragos são "menores". Russos alertam para "consequências", mas os EUA, França e Reino Unido rejeitam invadir a Síria.
Conflito na Síria

Ataque à Síria. Entre a compreensão e o repúdio

104
Governo reagiu com "compreensão" por operação conduzida por três aliados para destruir armas ilegais. PCP e Bloco dizem que ataque é inaceitável e comunistas repudiam posição do Executivo.
Síria

Macron diz que convenceu Trump a ficar na Síria - como aconteceu

491
Macron disse numa entrevista que convenceu Trump a ficar na Síria a "longo prazo". Assad reúne-se com deputados russos e tropas sírias avançam sobre reduto do Estado Islâmico perto de Damasco.
Conflito na Síria

França quer regresso da negociação política 

Ministro dos Negócios Estrangeiros que a França quer "trabalhar para o regresso" das negociações políticas à crise síria, após os ataques ocidentais contra alvos ligados à produção de armas químicas.
Conflito na Síria

Irão alerta para consequências regionais do ataque

O Governo iraniano advertiu para as "consequências regionais" do ataque ocidental à Síria, considerando-o uma "flagrante violação do direito internacional".
Conflito na Síria

Damasco avisa Ocidente de que se vai defender

O embaixador sírio, Bashar al-Jaafar, disse esta sexta-feira que Damasco não terá outra opção senão defender-se em caso de um eventual ataque.
Conflito na Síria

Síria vive "pior situação humanitária", diz ONU

A ONU destacou a gravidade da situação em zonas como Ghouta oriental, Ildeb, Afrine ou Al Raqa, e o sofrimento dos civis. Em 2017, mais de 700 mil pessoas foram forçadas a abandonar estas regiões.
Conflito na Síria

Guterres. "A Guerra Fria voltou"

168
António Guterres disse esta sexta-feira, na reunião do Conselho de Segurança para discutir os ataques na Síria, que "a Guerra Fria voltou" e afirmou que aquele país vive uma situação de "caos".
Conflito na Síria

Rússia avisa EUA para "evitar risco de guerra"

"A prioridade imediata é evitar o risco de guerra", avisou o embaixador russo na ONU, acusando os EUA de terem uma postura "muito belicista". "A situação é muito perigosa", afirma o responsável.
Conflito na Síria

Costa "chocado" com uso de armas químicas na Síria

102
"Mesmo em situação de guerra há linhas que não se podem ultrapassar. É necessário haver um esclarecimento cabal de toda a situação", afirmou António Costa sobre a situação na Síria.
Conflito na Síria

Síria. Londres dá luz verde para possíveis ataques

109
Depois de uma reunião de mais de duas horas, o gabinete de crise apoiou o plano de Theresa May para trabalhar com os Estados Unidos e com a França para "coordenar uma resposta internacional".
Conflito na Síria

Investigação a ataque químico começa sábado

As equipas de peritos da Organização para a Proibição das Armas Químicas estão a caminho da Síria para investigarem, a partir de sábado, os alegados ataques químicos que aconteceram em Douma.
Conflito na Síria

OPAQ reúne segunda sobre ataque em Douma

A OPAQ quer discutir o alegado ataque com armas químicas na Síria. A organização vai reunir-se na segunda-feira para falar sobre o ataque que matou pelo menos 40 pessoas.
Presidente Trump

O que dirá o falcão Bolton ao ouvido de Trump?

John Bolton, um dos ideólogos da guerra do Iraque na era Bush, entrou para a equipa de Trump há dias. É conhecido como um "falcão" sem medo de polémicas. Irá empurrar Trump para uma guerra na Síria?
Conflito na Síria

Marcelo defende diálogo no encontro com al-Sisi

No encontro com o presidente do Egito, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu o diálogo para resolver os conflitos na Síria. O Presidente da República diz que é a melhor maneira de trabalhar pela dignidade.
Síria

Macron diz que tem provas de ataque químico

179
O Presidente francês garantiu ter provas de ter havido um ataque químico contra civis em Douma. Macron diz que está em contacto com Trump: "Temos decisões a tomar". Mas também fala com Putin.
Síria

Assad já tem controlo total sobre Ghouta Oriental

A garantia é de uma alta patente militar russa. "Uma bandeira do Estado foi içada", disse após ser capturada Douma, a última cidade rebelde de Ghouta. Ofensiva começou em fevereiro e fez 1.600 mortos.
Conflito na Síria

Ataque à Síria. May convoca reunião de emergência 

Primeira-ministra britânica reune com ministros na quinta-feira para discutir participação em ação militar contra regime sírio após os ataques com armas químicas. Casa Branca diz que há outras opções.
Presidente Marcelo

Marcelo compara Síria a um "quase inferno"

O Presidente da República descreveu os ataques que se têm passado na Síria como um "quase inferno", tal como António Guterres já fez. Marcelo defendeu, no Egito, o diálogo para o "caminho da paz".
Conflito na Síria

Síria. Ataque químico foi encenado, diz Rússia 

General russo Viktor Poznikhir diz que alegado ataque químico contra Douma, que a oposição e países ocidentais atribuíram às forças do regime, foi "encenado para as câmaras" pelos "capacetes brancos".
Emmanuel Macron

Decisão sobre ataque na Síria vai ser tomada

Macron diz que "nos próximos dias" será tomada uma decisão sobre a Síria mas, caso se avance para ataques no país, eles serão direcionados apenas contra as "capacidades químicas" de Al Asad.
Conflito na Síria

OPAQ anuncia "em breve" investigação a ataque

A Organização para a Proibição de Armas Químicas anunciou que há uma equipa que se prepara para se deslocar à Síria no sentido de investigar o alegado ataque químico contra Douma.
Conflito na Síria

Rússia pede votação simultânea sobre ataques

A Rússia pediu à ONU para que a sua resolução e a dos Estados Unidos sejam votadas ao mesmo tempo e às 19h00, ou seja, à meia-noite em Lisboa.
Conflito na Síria

Irão. Ataque na Síria "não ficará sem resposta"

Pelo menos sete iranianos morreram no ataque à base aérea T-4, na Síria, na segunda-feira. O Irão disse esta terça-feira que este ataque "não ficará sem resposta".
Conflito na Síria

ONU vota resolução dos EUA sobre ataques na Síria

ONU vota resolução dos Estados Unidos para criar um mecanismo de investigação internacional sobre o recurso a armas químicas na Síria às 20h00 de Lisboa desta terça-feira.
Presidente Trump

Trump falha Cimeira para se concentrar na Síria

Donald Trump cancelou a sua deslocação ao Peru onde iria participar na Cimeira das Américas "para supervisionar a resposta norte-americana em relação à Síria" e os desenvolvimentos globais.
Conflito na Síria

ONU alerta para perigos devido a tensões globais

O enviado especial da ONU na Síria alertou para os perigos que podem resultar do aumento das tensões a nível global, depois do alegado ataque químico em Douma.
Conflito na Síria

Síria. Rússia alerta para consequências de ataques

O embaixador russo Vassily Nebenzia disse esta segunda-feira aos "ocidentais que desistam da retórica de guerra", referindo-se aos ataques na Síria e alertou para "graves consequências".
Presidente Trump

Ataque só aconteceu com ajuda de Rússia e Irão

Donald Trump afirmou esta segunda-feira que a "Rússia e o Irão têm também uma responsabilidade" no ataque químico que aconteceu na Síria, segundo a sua porta-voz.
Conflito na Síria

Síria diz que ataque foi autorizado pelos EUA

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Síria enviou uma carta ao Conselho de Segurança da ONU a dizer que os ataques de Israel "não ocorreriam sem a luz verde dos Estados Unidos".
Estados Unidos da América

EUA admitem ações militares após ataque a Douma

Depois do ataque químico que aconteceu em Douma, Síria, no sábado, esta segunda-feira o secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos admitiu a possibilidade de uma ação militar contra a Síria.
Síria

Acordo fechado para saída de rebeldes de Douma

As autoridades sírias anunciaram hoje que chegaram a um acordo com o grupo Exército do Islão para pacificar Douma, o último reduto rebelde em Gouta oriental, região vizinha de Damasco.
Conflito na Síria

Síria. Conselho de Segurança deve reunir-se

687
Pelo menos 70 pessoas morreram este sábado na Síria, na sequência de um ataque químico contra a cidade de Douma. Nove países já pediram uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Síria

Síria. Rússia nega "veementemente" ataque químico

A Rússia negou hoje que o regime sírio tenha usado armas químicas em ataques na cidade de Douma, último bastião rebelde nos arredores de Damasco, na Síria, após acusações dos EUA.
Síria

EUA exigem fim do apoio da Rússia à Síria

Os EUA denunciaram hoje a "proteção incondicional" da Rússia ao regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, e exigiram o "fim imediato" deste apoio, após um ataque químico contra a cidade de Douma.
Sanções

Trump. Sanções a genro de Putin e magnatas russos

A administração de Trump impôs novas sanções a magnatas russos e a membros do governo, incluindo o genro de Putin. Em questão estão os conflitos na Crimeia e o apoio dado a Assaad.
Emmanuel Macron

Macron pede a Putin que pressione Damasco

Emmanuel Macron pediu a Putin que exerça a sua influência sobre o regime sírio para "pôr fim à escala militar constatada nos últimos meses". O objetivo é proteger a população.
Conflito na Síria

Mais de mil pessoas abandonam Ghouta

A operação de retirada de mais de mil pessoas utilizou 24 autocarros que fazem a ligação entre Duma e Idleb no norte da Síria. Não se sabe ainda quando será a próxima operação de retirada.
Páscoa

Papa apela à paz e encoraja diálogo das Coreias

155
O papa Francisco pediu o fim do "extermínio em curso" na Síria, apelou "à reconciliação na Terra Santa" e incentivou o diálogo na península coreana, na sua mensagem da Páscoa no Vaticano.
Conflito na Síria

Acordo para evacuar reduto rebelde de Ghouta

Um "acordo final" apoiado pela Rússia para retirar os rebeldes sírios do grupo Jaich al-Islam, que controlam Douma, foi conseguido este domingo, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Regime sírio. Sul de Ghouta livre de rebeldes

O regime sírio anunciou este sábado que o reduto sul de Ghouta oriental foi completamente "esvaziado" de rebeldes, no seguimento de uma evacuação negociada.
Presidente Trump

Trump congelou fundos para recuperação da Síria

A Casa Branca ordenou ao Departamento de Estado que congele fundos da ordem de 200 milhões de dólares que estariam destinados a "esforços de recuperação" na Síria, revela o Wall Stret Journal.
Conflito na Síria

Síria. Seis mil deslocados deixam Ghouta Oriental

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos espera que nas próximas horas 110 autocarros com seis mil deslocados cheguem a Hama, a caminho do destino final no norte da Síria, Idlib.
Conflito na Síria

Ghouta. Mais de 80 mil fugiram desde 9 de março

Mais de 80 mil pessoas fugiram desde 9 de março da região de Ghouta oriental para zonas sob controlo rebelde ou em poder do regime sírio, informou esta terça-feira a ONU.
Conflito na Síria

Ghouta. Rebeldes vão libertar 3.500 prisioneiros

Cerca de 3.500 prisioneiros vão ser libertados de Duma, enclave controlado por rebeldes, em troca da retirada de milhares de pessoas. Os rebeldes chegaram a acordo com o Governo.
Síria

Pelo menos 44 mortos em ataques em Ghouta oriental

Pelo menos 44 pessoas morreram na noite de quinta-feira na sequência de bombardeamentos e disparos de artilharia contra Ghouta oriental, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Síria. Grupo rebelde anuncia cessar-fogo

O porta-voz do grupo rebelde Faylaq al-Rahmane, que ainda controla parte de Ghouta, anunciou cessar-fogo, a partir da meia-noite, que vai permitir negociações com a Rússia.
Conflito na Síria

Quem são e o que fazem os rebeldes de Ghouta?

Entre os rebeldes de Ghouta que combatem Assad, há desde grupos jihadistas a organizações que já entraram nas negociações de paz em Genebra. Tal como o regime, atropelam os Direitos Humanos há anos.
Síria

Civis e combatentes saem de Ghouta de autocarro

A saída de combatentes e civis da cidade de Harasta, em Ghouta oriental, começou com a partida de seis autocarros da zona, indicou a televisão oficial síria.
Conflito na Síria

Síria. Raide aéreo mata 15 crianças e 2 mulheres 

252
Um raide aéreo das forças governamentais sírias atingiu uma escola em Ghouta oriental, matando 15 crianças e duas mulheres que ali se encontravam escondidas. ONU pede fim da "situação catastrófica".
Conflito na Síria

Ghouta. Pelo menos 20 civis mortos em 24 horas

Sete civis foram mortos esta segunda-feira e 13 no domingo à noite, na região de Douma, Ghouta oriental. Desde 18 de fevereiro, mais de 1.400 civis morreram devido aos bombardeamentos.
Conflito na Síria

Erdogan promete expandir ofensiva militar na Síria

A Turquia vai expandir a sua ofensiva a outras regiões curdas na Síria e também no Iraque. Ancara lançou uma ofensiva terrestre e aérea a 20 de janeiro e, no domingo, assumiu o controlo de Afrine.
A página está a demorar muito tempo.